Tipo Psychic (Psíquico) - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

30/03/2013

Tipo Psychic (Psíquico)



A introdução do tipo Psychic ocorreu na primeira geração, na qual 14 Pokémon do tipo foram criados. Atualmente, o número total de psíquicos está em 68, ou 10,47% dos monstrinhos. A terceira geração foi aquele em que houve mais Pokémon Psychic criados, foram 20. Por outro lado, foi na primeira em que mais técnicas do tipo apareceram, 15. Hoje as técnicas psíquicas se juntam num total de 53. Antigamente, nas três primeiras gerações, todas as técnicas Psychic eram obrigatoriamente Especiais: o Pokémon atacante, ao utilizá-las, causava dano no oponente sem nem precisar tocá-lo. E, no TCG, Psychic está incluído em um tipo homônimo (de mesmo nome).

Obs: Na contagem de Pokémon, Darmanitan em seu Zen Mode foi desconsiderado, já que esta é uma forma alternativa da criatura, forma que difere da natural.


Na batalha

O tipo Psychic, no videogame:
É super efetivo contra: Fighting, Poison
É pouco efetivo contra: Psychic, Steel
Não tem efeito contra: Dark
Tem resistência a: Fighting, Psychic
Tem fraqueza a: Bug, Dark Ghost
É imune a: ---

O tipo Psychic, no TCG, geralmente:
É super efetivo contra: Fighting, Psychic
É pouco efetivo contra: Darkness, Metal
Tem resistência a: ---
Tem fraqueza a: Psychic, Darkness

Pokémon tipo Psychic tem destaque em Speed, Special Attack e Special Defense, que são bastante altos. Isso os torna bastante fortes ofensivamente e eles têm a vantagem de aprenderem técnicas de vários tipos, o que os auxilia a driblar suas fraquezas. Além do mais, o fato de que as técnicas psíquicas não acertam Pokémon Dark pode ser anulado se Miracle Eye for usado.

Por outro lado, o HP e Defense de Pokémon tipo Psychic são bem decepcionantes. Isso faz com que técnicas super efetivas a eles os nocauteiem se usadas duas vezes ou mesmo uma. Contudo, esses monstrinhos geralmente aprendem Recover, que recupera HP, ou então fazem o oponente dormir (usando Hypnosis ou Yawn) e utilizam Dream Eater, que suga HP do oponente.

É igualmente importante falar da combinação de Psychic/Grass (ou vice-versa), que se manifesta em Exeggcute, Exeggutor e Celebi. Ela faz desses Pokémon (juntamente com Snover e Abomasnow) criaturas com muitas fraquezas: são sete. No entanto, há combinações de Psychic que são bastante vantajosas, como a com Steel, presente em Bronzong, Metagross e suas linhas evolutivas. Ela muda completamente as fraquezas e resistências desses psíquicos, pois anula a fraqueza que teriam a técnicas Bug, Dark e Ghost e os torna fracos a Fire e Ground, resistentes a oito tipos e imunes a Poison. Além de ter essa combinação imensamente vantajosa, Metagross é o Pokémon tipo Psychic com maior base stat total (excluindo-se lendários), com 600, o que o torna pseudo-lendário. Esta é uma classificação dos fãs que enquadra Pokémon comuns com base stat total de 600, valor normal para lendários. Contrariamente, Unown é o psíquico totalmente evoluído com menor base stat total, com 336.

Obs: Na primeira geração, Psychic era praticamente invencível. Isso porque, na época, o tipo era imune a técnicas Ghost e não havia técnicas fortes de Bug, sua então única fraqueza. Isso foi alterado na segunda geração, a partir da qual os psíquicos passaram a ser fracos a fantasmas, golpes mais fortes de insetos foram aparecendo e uma nova fraqueza de Psychic foi criada: o tipo Dark.


Algumas técnicas tipo Psychic

Dream Eater (Special) - O usuário se alimenta dos sonhos do alvo adormecido. Metade do dano causado ao alvo é usado para recuperar HP do usuário.
Mirror Coat (Special) - Uma técnica de vingança que contra-ataca qualquer técnica especial, causando ao alvo o dobro do dano recebido. 
Skill Swap (Special) - O usuário usa seu poder psíquico para trocar sua Habilidade pela do alvo.
Psycho Cut (Physical) - O usuário corta o alvo com lâminas formadas por poder psíquico. Danos críticos (critical hits) ocorrem com maior facilidade.
Psyshock (Special) - O usuário materializa uma estranha onda psíquica para atacar o alvo. Esta técnica causa dano físico.


Especialistas do tipo Psíquico

Em cada uma das cinco regiões onde se passam as estórias dos jogos principais da franquia há um Líder de Ginásio ou membro da Elite dos 4 que adora batalhar com Pokémon Psychic. Você sabe quem são esses especialistas psíquicos? Confira abaixo:

Sabrina (Kanto) - Líder do Ginásio de Saffron City --> Espeon, Mr. Mime, Alakazam (utilizados na Batalha de Ginásio, em HeartGold e SoulSilver)
Tate & Liza (Hoenn) - Líderes de Ginásio de Mossdeep City --> Claydol, Xatu, Lunatone, Solrock (utilizados na Batalha de Ginásio, em Emerald)
Sabrina e Tate & Liza

Will (Kanto/Johto) - membro da Elite dos 4 --> Bronzong, Grumpig, Jynx, Slowbro, Gardevoir, Xatu (utilizados na segunda batalha no Indigo Plateau, em HeartGold & SoulSilver)
Lucian (Sinnoh) - membro da Elite dos 4 --> Mr. Mime, Bronzong, Espeon, Alakazam, Gallade (utilizados na segunda batalha na Pokémon League, em Platinum)
Caitlin (Unova) - membro da Elite dos 4 --> Musharna, Alakazam, Gothitelle, Gallade, Reuniclus, Metagross (utilizados na segunda batalha, modo Challenge, na Pokémon League, em Black 2 & White 2)
Will, Lucian e Caitlin

Obs: Tate & Liza são os únicos Líderes de Ginásio que testam seus desafiantes em uma Batalha Dupla.


Os Pokémon tipo Psychic

Os tipo psíquico são, provavelmente, os mais curiosos dos Pokémon. Além de terem grande inteligência e raciocínio lógico, podem controlar objetos com a mente e hipnotizar qualquer um facilmente. Seus habitats são igualmente peculiares. Nas cidades, nas pradarias, em cavernas, em montanhas, nas florestas, nas proximidades de lagos, nos oceanos, nos desertos e em terrenos irregulares os psíquicos são facilmente encontrados. Contudo, alguns deles gostam é de casas abandonadas, templos antigos e até do espaço e de mundos e dimensões alternativas! É interessante que, mesmo sendo baseados na mente e nos medos humanos, eles tenham uma relação tão próxima com locais fora do nosso planeta. E mais interessante ainda é Unown, um Pokémon semelhante às letras do alfabeto latino e a sinais gráficos que habita sua própria dimensão. Teriam eles sido criados por seres humanos ou seria o nosso alfabeto baseado neles?


Elgyem e sua evolução são monstrinhos vindos do espaço. Ao que tudo indica, vieram em um OVNI que colidiu num deserto há 50 anos. Beheeyem tenta se comunicar conosco através das luzes de seus dedos, mas ainda não conseguimos decodificar sua estranha linguagem. Já Staryu e sua evolução parecem ter relação com as estrelas do universo. Além de enviarem ondas de rádio para o espaço, foi comprovado que Staryu brilha seu núcleo vermelho, comunicando-se com as estrelas do céu. Por fim, Lunatone e Solrock foram criados na Lua e no Sol, respectivamente. Fora isso, sua única fonte de energia advém das luzes "emitidas" por estes astros.

E, por mais difícil que pareça, a dieta dos psíquicos é mistério ainda maior. Pouco se sabe sobre o que estas criaturas comem. Alguns poucos comem frutas, berries e cogumelos. Raríssimos são os que caçam. Drowzee e Munna, por outro lado, se alimentam de sonhos de humanos e Pokémon. Bronzor gosta de metais, como bronze. Já Lunatone e Solrock sobrevivem à base de luz lunar e solar, respectivamente. Todavia, a maioria dos psíquicos ainda são muito estudados a fim de que sua fonte de energia seja identificada.

Talvez justamente por serem extremamente raros e especiais, os Pokémon psíquicos são muito comuns nas lendas. Aliás, 14 Pokémon lendários são do tipo Psychic, fazendo desse tipo o mais comum dentre os lendários. Conheça melhor as criaturas mitológicas e psíquicas.
  Mew, dizem, é o ancestral de todos os Pokémon, e esta seria a razão pela qual ele possui o DNA de todos os monstrinhos e pode se transformar em qualquer um deles. Mewtwo, clonado pela Equipe Rocket a partir de Mew, é provavelmente o Pokémon mais violento de todos. Os dois formam a Dupla Mew, protagonista do primeiro filme da franquia, enquanto Mew apareceu também no oitavo.
  Lugia, membro da Dupla da Torre, é o guardião dos mares. Ele mora no fundo do oceano, não porque ali seja seu habitat natural, mas pela razão de que ele quer proteger o mundo de seus poderes ameaçadores - um simples bater de suas asas pode mandar casas inteiras pelos ares! O Pokémon protagonizou o segundo filme.
  Celebi, conhecido como a voz da floresta, é capaz de viajar no tempo e reavivar florestas que visita. É um ser muito gracioso e que, dizem, carrega um ovo vindo do futuro. Celebi teve grande importância no filme 4 de Pokémon.
  Latias e Latios, da Dupla da Eternidade, são irmãos. Eles têm uma habilidade incrível chamada "Visão Compartilhada". Com ela, Latias e quem estiver à sua volta verão tudo aquilo que Latios vir. Além disso, os dois irmãos conversam entre si e com os seres humanos através da telepatia. Ambos protagonizaram o filme de número cinco.
  Jirachi é um Pokémon que hiberna por longos períodos. Se estiver em perigo, será capaz de lutar mesmo dormindo. Dizem que, se um desejo for escrito nos "papéis" acoplados em sua cabeça, ele irá realizá-los. Jirachi desempenhou um importante papel no sexto filme.
  Deoxys foi um Pokémon criado quando um vírus, que estava dentro de um meteorito que caiu na Terra, foi atingido por raios laser, tendo seu DNA modificado. Quando exposto a meteoritos, Deoxys pode variar entre três outras formas, que priorizam sua defesa, ataque ou rapidez. O Pokémon foi protagonista do sétimo filme.
Lugia
  Uxie, Mesprit e Azelf são do trio de Guardiões do Lago, criado por Arceus e nascido do mesmo ovo. Uxie deu origem ao conhecimento, Mesprit criou as emoções e Azelf fez nascer a força de vontade. Cada membro do trio é responsável por guardar um dos três Lagos: Perspicácia, Veracidade e Valentia.
  Cresselia pode interromper os pesadelos causados por Darkrai (tipo Dark), que compõe a Dupla Lunar com ela. Os poderes desse Pokémon psíquico continuam armazenados  nas penas que porventura caem dele: se alguém se agarrar a uma delas enquanto dormir, terá assegurado um sono tranquilo recheado de sonhos gostosos.
  Victini, o Pokémon Vitória, faz vitorioso o treinador que encontrá-lo Sendo um Pokémon em que a letra 'v' aparece constantemente, é bem possível que ele tenha sido criado para ser mascote da Geração 5 de Pokémon, afinal 5 é representado pelo número romano V. Victini foi o personagem mais importante das duas versões do filme 14 da franquia.
  Meloetta, quando na Forma Melodia, é do tipo Normal/Psychic. As músicas que ele canta têm o poder de controlar os sentimentos daqueles que as ouvirem. Muitas músicas são compostas tendo as de Meloetta como inspiração. Esse Pokémon apareceu em vários episódios da saga "Pokémon Black and White: Rival Destinies".

Os Pokémon psíquicos vão dominar sua mente!

Obs: O fato de os psíquicos serem baseados na mente e nos medos humanos pode ser comprovado pelas fraquezas do tipo, Bug, Dark e Ghost. O primeiro é o de insetos, temidos por muita gente. O segundo é relacionado ao escuro e à obscuridade/criminalidade, coisas que podem igualmente trazer medo às pessoas. Por fim, o terceiro é o tipo dos fantasmas, também presentes nas fobias do homem.


Referências: Bulbapedia, subspaceemissary.blogspot.com, ann-chovi.deviantart.com,     solos1s.tumblr.com
Para referências específicas de uma imagem, clique sobre ela.

Espero que tenham gostado ^^
(Leiam os comentários, o primeiro é sempre meu)


Matéria escrita por:


Post Top Ad