Tipo Dragão (Dragon Type)

Pokémon Tipo Dragão (Dragon)

O Tipo Dragão existe na franquia Pokémon desde a 1ª Geração, na qual três dragões foram introduzidos. Na 2ª Geração, apenas mais um Pokémon Dragão fora introduzido. Já na 5ª Geração, no entanto, mais Pokémon deste tipo foram criados: uma quantidade total de 10. Atualmente, o tipo Dragão possui 75 representantes, considerando os tipo Puro, tipo Primário e tipo Duplo. Além disso, existem 30 movimentos tipo Dragão. No TCG, este tipo estava incluso em Colorless até o set Black & White: Dragons Exalted, a partir do qual ganhou um tipo próprio, igualmente chamado de Dragão. Em inglês, o Tipo Dragão é chamado de Dragon Type.

Vantagens e Desvantagens do Tipo Dragão

  • É super efetivo contra: Dragão
  • É pouco efetivo contra: Aço
  • Não tem efeito contra: Fada
  • Tem resistência a: Elétrico, Fogo, Planta e Água
  • Tem fraqueza a: Dragão, Gelo e Fada
  • O Tipo Dragão não é imune a nenhum outro tipo Pokémon

Movimentos do Tipo Dragão

Geração Movimento Categoria Poder Precisão PP Descrição
I Dragon Rage Especial - 100% 10 Este ataque atinge o alvo com uma onda de choque de pura raiva. Este ataque sempre causa 40 HP de dano.
II Dragon Breath Especial 60 100% 20 O usuário exala uma poderosa baforada que inflige danos ao adversário. Esse ataque também pode deixar o alvo paralisado.
II Outrage Físico 120 100% 10 O usuário agita-se e ataca por dois a três turnos. O usuário então fica confuso.
II Twister Especial 40 100% 20 O usuário provoca um violento tornado para destruir o Pokémon adversário. Isso também pode fazer o alvo recuar.
III Dragon Claw Físico 80 100% 15 O usuário corta o alvo com enormes garras afiadas.
III Dragon Dance Status - - 20 O usuário executa, vigorosamente, uma dança mística e poderosa que aumenta suas estatísticas de Ataque e Velocidade.
IV Draco Meteor Especial 130 90% 5 Cometas são invocados do céu diretamente para o alvo. O recuo desse ataque reduz drasticamenteo Ataque Especial do usuário.
IV Dragon Pulse Especial 85 100% 10 O alvo é atacado por uma onda de choque gerada pelo usuário.
IV Dragon Rush Físico 100 75% 10 O usuário ataca o alvo enquanto exibe uma ameaça avassaladora. Isso também pode fazer o alvo recuar.
IV Roar of Time Especial 150 90% 5 O usuário atinge o alvo com um poder que distorce até o tempo. O usuário não pode se mover no prórximo turno.
IV Spacial Rend Especial 100 95% 5 O usuário rasga o alvo junto com o espaço ao seu redor. Ataques críticos acertam mais facilmente.
V Dragon Tail Físico 60 90% 10 O alvo é derrubado e um Pokémon diferente é trazido para a Batalha. Na natureza, isso termina uma batalha contra um único Pokémon.
V Dual Chop Físico 40 90% 15 O usuário ataca seu alvo acertando-o com golpes brutais. O alvo é atingido duas vezes seguidas.
VII Clanging Scales Especial 110 100% 5 O usuário esfrega as escamas em todo o corpo e faz um grande barulho para atacar o Pokémon adversário. O status de defesa do usuário diminui após o ataque.
VII Clangorous Soulblaze Especial 185 - 1 Depois de obter Z-Power, o usuário, Kommo-o, ataca o Pokémon adversário com força total. Este movimento aumenta as estatísticas do usuário.
VII Core Enforcer Especial 100 100% 10 Se o Pokémon ao qual o usuário infligiu o dano já usou seus movimentos, esse movimento elimina o efeito da Habilidade do alvo.
VII Devastating Drake Físico - - 1 O usuário materializa sua aura usando seu Z-Power e ataca o alvo com força total. O poder varia, dependendo do movimento original.
VII Devastating Drake Especial - - 1 O usuário materializa sua aura usando seu Z-Power e ataca o alvo com força total. O poder varia, dependendo do movimento original.
VII Dragon Hammer Físico 90 100% 15 O usuário usa seu corpo como um martelo para atacar o alvo e infligir danos.
VIII Breaking Swipe Físico 60 100% 15 O usuário balança sua dura cauda descontroladamente e ataca os Pokémon adversários. Isso também diminui suas estatísticas de ataque.
VIII Clangorous Soul Status - - 5 O usuário aumenta todas as suas estatísticas usando alguns de seus HP.
VIII Dragon Darts Físico 50 100% 10 O usuário ataca duas vezes usando Dreepy. Se houver dois alvos, esse movimento atinge cada alvo uma vez.
VIII Dragon Energy Especial 150 100% 5 Convertendo sua força vital em poder, o usuário ataca Pokémon adversários. Quanto menor for o HP do usuário, menor será a potência do movimento.
VIII Dynamax Cannon Especial 100 100% 5 O usuário libera um forte feixe de seu núcleo. Este movimento causa o dobro do dano se o alvo estiver em sua forma Dynamax.
VIII Eternabeam Especial 160 90% 5 Este é o ataque mais poderoso de Eternatus em sua forma original. O usuário não pode se mover no próximo turno.
VIII G-Max Depletion Físico - - 3 Um ataque do tipo dragão usado por Duraludon Gigantamax. Reduz o PP do último movimento usado.
VIII G-Max Depletion Especial - - 3 Um ataque do tipo dragão usado por Duraludon Gigantamax. Reduz o PP do último movimento usado.
VIII Max Wyrmwind Físico - - 3 Este é um ataque do tipo dragão usado por Pokémon em sua forma Dynamax. Isso diminui a estatística de Ataque do alvo.
VIII Max Wyrmwind Especial - - 3 Este é um ataque do tipo dragão usado por Pokémon em sua forma Dynamax. Isso diminui a estatística de Ataque do alvo.
VIII Scale Shot Físico 25 90% 20 O usuário ataca atirando escamas de duas a cinco vezes consecutivas. Este movimento aumenta a estatística de velocidade do usuário, mas diminui sua estatística de defesa.

Pokémon Tipo Dragão

Pokémon Dragão Tipo Puro

# Ícone Nome
147 Dratini
148 Dragonair
371 Bagon
372 Shelgon
610 Axew
611 Fraxure
612 Haxorus
621 Druddigon
704 Goomy
705 Sliggoo
706 Goodra
782 Jangmo-o
895 Regidrago

Pokémon com Dragão Tipo Primário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
149 Dragonite
334 Altaria
334 Mega Altaria
373 Salamence
373 Mega Salamence
380 Latias
380 Mega Latias
381 Latios
381 Mega Latios
384 Rayquaza
384 Mega Rayquaza
443 Gible
444 Gabite
445 Garchomp
445 Mega Garchomp
643 Reshiram
644 Zekrom
646 Kyurem
646 White Kyurem
646 Black Kyurem
718 Zygarde Forma 10%
718 Zygarde Forma 50%
718 Zygarde Forma Completa
783 Hakamo-o
784 Kommo-o
885 Dreepy
886 Drakloak
887 Dragapult

Pokémon com Dragão Tipo Secundário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
6 Mega Charizard X
103 Exeggutor Forma de Alola
181 Mega Ampharos
230 Kingdra
254 Mega Sceptile
329 Vibrava
330 Flygon
483 Dialga
484 Palkia
487 Giratina Forma Alterada
487 Giratina Forma Origem
633 Deino
634 Zweilous
635 Hydreigon
691 Dragalge
696 Tyrunt
697 Tyrantrum
714 Noibat
715 Noivern
776 Turtonator
780 Drampa
799 Guzzlord
800 Ultra Necrozma
804 Naganadel
840 Applin
841 Flapple
841 Gigantamax Flapple
842 Appletun
880 Dracozolt
882 Dracovish
884 Duraludon
884 Gigantamax Duraludon
890 Eternatus
890 Eternamax Eternatus

Especialistas do Tipo Dragão

Lance


Lance é um treinador do tipo Dragão, membro da Elite 4 do Planalto Índigo na Geração I , Geração III e Geração VII, e Campeão Pokémon do Planalto Índigo na Geração II e Geração IV.

Clair


Clair é a Líder do Ginásio da Cidade de Blackthorn. Ela é especialista em Pokémon do tipo Dragão e dá a insígnia "Ascendente" aos treinadores que a derrotam. Lance é seu primo.

Drake


Drake é um treinador tipo Dragão e Membro da Elite 4 de Hoenn.

Drayden


Drayden é o Líder do Ginásio e prefeito da Cidade de Opelucid. Ele é especialista em Pokémon do tipo Dragão e dá a insígnia da "Lenda" aos treinadores que o derrotam. Em Pokémon White, Iris detinha o título de Líder de Ginásio de Opelucid.

Iris


Iris é uma treinadora tipo Dragão. Foi uma das Líderes de Ginásio da Cidade de Opelucid, dando a insígnia da "Lenda" em Pokémon White. Dois anos mais tarde, em Pokémon Black 2 e White 2 , ela se tornou a Campeã da Liga Pokémon de Unova.

Drasna


Drasna é uma treinadora do tipo Dragão e membro da Elite 4 de Kalos.

Zinnia


Zinnia é uma misteriosa treinadora Pokémon de Hoenn. Ela é descrita como uma pessoa especial que detém a chave do Episódio Delta em Omega Ruby e Alpha Sapphire, em uma viagem para cumprir seus objetivos.

Ryuki


Ryuki é um personagem não-jogável nos jogos da Geração VII. Ele é um guitarrista de Rock e um treinador que se especializou em Pokémon tipo Dragão.

Raihan


Raihan é o Líder do Ginásio Hammerlocke. Ele é especialista em Pokémon do tipo Dragão e dá a insígnia do dragão aos treinadores que o derrotam. Ele também é conhecido por utilizar táticas meteorológicas em suas batalhas.

Itens do Tipo Dragão

Nome Descrição
Adamant Orb Um orbe reluzente a ser segurado por Dialga. Aumenta o poder dos movimentos do tipo Dragão e Aço quando é segurado.
Draco Plate Um item a ser segurado por um Pokémon. É uma placa de pedra que aumenta o poder dos movimentos do tipo Dragão.
Dragon Fang Um item a ser segurado por um Pokémon. Esta presa dura e afiada aumenta o poder dos movimentos do tipo Dragão.
Dragon Gem Uma joia com essência dracônica. Quando segurada, fortalece o poder de um movimento do tipo Dragão uma vez.
Dragon Memory Um disco de memória que contém dados do tipo Dragão. Muda o tipo do usuário se for segurado por uma determinada espécie de Pokémon.
Dragonium Z Converte Z-Power em cristais que atualizam movimentos do tipo Dragão para Z-Moves do tipo Dragão.
Griseous Orb Um orbe brilhante a ser segurado por Giratina. Aumenta o poder dos movimentos do tipo Dragão e Fantasma quando é segurado.
Haban Berry Se segurada por um Pokémon, esta Berry diminuirá os danos sofridos por um ataque super efetivo do tipo Dragão.
Lustrous Orb Um orbe lindamente brilhante a ser segurado por Palkia. Aumenta o poder dos movimentos do tipo Dragão e Água quando é segurado.
Soul Dew Um orbe maravilhoso a ser segurado por Latios ou Latias. Aumenta o poder dos movimentos do tipo Dragão e Psíquico.

Curiosidades dos Tipo Dragão

  • O tipo Inseto é o único que ainda não foi pareado com o tipo Dragão
  • Dragão é o tipo mais comum da existência de Pseudo-Lendários, uma vez que apenas dois Pseudo-Lendários não são tipo Dragão
  • Na Geração I, não era possível causar dano supereficaz ao tipo Dragão, uma vez que o então único Movimento deste tipo era Dragon Rage, que sempre causa 40HP de dano.
  • Dragão é o tipo mais comum para servir como mascote da versão, já que sete Pokémon de tipo Dragão serviram para oito jogos da série principal
  • Todos os Movimentos de tipo Dragão são elegíveis para uso nas Sky Battles
  • Sinnoh é a única região sem um especialista em tipo Dragão

19 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. E essas são as informações do tipo Dragon! (Agora tenho banner ^^)

    Bom, na última matéria, os votos de vocês decidiram: o tipo da próxima matéria será DARK! Percebi que vcs estão meio desanimados nas votações: só teve quatro votos na matéria sobre Grass... Votem mais e decidam os próximos tipos!

    Dêem sugestões, apontem erros, enfim: comentem!

    ResponderExcluir
  2. Depois quero sobre tipo flying,ou pisiquico.

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua matéria!! Adoro o tipo dragon^^ As imagens escolhidas estão lindas! Continue colocando imagens assim. -fica a dica
    Estou esperando ansiosa pela matéria do tipo dark =D
    Depois de dark, que tal água(water)??

    ResponderExcluir
  4. tomara que tenha novos tipos Dragon como um Dragon/planta ,Dragon/pedra,Dragon/Lutador o um
    Dragon/normal com habilidades especiais de mudar de tipo.

    ResponderExcluir
  5. Ow, eu gostaria de lembrar aqui que os Pokémons Horsea, Trapinch e Swablu NÃO são Pokémons do tipo Dragão. Flw.

    ResponderExcluir
  6. a lider de ginasio de hoen que tem um altaria ele não lider de ginasio de dragão

    ResponderExcluir
  7. Ótima materia!

    ResponderExcluir
  8. gostei que a próxima vai ser dark! meu tipo preferido por causa do darkrai *-* faz depois sobre o tipo elétrico ou voador

    ResponderExcluir
  9. O que me intriga é o fato de apesar de no anime o Garchomp poder voar, nos games ele não pode aprender a tecnica Fly. Curioso não?

    ResponderExcluir
  10. Não gosto do tipo Dragon, mas ótima matéria! (:

    Quero ver uma dos tipo Water. =D

    ResponderExcluir
  11. anônimo das 20:55 ele deve saber que esses pokemons não são tipos dragão mas ele colocou por que eles evoluem pra tipo dragão.

    ResponderExcluir
  12. Cara Outrage é Physical '-' a partir de DPP

    ResponderExcluir
  13. carmelo junior20/02/2013, 13:46

    Ótima matéria. tambem voto no tipo voador para a próxima.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo das 20:55 --> esse Pokémon são futuros dragões, assim como o anônimo das 23:33 disse ^^

    Carlos Dusky --> Valeu, já foi alterada a informação!

    ResponderExcluir
  15. Adorei a matéria mas há um erro.Lá em cima diz "Todos os tipo Dragon podem aprender Outrage." Mas o Garchomp não aprende.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo das 18:55 --> Na verdade, existem condições específicas em que um Garchomp ou suas pré-evoluções podem aprender Outrage, uma delas é pelo Dream World. Mas, realmente, eles não podem aprender essa técnica naturalmente por aumento de nível ^^

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال