Tipos de Pokémon - Conheça as Vantagens e Desvantagens de Cada Tipo - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

16/02/2021

Tipos de Pokémon - Conheça as Vantagens e Desvantagens de Cada Tipo

Tipos Pokémon

O que é o tipo do Pokémon?

Basicamente, todo Pokémon está submetido à uma classificação de tipos que determinará suas características e golpes. De forma mais evidente, os tipos dos Pokémon são como "elementos" pertencentes a eles.

Não são apenas os Pokémon que possuem tipos. Todos os movimentos que um Pokémon pode utilizar em batalha também são classificados a partir de um tipo específico.

Definir o tipo do Pokémon significa dizer que ele possuirá vantagem sobre alguns tipos, desvantagem para outros tipos, ou mesmo imunidade. Em Batalhas Pokémon, os treinadores buscam utilizar um Pokémon com movimentos que possuem vantagem de tipo sobre o outro Pokémon.

Atualmente, existem 18 tipos de Pokémon, mas nem todos existem desde a 1ª Geração de jogos. O tipo Dark (Sombrio) e o tipo Steel (Aço), por exemplo, foram introduzidos na 2ª Geração; e o tipo Fairy (Fada), por sua vez, só foi adicionado mais recentemente na 6ª Geração. Por conta disso, muitos Pokémon também sofreram alteração de tipo, como Jigglypuff e Magnemite.

Símbolo Type Tipo (Traduzido)
Bug Inseto
Dark Sombrio
Dragon Dragão
Electric Elétrico
Fairy Fada
Fighting Lutador
Fire Fogo
Flying Voador
Ghost Fantasma
Grass Planta
Ground Terrestre
Ice Gelo
Normal Normal
Poison Venenoso
Image Psychic Psíquico
Rock Pedra
Steel Aço
Water Água

A versão traduzida dos Tipos de Pokémon considera o nome oficial adotado pela Pokémon Company no Brasil.

Cada Pokémon pode ter até dois tipos ao mesmo tempo, como Charizard, que é dos tipos Fogo e Voador. Nessas situações, o Pokémon passa a ser do Tipo Duplo. Já em situações em que o Pokémon apresenta somente um tipo, diz-se que ele é de Tipo Puro. Os golpes, no entanto, só podem ser de um único tipo.

O que é STAB? 

Embora a maioria dos golpes que um Pokémon possa aprender são de seu próprio tipo, também existem casos em que ele pode aprender golpes de tipos que não necessariamente pertencem a ele. Um Pokémon tipo Elétrico, por exemplo, pode ocasionalmente aprender um golpe do tipo Água (por exemplo, Pikachu pode aprender Surf em Pokémon Sword e Shield).

No entanto, ao usar golpes do mesmo tipo do Pokémon aplica-se o chamado Efeito STAB (Same Type Attack Bonus), que, em tradução direta, significaria "Ataque bônus de mesmo Tipo". Na realidade, este efeito é muito simples, indicando que há um bônus de dano de 50% quando o golpe utilizado é do mesmo tipo que o Pokémon.

Isso significa, por exemplo, que quando um Pikachu - um Pokémon do tipo Elétrico - utiliza o movimento Thunderbolt, que também é do tipo Elétrico, o dano causado é 50% superior. O efeito STAB é aplicado toda vez que o Pokémon e o movimento utilizado forem do mesmo tipo.

Combinação de Tipos

A Combinação de Tipos aumenta o leque de biodiversidade de Pokémon. A partir dos 18 tipos existentes atualmente é possível formar 171 combinações distintas de tipos de Pokémon. Dessas 171, muitas delas já existem, sendo algumas consideradas mais comuns, como Inseto/Venenoso (Beedrill), e outras consideradas mais improváveis, como Fogo/Água (Volcanion). Uma outra característica da combinação de tipos é a variedade de novas imunidades, resistências e fraquezas ao Pokémon de tipo duplo.

Combinações de Tipos que Não Existem

Apesar de ser possível combinar os 18 tipos em 171 arranjos possíveis, mesmo assim algumas combinações de tipos ainda não existem no mundo Pokémon. A cada nova geração, os fãs são surpreendidos com combinações inéditas, como o Galarian Slowbro e o Galarian Slowking, os primeiros Pokémon dos tipos Venenoso e Psíquico. Contudo, ainda há algumas combinações a serem exploradas em jogos futuros.

Conheça as combinações de tipos que ainda não existem em Pokémon:

ImageImage ImageImage ImageImage
ImageImage ImageImage ImageImage
ImageImage ImageImage ImageImage
ImageImage ImageImage ImageImage
ImageImage ImageImage ImageImage
ImageImage ImageImage


Efetividade dos Tipos

Zygarde Pokémon Sword Shield

O dano causado pelos movimentos depende de dois fatores: o tipo do movimento e o tipo do Pokémon adversário. A efetividade do tipo influencia a quantidade de dano causado ao oponente:

  • Se um movimento é super efetivo (super effective) contra o tipo do Pokémon adversário, o dano é dobrado (2x)
  • Se um movimento é pouco efetivo (not very effective) contra o tipo do Pokémon adversário, o dano é reduzido pela metade (0,5x)
  • Se um movimento não é efetivo (not effective) contra o Pokémon adversário, significa que o tipo do Pokémon é imune ao tipo do movimento e o dano é nulo (0x)
  • Se o tipo do movimento não possui relação de vantagem, desvantagem ou imunidade em relação ao tipo do oponente, o dano é somente o poder do golpe (1x)

Os tipos duplos de Pokémon trazem a possibilidade de se adicionar dois novos números de dano: 1/4x e 4x. Isso se dá graças aos atributos combinados dos dois tipos. Para exemplificar esse cálculo, será utilizado o Lendário Moltres como exemplo:
Moltres
Moltres é do tipo Fogo/Voador. Portanto:
  • Sendo do tipo Fogo, deveria ter fraqueza à Água (2x). Sendo do tipo Voador, deveria levar dano normal de Água. Cálculo: [2 x 1 = 2], então Moltres recebe 2x de dano de Água.
  • Sendo do tipo Fogo, deveria ter resistência à Gelo (1/2x). Sendo do tipo Voador, deveria ter fraqueza à Gelo (2x). Cálculo: [1/2 x 2 = 1], então Moltres recebe 1x de dano de Gelo.
  • Sendo do tipo Fogo, deveria ter fraqueza à Terrestre (2x). Sendo do tipo Voador, deveria ter imunidade à Terrestre (0x). Cálculo: [2 x 0 = 0], então Moltres é imune ao tipo Terrestre.
  • Sendo do tipo Fogo, deveria ter fraqueza ao tipo Pedra (2x). Sendo do tipo Voador, deveria também ser fraco ao tipo Pedra (2x). Cálculo: [2 x 2 = 4], então Moltres recebe 4x de dano do tipo Pedra.
  • Sendo do tipo Fogo, deveria ter resistência ao tipo Inseto (1/2x). Sendo do tipo Voador, deveria também ser resistente ao tipo Inseto. Cálculo: [1/2 x 1/2 = 1/4], então Moltres recebe 1/4x de dano do tipo Inseto.

Vantagens e Desvantagens dos Tipos

Tipo Normal

  • Vantagens: Nenhuma
  • Desvantagens: Lutador
  • Imunidades: Fantasma

Tipo Planta

  • Vantagens: Terrestre, Pedra e Água
  • Desvantagens: Inseto, Fogo, Voador, Gelo e Venenoso
  • Imunidades: Nenhuma

Tipo Fogo

  • Vantagens: Inseto, Planta, Gelo e Aço
  • Desvantagens: Pedra, Terrestre e Água
  • Imunidades: Nenhuma

Tipo Água

  • Vantagens: Fogo, Terrestre e Pedra
  • Desvantagens: Elétrico e Planta
  • Imunidades: Nenhuma

Tipo Elétrico

  • Vantagens: Água e Voador
  • Desvantagens: Terrestre
  • Imunidades: Nenhuma

Tipo Voador

  • Vantagens: Inseto, Lutador e Planta
  • Desvantagens: Elétrico, Gelo e Pedra
  • Imunidades: Terrestre

Tipo Gelo

  • Vantagens: Dragão, Voador, Planta e Terrestre
  • Desvantagens: Lutador, Fogo, Pedra e Aço
  • Imunidades: Nenhuma

Tipo Pedra

  • Vantagens: Inseto, Fogo, Voador e Gelo
  • Desvantagens: Lutador, Planta, Terrestre, Aço e Água
  • Imunidades: Nenhuma

Tipo Terrestre

  • Vantagens: Elétrico, Fogo, Venenoso, Pedra e Aço
  • Desvantagens: Gelo, Planta e Água
  • Imunidades: Elétrico

Tipo Aço

  • Vantagens: Fada, Gelo e Pedra
  • Desvantagens: Lutador, Fogo e Terrestre
  • Imunidades: Venenoso

Tipo Lutador

  • Vantagens: Sombrio, Gelo, Normal, Pedra e Aço
  • Desvantagens: Fada, Voador e Psíquico
  • Imunidades: Nenhuma

Tipo Sombrio

  • Vantagens: Fantasma, Psíquico
  • Desvantagens: Inseto, Fada e Lutador
  • Imunidades: Psíquico

Tipo Psíquico

  • Vantagens: Lutador, Venenoso
  • Desvantagens: Inseto, Sombrio e Fantasma
  • Imunidades: Nenhuma

Tipo Venenoso

  • Vantagens: Fada, Planta
  • Desvantagens: Terrestre e Psíquico
  • Imunidades: Nenhuma

Tipo Inseto

  • Vantagens: Sombrio, Planta e Psíquico
  • Desvantagens: Fogo, Voador e Pedra
  • Imunidades: Nenhuma

Tipo Fada

  • Vantagens: Sombrio, Dragão e Lutador
  • Desvantagens: Aço e Venenoso
  • Imunidades: Dragão

Tipo Fantasma

  • Vantagens: Fantasma e Psíquico
  • Desvantagens: Sombrio e Fantasma
  • Imunidades: Normal e Lutador

Tipo Dragão

  • Vantagens: Dragão
  • Desvantagens: Dragão, Fada e Gelo
  • Imunidades: Nenhuma

Além disso, caso você queira ver mais detalhes a respeito das Vantagens e Fraquezas dos Pokémon, confira este vídeo do canal Geração Power Up que trata sobre o tema:


Tabela de Vantagens e Desvantagens de Tipos

Os tipos dos Pokémon proporcionam a elaboração de estratégias de combate, já que cada um possui suas vantagens e fraquezas. Sendo assim, cada um dos tipos traz peculiaridades em relação àqueles que são mais fortes (ou seja, causam mais dano) ou mais fracos (ou seja, recebem mais dano). Você pode conferir a tabela de vantagens e desvantagens de Tipos completa a seguir:

Tabela de Vantagens e Desvantagens Tipos Pokémon

As linhas, representadas pelos tipos ao lado esquerdo, indicam o movimento de ataque. As colunas, por sua vez, indicam a defesa do Pokémon. Por exemplo: na linha do tipo Água há "2x" na coluna do tipo Fogo, indicando que movimentos do tipo Água têm o dano dobrado contra Pokémon do tipo Fogo. Já no caso, por exemplo, da linha do tipo Normal há um "0x" na coluna do tipo Fantasma, indicando que ataques de tipo Normal não atingem Pokémon de tipo Fantasma. Por fim, como último exemplo, pode-se observar a linha do tipo Gelo, que, na coluna do tipo fogo apresenta um "1/2x", indicando que movimentos do tipo Gelo são apenas parcialmente eficazes contra Pokémon do tipo Fogo.

O tipo "???"

Além dos 18 tipos de Pokémon já citados, existia também um tipo especial, introduzido na 2ª Geração, mas que foi removido na 5ª geração. Conhecido como tipo "???", ele não abrangia nenhum Pokémon por meios normais e se manifestava regularmente em apenas um golpe: Curse (hoje pertencente ao tipo Ghost).

Typeless

Pokémon Struggle

Há algumas situações específicas em que um Pokémon ou movimento se comporta como se ele fosse sem tipo (typeless). Isso normalmente acontece quando um Pokémon perde o seu tipo em batalha através de certos movimentos, como Burn Up ou Roost.

Um Pokémon sem tipo em batalha não pode receber efeito STAB do oponente e todos os movimentos adversários causam dano comum (1x).

O movimento Struggle, utilizado por um Pokémon quando ele já não possui mais nenhum movimento disponível, também age como um movimento sem tipo.

Conheça todos os tipos de Pokémon

Post Top Ad