Tipos Pokémon - Vantagens e Fraquezas Explicadas

Tipos Pokémon

No mundo Pokémon, os Pokémon são diferenciados por suas características. Essas características são atreladas às suas habilidades e aos tipos que os distinguem. Os Tipos de cada Pokémon são muito importantes em uma batalha, pois eles serão, na maioria das vezes, decisivos para o desfecho da batalha.

Há muitos Pokémon que possuem apenas um tipo em sua classificação e existem outros com dois tipos um principal e um secundário. Mas o que esses tipos dizem sobre cada Pokémon? Basicamente, um tipo de cada Pokémon possui uma vantagem sobre outro tipo. Por exemplo, Pokémon de tipo Água tem vantagem sobre o tipo Fogo. Por sua vez, Pokémon de tipo Água têm fraqueza contra Pokémon Elétrico.

Assim, para cada um dos 18 tipos de Pokémon que existem, há um conjunto de vantagens e desvantagens. Muitas vezes, guardar todas as vantagens e desvantagens pode ser bem complicado! Mas, para facilitar esse processo, o intuito desta matéria é explicar em detalhes as vantagens e fraquezas de cada tipo para que seja mais intuitivo guardar todas essas informações.

Pokémon de Tipo Normal

Pokémon de Tipo Normal

  • Vantagem: Nenhuma
  • Fraqueza: Lutador

Para começar, vamos falar sobre um tipo muito interessante: os Pokémon de tipo Normal. Os Pokémon de tipo Normal não tem nenhuma vantagem contra outros tipos, mas em compensação o seu arsenal de movimentos fala por si só. Eles possuem uma única fraqueza que é contra os tipo Lutador. Muitos fãs acreditam que os Lutadores tem vantagem contra os tipo Normal porque os Lutadores são uma espécie de Normal com uma força física mais potente. Faz sentido se pararmos para pensar no mundo real. Uma pessoa que não pratica nenhum tipo de luta não conseguiria de maneira alguma vencer um Lutador profissional. A força bruta dos Lutadores é superior ao dos Pokémon de tipo Normal e é por isso que esse tipo possui essa desvantagem.

Pokémon de Tipo Água

Pokémon de Tipo Água

  • Vantagem: Fogo, Pedra e Terrestre
  • Fraqueza: Elétrico e Planta

Os Pokémon de tipo Água são classificados como um dos principais tipos no mundo Pokémon. Esse tipo possui três vantagens: tipo Fogo, Pedra e Terrestre. A explicação para o tipo Fogo é bem simples: água apaga o fogo e cessa qualquer incêndio. Contra o tipo Pedra dá-se pelo fato de que a água, quando estimulada por uma grande força, acaba gerando a destruição das Pedras (rochas, o mais correto). Para entender melhor, a água quando em contato com as pedras (rochas) causa o que conhecemos como erosão - que é o desgaste das rochas.

Contra o tipo Terrestre é bem simples também: a água, por ser um solvente universal, perpassa por todos os meios em que vivemos. Ela é capaz de limpar qualquer tipo de sujeira como barro, aterro, terreno (derivados de terra) e até mesmo a lama que é uma mistura acarretada pela consequência da água.

Pokémon de Tipo Planta

Pokémon de Tipo Planta

  • Vantagem: Água, Pedra e Terra
  • Fraqueza: Fogo, Gelo, Voador, Venenoso e Inseto

Um dos principais do mundo Pokémon, o tipo Planta é bem simples de se entender. Sua vantagem contra o tipo água vem do simples fato de que as plantas absorvem a água por suas raízes para conseguir nutrientes para o seu crescimento, ou seja, a água ajuda as plantas em seu desenvolvimento e isso não acarreta em perigo. Contra o tipo Pedra vem do fato de que algumas plantas conseguem crescer e desenvolver sob algumas rochas. Essas plantas são chamadas de Epilíticas e usam as rochas como parte de seu desenvolvimento e adaptação. Já contra os Pokémon Terrestres vem do fato de que as plantas necessitam da terra para crescer e se desenvolver. Isso se dá pelo fato de as plantas fincarem suas raízes profundamente no solo para se nutrir e conseguir crescer.

Pokémon de Tipo Fogo

Pokémon de Tipo Fogo

  • Vantagem: Planta, Gelo, Aço e Inseto
  • Fraqueza: Água, Terrestre e Pedra

Os Pokémon que possuem esse tipo possui quatro vantagens dentro do mundo Pokémon. Para explicar sua vantagem ao tipo Planta, bom, não há muito que explicar. O fogo queima as plantas e muitas vezes destroem as florestas. Há alguns fenômenos naturais que, quando em dias muito quentes, geram fogo que acarretam em incêndios naturais destruindo as florestas ao seu redor. Contra o tipo Gelo vem do simples fato de que o fogo derrete o gelo. Já contra os Pokémon aços, o fogo é usado, muitas vezes, para moldar o ferro e criar materiais, pois o ferro é um ótimo condutor de calor.

Já contra os insetos podemos explicar de duas formas: os insetos muitas vezes são taxados como criaturas frágeis e que não há como escapar de serem queimados, certo? Mas também podemos explicar que em alguns lugares muitas pessoas utilizavam estruturas que, quando em contato com o sol, faziam com que os insetos fossem queimados.

Pokémon de Tipo Lutador

Pokémon de Tipo Lutador

  • Vantagem: Normal, Aço, Sombrio e Pedra
  • Fraqueza: Voador, Psíquico e Fada

Os Pokémon Lutadores possuem diversas vantagens. São Pokémon que possuem uma força física fora do normal e isso explica muito de suas vantagens. Já explicamos sobre a vantagem desse tipo ao tipo Normal: nenhum Pokémon mediano venceria um embate contra um lutador profissional, além de muitos acreditarem que os Pokémon Lutadores são os Pokémon normais, só que com uma força muito superior. Já a sua vantagem ao tipo Aço vem do fato de que estruturas metálicas podem ser facilmente destruídas quando uma grande quantidade de força as atinge.

Ao tipo Gelo e ao tipo Pedra podemos usar essa mesma lógica. A força bruta destrói estruturas sólidas tipo rochas e estruturas feitas de gelo, e por isso a vantagem. Já ao tipo Sombrio podemos usar o exemplo do bem e do mal. Muitas vezes, em muitos desenhos, super-heróis são usados como lutadores das forças do bem que lutam contra o mal que são simbolizados como seres das trevas e que nessa luta o bem sempre vence.

Pokémon de Tipo Psíquico

Pokémon de Tipo Psíquico

  • Vantagem: Lutador e Venenoso
  • Fraqueza: Fantasma, Sombrio e Inseto

Os Pokémon de tipo Psíquico são criaturas muitas vezes simbolizadas por terem uma inteligência fora do comum e que são representadas por conseguirem controlar tudo por forças psíquicas, ou simplesmente com a sua mente. E muitas de suas vantagens e suas fraquezas são relacionadas justamente a isso. Para explicar a sua vantagem podemos entender as suas fraquezas primeiro.

A mente é um amplo campo de nossa força e energia e, muitas vezes, somos atingidos por nossos medos que na maioria das vezes nos torna fracos. E justamente as três fraquezas do tipo Psíquico vem do medo. Podemos simbolizar as três fraquezas desse tipo a três coisas que mais ataca a mente das pessoas tornando-as frágeis: o medo de insetos, que são taxados como criaturas horripilantes, o medo de fantasmas e o medo do escuro.

Entendendo isso, podemos ir às vantagens desse tipo. Ao tipo Lutador podemos dizer que os lutadores precisam atingir o alvo com sua força bruta para conseguir vitória em seus combates . Como o tipo Psíquico é simbolizado pela mente, a força bruta não obtém sucesso se uma mente brilhante pensar antes. Já contra os Venenosos vem do fato de que a mente trabalha rapidamente para combater certas coisas, uma delas o envenenamento. Vou tentar explicar de outra forma indo ao nosso mundo real. Bom, uma mente brilhante, forte e saudável espanta qualquer tipo de condição, uma delas é a toxicidade. Por exemplo, um indivíduo tentou convencer outro indivíduo falando que seu melhor amigo é uma pessoa ruim, mas a mente dessa pessoa é forte demais para se deixar contaminar. Deu pra entender? A vantagem ao tipo Venenoso vem basicamente dessa lógica. 

Pokémon de Tipo Fantasma

Pokémon de Tipo Fantasma

  • Vantagem: Fantasma e Psíquico
  • Fraqueza: Fantasma e Sombrio

Os Pokémon desse tipo possui duas vantagens e duas fraquezas. Uma delas é contra o seu próprio tipo. Isso mesmo! Se fomos parar pra pensar, fantasmas não podem ser atingidos por um corpo em vida - aí explica a sua imunidade aos Pokémon de tipo Normal - e sim por outro fantasma. Só um fantasma, que nada mais é que um espírito vagante, consegue "interagir" com outro fantasma. Então, indo ao mundo Pokémon, isso até que faz sentido nas batalhas onde os fantasmas, que em questão de força, conseguem derrubar outro fantasma. Já a sua vantagem ao tipo Psíquico vem da lógica de que a mente, símbolo do poder psíquico, se enfraquece ao sentir medo de fantasmas.

Pokémon de Tipo Sombrio

Pokémon de Tipo Sombrio

  • Vantagem: Fantasma e Psíquico
  • Fraqueza: Lutador, Fada e Inseto

Os Pokémon do tipo sombrio são criaturas que muitas vezes são carregados de atos ruins. Isso já explica muita coisa. Sua vantagem ao tipo Fantasma vem do fato de que muitos espíritos são corrompidos pelas trevas e acabam se tornando criaturas malignas. A força das trevas consegue superar os fantasmas. Já a sua vantagem ao tipo Psíquico possui a mesma lógica já explicada antes: o medo das pessoas. Nesse caso, o medo delas pelo escuro que muitas vezes assombra crianças e até mesmo adultos. O medo torna a mente fraca, nesse caso pelo escuro.

Pokémon de Tipo Fada

Pokémon de Tipo Fada

  • Vantagem: Dragão, Lutador e Sombrio
  • Fraqueza: Aço e Venenoso

Vamos falar agora das nossas fadinhas. As fadas são retratadas como criaturas mágicas e, assim como nos contos, elas representam a luz e as coisas boas. As suas vantagens e até mesmo fraquezas são relacionadas a isso. Sua vantagem ao tipo Dragão vem de contos muito antigos onde se acreditava que as fadas, por serem criaturas mágicas e iluminadas, emprestavam a sua magia para guerreiros na intenção de derrotar dragões que atormentavam grandes vilarejos e aldeias. Seguindo essa lógica, as fadas possuem magia e bondade para vencer criaturas terríveis como os dragões.

Ao tipo lutador podemos tentar seguir a mesma lógica do tipo Psíquico, onde os lutadores, para obter sucesso em seus ataques, precisam fazer contato físico. As fadas, por serem criaturas mágicas, conseguem evitar esse contato com sua mágica. E já ao tipo sombrio vem do basicão e muito comum que é: no final a luz sempre vence as trevas.

Pokémon de Tipo Voador

Pokémon de Tipo Voador

  • Vantagem: Lutador, Planta e Inseto
  • Fraqueza: Elétrico, Pedra e Gelo

Os Pokémon voadores têm muito a ver com o nosso mundo real. Muitos deles são baseados em aves e até mesmo criaturas que tem a ver com o ar e com o ato de planar. Então, entendendo isso, as suas vantagens e fraquezas são inteiramente baseadas nisso. Sua vantagem ao tipo Lutador é bem interessante, pois se em uma arena um lutador for atingido por um golpe que vem das alturas, ele irá sucumbir rapidamente.

Ao tipo Planta podemos tentar entender que uma ave costuma fazer seu ninho em uma árvore e a usa da forma que quer, então... isso se torna uma vantagem a esse tipo. Já o tipo inseto não há muito o que explicar, pois muitos desses seres servem de alimento para as aves, então isso é bem claro.

Pokémon de Tipo Inseto

Pokémon de Tipo Inseto

  • Vantagem: Psíquico, Sombrio e Planta
  • Fraqueza: Fogo e Voador

Chegamos aos Insetos e aqui, assim como o tipo Voador, muitas de suas fraquezas e vantagens vem do mundo real. Sua vantagem ao tipo Psíquico vem do medo da mente de algumas pessoas aos insetos. Muitas pessoas relacionam os insetos a criaturas terríveis e isso enfraquece a mente. Já ao tipo Sombrio podemos entender que muitos insetos possuem hábitos noturnos, então um inseto, no meio da noite, em meio às trevas, possui grandes vantagens. Já ao tipo Planta também é bem simples: a grande maioria dos insetos se alimenta das plantas (folhas, flores, frutos) e isso deixa as plantas vulneráveis.

Pokémon de Tipo Pedra

Pokémon de Tipo Pedra

  • Vantagem: Fogo, Gelo e Voador
  • Fraqueza: Lutador, Água, Planta, Terrestre e Aço

Chegamos ao tipo Pedra e esse tipo é bem simples de entender também. Muito já foi explicado em alguns tipos anteriores. Sua vantagem ao tipo Fogo explica-se quando a gente entende que rochas antigamente eram os principais materiais usados para se fazer fogo e, além disso, uma grande rocha em cima de uma chama a faz se apagar rapidamente. Ao tipo Gelo podemos entender que, se jogarmos uma rocha em direção a uma parede de gelo, isso a quebrará facilmente.

Contra o tipo Voador é bem fácil de entender também (a pior pra mim). Antigamente muitos caçadores usavam pedras em estilingues para caçar aves. Ao atirar uma pedra em uma ave, ela irá sucumbir muito rápido caindo ao chão.

Pokémon de Tipo Terrestre

Pokémon de Tipo Terrestre

  • Vantagem: Fogo, Elétrico e Venenoso
  • Fraqueza: Água, Planta e Gelo

Os Pokémon desse tipo possuem suas fraquezas e vantagens baseadas no mundo real. Contra o tipo Fogo, podemos entender da seguinte forma: se jogarmos terra no fogo, ele irá apagar. Já ao tipo Elétrico, bom, muitas vezes a terra era usada para dissipar a eletricidade e muitos dos aparelho que precisam de energia elétrica necessitam de um fio de aterramento. Contra o tipo Venenoso vem do fato de que muitos países precisavam aterrar substâncias tóxicas para evitar o envenenamento da população, então sua vantagem sob esse tipo vem dessa relação.

Pokémon de Tipo Gelo

Pokémon de Tipo Gelo

  • Vantagem: Planta, Voador, Terrestre e Dragão
  • Fraqueza: Lutador, Fogo, Pedra e Aço

Chegamos ao tipo gelo. Esse tipo possui quatro vantagens e quatro fraquezas e todas elas com uma explicação interessante. Ao tipo Planta vem do fato de que, durante épocas de inverno, em alguns lugares, a neve recobre toda a terra e consequentemente as plantas, impedindo-as de prosperar, principalmente aquelas que necessitam do sol. Sua vantagem ao tipo Terrestre vem dessa mesma lógica, pois quando a neve cobre a terra de neve, a terra se torna infértil e incapaz de levar nutrientes para as plantas.

A vantagem contra os Voadores é bem fácil de entender também. Muitas aves costumam migrar para lugares quentes em épocas de inverno, pois a neve impossibilita-as de conseguir alimento e até de se reproduzir. Ao tipo Dragão, talvez a minha favorita, pois envolve muito a biologia. Alguns dragões, em muitas das ilustrações que temos, são criaturas baseadas em Sauropsidas (répteis) que são seres de sangue frio, ou seja, são seres que utilizam das condições do meio em que vivem para realizar o controle térmico. Nesse caso, os dragões seriam criaturas com sangue frio que não sobreviveriam a temperaturas baixas.

Pokémon de Tipo Aço

Pokémon de Tipo Aço

  • Vantagem: Fada, Pedra e Gelo
  • Fraqueza: Fogo, Lutador e Terrestre

Os Pokémon de tipo Aço possuem apenas três vantagens. Ao tipo Fada vem da antiguidade, onde muitos guerreiros usavam armas feitas de ferro para atacar as criaturas mágicas e muitos acreditavam que o ferro queimava as fadas, como já foi contado muitas vezes em alguns contos. Já ao tipo Pedra podemos relacionar o fato de que muitos humanos usam materiais feitos de ferro para quebras rochas e esculpir, no caso de esculturas. E ao tipo Gelo vem desse mesmo sentido: armas de ferro podem quebrar o gelo e esculpir, quando necessário.

Pokémon de Tipo Venenoso

Pokémon de Tipo Venenoso

  • Vantagem: Fada e Planta
  • Fraqueza: Psíquico e Terrestre

Vamos explicar agora os Pokémon tóxicos. Eles possuem a vantagem aos tipos Fada e Planta. Ao tipo Fada podemos relacionar diretamente a muitos contos de fadas. Bom, as fadas são criaturas mágicas e por serem relacionadas à bondade, muitas vezes a forma de fazer mal a esses seres seria criando poções venenosas e até mesmo lançando uma grande quantidade de veneno sobre elas. Já ao tipo Planta vem principalmente dos agrotóxicos. Sim! O maior exemplo dessa vantagem vem dessas substâncias muitas vezes usadas para "melhorar" um vegetal na intenção de lucrar com isso. O grande problema é que esse agrotóxico pode prejudicar o sistema natural das plantas, causando assim grandes problemas não só a elas, mas também aos seres humanos.

Pokémon de Tipo Elétrico

Pokémon de Tipo Elétrico

  • Vantagem: Água e Voador
  • Fraqueza: Terrestre

Os nossos elétricos e tipo do mascote mais famoso do mundo possui duas vantagens: os aquáticos e voadores. Ao tipo Água vem da questão que os sais minerais presentes na água conduzem muito bem a eletricidade e por isso um Pokémon aquático, puramente, sofrerá muitos danos num combate. Já os voadores não fica muito claro como ocorre, mas se fomos parar pra pensar numa ave voando, e caso ela seja atingida por um raio, trovão ou relâmpago, ela cairá rapidamente, pois não conseguirá escapar de ser atingida.

Pokémon de Tipo Dragão

Pokémon de Tipo Dragão

  • Vantagem: Dragão
  • Fraqueza: Dragão, Fada e Gelo

Chegando ao último tipo, vamos explicar sobre os dragões. Curiosamente a sua única vantagem é sobre os próprios dragões. Mas por quê? Bom, os dragões são seres poderosos e que, por muitas vezes, são criaturas gigantes que travam diversas batalhas, só que eles não tendem a travar batalhar com seres inferiores a eles. Ele procura pelo quê? Exatamente! Seres que se igualem ao seu poder, ou seja, outros dragões. A força dos dragões são equiparadas e segundo as lendas somente um dragão venceria um dragão.

Leandro Lemos

Graduado em Ciências Biológicas, Pós-graduando em Zoologia e especializado em Entomologia. Poke-fã desde que se entende por gente. Viciado nível hard e apaixonado por toda a franquia. Hoje, como bom fã, busco levar informação e aguçar a curiosidade daqueles que buscam informações sobre Pokémon, fazendo com que todos, assim como eu e toda equipe da PBN, tenham Pokémon em sua vida.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال