Tipo Fighting (Lutador) - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

04/07/2013

Tipo Fighting (Lutador)


(Extraído dessa conta no Tumblr)
Em sua primeira aparição, logo na Geração I, Fighting era o tipo de 8 diferentes Pokémon. Por outro lado, foi a quinta geração a que mais introduziu monstrinhos lutadores, 15, o que contribuiu bastante para que hoje haja 40 criaturas do tipo, ou 6,16% do total de Pokémon. Já ao contarmos as técnicas Fighting, podemos encontrar 39 diferentes. Antigamente, nas três primeiras gerações, todas as técnicas do tipo eram obrigatoriamente Físicas: o Pokémon atacante, ao utilizá-las, causava dano no oponente acertando-o fisicamente. No TCG (Trading Card Game), Fighting está incluído em um tipo homônimo (de nome igual).

Obs: Ao contar os monstrinhos lutadores, a Pirouette Forme de Meloetta foi desconsiderada, porque essa é uma forma alternativa desse Pokémon e que, portanto, difere da natural.


Na batalha

O tipo Fighting, no videogame:
É super efetivo contra: Normal, Rock, Steel, Ice, Dark
É pouco efetivo contra: Poison, Flying, Bug, Psychic, Fairy
Não tem efeito contra: Ghost
Tem resistência a: Bug, Dark, Rock
Tem fraqueza a: Flying, Psychic, Fairy
É imune a: ---

O tipo Fighting, no TCG, geralmente:
É super efetivo contra: Darkness, Colorless
É pouco efetivo contra: Colorless (Flying, no videogame)
Tem resistência a: ---
Tem fraqueza a: Psychic

O Pokémon lutador com maior base stat, deixando os lendários de lado, é Infernape, com um total de 534. Do outro lado temos Medicham, que, com 410 nesse índice, é o tipo Fighting totalmente evoluído com menor base stat total.

Na batalha, o tipo Fighting é realmente uma moeda de dois lados. Isso porque, apesar de ser excelente no ataque, pode ser bastante controverso na defesa. Afinal, os lutadores resistem a Rock e a Dark, o que lhes confere ótima vantagem, mas, por outro lado, têm fraqueza aos comuns Flying e Psychic. Além disso, como a Defense e a Special Defense dos tipo Fighting é relativamente baixa, eles correm o risco de serem eliminados em poucos rounds em luta contra voadores e psíquicos. Por sorte, as combinações de Fighting com Dark, Steel e Psychic amenizam ou, no primeiro caso, até conseguem anular a fraqueza a Psychic. Além disso, é muito comum os lutadores aprenderem técnicas Rock, o que os ajuda a lidar com os tipo Flying.

Já ofensivamente há muito pouco para se reclamar de Fighting. Afinal, ele é um dos poucos tipos (apenas ele e Ground) a ser super efetivo contra cinco diferentes tipos! Isso, aliado ao fato de que lutadores possuem excelente Attack (mas Special Attack
 lamentável) pode lhes trazer vitórias fáceis. Ainda mais se forem usadas técnicas tipo Fighting como Close Combat, Superpower ou Hi Jump Kick. Está numa batalha contra Bug, que é resistente a Fighting? Não há problemas, experimente de novo alguma técnica Rock que seu lutador pode aprender. A questão é a dificuldade de lutar contra Psychic e Ghost, ainda mais em batalhas duplas ou triplas, em que os golpes de luta podem acertar apenas um oponente por vez. Mesmo assim,  o tipo Lutador é um dos mais utilizados no ataque.


Algumas técnicas do tipo Fighting

Hi Jump Kick (Physical) - O usuário pula bem alto, então acerta o alvo com um chute. Se o chute errar, o usuário irá se machucar.
Detect (Status) - Possibilita ao alvo evadir todos os ataques. A chance de a técnica falhar aumenta se for ela usada sucessivamente.
Superpower (Physical) - O usuário ataca o alvo com grande poder. Porém, o Attack e a Defense do usuário são reduzidos.
Close Combat (Physical) - O usuário ataca o alvo de perto, sem manter a guarda. Também reduz a Defense e Special Defense do usuário.
Final Gambit (Special) - O usuário arrisca tudo para acertar seu alvo. O usuário fica fora de combate, mas causa dano em valor igual ao seu HP no alvo.


Especialistas do tipo lutador

Uma prova da grande habilidade dos lutadores em Batalhas Pokémon é o fato de que o tipo Fighting é muito utilizado pelas cinco grandes regiões. Isso chega ao ponto de que, em cada uma delas, há pelo menos um Líder de Ginásio ou Membro da Elite dos 4 que se especializa no tipo. Veja abaixo quem são esses profissionais e seus lutadores:

Chuck (Johto) - Líder de Ginásio de Cianwood City  --> Primeape, Poliwrath (utilizados na Batalha de Ginásio, em HeartGold & SoulSilver)
Brawly (Hoenn) - Líder de Ginásio de Dewford Town --> Machop, Meditite, Makuhita (utilizados na Batalha de Ginásio, em Emerald)
Maylene (Sinnoh) - Líder de Ginásio de Veilstone City --> Meditite, Machoke, Lucario (utilizados na Batalha de Ginásio, em Platinum)
Chuck, Brawly e Maylene
Bruno (Kanto/Johto) - Membro da Elite dos 4 --> Hitmontop, Hitmonlee, Hitmonchan, Hariyama, Machamp, Lucario (utilizados na batalha na Indigo Plateau, em HeartGold & SoulSilver)
Marshal (Unova) - Membro da Elite dos 4 --> Throh, Sawk, Lucario, Mienshao, Machamp, Conkeldurr (utilizados na segunda batalha, Modo Challenge, na Pokémon League, em Black 2 & White 2)
Bruno e Marshal


Os Pokémon tipo Fighting

Os Pokémon lutadores são majoritariamente urbanos. Inclusive, alguns deles gostam de ajudar seres humanos em construções de prédios, como o fazem Machamp e Conkeldurr. Outros, por outro lado, gostam de treinar em academias. Contudo, pelo fato de estarem sempre tentando aperfeiçoar suas técnicas, muitos tipo Fighting se isolam periodicamente em montanhas com o fim de praticar lutas. Por sua vez, os lutadores mais selvagens, como Breloom, Heracross, Poliwrath e Toxicroak, habitam o interior de florestas, preferencialmente nas proximidades de rios ou lagos. Alguns deles vivem sozinhos, enquanto que há aqueles que preferem ficar em bandos de pelo menos cinco integrantes cada.

Já em relação à alimentação dos tipo Fighting não há muitos registros. Com o pequeno estudo que já foi feito de suas dietas, o mais interessante que se pode perceber é a grande variação de hábitos alimentares. Por exemplo, ao analisar os de Meditite e os de Makuhita, viu-se que, enquanto o primeiro se satisfaz com um berry por dia, o segundo come quilos e mais quilos de quase tudo o que vê pela frente, estocando energia para evoluir. Ao que tudo indica, os outros lutadores gostam de comer frutas, castanhas, plantas e berries em geral.

Tyrogue e os Hitmons
Algo que se pode perceber em todos os tipo Fighting é o alto grau competitivo e disciplinar. Muitos deles, inclusive, lutam desce o nascimento. Aliás, dentre as criaturas desse tipo, encontramos dois Pokémon Bebês. Tyrogue, que é um deles, treina diariamente e, dependendo de como foi seu treinamento, pode evoluir para diferentes Pokémon. Se priorizou o ataque, transforma-se em Hitmonlee, desenvolvendo bem as pernas; se preferiu investir na defesa, vira um Hitmonchan, ganhando músculos nos braços; e, se equilibrou ataque e defesa, evolui para Hitmontop, que tem bastante força na cabeça. Riolu, o outro bebê lutador, se comunica com os outros através de sua aura. Pode, inclusive, perceber quais as emoções de qualquer criatura sentindo a aura dela. Ao se tornar Lucario, este poder fica ainda maior: o Pokémon chacal passa a detectar a aura de qualquer coisa a até um quilômetro de distância, o que o permite ainda prever os movimentos dos oponentes e lutar com grande habilidade.

Blaziken, Infernape e Emboar
E, ao tratar dos tipo Fighting, é imprescindível falar da combinação Fire/Fighting já presente em três cadeias evolutivas de diferentes Pokémon iniciais - Torchic, Chimchar e Tepig. Todos eles se tornam lutadores logo no segundo estágio evolutivo, aprimorando suas técnicas ao evoluir novamente. Isso possibilita Blaziken, forma final de Torchic, ter pernas fortes o bastante para saltar por cima de edifícios. Já Infernape, última evolução de Chimchar, tem grande agilidade, que se soma a seus movimentos únicos de braços e pernas nas batalhas. Por fim, Emboar, estágio final de Tepig, tem estilo de luta em que usa técnicas diversas, todas poderosas e velozes.


Os Espadachins Justiceiros
É igualmente notável, no tipo Fighting, a presença de um quarteto de lendários, os Espadachins Justiceiros. O líder, Cobalion, tem um coração de ferro, mas é muito tranquilo e elegante. Logo atrás estão Virizion, o mais veloz deles, e Terrakion, o mais forte. 
Keldeo


Por último está Keldeo, que, mesmo sendo o aprendiz do grupo, é o único a ter poderes como mudar de forma e andar sobre a água. Há muitos anos, os Espadachins lutaram contra seres humanos que feriam Pokémon e passaram a odiar nossa espécie e viver longe de nós. Foi apenas recentemente que eles voltaram a se relacionar com os homens, unindo-se a muitos deles na luta contra o grupo criminoso Equipe Plasma.




Obs: O lendário Meloetta, ao mudar de forma, se torna Normal/Fighting.

Os lutadores nunca se contentam com os resultados que obtêm, pois sabem que apenas a prática leva à perfeição!

Referências: Bulbapedia, zerochan.net, ffxiah.com, solos1s.tumblr.com, kitsuene.deviantart.com, pokemonpalooza.tumblr.com, poke-mega.org, alejandro-puga.tumblr.com
  Para referências específicas de uma imagem, clique sobre ela.

Espero que tenham gostado ^^
(Leiam os comentários, o primeiro é sempre meu)


Matéria escrita por: 

Post Top Ad