Tipo Psíquico (Psychic Type)

Pokémon tipo Psíquico (Psychic)

A introdução do tipo Psíquico ocorreu na 1ª Geração, na qual 14 Pokémon do tipo foram criados. Atualmente, o número total de Pokémon deste tipo está em 123. A 3ª Geração foi a que houve maior quantidade de Pokémon deste tipo adicionados: 20. Por outro lado, foi na 1ª Geração em que mais técnicas do tipo apareceram: 15. Atualmente, os Movimentos do tipo Psíquico se juntam em um total de 73. No TCG, Psíquico está incluído em um tipo exclusivo e de mesmo nome. Em inglês, o tipo Psíquico é conhecido como Psychic Type.

Vantagens e Desvantagens do Tipo Psíquico

  • É super efetivo contra: Lutador e Venenoso
  • É pouco efetivo contra: Psíquico e Aço
  • Não tem efeito contra: Sombrio
  • Tem resistência a: Lutador e Psíquico
  • Tem fraqueza a: Inseto, Sombrio e Fantasma
  • É imune a: ---

Movimentos do Tipo Psíquico

Geração Movimento Categoria Poder Precisão PP Descrição
I Agility Status - - 30 O usuário relaxa e ilumina seu corpo para se mover mais rápido. Isso aumenta drasticamente a estatística de velocidade.
I Amnesia Status - - 20 O usuário esvazia temporariamente sua mente para esquecer suas preocupações. Isso aumenta drasticamente a estatística de Defesa especial do usuário.
I Barrier Status - - 20 O usuário lança uma parede robusta que aumenta drasticamente sua estatística de Defesa.
I Confusion Especial 50 100% 25 O alvo é atingido por uma força telecinética fraca. Isso também pode confundir o alvo.
I Dream Eater Especial 100 100% 15 O usuário come os sonhos de um alvo adormecido. Ele absorve metade do dano causado para curar seu próprio HP.
I Hypnosis Status - 60% 20 O usuário hipnotiza o alvo para fazê-lo cair em um sono profundo.
I Kinesis Status - 80% 15 O usuário distrai o alvo dobrando uma colher. Isso diminui a precisão do alvo.
I Light Screen Status - - 30 Uma surpreendente parede de luz é erguida para reduzir o dano de ataques especiais por cinco turnos.
I Meditate Status - - 40 O usuário medita para despertar o poder nas profundezas de seu corpo e aumentar sua estatística de Ataque.
I Psybeam Especial 65 100% 20 O alvo é atacado por um raio peculiar. Isso também pode deixar o alvo confuso.
I Psychic Especial 90 100% 10 O alvo é atingido por uma forte força telecinética. Isso também pode diminuir a estatística de Defesa especial do alvo.
I Psywave Especial - 100% 15 O alvo é atacado por uma estranha onda psíquica. O ataque varia em intensidade.
I Reflect Status - - 20 Uma surpreendente parede de luz é erguida para reduzir o dano de ataques físicos por cinco turnos.
I Rest Status - - 10 O usuário dorme por dois turnos. Isso restaura totalmente o HP do usuário e cura todas as condições de status.
I Teleport Status - - 20 Use-o para fugir de qualquer Pokémon selvagem.
II Future Sight Especial 120 100% 10 Dois turnos depois que esse movimento é usado, um pedaço de energia psíquica ataca o alvo.
II Mirror Coat Especial - 100% 20 Um movimento de contra-ataque que neutraliza qualquer ataque especial, causando o dobro do dano recebido.
III Calm Mind Status - - 20 O usuário calmamente foca sua mente e acalma seu espírito para elevar suas estatísticas de Ataque especial e Defesa especial.
III Cosmic Power Status - - 20 O usuário absorve um poder místico do espaço para aumentar suas estatísticas de Defesa e Defesa especial.
III Extrasensory Especial 80 100% 20 O usuário ataca com um poder estranho e invisível. Isso também pode fazer o alvo recuar.
III Imprison Status - - 10 Se o Pokémon adversário souber de algum golpe também conhecido pelo usuário, ele será impedido de usá-lo.
III Luster Purge Especial 70 100% 5 O usuário emite uma explosão de luz prejudicial. Isso também pode diminuir a estatística de Defesa especial do alvo.
III Magic Coat Status - - 15 Uma barreira reflete de volta para o alvo movimentos como Leech Seed e movimentos que alteram estatísticas.
III Mist Ball Especial 70 100% 5 Uma enxurrada de névoa envolve e danifica o alvo. Isso também pode diminuir a estatística de Ataque especial do alvo.
III Psycho Boost Especial 140 90% 5 O usuário ataca o alvo com força total. O recuo do ataque reduz drasticamente a estatística de Ataque especial do usuário.
III Role Play Status - - 10 O usuário imita o alvo completamente, copiando a habilidade natural do alvo.
III Skill Swap Status - - 10 O usuário emprega seu poder psíquico para trocar habilidades com o alvo.
III Trick Status - 100% 10 O usuário pega o alvo desprevenido e troca o item que está segurando pelo seu.
IV Gravity Status - - 5 Este movimento permite que Pokémon do tipo Voador ou Pokémon com a Habilidade de Levitar sejam atingidos por movimentos do tipo Terra. Os movimentos que envolvem voar não podem ser usados.
IV Guard Swap Status - - 10 O usuário emprega seu poder psíquico para trocar as mudanças em suas estatísticas de Defesa e Defesa especial com o alvo.
IV Heal Block Status - 100% 15 Por cinco turnos, o usuário evita que a equipe adversária use quaisquer movimentos, habilidades ou itens segurados que recuperem HP.
IV Healing Wish Status - - 10 O usuário desmaia. Em troca, o Pokémon que tomar o seu lugar terá seu HP restaurado e as condições de status curadas.
IV Heart Swap Status - - 10 O usuário emprega seu poder psíquico para trocar as mudanças de estatísticas com o alvo.
IV Lunar Dance Status - - 10 O usuário desmaia. Em troca, o Pokémon que tomar o seu lugar terá seu status e HP totalmente restaurados.
IV Miracle Eye Status - - 40 Permite que um alvo do tipo Sombrio seja atingido por ataques do tipo Psíquico. Isso também permite que um alvo evasivo seja atingido.
IV Power Swap Status - - 10 O usuário emprega seu poder psíquico para trocar as mudanças em suas estatísticas de Ataque e e Ataque especial com o alvo.
IV Power Trick Status - - 10 O usuário emprega seu poder psíquico para trocar seu status de Ataque com o de Defesa.
IV Psycho Cut Físico 70 100% 20 O usuário atinge o alvo com lâminas formadas por poder psíquico. Ataques críticos acertam mais facilmente.
IV Psycho Shift Status - 100% 10 Usando seu poder psíquico de sugestão, o usuário transfere suas condições de status para o alvo.
IV Trick Room Status - - 5 O usuário cria uma área bizarra na qual os Pokémon mais lentos se movem primeiro por cinco turnos.
IV Zen Headbutt Físico 80 90% 15 O usuário concentra sua força de vontade em sua cabeça e ataca o alvo. Isso também pode fazer o alvo recuar.
V Ally Switch Status - - 15 O usuário se teletransporta usando um estranho poder e troca de lugar com um de seus aliados.
V Guard Split Status - - 10 O usuário emprega seu poder psíquico para calcular a média de suas estatísticas de Defesa e Defesa especial com as do alvo.
V Heal Pulse Status - - 10 O usuário emite um pulso de cura que restaura o HP do alvo em até metade do seu HP máximo.
V Heart Stamp Físico 60 100% 25 O usuário desfere um golpe cruel depois que seu ato fofo torna o alvo menos cauteloso. Isso também pode fazer o alvo recuar.
V Magic Room Status - - 10 O usuário cria uma área bizarra na qual os itens carregados pelo Pokémon perdem seus efeitos por cinco turnos.
V Power Split Status - - 10 O usuário emprega seu poder psíquico para calcular a média de suas estatísticas de Ataque e Ataque especial com as do alvo.
V Psyshock Especial 80 100% 10 O usuário materializa uma estranha onda psíquica para atacar o alvo. Este ataque causa danos físicos.
V Psystrike Especial 100 100% 10 O usuário materializa uma estranha onda psíquica para atacar o alvo. Este ataque causa danos físicos.
V Stored Power Especial 20 100% 10 O usuário ataca o alvo com energia armazenada. Quanto mais as estatísticas do usuário forem aumentadas, maior será o poder do movimento.
V Synchronoise Especial 120 100% 10 Usando uma estranha onda de choque, o usuário inflige danos a qualquer Pokémon do mesmo tipo na área ao redor.
V Telekinesis Status - - 15 O usuário faz o alvo flutuar com seu poder psíquico. O alvo é mais fácil de acertar por três turnos.
V Wonder Room Status - - 10 O usuário cria uma área bizarra na qual as estatísticas de Defesa e Defesa epecial dos Pokémon são trocadas por cinco turnos.
VI Hyperspace Hole Especial 80 - 5 Usando um buraco no hiperespaço, o usuário aparece ao lado do alvo e ataca. Isso também atinge um alvo usando um movimento como Proteger ou Detectar.
VII Genesis Supernova Especial 185 - 1 Após obter Z-Power, o usuário, Mew, ataca o alvo com força total. O terreno ficará carregado de energia psíquica.
VII Glitzy Glow Especial 90 100% 15 O usuário bombardeia o alvo com força telecinética. Uma surpreendente parede de luz é erguida para enfraquecer o poder dos movimentos especiais do Pokémon adversário.
VII Instruct Status - - 15 O usuário instrui o alvo a usar o último movimento novamente.
VII Light That Burns the Sky Especial 200 - 1 Este ataque inflige danos com base nas estatísticas de Ataque ou Ataque especial - o que for maior para o usuário, Necrozma. Este movimento ignora a Habilidade do alvo.
VII Photon Geyser Especial 100 100% 5 O usuário ataca um alvo com um pilar de luz. Este ataque inflige danos com base nas estatísticas de Ataque ou Ataque especial - o que for maior para o usuário
VII Prismatic Laser Especial 160 100% 10 O usuário atira lasers poderosos usando o poder de um prisma. O usuário não pode se mover no próximo turno.
VII Psychic Fangs Físico 85 100% 10 O usuário morde o alvo com suas capacidades psíquicas. Isso também pode destruir Light Screen e Reflect.
VII Psychic Terrain Status - - 10 Protege os Pokémon no solo de movimentos prioritários e aumenta o poder de movimentos do tipo Psíquico por cinco turnos.
VII Shattered Psyche Físico - - 1 O usuário controla o alvo com seu Z-Power e fere o alvo com força total. O poder varia, dependendo do movimento original.
VII Shattered Psyche Especial - - 1 O usuário controla o alvo com seu Z-Power e fere o alvo com força total. O poder varia, dependendo do movimento original.
VII Speed Swap Status - - 10 O usuário troca estatísticas de velocidade com o alvo.
VIII Eerie Spell Especial 80 100% 5 O usuário ataca com seu tremendo poder psíquico. Isso também remove 3 PP do último movimento do alvo.
VIII Expanding Force Especial 80 100% 20 O usuário ataca o alvo com seu poder psíquico. O poder desse movimento aumenta e causa danos a todos os Pokémon oponentes em Terreno Psíquico.
VIII Freezing Glare Especial 90 100% 10 O usuário dispara seu poder psíquico de seus olhos para atacar. Isso também pode deixar o alvo congelado.
VIII G-Max Gravitas Físico - - 3 Um ataque do tipo psíquico usado pelo Orbeetle Gigantamax. Este movimento muda a gravidade por cinco voltas.
VIII G-Max Gravitas Especial - - 3 Um ataque do tipo psíquico usado pelo Orbeetle Gigantamax. Este movimento muda a gravidade por cinco voltas.
VIII Magic Powder Status - 100% 20 O usuário espalha uma nuvem de pó mágico que muda o tipo do alvo para Psíquico.
VIII Max Mindstorm Físico - - 3 Este é um ataque do tipo Psíquico que o Pokémon Dynamax usa. O usuário transforma o terreno em Terreno Psíquico por cinco turnos.
VIII Max Mindstorm Especial - - 3 Este é um ataque do tipo Psíquico que o Pokémon Dynamax usa. O usuário transforma o terreno em Terreno Psíquico por cinco turnos.

Pokémon Tipo Psíquico

Pokémon Psíquico Tipo Puro

# Ícone Nome
63 Abra
64 Kadabra
65 Alakazam
65 Mega Alakazam
77 Ponyta Forma de Galar
79 Slowpoke Forma de Galar
96 Drowzee
97 Hypno
150 Mewtwo
150 Mega Mewtwo Y
151 Mew
196 Espeon
201 Unown
202 Wobbuffet
325 Spoink
326 Grumpig
358 Chimecho
360 Wynaut
386 Deoxys Forma Normal
386 Deoxys Forma Ataque
386 Deoxys Forma Defesa
386 Deoxys Forma Velocidade
433 Chingling
480 Uxie
481 Mesprit
482 Azelf
488 Cresselia
517 Munna
518 Musharna
574 Gothita
575 Gothorita
576 Gothitelle
577 Solosis
578 Duosion
579 Reuniclus
605 Elgyem
606 Beheeyem
677 Espurr
678 Meowstic Macho
678 Meowstic Fêmea
789 Cosmog
790 Cosmoem
800 Necrozma
856 Hatenna
857 Hattrem

Pokémon com Psíquico Tipo Primário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
78 Rapidash Forma de Galar
122 Mr. Mime
144 Articuno Forma de Galar
150 Mega Mewtwo X
177 Natu
178 Xatu
249 Lugia
251 Celebi
280 Ralts
281 Kirlia
282 Gardevoir
282 Mega Gardevoir
439 Mime Jr.
475 Gallade
475 Mega Gallade
494 Victini
527 Woobat
528 Swoobat
561 Sigilyph
720 Hoopa Confined
720 Hoopa Unbound
741 Oricorio Pa'u Style
786 Tapu Lele
791 Solgaleo
792 Lunala
800 Dusk Mane Necrozma
800 Dawn Wings Necrozma
800 Ultra Necrozma
858 Hatterene
858 Gigantamax Hatterene
876 Indeedee Macho
876 Indeedee Fêmea
898 Calyrex
898 Ice Rider Calyrex
898 Shadow Rider Calyrex

Pokémon com Psíquico Tipo Secundário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
26 Raichu Forma de Alola
79 Slowpoke
80 Slowbro
80 Mega Slowbro
80 Slowbro Forma de Galar
102 Exeggcute
103 Exeggutor
121 Starmie
122 Mr. Mime Forma de Galar
124 Jynx
199 Slowking
199 Slowking Forma de Galar
203 Girafarig
238 Smoochum
307 Meditite
308 Medicham
308 Mega Medicham
337 Lunatone
338 Solrock
343 Baltoy
344 Claydol
374 Beldum
375 Metang
376 Metagross
376 Mega Metagross
380 Latias
380 Mega Latias
381 Latios
381 Mega Latios
385 Jirachi
436 Bronzor
437 Bronzong
555 Darmanitan Zen Mode
648 Meloetta Aria Forme
655 Delphox
686 Inkay
687 Malamar
765 Oranguru
779 Bruxish
825 Dottler
826 Orbeetle
826 Gigantamax Orbeetle
866 Mr. Rime

Especialistas do Tipo Psíquico

Sabrina


Sabrina é a Líder do Ginásio da Cidade de Saffron, conhecido oficialmente como o Ginásio Saffron. Ela entrega a insígnia do pântano aos treinadores que a derrotam. Ela também possui habilidades psíquicas e é especializada em Pokémon desse tipo.

Will


Will é um Treinador do tipo Psíquico e membro da Elite 4 Indigo. Ele é conhecido por sua aparência peculiar, com roupas formais e uma máscara que cobre seus olhos. 

Tate e Liza


Tate e Liza são a dupla de Líderes de Ginásio da Cidade de Mossdeep, conhecido oficialmente como Ginásio Mossdeep. Eles são especializados em Pokémon do tipo Psíquico e dão a insígnia mental para os treinadores que os derrotam.

Lucian


Lucian é um Treinador do tipo Psíquico e Membro da Elite 4 de Sinnoh.

Caitlin


Caitlin é uma Treinadora do tipo Psíquico e Membro da Elite 4 de Unova. Ela também é a Chefe do Battle Castle na Batalha da Fronteira, que apareceu em Pokémon Platinum, HeartGold e SoulSilver.

Olympia


Olympia é a Líder do Ginásio da Cidade de Anistar, conhecido oficialmente como Ginásio Anistar. Ela é especialista em Pokémon do tipo Psíquico e dá a insígnia psíquica aos treinadores que a derrotam.

Dexio

Dexio é um dos Assistentes do Professor Sycamore, e muitas vezes aparece junto com outra assistente, Sina. Ele é especialista em Pokémon do tipo Psíquico.

Faba


Faba é um personagem introduzido no Pokémon Sun e Moon. Ele trabalha na Fundação Aether e é especialista no tipo Psíquico.

Bede


Bede é um dos personagens rivais em Pokémon Sword e Shield, junto de Hop e Marnie. Ele inicialmente se especializou em Pokémon do tipo Psíquico, mas eventualmente é procurado por Opal para sucedê-la como Líder de Ginásio do tipo Fada, e assim muda seu tipo de especialidade. Como o Líder do Ginásio de Ballonlea Stadium, ele dá a insígnia de fada aos treinadores que o derrotam.

Avery


Avery é o personagem rival na DLC 'The Isle of Armor' em Pokémon Shield. Ele é um Líder de Ginásio do tipo Psíquico da subdivisão na região de Galar.

Habilidades do Tipo Psíquico

Habilidades Exclusivas do Tipo Psíquico

Geração Habilidade Descrição
IV Forewarn Determina quais Movimentos um Pokémon oponente possui
VII Psychic Surge Transforma o terreno em terreno Psíquico quando o Pokémon entra em batalha

Itens do Tipo Psíquico

Nome Descrição
Odd Incense Um item a ser segurado por um Pokémon. Este incenso de cheiro exótico aumenta o poder dos movimentos do tipo Psíquico.
Mind Plate Um item a ser segurado por um Pokémon. É uma placa de pedra que aumenta o poder dos golpes do tipo Psíquico.
Payapa Berry Se segurado por um Pokémon, esta Berry diminuirá o dano recebido de um ataque super efetivo do tipo Psíquico.
Psychic Gem Uma joia com a essência da mente. Quando segurada, fortalece o poder de um movimento do tipo Psíquico uma vez.
Psychic Memory Um disco de memória que contém dados do tipo Psíquico. Muda o tipo do usuário se for segurado por uma determinada espécie de Pokémon.
Psychium Z Converte Z-Power em cristais que atualizam movimentos do tipo Psíquico para Z-Moves do tipo Psíquico.
Soul Dew Um orbe maravilhoso para ser segurado por Latios ou Latias. Aumenta o poder de golpes do tipo Psíquico e Dragão.
Twisted Spoon Um item a ser segurado por um Pokémon. Esta colher é imbuída de poder telecinético e aumenta os movimentos do tipo Psíquico.

Curiosidades do Tipo Psíquico

  • O fato de os Pokémon tipo Psíquico serem baseados na mente e nos medos humanos pode ser comprovado pelas fraquezas do tipo: Inseto, Sombrio e Fantasma. O primeiro é o de insetos, temidos por muitas pessoas; o segundo é relacionado ao escuro e à obscuridade, características que podem igualmente trazer medo às pessoas. Por fim, o terceiro é o tipo Fantasma, também presentes nas mais comuns fobias da humanidade.
  • O tipo Psíquico tem o maior número de Movimentos que não causam dano ao oponente, com 39
  • O tipo Psíquico é o tipo mais comum para Lendários e Míticos, com pelo menos dois deles introduzidos em cada Geração (com exceção das Gerações VI e VIII)
  • Houve pelo menos um especialista do tipo Psíquico em cada Geração
  • Na Geração I, a cor dourada era frequentemente usada em relação aos tipo Psíquico, possivelmente como uma referência à parapsicologia. O Ginásio do tipo Psíquico está localizado em Saffron City, que possui uma cor semelhante ao ouro, e seu emblema é denominado "Gold Badge" em japonês
  • Psíquico, Voador e Água são os únicos tipos que foram pareados com todos os outros tipos

27 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. E isso foi Psychic!

    Muito obrigado pelas imagens, não deu pra usar muitas, mas alguma ou outra eu consegui incluir. Fiquem à vontade para colocar imagens para os próximos tipos!

    A próxima matéria, como escolhido por vocês em votação, será FIRE! E não se esqueçam de votar nos tipos a virem depois (falta Normal, Electric, Fighting, Ground, Bug, Rock e ???).

    Votem, dêem sugestões, critiquem, apontem erros... Comentem!

    ResponderExcluir
  2. Tipo Normal!!!
    Eu gosto muito destas analises de tipo,são as melhores que existem, estão sempre impecáveis!
    E também gostaria de saber onde se encontra as utras analises?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom parabens pela materia sobre os pokemons psychic o proximo poderia ser sobre o tipo Bug.

    ResponderExcluir
  4. Ótima matéria!
    Gostaria que o próximo fosse ground.

    ResponderExcluir
  5. Bug, meu tipo favorito.

    ResponderExcluir
  6. Type Ground, please!

    ResponderExcluir
  7. Fire????? Só vi um pedir ele u.u

    Fight plzz Hariyama <3

    ResponderExcluir
  8. Parabens! mais uma ótima matéria
    Estou em dúvida entre electric, ground e rock, mas acho que prefiro ground mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Normais são os meus favoritos.

    ResponderExcluir
  10. Xavier Xaves30/03/2013, 22:43

    Gosto muito de tipos psíquicos, parabéns, boa matéria. Seria legal se a proxima fosse dos tipos terrestres.

    ResponderExcluir
  11. Só gostaria de saber onde você pegou que Deoxys foi criado ali no meteorito, ja que eles possuem um planeta (ja mostrado no anime) e nunca foi falado que ele precisa estar perto do meteorito, ja que o Deoxys roxo do filme, podia se transformar em qualquer umas ds formas, mesmo longe (Cidade de Larousse e uma regiao artica).. Bom aguardo respostas, obg

    ResponderExcluir
  12. Adorei a matéria, parabéns. É um dos meus tipos favoritos!!!!

    ResponderExcluir
  13. Electric por favor!!!!! ta arrasando nas matérias e-e

    ResponderExcluir
  14. tipo FOGO, parabens pela materia

    ResponderExcluir
  15. por favor, tipo bug!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. tipo ground por favor!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela matéria Nekko!

    ResponderExcluir
  18. Tipo elétrico!

    ResponderExcluir
  19. Obrigado pelos comentários, pessoal ^^

    jv --> você pode encontrar as outras matérias clicando no "tipos de pokémon", no menu "informações", do lado esquerdo do site!

    anônimo das 22:38 --> na semana passada, eu postei dois tipos de uma vez, então considerei os votos das duas matérias ^^

    anônimo das 22:52 --> na verdade também tinha achado isso um pouco estranho... Mas as informações dos jogos muitas vezes não batem com a do anime, então deve ser isso. Encontrei essa informação no Bulbapedia, numa página sobre Pokémon Extraterrestres!

    ResponderExcluir
  20. ei nekko lá na parte que está a equipe do lucian está escrito "alazakem" não seria alakazam?

    ResponderExcluir
  21. anônimo 12:02 --> com certeza, obrigado ^^

    ResponderExcluir
  22. Parabéns, ótima matéria, como sempre^^ Como não conheço muito de pokemons psychic aprendi bastante rs
    Para a próxima quero o tipo Elétrico!

    ResponderExcluir
  23. Elétrico seria de mais!

    ResponderExcluir
  24. Elétrico concerteza. Por: (Jardel)

    ResponderExcluir
  25. electricbug;normal.???.fight.rock.ground.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال