A 1ª Geração foi a que introduziu o tipo Água, incluindo 32 Pokémon e 9 Movimentos. A primeira geração foi, inclusive, a que mais criou Pokémon e Movimentos aquáticos. Atualmente, estes números chegam a 164 Pokémon e 53 Movimentos. Isso provavelmente é uma alusão ao nosso mundo, cuja superfície é 75% composta por água. No TCG, Água está incluído em um tipo de mesmo nome. Em inglês, o tipo Água é chamado de Water Type.
Vantagens e Desvantagens do Tipo Água
- É super efetivo contra: Fogo, Pedra e Terrestre
- É pouco efetivo contra: Dragão, Planta e Água
- Não tem efeito contra: ---
- Tem resistência a: Fogo, Gelo, Aço e Água
- Tem fraqueza a: Elétrico e Planta
- É imune a: ---
Movimentos do Tipo Água
Geração | Movimento | Categoria | Poder | Precisão | PP | Descrição |
---|---|---|---|---|---|---|
I | Bubble | Especial | 40 | 100% | 30 | Um spray de bolhas incontáveis é lançado no Pokémon adversário. Isso também pode diminuir suas estatísticas de velocidade. |
I | Bubble Beam | Especial | 65 | 100% | 20 | Um spray de bolhas é lançado com força no alvo. Isso também pode diminuir sua estatística de velocidade. |
I | Clamp | Físico | 35 | 85% | 15 | O alvo é preso e apertado pela concha muito espessa e robusta do usuário por quatro a cinco turnos. |
I | Crabhammer | Físico | 100 | 90% | 10 | O alvo é martelado com uma grande pinça. Ataques críticos acertam mais facilmente. |
I | Hydro Pump | Especial | 110 | 80% | 5 | O alvo é atingido por um grande volume de água lançado sob grande pressão. |
I | Surf | Especial | 90 | 100% | 15 | O usuário ataca tudo ao seu redor inundando seus arredores com uma onda gigante. |
I | Water Gun | Especial | 40 | 100% | 25 | O alvo é atingido com um forte tiro de água. |
I | Waterfall | Físico | 80 | 100% | 15 | O usuário ataca o alvo e pode fazê-lo recuar. |
I | Withdraw | Status | - | - | 40 | O usuário retira seu corpo em sua concha dura, aumentando sua estatística de Defesa. |
II | Octazooka | Especial | 65 | 85% | 10 | O usuário ataca borrifando tinta no rosto ou nos olhos do alvo. Isso também pode diminuir a precisão do alvo. |
II | Rain Dance | Status | - | - | 5 | O usuário invoca uma forte chuva que cai por cinco turnos, aumentando o poder dos movimentos do tipo Água. Reduz o poder dos movimentos do tipo Fogo. |
II | Whirlpool | Especial | 35 | 85% | 15 | O usuário aprisiona o alvo em um redemoinho violento por quatro a cinco voltas. |
III | Dive | Físico | 80 | 100% | 10 | Mergulhando no primeiro turno, o usuário flutua e ataca no próximo turno. |
III | Hydro Cannon | Especial | 150 | 90% | 5 | O alvo é atingido por uma rajada aquosa. O usuário não pode se mover no próximo turno. |
III | Muddy Water | Especial | 90 | 85% | 10 | O usuário ataca atirando água lamacenta no Pokémon adversário. Isso também pode diminuir sua precisão. |
III | Water Pulse | Especial | 60 | 100% | 20 | O usuário ataca o alvo com um jato de água pulsante. Isso também pode confundir o alvo. |
III | Water Sport | Status | - | - | 15 | O usuário encharca o campo de batalha com água. Isso enfraquece movimentos do tipo Fogo por cinco turnos. |
III | Water Spout | Especial | 150 | 100% | 5 | O usuário jorra água para causar dano ao Pokémon adversário. Quanto menor for o HP do usuário, menor será a potência do movimento. |
IV | Aqua Jet | Físico | 40 | 100% | 20 | O usuário ataca o alvo a uma velocidade que o torna quase invisível. Esse movimento sempre vai primeiro. |
IV | Aqua Ring | Status | - | - | 20 | O usuário se envolve em um véu feito de água. Ele recupera algum HP a cada turno. |
IV | Aqua Tail | Físico | 90 | 90% | 10 | O usuário ataca balançando a cauda como se fosse uma onda violenta em uma tempestade violenta. |
IV | Brine | Especial | 65 | 100% | 10 | Se o HP do alvo estiver pela metade ou menos, este ataque acertará com o dobro da força. |
V | Razor Shell | Físico | 75 | 95% | 10 | O usuário corta seu alvo com conchas afiadas. Isso também pode diminuir a estatística de Defesa do alvo. |
V | Scald | Especial | 80 | 100% | 15 | O usuário atira água fervente em seu alvo. Isso também pode deixar o alvo queimado. |
V | Soak | Status | - | 100% | 20 | O usuário atira uma torrente de água no alvo e muda o tipo do alvo para Água. |
V | Water Pledge | Especial | 80 | 100% | 10 | Uma coluna de água atinge o alvo. Quando combinado com seu equivalente de fogo, seu poder aumenta e um arco-íris aparece. |
VI | Origin Pulse | Especial | 110 | 85% | 10 | O usuário ataca os Pokémon adversários com incontáveis feixes de luz que brilham em um azul profundo e brilhante. |
VI | Steam Eruption | Especial | 110 | 95% | 5 | O usuário submerge o alvo em vapor superaquecido. Isso também pode deixar o alvo queimado. |
VI | Water Shuriken | Especial | 15 | 100% | 20 | O usuário atinge o alvo com estrelas de arremesso duas a cinco vezes consecutivas. Esse movimento sempre vai primeiro. |
VII | Bouncy Bubble | Especial | 90 | 100% | 15 | O usuário ataca atirando bolhas de água no alvo. Ele então absorve água e restaura seu HP pela metade do dano recebido pelo alvo. |
VII | Hydro Vortex | Físico | - | - | 1 | O usuário cria uma enorme corrente giratória usando seu Z-Power para engolir o alvo com força total. O poder varia, dependendo do movimento original. |
VII | Hydro Vortex | Especial | - | - | 1 | O usuário cria uma enorme corrente giratória usando seu Z-Power para engolir o alvo com força total. O poder varia, dependendo do movimento original. |
VII | Liquidation | Físico | 85 | 100% | 10 | O usuário bate no alvo usando um jato de água com força total. Isso também pode diminuir a estatística de Defesa do alvo. |
VII | Oceanic Operetta | Especial | 195 | - | 1 | O usuário, Primarina, invoca uma grande quantidade de água usando seu Z-Power e ataca o alvo com força total. |
VII | Sparkling Aria | Especial | 90 | 100% | 10 | O usuário começa a cantar, emitindo muitas bolhas. Qualquer Pokémon queimado será curado com o toque dessas bolhas. |
VII | Splishy Splash | Especial | 90 | 100% | 15 | O usuário carrega uma onda enorme com eletricidade e atinge o Pokémon adversário. Isso também pode deixar o Pokémon adversário paralisado. |
VIII | Fishious Rend | Físico | 85 | 100% | 10 | O usuário rasga o alvo com suas guelras duras. Se o usuário atacar antes do alvo, o poder desse movimento é dobrado. |
VIII | Flip Turn | Físico | 60 | 100% | 20 | Depois de fazer o ataque, o usuário sai de campo e troca de lugar com um Pokémon de grupo à espera. |
VIII | G-Max Cannonade | Físico | - | - | 3 | Um ataque do tipo Água usado pelo Blastoise Gigantamax. Este movimento continua a causar dano aos oponentes por quatro turnos. |
VIII | G-Max Cannonade | Especial | - | - | 3 | Um ataque do tipo Água usado pelo Blastoise Gigantamax. Este movimento continua a causar dano aos oponentes por quatro turnos. |
VIII | G-Max Foam Burst | Físico | - | - | 3 | Um ataque do tipo Água usado pelo Kingler Gigantamax. Este movimento reduz drasticamente a velocidade dos oponentes. |
VIII | G-Max Foam Burst | Especial | - | - | 3 | Um ataque do tipo Água usado pelo Kingler Gigantamax. Este movimento reduz drasticamente a velocidade dos oponentes. |
VIII | G-Max Hydrosnipe | Físico | 160 | - | 3 | Um ataque do tipo Água usado pelo Inteleon Gigantamax. Este movimento pode ser usado no alvo independentemente de suas Habilidades. |
VIII | G-Max Hydrosnipe | Especial | 160 | - | 3 | Um ataque do tipo Água usado pelo Inteleon Gigantamax. Este movimento pode ser usado no alvo independentemente de suas Habilidades. |
VIII | G-Max Rapid Flow | Físico | - | - | 3 | Um ataque do tipo Água usado pelo Urshifu Gigantamax. Este movimento de ataque rápido pode ignorar Max Guard. |
VIII | G-Max Rapid Flow | Especial | - | - | 3 | Um ataque do tipo Água usado pelo Urshifu Gigantamax. Este movimento de ataque rápido pode ignorar Max Guard. |
VIII | G-Max Stonesurge | Físico | - | - | 3 | Um ataque do tipo Água usado pelo Drednaw Gigantamax. Este movimento espalha rochas afiadas pelo campo. |
VIII | G-Max Stonesurge | Especial | - | - | 3 | Um ataque do tipo Água usado pelo Drednaw Gigantamax. Este movimento espalha rochas afiadas pelo campo. |
VIII | Life Dew | Status | - | - | 10 | O usuário espalha uma água misteriosa e restaura o HP de si mesmo e de seu Pokémon aliado na batalha. |
VIII | Max Geyser | Físico | - | - | 3 | Este é um ataque do tipo Água usado por um Pokémon Dynamax. O usuário convoca uma forte chuva que cai por cinco turnos. |
VIII | Max Geyser | Especial | - | - | 3 | Este é um ataque do tipo Água usado por um Pokémon Dynamax. O usuário convoca uma forte chuva que cai por cinco turnos. |
VIII | Snipe Shot | Especial | 80 | 100% | 15 | O usuário ignora os efeitos dos movimentos e habilidades do Pokémon oponente que atraem os ataques, permitindo que esse movimento atinja o alvo escolhido. |
VIII | Surging Strikes | Físico | 25 | 100% | 5 | O usuário, tendo dominado o estilo Água, atinge o alvo com um movimento fluido três vezes seguidas. Esse ataque sempre resulta em um acerto crítico. |
Pokémon Tipo Água
Pokémon Água Tipo Puro
# | Ícone | Nome |
---|---|---|
7 | Squirtle | |
8 | Wartortle | |
9 | Blastoise | |
9 | Mega Blastoise | |
9 | Gigantamax Blastoise | |
54 | Psyduck | |
55 | Golduck | |
60 | Poliwag | |
61 | Poliwhirl | |
86 | Seel | |
90 | Shellder | |
98 | Krabby | |
99 | Kingler | |
99 | Gigantamax Kingler | |
116 | Horsea | |
117 | Seadra | |
118 | Goldeen | |
119 | Seaking | |
120 | Staryu | |
129 | Magikarp | |
134 | Vaporeon | |
158 | Totodile | |
159 | Croconaw | |
160 | Feraligatr | |
186 | Politoed | |
223 | Remoraid | |
224 | Octillery | |
245 | Suicune | |
258 | Mudkip | |
320 | Wailmer | |
321 | Wailord | |
341 | Corphish | |
349 | Feebas | |
350 | Milotic | |
351 | Castform Rainy Form | |
366 | Clamperl | |
367 | Huntail | |
368 | Gorebyss | |
370 | Luvdisc | |
382 | Kyogre | |
382 | Primal Kyogre | |
393 | Piplup | |
394 | Prinplup | |
418 | Buizel | |
419 | Floatzel | |
422 | West Sea Shellos | |
422 | East Sea Shellos | |
456 | Finneon | |
457 | Lumineon | |
489 | Phione | |
490 | Manaphy | |
501 | Oshawott | |
502 | Dewott | |
503 | Samurott | |
515 | Panpour | |
516 | Simipour | |
535 | Tympole | |
550 | Basculin Listra Vermelha | |
550 | Basculin Listra Azul | |
594 | Alomomola | |
656 | Froakie | |
657 | Frogadier | |
692 | Clauncher | |
693 | Clawitzer | |
728 | Popplio | |
729 | Brionne | |
746 | Wishiwashi Solo Form | |
746 | Wishiwashi School Form | |
771 | Pyukumuku | |
816 | Sobble | |
817 | Drizzile | |
818 | Inteleon | |
818 | Gigantamax Inteleon | |
833 | Chewtle | |
846 | Arrokuda | |
847 | Barraskewda |
Pokémon com Água tipo Primário
# | Ícone | Nome | Tipo 1 | Tipo 2 |
---|---|---|---|---|
62 | Poliwrath | |||
72 | Tentacool | |||
73 | Tentacruel | |||
79 | Slowpoke | |||
80 | Slowbro | |||
80 | Mega Slowbro | |||
87 | Dewgong | |||
91 | Cloyster | |||
121 | Starmie | |||
130 | Gyarados | |||
130 | Mega Gyarados | |||
131 | Lapras | |||
131 | Gigantamax Lapras | |||
170 | Chinchou | |||
171 | Lanturn | |||
183 | Marill | |||
184 | Azumarill | |||
194 | Wooper | |||
195 | Quagsire | |||
199 | Slowking | |||
211 | Qwilfish | |||
222 | Corsola | |||
226 | Mantine | |||
230 | Kingdra | |||
259 | Marshtomp | |||
260 | Swampert | |||
260 | Mega Swampert | |||
270 | Lotad | |||
271 | Lombre | |||
272 | Ludicolo | |||
278 | Wingull | |||
279 | Pelipper | |||
318 | Carvanha | |||
319 | Sharpedo | |||
319 | Mega Sharpedo | |||
339 | Barboach | |||
340 | Whiscash | |||
342 | Crawdaunt | |||
369 | Relicanth | |||
395 | Empoleon | |||
423 | West Sea Gastrodon | |||
423 | East Sea Gastrodon | |||
458 | Mantyke | |||
484 | Palkia | |||
536 | Palpitoad | |||
537 | Seismitoad | |||
564 | Tirtouga | |||
565 | Carracosta | |||
580 | Ducklett | |||
581 | Swanna | |||
592 | Frillish Macho | |||
592 | Frillish Fêmea | |||
593 | Jellicent Macho | |||
593 | Jellicent Fêmea | |||
647 | Keldeo Ordinary Form | |||
647 | Keldeo Resolute Form | |||
658 | Greninja | |||
658 | Ash-Greninja | |||
730 | Primarina | |||
751 | Dewpider | |||
752 | Araquanid | |||
779 | Bruxish | |||
788 | Tapu Fini | |||
834 | Drednaw | |||
834 | Gigantamax Drednaw | |||
882 | Dracovish | |||
883 | Arctovish |
Pokémon com Água Tipo Secundário
# | Ícone | Nome | Tipo 1 | Tipo 2 |
---|---|---|---|---|
138 | Omanyte | |||
139 | Omastar | |||
140 | Kabuto | |||
141 | Kabutops | |||
283 | Surskit | |||
363 | Spheal | |||
364 | Sealeo | |||
365 | Walrein | |||
400 | Bibarel | |||
479 | Wash Rotom | |||
688 | Binacle | |||
689 | Barbaracle | |||
690 | Skrelp | |||
721 | Volcanion | |||
747 | Mareanie | |||
748 | Toxapex | |||
767 | Wimpod | |||
768 | Golisopod | |||
845 | Gulping Cramorant | |||
845 | Gorging Cramorant | |||
892 | Urshifu Rapid Strike Style | |||
892 | Gigantamax Urshifu Rapid Strike Style |
Especialistas do Tipo Água
Misty
Misty é a Líder de Ginásio da Cidade de Cerulean, conhecido oficialmente como Ginásio Cerulean. Ela dá a insígnia da cascata aos treinadores que a derrotam. Ela também é especialista em Pokémon do tipo Água.
Wallace
Wallace é um líder e coordenador que se especializou em Pokémon tipo Água. Em Pokémon Ruby, Sapphire, Omega Ruby e Alpha Sapphire, ele é o Líder do Ginásio da Cidade de Sootopolis, conhecido oficialmente como Ginásio Sootopolis, concedendo a insígnia da chuva para aqueles que o derrotam. Em Emerald, ele se torna o Campeão da Liga Pokémon após devolver o Ginásio a Juan.
Juan
Juan é o Líder do Ginásio da Cidade de Sootopolis, conhecido oficialmente como Ginásio Sootopolis. Ele deixou seu Ginásio sob os cuidados de seu ex-aluno, Wallace, mas voltou depois que Wallace substituiu Steven e subiu para a posição de campeão Pokémon da Elite 4 de Hoenn. Ele dá a insígnia da chuva aos treinadores que o derrotam e é especialista em Pokémon tipo Água.
Crasher Wake
Crasher Wake, também conhecido simplesmente como Wake, é o Líder do Ginásio da Cidade de Pastoria, conhecido oficialmente como Ginásio Pastoria. Ele entrega a insígnia para os treinadores que o derrotam. Ele também é especialista em Pokémon do tipo Água.
Cress
Cress é um dos três Líderes de Ginásio da Cidade de Striaton, oficialmente conhecido como Ginásio Striaton. Ele é especialista em Pokémon tipo Água e dá a insígnia do trio aos jogadores que escolheram Tepig como seu Pokémon inicial, caso o derrotem, em Pokémon Black e White.
Marlon
Marlon é o Líder do Ginásio da Cidade de Humilau, conhecido oficialmente como Ginásio Humilau. Ele é especialista em Pokémon tipo Água e dá a insígnia da onda para os treinadores que o derrotam em Pokémon Black 2 e White 2.
Siebold
Siebold é um Treinador tipo Água e Membro da Elite 4 de Kalos.
Lana
Lana é a Trial Captain na Brooklet Hill da Ilha Akala. Ela é descrita como uma especialista em Pokémon tipo Água que é dedicada a sua família e uma confiável irmã mais velha que cuida de suas irmãs mais novas.
Nessa
Nessa é a Líder do Ginásio da Cidade de Hulbury, conhecido oficialmente como Hulbury Stadium. Ela é especialista em Pokémon tipo Água e dá a insígnia de água aos treinadores que a derrotam.
Habilidades do Tipo Água
Habilidades que interagem com Tipo Água
Geração | Habilidade | Descrição |
---|---|---|
III | Torrent | Aumenta a potência de Movimentos de tipo Água quando o Pokémon está em situação de perigo |
III | Water Absorb | Restaura Vida se atingido por um Movimento de tipo Água |
IV | Dry Skin | Aumenta o dano de ataques de tipo Fogo, tempo ensolarado reduz Vida, e Movimentos de tipo Água ou chuva restauram Vida |
IV | Storm Drain | O Pokémon recorre a todos os Movimentos de tipo Água para aumentar seu Ataque Especial |
VI | Desolate Land | Ativa a forte luz do sol e anula as condições climáticas, Movimentos e Habilidades. Faz com que os Movimentos de tipo Água que causem dano falhem |
VII | Liquid Voice | Os Movimentos baseados em som se tornam Movimentos de tipo Água |
VII | Water Bubble | Reduz pela metade o dano de ataques do tipo Fogo, evita queimaduras e dobra o poder dos Movimentos de tipo Água |
VII | Water Compaction | Aumenta significativamente a Defesa se atingido por um Movimento de tipo Água |
VIII | Steam Engine | Aumenta drasticamente os Stats de Velocidade do Pokémon se atingido por um Movimento de tipo Fogo ou Água |
Habilidades Exclusivas do Tipo Água
Geração | Habilidade | Descrição |
---|---|---|
III | Drizzle | O Pokémon faz chover quando entra em batalha |
III | Torrent | Aumenta a potência de Movimentos do tipo Água quando o Pokémon está em situação de perigo |
III | Water Veil | Evita que o Pokémon seja atingido pelo Status de queimadura |
VI | Mega Launcher | Aumenta a aura e os Movimentos de "pulso" |
Itens do Tipo Água
Nome | Descrição | |
---|---|---|
Absorb Bulb | Um item a ser segurado por um Pokémon. Isso aumenta o Ataque especial se o usuário for atingido com um ataque do tipo Água. Só pode ser usado uma vez. | |
Douse Drive | Uma cassete a ser segurada pelo Genesect. Muda o movimento Techno Blast do Genesect para que se torne do tipo Água. | |
Luminous Moss | Um item a ser segurado por um Pokémon. Aumenta a Defesa especial se o titular for atingido por um ataque do tipo Água. Só pode ser usado uma vez. | |
Lustrous Orb | Um orbe lindamente brilhante a ser segurado por Palkia. Aumenta o poder dos movimentos do tipo Dragão e Água quando é segurado. | |
Mystic Water | Um item a ser segurado por um Pokémon. Esta gema em forma de lágrima aumenta o poder dos movimentos do tipo Água. | |
Net Ball | Uma Pokébola um pouco diferente que é mais eficaz ao tentar capturar Pokémon do tipo Água ou Inseto. | |
Passho Berry | Se segurada por um Pokémon, esta Berry diminuirá os danos sofridos por um ataque super efetivo do tipo Água. | |
Sea Incense | Um item a ser segurado por um Pokémon. Este incenso tem um aroma curioso que aumenta o poder dos movimentos do tipo Água. | |
Splash Plate | Um item a ser segurado por um Pokémon. É uma placa de pedra que aumenta o poder dos movimentos do tipo Água. | |
Water Gem | Uma joia com essência de água. Quando segurado, fortalece o poder de um movimento do tipo Água uma vez. | |
Water Memory | Um disco de memória que contém dados do tipo Água. Muda o tipo do usuário se for segurado por uma determinada espécie de Pokémon. | |
Waterium Z | Converte Z-Power em cristais que atualizam movimentos do tipo Água para movimentos Z do tipo Água. | |
Wave Incense | Um item a ser segurado por um Pokémon. Este incenso tem um aroma curioso que aumenta o poder dos movimentos do tipo Água. |
Curiosidades sobre o Tipo Água
- A Geração II é a única que não introduziu nenhum Especialista tipo Água
- O tipo Água tem mais Pokémon que evoluem via troca, com um total de 6. São: Politoed, Slowking, Kingdra, Milotic, Huntail e Gorebyss
- Dos três tipos de Pokémon Iniciais, Água é o único a ter todos os seus membros - incluindo as respectivas evoluções - de mesma cor. Todos eles possuem tons de azul.
- Água, Voador e Psíquico são os únicos tipos que foram emparelhados com todos os outros tipos
- Existem cinco Movimentos G-Max de tipo Água, mais do que qualquer outro tipo
E é isso sobre Water!
ResponderExcluirPessoal, queria agradecê-los imensamente pelas inúmeras sugestões que recebi na última matéria, as quais se tornaram uma disputa entre apoiadores dos tipos Ice e Flying! Para mostrar minha gratidão, vou postar as duas matérias no mesmo dia.
Mas continuem votando pelos tipos que querem ver nas próximas matérias ^^ Obrigado mais uma vez!
Tipo Elétrico \o/
ResponderExcluirtipo pisiqco! (nao sei se foi ainda) xD
ResponderExcluirMuito boa a matéria.O nekko conseguiu achar uma solução para acabar com aquela disputa tola entre os tipos ice e flying.
ResponderExcluirParabéns pela matéria! =D
ResponderExcluirParabéns pela matéria, ótima como sempre. Então teremos Ice e flying na próxima, show.
ResponderExcluirTipo elétrico depois ;)
eletrico
ResponderExcluirEBAAAA!!!! Dois tipos nos proximos!!! Ainda bem q vai ter o tipo Flying
ResponderExcluirótima materia, vc disse que o thunder somente aumenta as chances de acertar, mas na verdade é impossivel erra-lo na chuva.Só uma correção ^.^
ResponderExcluirMenan --> Valeu pela dica, a informação já foi alterada ^^
ResponderExcluirmeu voto pro proximo é psiquico
ResponderExcluirType ground
ResponderExcluirÓtima matéria, gostaria depois de Ice e flying gostaria de tipo ground se possível.
ResponderExcluirMuito bom mas eu fiquei de saco cheio do tipo water pelo motivo de todos os jogos terem o HM surf.Meu voto é pisiquico
ResponderExcluirBota uma imagem do Keldeo pff :c
ResponderExcluirAnônimo das 14:57 --> Não se preocupe, vai ter imagem do Keldeo e dos outros Espadachins Justiceiros na matéria dos tipo Fighting ^^ (Se encontrar alguma que goste, fique à vontade para sugeri-la postando o link aqui nos comentários!)
ResponderExcluirNao sabia que Palkia era tipo Water(pensava que era Dragon/Steel) e cade o Lugia? Acho que ele eh Water, nao?
ResponderExcluirNa verdade, Lugia é Flying/Psychic
ExcluirAnônimo (18 de julho - 16:46) --> Como Palkia é mascote da versão Pearl (Pérola) dos jogos, ele é Water/Dragon. Já Dialga, mascote de Diamond (Diamante) é Steel/Dragon ^^ E Lugia é Psychic/Flying, apesar de realmente parecer Water/Flying por ser o rei dos mares *-*
ResponderExcluirVolcanion não é Water/Fire (ou o contrário, sei lá)?
ResponderExcluirE o Froakie chora...
ResponderExcluir