Tipo Poison (Veneno) - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

15/02/2013

Tipo Poison (Veneno)



A introdução do tipo Poison ocorreu na primeira geração, na qual 33 Pokémon venenosos foram criados. Foi nessa geração que Poison mais apareceu nos monstrinhos. Hoje, após o lançamento de mais quatro gerações da franquia, totaliza-se 57 Pokémon do tipo, o que representa 8,78% dos Pokémon existentes. E mais: chegou a 21 o número de técnicas venenosas. Na classificação usada para definir os tipos até a terceira geração (incluindo-a), Poison e suas técnicas eram Físicas, o que tornava sempre necessário o contato com o oponente para causar-lhe dano. No TCG, esse tipo estava incluído em Grass antes do set Diamond & Pearl, a partir do qual passou a pertencer ao tipo Psychic.


Na batalha

O tipo Poison, no videogame:
É super efetivo contra: Grass, Fairy
É pouco efetivo contra: Ghost, Ground, Poison, Rock
Não tem efeito contra: Steel
Tem resistência a: Bug, Fight, Poison, Grass, Fairy
Tem fraqueza a: Ground, Psychic
É imune a: ---


O tipo Psychic, no TCG, geralmente:
É super efetivo contra: Fighting, Psychic
É pouco efetivo contra: Darkness, Metal
Tem resistência a: ---
Tem fraqueza a: Psychic

Um ponto excelente do tipo Poison é sua imunidade à condição de envenenamento (poison). Os stats desses Pokémon são bastante equilibrados, sendo Attack aquele que se sobrepõe levemente aos outros. Nem por isso esses Pokémon são bons para atacar: devido a ter pouco ou nenhum efeito sobre vários tipos e ser super efetivo apenas contra um tipo (o que á facilmente contornado pelas combinações que Grass faz com outros tipos), os venenosos podem demorar vários turnos para ganhar uma batalha. Por outro lado, são ótimos na defesa tanto quanto em confundir, fazer adormecer e principalmente envenenar oponentes. O Pokémon venenoso de maior base stat total é Crobat, com 535; os de menor, dentre aqueles totalmente evoluídos, são Beedrill e Dustox, ambos com 385.

As combinações do tipo Poison com outros vêm bem a calhar, primeiramente porque costumam aumentar o poder de ataque do Pokémon e, depois, porque mantêm a facilidade de envenenar oponentes e a imunidade à tal problema de status. Toxicroak, Victreebel e Beedril, por exemplo, são monstrinhos que combinam veneno e outros tipos e que possuem Attack e Special Attack bem destacados.

Além do mais, uniões como Grass, Bug ou Flying com Poison atenuam ou  até nulificam (no caso de Flying) a fraqueza dos Pokémon venenosos a técnicas Ground. A habilidade Levitate também contribui em relação a isso, pois se manifesta nas famílias evolutivas de Gastly e Koffing (que é, inclusive, tipo Poison puro).


Algumas técnicas do tipo Poison

Toxic (Status) – Uma técnica que deixa o alvo seriamente envenenado (badly poisoned). O dano pelo envenenamento aumenta a cada turno.
Sludge Bomb (Special) – Lodo anti-higiênico é lançado no alvo. Pode também envenená-lo.
Poison Tail (Physical) – O usuário acerta seu oponente com a cauda. Pode também envenenar o alvo. Danos críticos (critical hits) ocorrem com maior facilidade.
Toxic Spikes (Status) – O usuário prepara uma armadilha de espinhos venenosos nos pés de seu oponente. Ele envenena oponentes que entram na batalha.
Venoshock (Special) – O alvo é colocado em um líquido venenoso especial. O poder da técnica é dobrado se o alvo estiver envenenado.

Obs: Para mais informações sobre a condição de envenenamento e outros problemas de status, clique aqui.


Especialistas do tipo venenoso

O tipo Poison é o mais utilizado em batalhas por certos Líderes de Ginásio e um membro da Elite dos 4. Saiba quem são estes especialistas venenosos e com que Pokémon eles lutam:

Koga (Kanto) – Líder de Ginásio de Fuchsia City (nas gerações I e III) --> 2 Koffing, Muk, Weezing (utilizados na Batalha de Ginásio em FireRed e LeafGreen)
Janine (Kanto) – Líder de Ginásio de Fuchsia City (nas gerações II e IV) --> Crobat, Weezing, 2 Ariados, Venomoth (utilizados na Batalha de Ginásio em HeartGold & SoulSilver)
Roxie (Unova) – Líder de Ginásio de Virbank City (em Black 2 & White 2, apenas)      --> Koffing, Grimer, Whirlipede (utilizados na Batalha de Ginásio, modo Challenge, de Black 2 & White 2)
Koga e Janine e Roxie

Koga (Kanto/Johto) – membro da Elite dos 4 --> Skuntank, Toxicroak, Swalot, Muk, Venomoth, Crobat (utilizados na segunda batalha no Indigo Plateau em HeartGold & SoulSilver)
Koga

Obs: Koga, em Red, Green, Yellow (e Blue) e seus remakes, é Líder de Ginásio. Na estória dos jogos, três anos se passam até que, em Gold, Silver, Crystal e seus remakes, ele se torna membro da Elite dos 4 de Kanto/Johto. Então, ele passa o cargo de Líder de Ginásio à sua filha, Janine.

Obs 2: Roxie, juntamente com Cheren e Marlon, apenas se torna Líder de Ginásio em Black 2 & White 2, cujos eventos se passam dois anos após os dos jogos antecessores.
                                                                                      
Pokémon do tipo veneno também são comumente utilizados por equipes criminosas, como Team Rocket, Aqua, Magma, Galactic e Plasma. Os tipo Poison com que elas mais batalham são: Zubat, Ekans, Koffing, Grimer, Oddish, Venonat, Dustox, Stunky, Croagunk, Trubbish, Seviper, Skorupi, Venipede, Foongus e as famílias evolutivas de todos eles.
Team Rocket


Os Pokémon tipo Poison

No que diz respeito a seu habitat, Pokémon venenosos se dividem em dois grupos principais: moradores de pradarias, savanas e florestas e moradores das grandes cidades. Estes muitas vezes são encontrados em locais sujos, como lixões. Curiosamente, os habitantes de florestas se resumem basicamente àqueles Pokémon baseados em animais; os outros, como Grimer, Koffing e Trubbish, são os urbanos. Obviamente que há tipo Poison que são exceções e que moram no deserto (Skorupi) e no mar (Tentacool e Qwilfish), por exemplo.

A maioria esmagadora desses Pokémon é carnívora e usa seu veneno para matar a presa. Alguns deles comem apenas insetos, no entanto. Por outro lado, Grimer, Koffing e Trubbish se alimentam de coisas contaminadas, como lixo. Já Gulpin nem seleciona: come tudo aquilo que couber em sua boca.

Bulbasaur, o inicial Grass/Poison
O tipo Poison é o único que ainda não abrange nenhum lendário naturalmente. Mas nem por isso ele deixa de ser interessante. Nidoran e , por exemplo, além de serem os primeiros Pokémon em cujo nome há caracteres que não são letras, são também os pioneiros na demonstração das diferenças entre Pokémon de sexos opostos: e são tantas disparidades que os dois são de espécies distintas. Bulbasaur, por sua vez, é o único Pokémon inicial que tem um segundo tipo logo em sua forma básica – é uma criaturinha bastante tranqüila e leal, fora o fato de ser adorada por muitos fãs da franquia. E entre tantas outras histórias desses venenosos, uma que também se destaca é a de Grimer e Trubbish, que são Pokémon artificiais, criados sob influência do homem. O primeiro é o resultado da exposição do lodo de um córrego poluído à luz lunar; o segundo, de uma estranha reação química que ocorreu em um lixão. Bom, mesmo com todo esse veneno, Pokémon tipo Poison até que podem ser cativantes.


Obs: Para saber mais sobre Pokémon artificiais, clique aqui.



Matéria escrita por:

Post Top Ad