Tipo Venenoso (Poison Type)

Pokémon tipo Venenoso (Poison)

A introdução do tipo Venenoso ocorreu na 1ª Geração, na qual 33 Pokémon deste tipo foram criados - e foi justamente nessa geração que este tipo mais apareceu. Atualmente, após o lançamento de outras gerações na franquia, totaliza-se 83 Pokémon tipo Venenoso e 34 Movimentos diferentes. No TCG, esse tipo estava incluído em Planta antes do set Diamond & Pearl, a partir do qual passou a pertencer ao tipo Psíquico. Em inglês, esse tipo é chamado de Poison Type.

Vantagens e Desvantagens do Tipo Venenoso

  • É super efetivo contra: Planta e Fada
  • É pouco efetivo contra: Fantasma, Terrestre, Venenoso e Pedra
  • Não tem efeito contra: Aço
  • Tem resistência a: Inseto, Lutador, Venenoso, Planta e Fada
  • Tem fraqueza a: Terrestre e Psíquico
  • É imune a: ---

Movimentos do Tipo Venenoso

Geração Movimento Categoria Poder Precisão PP Descrição
I Acid Especial 40 100% 30 Os Pokémon adversários são atacados com um spray de ácido forte. Isso também pode diminuir sua estatística de Defesa especial.
I Acid Armor Status - - 20 O usuário altera sua estrutura celular para se liquefazer, aumentando drasticamente sua estatística de Defesa.
I Poison Gas Status - 90% 40 Uma nuvem de gás venenoso é espalhada no rosto do Pokémon adversário, envenenando os atingidos.
I Poison Powder Status - 75% 35 O usuário espalha uma nuvem de poeira venenosa que envenena o alvo.
I Poison Sting Físico 15 100% 35 O usuário esfaqueia o alvo com um ferrão venenoso. Isso também pode envenenar o alvo.
I Sludge Especial 65 100% 20 Lodo anti-higiênico é lançado no alvo. Isso também pode envenenar o alvo.
I Smog Especial 30 70% 20 O alvo é atacado com uma descarga de gases imundos. Isso também pode envenenar o alvo.
I Toxic Status - 90% 10 Um ataque que deixa o alvo seriamente envenenado. Seu dano de veneno piora a cada turno.
II Sludge Bomb Especial 90 100% 10 Lodo anti-higiênico é lançado no alvo. Isso também pode envenenar o alvo.
III Poison Fang Físico 50 100% 15 O usuário morde o alvo com presas tóxicas. Isso também pode deixar o alvo seriamente envenenado.
III Poison Tail Físico 50 100% 25 O usuário atinge o alvo com a cauda. Isso também pode envenenar o alvo. Ataques críticos acertam mais facilmente.
IV Cross Poison Físico 70 100% 20 Um ataque cortante com uma lâmina venenosa que também pode envenenar o alvo. Ataques críticos acertam mais facilmente.
IV Gastro Acid Status - 100% 10 O usuário joga os ácidos do estômago no alvo. O fluido elimina o efeito da Habilidade do alvo.
IV Gunk Shot Físico 120 80% 5 O usuário atira lixo imundo no alvo para atacar. Isso também pode envenenar o alvo.
IV Poison Jab Físico 80 100% 20 O alvo é apunhalado com um tentáculo ou braço embebido em veneno. Isso também pode envenenar o alvo.
IV Toxic Spikes Status - - 20 O usuário coloca uma armadilha de pontas de veneno aos pés da equipe adversária. Os espinhos envenenarão os Pokémon adversários que entrarem na batalha.
V Acid Spray Especial 40 100% 20 O usuário cospe fluido que funciona para derreter o alvo. Isso reduz drasticamente a estatística de Defesa especial do alvo.
V Clear Smog Especial 50 - 15 O usuário ataca jogando um monte de lama especial. Todas as alterações estatísticas voltam ao Normal.
V Coil Status - - 20 O usuário se enrola e se concentra. Isso aumenta suas estatísticas de Ataque e Defesa, bem como sua precisão.
V Sludge Wave Especial 95 100% 10 O usuário atinge tudo ao seu redor inundando a área com uma onda gigante de lama. Isso também pode envenenar os atingidos.
V Venoshock Especial 65 100% 10 O usuário encharca o alvo em um líquido venenoso especial. O poder deste movimento é dobrado se o alvo estiver envenenado.
VI Belch Especial 120 90% 10 O usuário solta um arroto prejudicial no alvo. O usuário deve comer a Berry que segura para usar este movimento.
VI Venom Drench Status - 100% 20 Pokémon opostos são encharcados em um estranho líquido venenoso. Isso diminui as estatísticas de Ataque, Ataque especial e velocidade de um alvo envenenado.
VII Acid Downpour Físico - - 1 O usuário cria um pântano venenoso usando seu Z-Power e afunda o alvo nele com força total. O poder varia, dependendo do movimento original.
VII Acid Downpour Especial - - 1 O usuário cria um pântano venenoso usando seu Z-Power e afunda o alvo nele com força total. O poder varia, dependendo do movimento original.
VII Baneful Bunker Status - - 10 Além de proteger o usuário de ataques, esse movimento também envenena qualquer invasor que faça contato direto.
VII Purify Status - - 20 O usuário cura a condição de status do alvo. Se a movimentação for bem-sucedida, ela também restaurará o próprio HP do usuário.
VII Toxic Thread Status - 100% 20 O usuário atira fios venenosos para envenenar o alvo e diminuir a estatística de velocidade do alvo.
VIII Corrosive Gas Status - 100% 40 O usuário envolve tudo ao seu redor com gás altamente ácido e derrete os itens segurados.
VIII G-Max Malodor Físico - - 3 Um ataque do tipo Venenoso usado por Garbodor Gigantamax. Este movimento envenena os oponentes.
VIII G-Max Malodor Especial - - 3 Um ataque do tipo Venenoso usado por Garbodor Gigantamax. Este movimento envenena os oponentes.
VIII Max Ooze Físico - - 3 Este é um ataque do tipo Venenoso usado por um Pokémon Dynamax. Isso aumenta a estatística de Ataque especial dos pokémon aliados.
VIII Max Ooze Especial - - 3 Este é um ataque do tipo Venenoso usado por um Pokémon Dynamax. Isso aumenta a estatística de Ataque especial dos pokémon aliados.
VIII Shell Side Arm Especial 90 100% 10 Este movimento inflige dano físico ou especial, o que for mais eficaz. Isso também pode envenenar o alvo.

Pokémon Tipo Venenoso

Pokémon Venenoso Tipo Puro

# Ícone Nome
23 Ekans
24 Arbok
29 Nidoran♀
30 Nidorina
32 Nidoran♂
33 Nidorino
88 Grimer
89 Muk
109 Koffing
110 Weezing
316 Gulpin
317 Swalot
336 Seviper
568 Trubbish
569 Garbodor
569 Gigantamax Garbodor
803 Poipole

Pokémon com Venenoso Tipo Primário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
31 Nidoqueen
34 Nidoking
41 Zubat
42 Golbat
80 Slowbro Forma de Galar
88 Grimer Forma de Alola
89 Muk Forma de Alola
110 Weezing Forma de Galar
169 Crobat
199 Slowking Forma de Galar
434 Stunky
435 Skuntank
451 Skorupi
452 Drapion
453 Croagunk
454 Toxicroak
690 Skrelp
691 Dragalge
747 Mareanie
748 Toxapex
757 Salandit
758 Salazzle
804 Naganadel
890 Eternatus
890 Eternamax Eternatus

Pokémon com Venenoso tipo Secundário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
1 Bulbasaur
2 Ivysaur
3 Venusaur
3 Mega Venusaur
3 Gigantamax Venusaur
13 Weedle
14 Kakuna
15 Beedrill
15 Mega Beedrill
43 Oddish
44 Gloom
45 Vileplume
48 Venonat
49 Venomoth
69 Bellsprout
70 Weepinbell
71 Victreebel
72 Tentacool
73 Tentacruel
92 Gastly
93 Haunter
94 Gengar
94 Mega Gengar
94 Gigantamax Gengar
167 Spinarak
168 Ariados
211 Qwilfish
269 Dustox
315 Roselia
406 Budew
407 Roserade
543 Venipede
544 Whirlipede
545 Scolipede
590 Foongus
591 Amoonguss
793 Nihilego
848 Toxel
849 Toxtricity Amped Form
849 Toxtricity Low Key Form
849 Gigantamax Toxtricity

Especialistas do Tipo Venenoso

Koga



Koga foi o Líder do Ginásio da Cidade de Fuchsia. Ele é especializado em Pokémon do tipo Venenoso e entregava a insígnia da alma aos Treinadores que o derrotavam. Ele se tornou um membro da Elite 4 Indigo algum tempo depois dos eventos da Geração I e seus Remakes, mas antes dos eventos da Geração II e seus Remakes, deixou sua filha Janine no comando do Ginásio Fuchsia.

Janine


Janine é a Líder do Ginásio da Cidade de Fuchsia, conhecido oficialmente como Ginásio Fuchsia. Ela se tornou uma Líder de Ginásio depois que seu pai, Koga, foi promovido à Elite 4 na Geração II. Ela é especialista em Pokémon do tipo Venenoso e dá a insígnia da alma aos treinadores que a derrotam.

Roxie


Roxie é uma musicista e Líder do Ginásio da Cidade de Virbank, conhecido oficialmente como Ginásio de Virbank. Ela é especialista em Pokémon do tipo Venenoso e dá a insígnia tóxica aos treinadores que a derrotam.

Plumeria


Plumeria é a administradora da Team Skull. Ela é considerada a "irmã mais velha" da equipe, devido à forma como dirige as operações de forma estrita, mas também cuida de seus subordinados. Ela é especialista em Pokémon do tipo Venenoso.

Klara


Klara é a personagem rival na DLC 'The Isle of Armor' em Pokémon Shield. Ela é uma Líder de Ginásio da subdivisão do tipo Venenoso na região de Galar.

Habilidades do Tipo Venenoso

Habilidades que interagem com Tipo Venenoso

Geração Habilidade Descrição
VII Corrosion Permite que Pokémon do tipo Venenoso e Aço sejam envenenados

Habilidades Exclusivas do Tipo Venenoso

Geração Habilidade Descrição
III Liquid Ooze Causa danos aos atacantes usando qualquer Movimento de drenagem
III Stench O fedor pode fazer o alvo estremecer. Ele também pode repelir Pokémon selvagens se o usuário estiver liderando o grupo

Itens do Tipo Venenoso

Nome Descrição
Black Sludge Um item a ser segurado por um Pokémon. Restaura gradualmente o HP para Pokémon do tipo Venenoso. Prejudica qualquer outro tipo.
Kebia Berry Se segurado por um Pokémon, esta Berry diminuirá o dano recebido de um ataque super efetivo do tipo Venenoso.
Poison Barb Um item a ser segurado por um Pokémon. Esta pequena farpa venenosa aumenta o poder dos movimentos do tipo Venenoso.
Poison Gem Uma joia com essência de veneno. Quando segurado, ele fortalece o poder de um movimento do tipo Veneno uma vez.
Poison Memory Um disco de memória que contém dados do tipo Venenoso. Muda o tipo do usuário se for segurado por uma determinada espécie de Pokémon.
Poisonium Z Converte Z-Power em cristais que atualizam golpes do tipo Venenoso para Z-Moves do tipo Venenoso.
Toxic Plate Um item a ser segurado por um Pokémon. É uma placa de pedra que aumenta o poder dos movimentos do tipo Venenoso.
Toxic Orb Um item que deve ser segurado por um Pokémon. É uma orbe bizarra que envenenará gravemente o portador durante a batalha.

Curiosidades do Tipo Venenoso

  • Apenas as Gerações ímpares introduziram Pokémon tipo Venenoso puro
  • Um Pokémon de cada tipo, exceto Venenoso, foi adicionado à Pokédex de Sinnoh em Pokémon Platinum
  • O tipo Venenoso é o único dos 15 tipos originais não mencionados na música 2.B.A. Master. Ao invés disso, o "Flame Type", traduzido literalmente para "tipo Chama", foi mencionado. O ponto mais curioso é que este "tipo Chama" não existe na franquia Pokémon.

10 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. E isso é tudo sobre o tipo Poison, espero que tenham gostado ^^

    Sobre a Pokédex: as imagens foram todas editadas, então vocês já podem conferi-la no link http://www.poke-blast-news.net/2013/02/pokedex-da-geracao-v-b2w2.html Acessem e comentem! (E reportem eventuais erros, por favor)

    Bom, quando pedi pra vocês escolherem o tipo da próxima matéria, ficaram empatados Dragon, Grass e Dark, com dois votos cada. Em um sorteio que fiz na minha casa, o resultado foi GRASS! Fiquem à vontade para votar nos próximos tipos, e também para dar sugestões e apontar erros dessa matéria! Comentem!

    ResponderExcluir
  2. Referências usadas nessa matéria:

    •not-fun.deviantart.com
    •bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Main_Page
    •icycomplexstyle.wordpress.com
    •scapulacomic.com
    •kinneas64.deviantart.com
    •animeskan.blogspot.com
    •th03.deviantart.net
    •fc06.deviantart.net
    •i109.photobucket.com
    •4.bp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tipo Grass *-* Nem acredito.... E Nekko, você pode colocar isso na matéria. As referências e tal, assim como eu ponho nas minhas aquelas notas antes de iniciar a matéria. :D

    ResponderExcluir
  4. Logo abaixo da imagem de koga voando em seu crobat, vc escreveu ESTÒRIA e o correto é HISTÒRIA, só uma correção ortografica. ótima matéria =D

    ResponderExcluir
  5. Alem disso, eu gostaria de saber mais sobre o tipo dragão e sobre o tipo elétrico, vlw ^^

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo, as referências na matéria. Você tã de parabens, Nekko ! Vê se você arranja logo um desses "banners" com o seu nome e seu pokemom(Aposto fortemente que é um Meowth)

    ResponderExcluir
  7. depois que fizer de grama faça sobre tipo dragao

    ResponderExcluir
  8. coloca sobre pisiquicos na proxima.

    ResponderExcluir
  9. Menan --> na verdade, estória, no contexto, está certo! Porque 'estória' é uma história que diverte o leitor (ou jogador ^^)

    ResponderExcluir
  10. pode botar a fraquesa dele

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال