Como transferir Pokémon entre os jogos? (Guia Completo)

Como transferir Pokémon entre os jogos?

O Pokémon Home ampliou as possibilidades que seus antecessores Pokémon Box Ruby e Sapphire e Pokémon Bank haviam criado há anos atrás. Com muito mais espaço para guardar seus Pokémon, ligação entre diversos jogos e multiplataforma, reunindo jogadores de todo o mundo, facilitando trocas e implementando desafios. O Pokémon Home, atualmente, representa o ápice de conectividade entre os jogos Pokémon.

No entanto, isso nem sempre foi assim. A cada nova geração, os jogadores eram desafiados a transferir seus Pokémon entre jogos de diferentes gerações a partir de determinados recursos, nem sempre fáceis ou rápidos. Embora hoje seja bem diferente, esta é uma questão que sempre desperta interesse da comunidade de fãs de Pokémon, os quais continuam explorando os antigos jogos e desejam também usar seus companheiros nas versões mais recentes.

Em 2003, quando foram lançados os jogos Pokémon Ruby e Sapphire para o Game Boy Advance, uma novidade criou bastante controvérsia entre os jogadores. Na época, os Pokémon capturados em Pokémon Red, Blue, Yellow ou Pokémon Gold, Silver e Crystal não poderiam ser transferidos para sua jornada em Hoenn. Infelizmente, por maneiras oficiais, os Pokémon dos cartuchos para Game Boy ficaram por lá. Mas, desde então, a transferência de Pokémon entre as gerações sempre foi algo presente nos jogos Pokémon.

Nesta matéria, vamos descobrir como transferir os Pokémon entre os jogos até o Pokémon Home. No primeiro momento, vamos abordar a transferência entre jogos de diferentes gerações. Depois, vamos falar de casos especiais de conectividade que foram implementadas ao longo dos anos nos jogos Pokémon. Por fim, vamos apresentar um exemplo prático de transferência de Pokémon entre os jogos de diferentes gerações. A figura elaborada por @CengizMan ilustra, até os jogos Pokémon Sword e Shield, todas as formas oficiais de conectividade entre todos os jogos Pokémon já lançadas que serão exploradas neste texto. 

Como transferir Pokémon entre os jogos?

Com esta matéria, nosso objetivo é ajudar todos os treinadores a resgatarem seus companheiros Pokémon de todos os jogos para que eles possam estar sempre presentes na jornada mais recente.

Transferindo Pokémon entre Gerações

Para que um Pokémon seja transferido de uma geração para outra, o jogador sempre precisará ter pelo menos um cartucho de um jogo Pokémon da geração anterior e um cartucho de um jogo da geração sucessora (até a 5ª geração). Não é possível fazer transferência pulando gerações, ou seja, o jogador não conseguirá passar um Pokémon dos jogos da 3ª geração para um jogo da 5ª geração. Além disso, para realizar as transferências, considerando todas as possibilidades, será necessário ter pelo menos um Nintendo DS e um Nintendo 3DS. Nesta seção, você vai aprender como fazer as transferências de Pokémon entre jogos de gerações diferentes.

Pokémon Red, Blue, Green, Yellow e Pokémon Gold, Silver e Crystal

Mesmo não sendo possível transferir os Pokémon dos jogos da 2ª geração para a 3ª geração, inicialmente era possível trocar os Pokémon dos jogos da 1ª para a 2ª geração, e vice-versa. Se você é um jogador que presta atenção na história do jogo, sabe que sua jornada em Johto começa três anos após os acontecimentos com Red nas versões anteriores. As trocas entre estas gerações ocorre através de uma "troca através do tempo", habilitada depois que você visita Ecruteak pela primeira vez. Fale com Bill no Centro Pokémon e, após 24h na vida real, você poderá trocar os seus Pokémon entre as versões.


Limitações: você não poderá trocar os 100 novos Pokémon apresentados nas novas versões e Pokémon com golpes novos. Cada Pokémon trazido das versões anteriores terá um item equipado. Você consegue ver a lista deles aqui.

Pokémon Ruby, Sapphire, FireRed, LeafGreen e Emerald para Pokémon Diamond, Pearl, Platinum, HeartGold e SoulSilver

Para transferir Pokémon dos jogos Pokémon Ruby, Sapphire, FireRed, LeafGreen e Emerald para os jogos da 4ª geração, o jogador deve usar os cartuchos do Game Boy Advance no slot disponível no primeiro modelo do Nintendo DS, o qual ainda possuía retrocompatibilidade.

A transferência dos seus Pokémon da 3ª geração para os jogos Pokémon Diamond, Pearl, Platinum, HeartGold ou SoulSilver é unilateral. Ou seja, você não poderá devolvê-los para os jogos anteriores.

O local onde a transferência acontece é no Pal Park. Em Sinnoh, ele se localiza à direita da Rota 221. Nos remakes de Johto, ele se localiza ao norte de Fuschia, onde ficava o Safari Zone. Em todos os jogos você precisará ter o National Dex para utilizar o recurso de transferência.


Com os dois jogos conectados no Nintendo DS (um jogo da 3ª e um jogo da 4ª geração), vamos aos passos:

  1. No menu de seleção, entre na opção 'Migrate from FIRERED' ou o jogo que você conectou.
  2. Selecione 6 Pokémon que serão migrados e clique em OK.
  3. Entre no jogo, converse com o guarda do Pal Park e entre nas zonas de captura.
  4. Encontre os Pokémon andando pelas áreas e capture-os.
  5. Seus Pokémon transferidos estarão na sua Party ou Box, exatamente como estavam no jogo anterior, ou seja, com Efforts, Moves, Natures, itens equipados, entre outras características.

O Pal Park é dividido em áreas e os seus Pokémon estarão em alguma delas (confira a lista aqui). Você usará Poké Bolas específicas oferecidas pelo guarda, e a chance de captura será de 100%. Quanto mais rápido você capturá-los, mais pontos você ganha e, com eles, uma recompensa. Veja a lista de recompensas aqui.

Há uma diferença importante na transferência dos jogos da 3ª geração entre os jogos Pokémon Diamond, Pearl e Platinum para Pokémon HeartGold e SoulSilver. Em Pokémon Diamond, Pearl e Platinum, o jogador poderá transferir apenas 6 Pokémon a cada 24 horas. Já em Pokémon HeartGold e SoulSilver, esse limite não existe. Portanto, se o seu objetivo é apenas trazer seus Pokémon para uma geração mais recente, opte por fazer a transferência a partir dos remakes para agilizar o processo.

Pokémon Diamond, Pearl, Platinum, HeartGold e SoulSilver para Pokémon Black, White, Black 2 e White 2

Para fazer a troca entre os jogos de Pokémon da 4ª e da 5ª geração, você precisará de dois Nintendo DS, cada um com um jogo. Primeiro, em Unova, vá até o Poké Transfer localizado na Rota 15. Fale com o cientista e ele começará criando um link para o DS Download que deve ser acessado pelo console com o jogo do qual deseja transferir.

DS Play

No menu em que aparecem as Box, selecione até 6 Pokémon que deseja transferir. Não será permitido enviar Pokémon segurando itens ou que tiverem aprendido algum HM. Para concluir a transferência, o treinador irá jogar um minigame no qual se deve arremessar bolas até pegar os Pokémon. Após capturá-los, eles já estarão disponíveis nos jogos em Unova. No entanto, é importante observar que há um tempo limite no minigame. Caso o jogador não capture o Pokémon dentro do prazo, ele retornará para o jogo original, necessitando realizar o processo de transferência novamente.

Poké Transfer

Pokémon Black, White, Black 2 e White 2 para Pokémon Transfer e Pokémon Bank

Para transferir seus Pokémon capturados nos jogos da 5ª geração para os jogos da 6ª e 7ª geração, você usará apenas o Nintendo 3DS com os aplicativos Pokémon Transporter e Pokémon Bank instalados. O Pokémon Transporter é um aplicativo exclusivo para resgatar seus Pokémon da 5ª geração e enviá-los ao Pokémon Bank. No entanto, com o fim da eShop do Nintendo 3DS, não é mais possível baixá-lo. Esse método funciona apenas para os jogadores que já possuem o Pokémon Transporter instalado no Nintendo 3DS.


Entre no Pokémon Transporter com um cartucho de Pokémon Black, White, Black 2 ou White 2 em seu console. Você deverá escolher uma Box que será enviada por completo para a sua conta no Pokémon Bank. Após escolher, saia deste aplicativo e entre no Pokémon Bank com o jogo da nova geração conectado. A box que escolheu estará como Transport Box disponível para colocá-lo no novo jogo.

Esse processo permitirá que os jogadores resgatem seus Pokémon da 5ª geração e os utilizem em suas jornadas nos jogos Pokémon X, Y, Omega Ruby, Alpha Sapphire, Sun, Moon, Ultra Sun e Ultra Moon do Nintendo 3DS.

Pokémon Bank para Pokémon Home

Pokémon Home

O Pokémon HOME é o sucessor do Pokémon Bank, e pode ser utilizado tanto no Nintendo Switch quanto no smartphone. Por isso, é necessário primeiramente baixar o aplicativo, seja na Nintendo eShop ou na loja de aplicativos do seu aparelho. Para realizar a transferência dos seus Pokémon que estão no Pokémon Bank para o Pokémon Home, você precisará realizar alguns passos.

Se você estiver utilizando o Pokémon Home no Nintendo Switch, você deverá fazer o seguinte:

  1. Inicie o Pokémon HOME no menu HOME do Nintendo Switch.
  2. No menu principal, selecione Move.
  3. Selecione Begin Move, depois Begin.
  4. Selecione Ready!, depois Display para receber uma Moving Key, a chave da transferência.

Já no smartphone, o passo a passo será este:

  1. Toque no botão na parte inferior da tela para abrir o menu.
  2. Selecione Options.
  3. Selecione Move Pokémon.
  4. Selecione Begin Move, depois Begin.
  5. Selecione Ready!, depois Display Moving Key para abrir a Moving Key.

No seu Pokémon Bank, que deverá estar instalado no Nintendo 3DS na versão 1.5 ou superior, você fará o seguinte:

  1. Inicie o Pokémon Bank.
  2. Selecione Move Pokémon to Pokémon HOME no menu principal.
  3. Selecione as Boxes que você quer transferir para o Pokémon HOME.
  4. Aperte o botão Y, depois Yes.
  5. Em até três minutos (antes da Moving Key expirar), informe a chave exibida no Nintendo Switch.
  6. A transferência começará quando a Moving Key for informada corretamente no Pokémon Bank.

Assim você poderá resgatar todos os seus Pokémon que estavam no Pokémon Bank e utilizá-los nos jogos mais recentes de Pokémon no Nintendo Switch. Caso você não tenha mais um Nintendo 3DS, mas mesmo assim tenha deixado seus Pokémon no Pokémon Bank, você precisará seguir outro caminho:

  1. Vincule a ID da Nintendo Network que você usou no Pokémon Bank à Conta Nintendo que você está usando no Pokémon HOME.
  2. Inicie o Pokémon HOME no seu dispositivo inteligente.
  3. Toque no botão na parte inferior da tela para abrir o menu.
  4. Selecione Move Pokémon.
  5. Selecione No Nintendo 3DS.
  6. Selecione Continue para garantir que a ID da Nintendo Network usada no Pokémon Bank está vinculada à Conta Nintendo que você está usando no Pokémon HOME.
  7. Depois de confirmar que a ID da Nintendo Network está correta, selecione Begin para transferir todos os seus Pokémon do Pokémon Bank para o Pokémon HOME.

Com isso, ficou mais fácil utilizar seus Pokémon que estão presentes no Pokémon Home em qualquer um dos jogos de Pokémon lançados no Nintendo Switch. Você poderá movê-los facilmente ao acessar o Pokémon Home e escolher com qual jogo você quer se conectar. Haverá certas limitações, de acordo com os Pokémon que aparecem em cada um dos jogos e as características que podem mudar para cada jogo. Se um Pokémon não puder ser transferido do Pokémon Home para um determinado jogo, o jogador vai notar um símbolo indicando que a transferência não é possível.

Transferência Pokémon HOME

Atualmente, os jogadores podem utilizar todos os seus Pokémon disponíveis no Pokémon Home nos seguintes jogos:


Casos Especiais

Pokémon GO

Ao longo da história dos jogos Pokémon, alguns jogos contaram com certos recursos que permitiam algum tipo de conexão com os jogos principais. Nesta seção, vamos explorar as diversas opções que existiram ou ainda existem, da mais recente para a mais antiga.

Pokémon GO

Com o sucesso de Pokémon GO nos smartphones de todo mundo, os remakes de Kanto para o Nintendo Switch abusaram da mecânica de captura com o arremesso de Poké Bola. Assim, também se tornou possível enviar os seus Pokémon de Kanto para os jogos Pokémon Let's Go Pikachu e Let's Go Eevee. Saiba como fazer isso clicando aqui.

Atualmente, o Pokémon GO também possui conexão com o Pokémon HOME, sendo possível enviar os Pokémon de todas as gerações e utilizá-los nos jogos principais. No entanto, o Pokémon GO possui certas limitações, como a impossibilidade de transferir Pokémon com trajes especiais. Há também uma quantidade de energia limitada que é utilizada para transferir os Pokémon e que se renova semanalmente. Isso faz com que o jogador não consiga enviar todos os Pokémon de uma vez.

Virtual Console 3DS

Os jogos Pokémon Red, Blue, Yellow, Gold, Silver e Crystal foram relançados no Virtual Console do Nintendo 3DS. Com o fim da eShop do 3DS, eles não estão mais disponíveis para compra. No entanto, os jogadores que possuem estas versões agora podem transferir os seus Pokémon capturados em Kanto e Johto para o Pokémon Bank com a ajuda do Pokémon Transporter.

Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire Special Demo Version

A versão demo de Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire foi lançada no Nintendo 3DS em outubro de 2014 e permitia aos jogadores explorarem brevemente alguns elementos que estariam presentes na versão completa dos jogos. Ao concluir a história da versão demo, os jogadores podiam enviar as recompensas para o jogo principal, incluindo um Glalie com a Glalitite, que possibilitava a Mega Evolução.

Pokémon Sun e Moon Special Demo Version

A versão demo de Pokémon Sun e Moon foi lançada no Nintendo 3DS em outubro de 2016 e permitia aos jogadores explorarem brevemente alguns elementos que estariam presentes na versão completa dos jogos. Ao concluir a história da versão demo, os jogadores podiam enviar as recompensas para o jogo principal, incluindo o Greninja com a habilidade Battle Bond, que o permitia assumir a forma Ash-Greninja. Esta é a única forma de obter o Ash-Greninja.

Pokémon Dream Radar

O Pokémon Dream Radar é um jogo lançado exclusivamente para o Nintendo 3DS e que permite conexão com os jogos Pokémon Black 2 e White 2. Neste jogo que utiliza o recurso da realidade aumentada, o jogador consegue capturar Pokémon acertando nuvens e coletando orbes. Além de alguns Pokémon mais comuns, é apenas neste jogo que é possível conseguir as formas Therian de Tornadus, Thundurus e Landorus, os quais podem ser posteriormente enviados para os jogos principais. Se o jogador tiver o cartucho de Pokémon Diamond, Pearl, Platinum, HeartGold ou SoulSilver inserido no Nintendo 3DS, também é possível capturar o lendário principal de cada versão no pós-game de Pokémon Dream Radar e enviá-los para Pokémon Black 2 e White 2.

Relocator

O Relocator é um recurso exclusivo de Pokémon Black e White que permite transferir certos Pokémon e itens dos jogos da 4ª geração, os quais incluem Celebi e os Pokémon Raikou, Entei e Suicune Shiny que foram distribuídos à época do 13º filme. O Relocator precisa ser ativado em Castelia, com um cientista que pede uma senha. Quando Celebi é transferido, o jogador receberá um Zorua. Ao transferir um dos Pokémon lendários Shiny (Raikou, Entei ou Suicune), o evento de Zoroark na Lostlorn Forest é ativado. Ao serem transferidos para Unova usando o Relocator, eles ativam um evento de Zoroark. O Relocator também seria utilizado para transferir o item Lock Capsule dos jogos da 4ª geração, mas o item não chegou a ser distribuído oficialmente.

Pokéwalker

O Pokéwalker é um periférico lançado junto aos jogos Pokémon HeartGold e SoulSilver. Quando o jogador transfere um Pokémon do jogo principal para o Pokéwalker, ele poderá levar este Pokémon para passear na vida real. Ao somar passos, isso vai gerar Watts que pode ser utilizado para enfrentar novos Pokémon que podem ser encontrados em certas rotas. Posteriormente, estes Pokémon capturados no Pokéwalker podem ser enviados para os jogos principais.

Série Pokémon Ranger

Em Pokémon Ranger, os jogadores podem ativar um evento com código que permite obter um Manaphy Egg, o qual pode ser transferido para um dos jogos da 4ª geração usando o recurso de Mystery Gift. Em Pokémon Ranger: Shadows of Almia, o jogador que completar as Special Missions envolvendo o Manaphy Egg, Riolu e Darkrai poderá enviá-los para os jogos da 4ª geração. Em Pokémon Ranger: Guardian Signs, o jogador poderá obter um Manaphy Egg, Deoxys, Shaymin e Heatran nas Special Missions, os quais podem ser enviados para os jogos da 4ª geração.

My Pokémon Ranch

O My Pokémon Ranch é um título lançado no WiiWare em 2007, disponível no Nintendo Wii, destinado a organizar e armazenar Pokémon vindos dos jogos Pokémon Diamond e Pearl, e foi encerrado em 2019. A conectividade com Pokémon Platinum foi lançada apenas no Japão. Os jogadores podiam armazenar e interagir com até 1.000 Pokémon. Hayley, responsável por cuidar do Pokémon Ranch, oferecerá trocas com o jogador por Pokémon especiais, os quais poderão ser transferidos posteriormente para Pokémon Diamond e Pearl. Entre as trocas oferecidas mais especiais, o jogador poderia conseguir um Phione e um Mew.

Pokémon Battle Revolution

Pokémon Battle Revolution foi lançado em 2007 para o Nintendo Wii e permitia conexão com os jogos Pokémon Diamond, Pearl, Platinum, HeartGold e SoulSilver. No jogo é possível obter um Pikachu, Magmortar e Electivire que pode ser enviado via Mystery Gift para os jogos da 4ª geração, além de vários itens.

Pokémon Box Ruby & Sapphire

Pokémon Box Ruby e Sapphire foi lançado para o Nintendo Game Cube em 2004, e permitia armazenar até 1.500 Pokémon capturados em Pokémon Ruby, Sapphire, Emerald, FireRed e LeafGreen, além de possibilitar a troca de Pokémon entre os jogos. Conforme o jogador deposita mais Pokémon, ele obtém ovos de Pokémon que podem ser transferidos para os jogos principais. Os Pokémon que podem ser chocados são: Swablu, Zigzagoon, Skitty e Pichu. Os jogadores também podem emular Pokémon Ruby e Sapphire no Pokémon Box. 

Pokémon Colosseum

O jogo Pokémon Colosseum pode ser conectado com os jogos Pokémon Ruby, Sapphire, Emerald, FireRed e LeafGreen, possibilitando trocas entre os Pokémon de ambas as versões. Para realizar a conexão entre eles, o jogador precisa de um cabo especial conectando o Game Boy Advance à entrada de controles do GameCube. O jogo permite obter alguns Pokémon de Johto que não são facilmente encontrados nos jogos da 3ª geração, além de certos Pokémon especiais como Ho-Oh, Celebi e Jirachi.

Pokémon XD: Gale of Darkness

Pokémon XD: Gale of Darkness, sequência de Pokémon Colosseum, também pode ser conectado com os jogos Pokémon Ruby, Sapphire, Emerald, FireRed e LeafGreen, possibilitando trocas entre os Pokémon de ambas as versões. Entre os Pokémon especiais que podem ser obtidos aqui, estão os iniciais de Johto, Lugia, Articuno, Zapdos e Moltres.

Pokémon Channel

Na versão de Pokémon Channel lançada na Europa e na Austrália, os jogadores podiam obter um Jirachi que depois podia ser enviado para Pokémon Ruby e Sapphire. 

Pokémon Stadium

Pokémon Stadium pode ser utilizado para emular Pokémon Red, Blue e Yellow no Nintendo 64 a partir da GB Tower. Se o jogador registrar todos os 151 Pokémon no Hall of Fame de Pokémon Stadium, ele receberá um Psyduck que sabe o movimento Amnesia e pode ser transferido para os jogos da 1ª geração.

Pokémon Stadium 2

Em Pokémon Stadium 2, o jogador também pode emular os jogos da 1ª e da 2ª geração. Com o Transfer Pak, o jogador pode fazer trocas entre os jogos no Pokémon Lab.

Exemplo prático

Transferência de Pokémon Entre Jogos

Aqui vamos fazer um exemplo prático para que fique mais claro o passo a passo descrito anteriormente. Peguei meu Pokémon Sapphire para Game Boy Advance com um save do antigo dono Lottar. A ideia é levar o Marshtomp para a minha conta do Pokémon Home. Será que vamos conseguir?


1. Primeiro passo é abrir o Pokémon SoulSilver no Nintendo DS, com o jogo de GBA conectado.


2. Depois de confirmar o time que será migrado, vamos então capturá-los no Pal Park.


Repare na expressão "come back" utilizada pelo jogo. Esta fala presume que o Pokémon já era do jogador e você precisou ir aos matinhos do Pal Park para trazê-lo de volta.

3. Próximo passo, com o uso do Pokémon Black 2, entro no Download Play, escolho o time e envio após jogar o minigame.


4. Depois resgato os Pokémon com o minigame.


5. E temos aí o nosso Marshtomp em Unova!


6. Agora vamos usar o Pokémon Transporter para enviar ao Pokémon Bank. Temos que selecionar a box inteira para enviar ao jogo.


7. E pronto, já está no Transport Box da nossa conta no Pokémon Bank. Enviei o time rapidamente para o meu Alpha Sapphire e assim o time saiu do original para o remake!

 

8. Agora é hora de enviar para o Pokémon Home. Envio de volta os Pokémon para o Pokémon Bank e depois migro para a minha conta do Pokémon Home.


9. Escolho a box para ser enviada e nosso time está lá.


10. Digitamos a chave criada para o envio.


11. Depois de algum tempo, já temos nosso time lá no Pokémon Home.


12. E temos, por fim, nosso time de Sapphire no Pokémon Home, podendo transferir para os diferentes jogos da oitava e nona geração.


Com este guia, nosso objetivo foi explicar todas as formas possíveis de transferir os Pokémon dos jogos mais antigos para as versões mais atuais, incluindo diversos casos especiais que permitiam conectividade com os jogos principais de Pokémon. Esperamos que este guia possa ajudá-lo a resgatar todos os seus Pokémon para que você possa usá-los em suas próximas aventuras!

João Meireles

João Meireles (Johnny), tem 30 anos e mora em São Paulo. Formado em Administração na USP, e agora cursa Gestão de Políticas Públicas. Fã de Pokémon desde a Eliana na Record e Yellow no GameBoy, jogou TCG, e (quase) todos os principais jogos da franquia. Usa Pokémon GO para sair do sedentarismo e correr, mas dá aleluia quando o ovo é de 2km. Entusiasta de competições, sonha em ver um torneio no Brasil maior que o CBLOL.

1 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Muito boa a matéria. Ficou muito didática e as fotos também ajudam bastante

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال