Natures Pokémon - Guia Completo

Natures Pokémon

Se você já jogou algum jogo principal da franquia Pokémon, provavelmente você ouviu falar no termo "Nature". Em português, a Nature pode ser entendida como a natureza do Pokémon ou personalidade de um Pokémon.

A Nature é um atributo individual de cada Pokémon e tem efeitos práticos nas batalhas. Por isso, este guia vai ajudá-lo a compreender o que é Nature, quais são as Natures que existem e como definir a melhor Nature para cada Pokémon da sua equipe.

O que é Nature

A Nature é uma mecânica que influencia os stats de um Pokémon, aumentando e diminuindo um stat específico. O stat beneficiado pela Nature aumenta em 10%, enquanto que o stat prejudicado diminui 10%. Existem algumas Natures que são neutras, não modificando qualquer stat.

Até o momento, não existem formas de descobrir a Nature de um Pokémon antes da captura. A Nature pode ser identificada apenas após a captura, na tela de informações do Pokémon:

Toxtricity Naive Nature

Essa mecânica foi introduzida na geração III, nos jogos Pokémon Ruby e Sapphire, e desde então se faz presente nos jogos principais.

A partir dos games Pokémon HeartGold e SoulSilver, os stats modificados ficaram mais evidentes, pois adquiriram cores distintas: o stat que aumenta fica na cor rosa, enquanto o que diminui fica na cor azul. Isso significa que o jogador não precisa mais decorar qual stat é influenciado pela Nature do Pokémon, basta ver as informações do Pokémon para saber qual stat é beneficiado e qual é prejudicado pela Nature. Em Pokémon Scarlet e Violet, a página do Pokémon Status Summary indica o stat aumentado com uma seta rosa para cima, enquanto o stat que diminui é representado com uma seta azul para baixo.

Nature Stat Summary Pokémon Scarlet e Violet

Stats Modificados por Natures

Os stats que podem ser alterados pela Nature são:

  • Attack (Ataque)
  • Defense (Defesa)
  • Special Attack (Ataque Especial)
  • Special Defense (Defesa Especial)
  • Speed (Velocidade)

Observa-se que o HP (Pontos de Saúde) não é um stat presente nessa mecânica.

Berries e Natures

As Natures também influenciam o gosto do Pokémon por berries, tendo um sabor que eles adoram e um que eles odeiam. Cada tipo de berry está associado a um stat:

  • Attack - Spicy
  • Defense - Sour
  • Speed - Sweet
  • Sp. Attack - Dry
  • Sp. Defense - Bitter

O tipo de berry que um Pokémon gosta está representado pelo stat que é beneficiado pela sua Nature, enquanto o tipo de berry que o Pokémon não gosta está associado ao stat que é penalizado pela sua Nature.

Tabela de Natures Pokémon

Existem 25 Natures no mundo Pokémon, sendo que apenas cinco são neutras (Bashful, Docile, Hardy, Quirky e Serious). Cada uma delas possui uma combinação única de aumento de um stat e diminuição de outro. Veja a tabela a seguir contendo as características de todas as Natures de Pokémon:
Nature Natureza (Traduzido) Status aumentado Status reduzido Sabor favorito Sabor odiado
Hardy Resistente
Lonely Solitário Attack Defense Spicy Sour
Brave Valente Attack Speed Spicy Sweet
Adamant Inflexível Attack Sp. Attack Spicy Dry
Naughty Desobediente Attack Sp. Defense Spicy Bitter
Docile Dócil
Bold Corajoso Defense Attack Sour Spicy
Relaxed Relaxado Defense Speed Sour Sweet
Impish Travesso Defense Sp. Attack Sour Dry
Lax Descuidado Defense Sp. Defense Sour Bitter
Serious Sério
Timid Tímido Speed Attack Sweet Spicy
Hasty Apressado Speed Defense Sweet Sour
Jolly Alegre Speed Sp. Attack Sweet Dry
Naive Ingênuo Speed Sp. Defense Sweet Bitter
Bashful Reservado
Modest Modesto Sp. Attack Attack Dry Spicy
Mild Suave Sp. Attack Defense Dry Sour
Quiet Quieto Sp. Attack Speed Dry Sweet
Rash Precipitado Sp. Attack Sp. Defense Dry Bitter
Quirky Peculiar
Calm Calmo Sp. Defense Attack Bitter Spicy
Gentle Gentil Sp. Defense Defense Bitter Sour
Sassy Atrevido Sp. Defense Speed Bitter Sweet
Careful Cuidadoso Sp. Defense Sp. Attack Bitter Dry
As Natures também podem ser facilmente agrupadas em uma tabela com foco nos stats alterados:
-Attack -Defense -Sp. Atk -Sp. Def -Speed
+Attack Hardy Lonely Adamant Naughty Brave
+Defense Bold Docile Impish Lax Relaxed
+Sp. Atk Modest Mild Bashful Rash Quiet
+Sp. Def Calm Gentle Careful Quirky Sassy
+Speed Timid Hasty Jolly Naive Serious

Melhor Nature para cada Pokémon

Considerando que existem tantas Natures e cada uma delas influencia o crescimento de um Pokémon de uma forma específica, uma dúvida frequente entre os jogadores é saber qual é a melhor Nature para cada Pokémon.

Basicamente, para definir a melhor Nature de um Pokémon é preciso pensar no conjunto de movimentos que ele usará em batalhas. Se o jogador optar por um Pokémon que utiliza movimentos físicos com foco em Ataque, ele vai preferir que o seu Pokémon tenha a Nature Adamant, pois ela aumenta o Ataque em 10% enquanto reduz o Ataque Especial em 10%. Como o Pokémon é um atacante físico, ele não será prejudicado pela redução de Ataque Especial.

Por outro lado, se o jogador optar por um Pokémon com foco em Defesa, é melhor que este Pokémon tenha a Nature Lax, pois ela aumenta em 10% a Defesa enquanto reduz 10% a Defesa Especial.

Como Definir a Nature do Pokémon

Um Pokémon capturado na natureza, chocado de um ovo, recebido dentro de um jogo por um personagem ou recebido em um evento oficial pode ter qualquer uma das Natures que existem.

No entanto, existem algumas formas conhecidas que os jogadores podem utilizar para influenciar a definição da Nature de um Pokémon, como através de breeding ou com a habilidade Synchronize (até a 8ª geração).

Vale destacar que o Pokémon permanece com a mesma Nature quando é trocado entre jogadores, sendo esta também uma forma de garantir uma Nature específica.

Definir a Nature com Breeding

Everstone Anime Pokémon

Em Pokémon Emerald, as fêmeas possuem 50% de chance de passar a Nature para o filhote segurado o item Everstone. Essa mecânica funcionou até Pokémon Platinum.

A partir de Pokémon HeartGold e SoulSilver, tanto as fêmeas quanto os machos podem passar sua Nature, ou seja, ambos podem utilizar a Everstone.

No entanto, estas técnicas só funcionam nos jogos da 4ª geração se ambos os Pokémon cruzando possuírem o mesmo idioma de origem.

E a partir de Pokémon Black 2 e White 2, os filhotes têm 100% de chances de adquirir a Nature do pai ou da mãe que estiverem segurando o item Everstone. Cada um possui a mesma chance de passar a Nature, ou seja, tanto o Pokémon macho quanto a fêmea possuem 50% de chance de definir a Nature do Pokémon filhote. Essa mecânica segue ativa até os jogos mais atuais.

Definir a Nature com a Habilidade Synchronize

Habilidade Synchronize Pokémon

A habilidade Synchronize permite que o Pokémon passe uma modificação de status para o adversário dentro da batalha. Isso significa que quando o Pokémon com Synchronize é queimado, paralisado ou envenenado por outro Pokémon, o adversário será afetado pela mesma condição. Esta habilidade não é afetada quando o Pokémon dorme ou é congelado. Contudo, fora da batalha, a habilidade serve também para encontrar Pokémon selvagem com uma Nature desejada.

Para isso, é necessário colocar o usuário desta habilidade no primeiro espaço da sua equipe, mesmo que ele esteja desmaiado, e andar nos matinhos.

Em Pokémon Emerald em diante, os Pokémon selvagens possuem 50% de chance de vir com a mesma Nature que o Pokémon que possui a habilidade Synchronize. Isso não se aplica para Pokémon lendários que se movem pela região (roaming), em Pokémon no Pokéwalker ou na Entree Forest.

Em Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire em diante, os Pokémon de presente (exceto aqueles obtidos em Mystery Gift e Ovos) que estão no grupo de ovo Undiscovered sempre terão a mesma Nature do Pokémon com a habilidade Synchronize.

Já a partir de Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon, se um Pokémon com Synchronize estiver no primeiro espaço da equipe, os Pokémon de presente (exceto aqueles obtidos em Mystery Gift e Ovos) sempre terão a mesma Nature do Pokémon com esta habilidade, independentemente do grupo de ovo.

Em Pokémon Sword e Shield, se um Pokémon com a habilidade Synchronize estiver no topo da equipe, os Pokémon selvagem terão a mesma Nature desse Pokémon. A probabilidade passou de 50% para 100% na definição da Nature.

Em Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl, se o jogador entrar no Grand Underground com um Pokémon com a habilidade Synchronize como seu primeiro Pokémon da equipe, todos os Pokémon selvagens encontrados lá terão a mesma Nature deste Pokémon escolhido.

Em Pokémon Scarlet e Violet, a habilidade Synchronize não possui efeitos sobre a Nature do Pokémon selvagem.

Os Pokémon que podem ter a habilidade Synchronize são: Abra, Kadabra, Alakazam, Mew, Natu, Xatu, Espeon, Umbreon, Ralts, Kirlia, Gardevoir, Munna, Musharna, Elgyem, Beheeyem, Indeedee (Macho e Fêmea) e Rabsca.

Definir a Nature com a Madame Celadon

Definir a Nature com a Madame Celadon

Em Pokémon Let's Go Pikachu e Eevee, o jogador pode pagar 10.000 para a Madame Celadon no Centro Pokémon de Celadon para definir a Nature de um Pokémon encontrado na natureza (incluindo o GO Park Complex) ou recebido como um presente (incluindo fósseis, mas não válido para trocas no jogo ou Mystery Gift). 

A Madame Celadon pedirá que o jogador escolha duas flores, e a cor de cada flor representa um stat:

  • Vermelho: Attack (Ataque)
  • Amarelo: Defense (Defesa)
  • Azul: Special Attack (Ataque Especial)
  • Verde: Special Defense (Defesa Especial)
  • Rosa: Speed (Velocidade)

A primeira flor que o jogador escolhe determina o stat que a Nature aumenta, enquanto a segunda flor determina o stat que a Nature diminui. Assim, é possível definir especificamente a Nature desejada. O efeito dessa mecânica funciona até a meia-noite daquele dia, mas é possível alterar a Nature no mesmo dia pagando novamente à Madame de Celadon.

Como não há breeding ou habilidades em Pokémon Let's Go Pikachu e Eevee, esta é a única forma de influenciar a Nature do Pokémon nesses jogos.

Este vídeo do Canal do Camaleão também fala sobre esta mecânica exclusiva e acessível para definir as Natures dos Pokémon em Pokémon Let's Go Pikachu e Eevee:


Definir a Nature na Safari Zone de Hoenn

Safari Zone Hoenn

Em Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald existem alimentadores de Pokéblock em toda a Safari Zone. Se um Pokéblock for colocado em um alimentador, todos os Pokémon selvagens encontrados em grama alta ou nos ladrilhos de água em até cinco passos de distância do alimentador ficarão encantados ao receberem um Pokéblock idêntico na tela de encontro.

Isso significa que é possível saber a Nature do Pokémon encantado a partir da sua preferência de sabor do Pokéblock, porque cada Nature determina a preferência de um sabor. O efeito do alimentador desaparece após 100 passos.

Mints

Mints Pokémon Scarlet e Violet

A partir de Pokémon Sword e Shield foi introduzido um novo tipo de item chamado Mint. Quando usado em um Pokémon, estes itens modificam o efeito da Nature de um Pokémon. A Nature original do Pokémon não é modificada, mas o efeito de crescimento ou diminuição de stat é afetado pela Mint utilizada no Pokémon.

Essas mudanças nos stats são demarcadas também com as cores vermelha e azul nas informações de stats do Pokémon, como se o Pokémon tivesse a Nature da respectiva Mint.

Além disso, as Mints fazem mudanças retroativas nos stats do Pokémon para que ele assuma a natureza do item utilizado.

Outros atributos definidos pela Nature, como a preferência de sabor do Pokémon, não são alterados. A Mint também não influencia a Nature que é passada por cruzamento com Everstone.

As Mints podem ser compradas por 50 Battle Points (BP) na loja da Battle Tower da cidade de Wyndon no pós-game de Pokémon Sword e Shield. Elas também podem ser encontradas no ambiente de Isle of Armor e Crown Tundra. Em Pokémon Scarlet e Violet, as Mints podem ser compradas nas lojas Chansey Supply por $20,000 cada. Os jogadores também podem encontrá-las em pontos brilhantes no terreno da região de Paldea.

Confira a lista de Mints e os stats influenciados por cada uma delas:
Nome Stat Aumentado Stat Reduzido
Lonely Mint Attack Defense
Adamant Mint Attack Sp. Attack
Naughty Mint Attack Sp. Defense
Brave Mint Attack Speed
Bold Mint Defense Attack
Impish Mint Defense Sp. Attack
Lax Mint Defense Sp. Defense
Relaxed Mint Defense Speed
Modest Mint Sp. Attack Attack
Mild Mint Sp. Attack Defense
Rash Mint Sp. Attack Sp. Defense
Quiet Mint Sp. Attack Speed
Calm Mint Sp. Defense Attack
Gentle Mint Sp. Defense Defense
Careful Mint Sp. Defense Sp. Attack
Sassy Mint Sp. Defense Speed
Timid Mint Speed Attack
Hasty Mint Speed Defense
Jolly Mint Speed Sp. Attack
Naive Mint Speed Sp. Defense
Serious Mint

Nature e Evolução de Toxel

Toxel Nature Evolução

Toxel é um Pokémon Bebê que evolui para uma forma diferente de Toxtricity no nível 30 de acordo com a Nature que ele possui. 

  • Toxtricity Amped Form: Hardy, Brave, Adamant, Naughty, Docile, Impish, Lax, Hasty, Jolly, Naive, Rash, Sassy, ou Quirky.
  • Toxtricity Low Key Form: Lonely, Bold, Relaxed, Timid, Serious, Modest, Mild, Quiet, Bashful, Calm, Gentle, ou Careful.

Este é o assunto abordado no canal do Kaka, onde você também pode descobrir onde conseguir um Toxel em Pokémon Sword e Shield:


2 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال