Tipo Steel (Metálico) - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

14/02/2013

Tipo Steel (Metálico)



O tipo Steel foi introduzido na segunda geração. Conforme eram lançadas novas gerações, novos representantes do tipo metálico iam surgindo. Inclusive, a quinta geração foi a que mais introduziu Pokémon do tipo, 12. No total, há hoje 38 Pokémon metálicos (incluindo Wormadam com Trash Cloak, capa de lixo), o equivalente a 5,86% de todos os Pokémon. Existem também 18 técnicas do tipo Steel. De acordo com a antiga classificação de tipos, utilizada nas três primeiras gerações, as técnicas Steel são Físicas, ou seja, é necessário fazer contato físico com o oponente para atacá-lo. No TCG, este tipo está exclusivamente representado em Metal.

Obs: Apesar de serem da primeira geração, Magnemite e Magneton são do tipo Electric/Steel. Isso porque, com o lançamento dos jogos Gold e Silver, esses Pokémon ganharam seu tipo secundário, deixando a condição que tinham, até então, de Electric puros. No entanto, nenhuma técnica introduzida na primeira geração teve seu tipo alterado para Steel em gerações futuras.


Na batalha

O tipo Steel, no videogame:
É super efetivo contra: Ice, Rock, Fairy
É pouco efetivo contra: Electric, Fire, Steel, Water
Não tem efeito contra: ---
Tem resistência a: Bug, Dragon, Flying, Grass, Ice, Normal, Psychic, Rock, Steel, Fairy
Tem fraqueza a: Fighting, Fire, Ground
É imune a: Poison


O tipo Metal, no TCG, geralmente:
É super efetivo contra: Water
É pouco efetivo contra: ---
Tem resistência a: Grass, Psychic
Tem fraqueza a: Fire, Fighting

O tipo Steel tem grandes vantagens: ele é imune à condição de envenenamento (poison) e também ao tipo Poison em si, bem como a tempestades de areia (Sandstorm). Outra conveniência é sua excelência na defesa (Defense e Special Defense), já que é o tipo com mais resistências, e seu ótimo Attack. Porém, normalmente tem Speed reduzida e Special Attack também. Essa última característica geralmente é compensada pelo outro tipo do Pokémon (apenas 5 Pokémon são Steel puro). O Pokémon metálico com maior base stat total é (com exceção a lendários) Metagross, com 600. Isso faz dele um dos seis Pokémon pseudo-lendários, uma classificação inventada pelos fãs para designar criaturas não lendárias com base stat total igual a 600. Já o Pokémon com menor base stat, dentre aqueles totalmente evoluídos do tipo Steel, é Mawile, com 380.

O problema é que todas as técnicas desse tipo que causam dano direto afetam apenas um Pokémon por vez, o que atrapalha em batalhas duplas ou triplas. Por outro lado, Pokémon metálicos também têm facilidade para aprender outros tipos de técnicas, uma vez que as combinações de tipos entre Steel e outros, como já foi dito, são bastante comuns. Tais combinações, embora melhorem as stats do Pokémon, diversas vezes aumentam também suas fraquezas. Afinal, uniões de Steel com Bug ou com Grass são duplamente fracas a técnicas tipo Fire, enquanto Steel com Rock ou com Dark tem fraqueza em dobro a Fighting, ao passo que Steel com Fire ou com Electric é duas vezes fraco a Ground.

Cabe, no entanto, ressaltar características de batalha dos Pokémon cujos tipos são Electric/Steel: Magnemite, Magneton e Magnezone. Eles, além de terem todas as resistências do tipo Steel, são também resistentes a técnicas Electric. Isso faz deles os Pokémon com maior número de resistências de todos (12). Além do mais, mesmo sendo duplamente fracos ao tipo Ground, se aprenderem a técnica Magnet Rise, podem ganhar imunidade também a técnicas Ground.


Algumas técnicas do tipo Steel

Iron Tail (Physical) – O alvo é acertado com uma cauda dura como aço. Pode também diminuir a Defense do alvo.
Metal Sound (Status) – Um som horrível de raspagem de metais diminui severamente (harshly reduce) a Special Defense do alvo.
Flash Cannon (Special) – O usuário reúne toda a sua energia luminosa e a dispara de uma vez. Pode também diminuir a Special Defense do alvo.
Autotomize (Status) – O usuário perde partes de seu corpo para ficar mais leve e aumentar nitidamente (sharply raise) sua Speed.


Especialistas do tipo metálico

Existem Líderes de Ginásio que tendem a usar Pokémon tipo Steel em suas batalhas. Veja quem são esses especialistas em metálicos e que Pokémon utilizam nos jogos:

Jasmine (Johto) – Líder de Ginásio de Olivine City --> 2 Magnemite, Steelix (utilizados na Batalha de Ginásio em HeartGold & SoulSilver)
Byron (Sinnoh) – Líder de Ginásio de Canalave City --> Magneton, Steelix, Bastiodon (utilizados na Batalha de Ginásio em Platinum)

  Jasmine e Byron

Steven Stone (Hoenn) - Champion (em Ruby & Sapphire, apenas) --> Skarmory, Cradily, Claydol, Armaldo, Aggron, Metagross (utilizados na batalha em Ever Grand City, em Ruby & Sapphire)
Steven Stone

Obs: Em Ruby e Sapphire, Steven Stone é Champion de Hoenn, Porém, ele renuncia ao cargo e, em Platinum, Wallace já assumiu a posição de Champion.


Os Pokémon tipo Steel

Em sua maioria habitantes de cavernas e montanhas, os Pokémon do tipo Steel ou são feitos de metal, ou têm seu corpo coberto por metal. Eles também apresentam uma grande variação de hábitos alimentares entre si. Enquanto alguns se sustentam apenas com a eletricidade que criam e/ou absorvem, há aqueles que caçam suas presas. Ainda, muitos deles se alimentam de pedras e metais, já outros, de berries e folhas.

O tipo metálico, mesmo tendo poucos representantes, abrange um número relativamente expressivo de lendários: são 6. Abaixo estão algumas informações a respeito deles.

Jirachi, o realizador de desejos
 Registeel é membro do Trio de Golens e foi moldado por Regigigas a partir do magma.
 Jirachi é dito ter o poder de realizar desejos quando interrompe sua hibernação, ou seja, a cada mil anos.
 Dialga tem o poder de controlar o tempo e é do Trio da Criação, que protagonizou três dos jogos da quarta geração.
 Heatran, o Pokémon Cúpula de Lava, é controlado pelo Magma Stone e, se não o fosse, faria a montanha em que vive entrar em erupção.
 Cobalion é líder dos Espadachins Justiceiros, grupo que, há muito, puniu pessoas que feriam os Pokémon.
 Genesect era um Pokémon inseto pré-histórico que foi revivido pela Team Plasma e teve um canhão acoplado às suas costas.

Contudo, os Pokémon não lendários do tipo Steel também são bem interessantes. Klang, por exemplo, usa sua engrenagem menor como arma contra seus inimigos, disparando-a na direção deles. Porém, se ela não voltar, Klang irá morrer. O Pokémon Empoleon é igualmente curioso. Ele, além de ser o único do tipo Steel relacionado a um Pokémon inicial (é a forma final de Piplup), ao possuir os chifres mais longos dentre os membros de sua colônia, se tornará líder desta. A combinação Bug/Steel, bastante comum, também é mãe de histórias que chamam a atenção, como a de Wormadam. Este Pokémon só terá Steel como seu tipo secundário se sua pré-evolução, baseada no bicho-de-seda, se envolver em uma capa de lixo. Portanto, dá pra ver que, por baixo de uma casca metálica, o tipo Steel guarda muitas histórias para serem contadas.


Obs: Por mais que tenha, de acordo com os dados da Pokédex, o corpo coberto de ouro e o hábito de comer pepitas de ouro, Cofagrigus não pertence ao tipo Steel.




Matéria escrita por:

Post Top Ad