Tipo Fada (Fairy Type)

Pokémon tipo Fada (Fairy)

Introduzido na 6ª Geração, o tipo Fada conta atualmente com 66 Pokémon e 35 Movimentos. No TCG, o tipo Fada também existe como um tipo próprio e exclusivo. Em inglês, o tipo Fada é chamado de Fairy Type.

Um ponto interessante sobre os Pokémon tipo Fada é que a vantagem contra o tipo Dragão os torna Pokémon bastante desejáveis. Isso também ajudou a equilibrar melhor os jogos, uma vez que os tipo Dragão estavam próximos da invencibilidade até a 5ª Geração, pois embora fossem fracos apenas contra Dragão e Gelo, ainda assim eram muito fortes.

Vantagens e Desvantagens do Tipo Fada

  • É super efetivo contra: Lutador, Dragão e Sombrio
  • É pouco efetivo contra: Fogo, Venenoso e Aço
  • Não tem efeito contra: ---
  • Tem resistência a: Lutador, Inseto e Sombrio
  • Tem fraqueza a: Venenoso e Aço
  • É imune a: Dragão

Movimentos do Tipo Fada

Geração Movimento Categoria Poder Precisão PP Descrição
II Charm Status - 100% 20 O usuário olha para o alvo de forma bastante charmosa, tornando-o menos cauteloso. Isso reduz drasticamente sua estatística de Ataque.
II Moonlight Status - - 5 O usuário restaura seu próprio HP. A quantidade de HP recuperada varia com o clima.
II Sweet Kiss Status - 75% 10 O usuário beija o alvo com uma fofura doce e angelical que causa confusão.
VI Aromatic Mist Status - - 20 O usuário aumenta a estatística de Defesa especial de um Pokémon aliado usando um aroma misterioso.
VI Baby-Doll Eyes Status - 100% 30 O usuário encara o alvo com seus olhos de boneca, o que diminui sua estatística de Ataque. Esse movimento sempre vai primeiro.
VI Crafty Shield Status - - 10 O usuário protege a si mesmo e seus aliados de movimentos de status com um poder misterioso. Isso não impede movimentos que causam danos.
VI Dazzling Gleam Especial 80 100% 10 O usuário causa danos ao Pokémon adversário, emitindo um poderoso clarão.
VI Disarming Voice Especial 40 - 15 Soltando um grito encantador, o usuário causa danos emocionais ao Pokémon adversário. Este ataque nunca falha.
VI Draining Kiss Especial 50 100% 10 O usuário rouba o HP do alvo com um beijo. O HP do usuário é restaurado por mais da metade do dano recebido pelo alvo.
VI Fairy Lock Status - - 10 Ao bloquear o campo de batalha, o usuário impede que todos os Pokémon fujam durante o próximo turno.
VI Fairy Wind Especial 40 100% 30 O usuário provoca um vento mágico e atinge o alvo com ele.
VI Flower Shield Status - - 10 O usuário aumenta a estatística de Defesa de todos os Pokémon do tipo Planta em batalha com um poder misterioso.
VI Geomancy Status - - 10 O usuário absorve energia e aumenta drasticamente suas estatísticas de Ataque especial, Defesa especial e Velocidade no próximo turno.
VI Light of Ruin Especial 140 90% 5 Aproveitando o poder da Flor Eterna, o usuário dispara um poderoso feixe de luz. Isso também prejudica bastante o usuário.
VI Misty Terrain Status - - 10 Isso protege o Pokémon no solo de condições de status e reduz pela metade o dano de golpes do tipo Dragão por cinco turnos.
VI Moonblast Especial 95 100% 15 Emprestando o poder da lua, o usuário ataca o alvo. Isso também pode diminuir a estatística de Ataque especial do alvo.
VI Play Rough Físico 90 90% 10 O usuário joga duro com o alvo e o ataca. Isso também pode diminuir a estatística de Ataque do alvo.
VII Fleur Cannon Especial 130 90% 5 O usuário libera um forte feixe. O recuo do ataque reduz drasticamente a estatística de Ataque especial do usuário.
VII Floral Healing Status - - 10 O usuário restaura o HP do alvo em até metade de seu HP máximo. Ele restaura mais HP quando o terreno é gramado.
VII Guardian of Alola Especial - - 1 O usuário, o Pokémon Land Spirit, obtém a energia de Alola usando seu Z-Power e ataca o alvo com força total. Isso reduz bastante o HP do alvo.
VII Let's Snuggle Forever Físico 190 - 1 Depois de obter Z-Power, o usuário, Mimikyu, dá um soco no alvo com força total.
VII Nature's Madness Especial - 90% 10 O usuário atinge o alvo com a força da natureza. Reduz pela metade o HP do alvo.
VII Sparkly Swirl Especial 90 100% 15 O usuário ataca o alvo envolvendo-o com um redemoinho de um cheiro irresistível. Isso também cura todas as condições de status da equipe do usuário.
VII Twinkle Tackle Físico - - 1 O usuário cria um espaço muito charmoso usando seu Z-Power e brinca com o alvo. O poder varia, dependendo do movimento original.
VII Twinkle Tackle Especial - - 1 O usuário cria um espaço muito charmoso usando seu Z-Power e brinca com o alvo. O poder varia, dependendo do movimento original.
VIII Decorate Status - - 15 O usuário aumenta as estatísticas de Ataque e Ataque especial do alvo decorando-o.
VIII G-Max Finale Físico - - 3 Um ataque do tipo fada usado pela Alcremie Gigantamax. Este movimento cura o HP dos aliados.
VIII G-Max Finale Especial - - 3 Um ataque do tipo fada usado pela Alcremie Gigantamax. Este movimento cura o HP dos aliados.
VIII G-Max Smite Físico - - 3 Um ataque do tipo fada usado pela Hatterene Gigantamax. Este movimento confunde os oponentes.
VIII G-Max Smite Especial - - 3 Um ataque do tipo fada usado pela Hatterene Gigantamax. Este movimento confunde os oponentes.
VIII Max Starfall Físico - - 3 Este é um ataque do tipo Fada usado pelos Pokémon Dynamax. O usuário transforma o terreno em Misty Terrain por cinco turnos.
VIII Max Starfall Especial - - 3 Este é um ataque do tipo Fada usado pelos Pokémon Dynamax. O usuário transforma o terreno em Misty Terrain por cinco turnos.
VIII Misty Explosion Especial 100 100% 5 O usuário ataca tudo ao seu redor e desmaia ao usar este movimento. O poder deste movimento é aumentado em Terreno Nebuloso.
VIII Spirit Break Físico 75 100% 15 O usuário ataca o alvo com tanta força que pode quebrar o espírito do alvo. Isso também diminui a estatística de Ataque especial do alvo.
VIII Strange Steam Especial 90 95% 10 O usuário ataca o alvo exalando vapor. Isso também pode confundir o alvo.

Pokémon Tipo Fada

Pokémon Fada Tipo Puro

# Ícone Nome
35 Clefairy
36 Clefable
173 Cleffa
175 Togepi
209 Snubbull
210 Granbull
669 Flabébé
670 Floette
671 Florges
682 Spritzee
683 Aromatisse
684 Swirlix
685 Slurpuff
700 Sylveon
716 Xerneas
764 Comfey
868 Milcery
869 Alcremie
869 Gigantamax Alcremie
888 Zacian Hero of Many Battles

Pokémon com Fada Tipo Primário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
176 Togetic
468 Togekiss
888 Zacian Crowned Sword

Pokémon com Fada Tipo Secundário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
38 Ninetales Forma de Alola
39 Jigglypuff
40 Wigglytuff
78 Rapidash Forma de Galar
110 Weezing Forma de Galar
122 Mr. Mime
174 Igglybuff
183 Marill
184 Azumarill
280 Ralts
281 Kirlia
282 Gardevoir
282 Mega Gardevoir
298 Azurill
303 Mawile
303 Mega Mawile
334 Mega Altaria
439 Mime Jr.
531 Mega Audino
546 Cottonee
547 Whimsicott
702 Dedenne
703 Carbink
707 Klefki
719 Diancie
719 Mega Diancie
730 Primarina
742 Cutiefly
743 Ribombee
755 Morelull
756 Shiinotic
778 Mimikyu
785 Tapu Koko
786 Tapu Lele
787 Tapu Bulu
788 Tapu Fini
801 Magearna
858 Hatterene
858 Gigantamax Hatterene
859 Impidimp
860 Morgrem
861 Grimmsnarl
861 Gigantamax Grimmsnarl

Especialistas do Tipo Fada

Valerie


Valerie é a Líder do Ginásio da Cidade de Laverre, conhecido oficialmente como Ginásio Laverre. Ela é especialista em Pokémon do tipo Fada e dá a insígnia da fada aos treinadores que a derrotam.

Mina


Mina é a Trial Captain da Ilha Poni, e seu principal Trial Ground é sua casa em Seafolk Village. Ela é especialista em Pokémon do tipo Fada.

Lillie


Lillie é uma personagem apresentada em Pokémon Sun e Moon. Em Pokémon Sun, Moon, Ultra Sun e Ultra Moon, ela atua como um dos aliados e companheiros de viagem do personagem durante o jogo.

Opal


Opal é a Líder do Ginásio Ballonlea, conhecido oficialmente como Ballonlea Stadium. Ela é especialista em Pokémon do tipo Fada e dá a insígnia da fada aos treinadores que a derrotam. Durante os eventos de Pokémon Sword e Shield, ela escolhe Bede como seu sucessor e passa seu título de Líder de Ginásio para ele.

Bede


Bede é um dos personagens rivais em Pokémon Sword e Shield, juntamente de Hop e Marnie. Ele inicialmente se especializou em Pokémon do tipo Psíquico, mas eventualmente é procurado por Opal para sucedê-la como Líder de Ginásio do tipo Fada, e assim muda seu tipo de especialidade. Como Líder do Ginásio do Ballonlea Stadium, ele dá o emblema de fada aos treinadores que o derrotam.

Habilidades do Tipo Fada

Habilidades que interagem com o tipo Fada

Geração Habilidade Descrição
VI Fairy Aura Aumenta os Movimentos de tipo Fada de todos os Pokémon
VI Pixilate Os Movimentos de tipo Normal se tornam Movimentos de tipo Fada

Habilidades exclusivas do tipo Fada

Geração Habilidade Descrição
VI Aroma Veil Protege a si mesmo e seus aliados de ataques que limitam suas escolhas de Movimento
VI Flower Veil Pokémon tipo Grama aliados são protegidos de condições de Status e redução de Stats
VI Pixilate Os Movimentos de tipo Normal se tornam Movimentos de tipo Fada
VII Misty Surge Transforma o terreno em terreno nebuloso quando um Pokémon entra na batalha

Itens do Tipo Fada

Nome Descrição
Fairy Gem Uma joia com essência de fada. Quando segurada, fortalece o poder de um movimento do tipo fada uma vez.
Fairy Memory Um disco de memória que contém dados do tipo Fada. Muda o tipo do usuário se for segurado por uma determinada espécie de Pokémon.
Fairium Z Converte Z-Power em cristais que atualizam movimentos do tipo Fada para Z-Moves do tipo Fada.
Pixie Plate Um item a ser segurado por um Pokémon. É uma placa de pedra que aumenta o poder dos movimentos do tipo Fada.
Roseli Berry Se segurada por um Pokémon, esta Berry diminuirá o dano recebido de um ataque super efetivo do tipo Fada.

Curiosidades sobre os Tipo Fada

  • O tipo Fada é o único sem nenhum Pokémon com diferenças de gênero
  • Todo tipo que resiste a Fada também resiste à Planta e Inseto, e é fraco à Terrestre
  • O tipo Fada tem o menor número de Movimentos Físicos de todos os tipos
  • Os Movimentos tipo Fada têm a menor quantidade de itens que aumentam seu poder, com o Pixie Plate sendo o único a ter sido lançado oficialmente

20 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. E, fechando o projeto dos Tipos de Pokémon, essa foi a matéria sobre Fairy! Lembrando que, como esse tipo foi recém anunciado, pouco se sabe sobre ele, então a matéria será atualizada depois (e somente depois) do lançamento de X e Y.

    Como agora todos os Tipos Pokémon já possuem matéria escrita por mim (confira as demais pelo link http://www.poke-blast-news.net/2013/02/tipos-de-pokemon.html) , agora estou com um novo projeto na PBN, sobre o qual vou falar em breve... Fiquem ligados!

    Não esqueçam de comentar, deixando sugestões, críticas, correções, perguntas, etc. ˆˆ

    ResponderExcluir
  2. Matéria excelente.
    Até agora todos os tipos fairy me agradaram principalmente Flabébé que eu espero que ganhe uma evolução.

    ResponderExcluir
  3. Como sempre mais uma ótima matéria, agora é esperar por mais informações sobre o tipo fairy.

    ResponderExcluir
  4. Foi sua melhor matéria! :D
    PBN, já viu minha resposta em relação à vaga.

    ResponderExcluir
  5. Ice Type boicotados x.x

    ResponderExcluir
  6. nossa adorei, achei que swirlix era um algodão doce mas na verdade ele é como o scrafty ou cubone que esconde seu verdadeiro rosto, muito bom gostei ^^ espero mesmo que a lenda de yggdrasil finalmente apareça em pokemon, eu amo a mithologia nordica

    ResponderExcluir
  7. Valeu pelos comentários, galera!

    Anônimo (20 de julho - 19:28) --> Por que você diz que o Tipo Ice foi boicotado? Tem matéria dele aqui: http://www.poke-blast-news.net/2013/03/tipo-ice-gelo.html ˆˆ

    ResponderExcluir
  8. rare candy treatment não é um tumblr.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo (22 de julho - 08:45) --> Realmente não é, por isso que na matéria diz que a tirinha foi "extraída da conta do Tumblr da página Rare Candy Treatment". Ou seja, a página Rare Candy Treatment possui uma conta no tumblr, que foi de onde retirei a tirinha ˆˆ

    ResponderExcluir
  10. ta mas tambem existe o diance(rock/fairy)

    ResponderExcluir
  11. existe o celebi q e um lendario fada

    ResponderExcluir
  12. mano, se nao for incomodar sera q vc pode atualizar com a chegada dos novos pokemon de scarlet end violet

    ResponderExcluir
  13. Achei que ninguém usava mais essa plataforma

    ResponderExcluir
  14. Porque ela é antiga e eu nasci em 13 de Janeiro de 2015

    ResponderExcluir
  15. Além do mais a pessoa que comandava esse projeto já está fazendo outro projeto a muito tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A página continua ativa, mas está atualizada com as informações até a 8ª geração. Em breve vamos atualizar com os dados de Scarlet e Violet

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال