Tipo Water (Água) - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

26/02/2013

Tipo Water (Água)



(Imagem original aqui)

A primeira geração foi a que introduziu o tipo Water, incluindo 32 Pokémon e 9 técnicas a ele. Foi, inclusive, a geração que mais criou Pokémon e técnicas aquáticos. Hoje, estes números chegam a 108 e 26, respectivamente, o que faz de Water o tipo mais comum nos monstrinhos, alcançando 16,80% destes. Isso provavelmente é uma alusão ao nosso mundo, cuja superfície é 75% composta por água. Nas três primeiras gerações, em que as técnicas eram classificadas de acordo com seu tipo, todas as técnicas aquáticas eram Especiais. No TCG, Water está incluído em um tipo homônimo, de mesmo nome.

Obs: Na contagem de Pokémon, foram desconsiderados Castform na Rainy Form e Wash Rotom, por serem formas alternativas, que diferem das naturais.


Na batalha

O tipo Water, no videogame:
É super efetivo contra: Fire, Rock, Ground
É pouco efetivo contra: Dragon, Grass, Water
Não tem efeito contra: ---
Tem resistência a: Fire, Ice, Steel, Water
Tem fraqueza a: Electric, Grass
É imune a: ---

O tipo Water, no TCG, geralmente:
É super efetivo contra: Fire, Fighting
É pouco efetivo contra: Grass
Tem resistência a: ---
Tem fraqueza a: Grass, Lightning


Primeiramente, é importante falar de como os Pokémon tipo Water reagem à chuva forte. Ela é capaz de aumentar o poder de técnicas aquáticas em 50%, além de ativar habilidades muito comuns a Pokémon tipo Water, como Hydration (cura problemas de status se está chovendo), Rain Dish (recupera o HP gradualmente sob chuva) e Swift Swim (aumenta a Speed na chuva), favorecendo-os. Fora isso, reduz o poder da técnica Solar Beam, super efetiva contra monstrinhos aquáticos, e diminui também a quantidade de HP recuperada com o uso das técnicas Moonlight, Synthesis e Morning Sun, comuns a Pokémon de grama e de outros tipos, mas raríssima a tipo Water. Contudo, há alguns problemas também: na chuva, Thunder, técnica super efetiva contra os aquáticos, tem chances de acertar (accuracy) elevadas a 100% e a habilidade Dry Skin é ativada, inclusive recuperando HP de Paras e Parasect, que são Bug/Grass.

Os stats dos tipo Water são bem equilibrados, trazendo bons Attack, Special Attack e Defense, mas um Speed pobre. Um ponto forte desses Pokémon é sua habilidade de driblar suas fraquezas ao tipo Grass e Electric. Como todos os Pokémon aquáticos podem aprender técnicas Ice, Poison e/ou Flying, Grass é facilmente derrotado (juntamente com Dragon, que tem resistência a Water mas fraqueza a Ice). Já as combinações que Water faz com Ground (extremamente comum), Electric, Grass e Dragon o tornam imunes ou ao menos anulam sua fraqueza a técnicas Electric.

E mais: os aquáticos são fundamentais durante os jogos. Fora o fato de serem fortes contra Pokémon Ground e Rock, muito comuns em cavernas, eles aprendem as técnicas Surf, Waterfall, Whirpool e Dive, essenciais em alguns dos jogos principais. Ainda há o fato de que fraquezas duplas a Water são facilmente encontradas, enquanto resistências duplas ao tipo são bastante raras.

Os Pokémon aquáticos com maior base stat total são, excluindo lendários, Gyarados, Kingdra e Milotic, todos com 540. Por outro lado, aquele com o menor base stat total do tipo, dentre os que estão em seu estágio final de evolução, é Luvdisc, com 330.

Obs: O tipo Water, empatado com Flying, é o que mais se combina com outros. Hoje falta a Water a combinação com apenas um tipo: Fire.


Algumas técnicas do tipo Water

Surf (Special) - A área ao redor do usuário é inundada com uma onda gigante. Pode também ser usado para atravessar a água.
Waterfall (Physical) - O usuário ataca o alvo e pode fazê-lo hesitar (flinch). Pode também ser usado para subir por uma cachoeira.
Rain Dance (Status) - O usuário convoca uma chuva forte que cai por cinco turnos, aumentando o poder de técnicas tipo Water.
Aqua Jet (Physical) - O usuário se precipita contra o alvo a uma velocidade que torna o ataque quase invisível. Com certeza irá acertar primeiro.
Scald (Special) - O usuário dispara água fervente no alvo. Pode também queimar (burn) o alvo.

Obs: Aqua Jet pode, sim, acertar depois de algumas técnicas cujas prioridades são maiores, como ExtremeSpeed e Fake Out, por exemplo.


Especialistas do tipo água

O tipo Water é o mais frequente entre treinadores profissionais. Ao todo, seis Líderes de Ginásio o preferem, fora que um Champion também é fã dos aquáticos. Confira quem são essas pessoas e que Pokémon utilizam em suas batalhas.

Misty (Kanto) - Líder de Ginásio de Cerulean City --> Golduck, Quagsire, Lapras, Starmie (utilizados na Batalha de Ginásio, em HeartGold & SoulSilver)
Wallace (Hoenn) - Líder de Ginásio de Sootopolis City (em Ruby & Sapphire, apenas) --> Luvdisc, Sealeo, Seaking, Whiscash, Milotic (utilizados na Batalha de Ginásio, em Ruby & Sapphire)
Juan (Hoenn) - Líder de Ginásio de Sootopolis City (em Emerald, apenas) --> Luvdisc, Whiscash, Sealeo, Crawdaunt, Kingdra (utilizados na Batalha de Ginásio, em Emerald)
Misty e Wallace e Juan

Crasher Wake (Sinnoh) - Líder de Ginásio de Pastoria City --> Gyarados, Quagsire, Floatzel (utilizados na Batalha de Ginásio, em Platinum)
Cress (Unova) - Líder de Ginásio de Striaton City (em Black & White, apenas) --> Lillipup, Panpour (utilizados na Batalha de Ginásio, em Black & White)
Marlon (Unova) - Líder de Ginásio de Humilau City (em Black 2 & White 2, apenas)   --> Wailord, Mantine, Carracosta, Jellicent (utilizados na Batalha de Ginásio, Modo Challenge, em Black 2 & White 2)
Crasher Wake, Cress e Marlon

Wallace (Hoenn) - Champion (em Emerald, apenas) --> Wailord, Tentacruel, Whiscash, Ludicolo, Gyarados, Milotic (utilizados na batalha em Ever Grand City, em Emerald)
Wallace

Obs: Wallace, em Ruby & Sapphire, é Líder de Ginásio. Porém, quando Steven, o então Champion de Hoenn, renuncia, Wallace desafia a liga e vence, tornando-se o novo Champion, em Emerald. Juan, seu mentor, passa a substitui-lo como Líder de Ginásio de Sootopolis City.

Obs 2: Cress, em Black & White, é Líder de Ginásio junto com seus irmãos Cilan e Chilli. Porém, eles decidem renunciar ao cargo para treinarem. E, como os eventos de Black 2 & White 2 se passam dois anos após os dos jogos antecessores, outras mudanças ocorrem em Unova, como a oficialização de Marlon como Líder de Ginásio de Humilau City.

A equipe criminosa Team Aqua, que atuou em Hoenn na terceira geração, também era adepta dos Pokémon tipo Water. Seu principal objetivo era despertar Kyogre de seu sono profundo e usar seu poder para aumentar a quantidade de água no mundo e dominar o planeta. Os Pokémon aquáticos que eles mais utilizavam eram Carvanha, Sharpedo e Walrein.
Membro da Team Aqua


Os Pokémon tipo Water

"A biologia marinha de Pokémon" - não oficial
Apesar de a maioria dos tipo Water viver, logicamente, na água, seus habitats variam bastante. Muitos deles vivem em rios e lagos, ou mesmo na terra nas proximidades da água. Já outros vivem nos mares em profundidades específicas para cada espécie. Isso porque cada um gosta de um grau de iluminação diferente, bem como está acostumado a uma pressão marítima diferente e a uma temperatura diferente. Alguns, como Luvdisc, vivem ainda em dependência de outros Pokémon: ele faz ninhos nos ramos de Corsola!

Já os hábitos alimentares, mesmo sendo geralmente à base da caça de animais como peixes, podem ser também exclusivamente à base vegetal (berries, musgo, grama, algas, etc.). Curiosamente, há ainda muitos tipo Water que sobrevivem apenas filtrando alimento na água, absorvendo plâncton, nutrientes e até microorganismos. Uma dieta bem interessante é de Omanyte, que muda quando ele evolui: se antes ele comia plânton, ao ganhar as presas de Omastar passou a abrir as conchas de Shellder e comer o interior.

É igualmente notável a relação dos Pokémon pré-históricos com a água. Assim como a vida no planeta Terra se iniciou, ironicamente, na água, há indícios de que o mesmo ocorreu no mundo Pokémon. Afinal, Omanyte, Kabuto e Tirtouga são também do tipo Water e mesmo Lileep, que é Rock/Grass, vive no mar. Há ainda Relicanth, uma espécie aquática de mais de cem milhões de anos que se acreditava estar extinta.

E é claro que, dentre criaturas tão maravilhosas que são os Pokémon aquáticos, há alguns lendários.
Manaphy e Phione
(da direita para a esquerda)
  Suicune, mascote do jogo Crystal e protagonista do quarto filme da franquia, tem o poder de purificar águas poluídas. É membro do Trio de Bestas Lendárias.
  Kyogre, do Trio do Clima, é capaz de criar chuvas poderosas, as quais, se acredita, criaram os mares. É rival de Groundon.
  Manaphy é Guardião do Mar com Phione. O primeiro nasceu com o incrível poder de criar laços com qualquer um, ao passo que o segundo, sendo seu filhote, tem a condição de lendário discutida. Manaphy protagonizou o nono filme Pokémon.
  Palkia tem o poder de controlar o espaço e é do Trio da Criação, que protagonizou três dos jogos da quarta geração. Esteve nos filmes dez e doze da franquia.
  Keldeo, um dos Espadachins Justiceiros, pode mudar de forma com a ajuda de seus companheiros Cobalion, Terrakion e Virizion. Protagonizou o filme quinze de Pokémon.

Também é imprescindível falar que o tipo aquático é um dos três principais que abrange os chamados Pokémon iniciais, que são entregues a treinadores novatos. Para cada uma das cinco gerações há um inicial tipo Water que possui dois estágios evolutivos.
Iniciais de água das
primeiras cinco gerações
  Squirtle, de Kanto, sai de sua concha esguichando água sempre que pode. É Water puro.
  Totodile, de Johto, tem o hábito de morder tudo o que vê pela frente. É Water puro.
  Mudkip, de Hoenn, usa a barbatana de sua cabeça como uma radar sensorial. É Water puro até atingir seu próximo estágio evolutivo, a partir do qual se tornando Water/Ground.
  Piplup, de Sinnoh, é orgulhoso demais até para aceitar comida de seres humanos. É Water puro até atingir seu estágio final, no qual se torna Water/Steel.
  Oshawott, de Unova, usa sua concha para lutar e também para cortar berries. É Water puro. 

Pokémon tipo Water inundam os mares com tamanha beleza e espírito!

Os iniciais tipo Water em suas formas finais

Referências: Bulbapedia, bg.pokemon.wikia.com, fogu.com, solos1s.tumblr.com,
   dignified-aristocrat.tumblr.com, sa-dui.deviantart.com
Para referências específicas de uma imagem, clique sobre ela.
  
Espero que tenham gostado ^^
(Leiam os comentários, o primeiro é sempre meu)


Matéria escrita por:

Post Top Ad