Tipo Aço (Steel Type)

Pokémon tipo Aço (Steel)

O tipo Aço foi introduzido na 2ª Geração. Conforme foram lançadas novas gerações, novos representantes do tipo Aço surgiram - inclusive, a 5ª Geração foi a que mais introduziu Pokémon do tipo (12). No total, há hoje 75 Pokémon de Aço e 37 Movimentos. No TCG, este tipo está exclusivamente representado em Metal. Em inglês, o tipo Aço é chamado de Steel Type. Em português, embora a atual tradução oficial seja tipo Aço, algumas vezes ele também foi chamado de tipo Metal, tipo Metálico ou tipo Ferro.

Vantagens e Desvantagens do Tipo Aço

  • É super efetivo contra: Gelo, Pedra e Fada
  • É pouco efetivo contra: Elétrico, Fogo, Aço e Água
  • Não tem efeito contra: ---
  • Tem resistência a: Inseto, Dragão, Voador, Planta, Gelo, Normal, Psíquico, Pedra, Aço e Fada
  • Tem fraqueza a: Lutador, Fogo e Terrestre
  • É imune a: Venenoso

Movimentos do Tipo Aço

Geração Movimento Categoria Poder Precisão PP Descrição
II Steel Wing Físico 70 90% 25 O alvo é atingido com asas de aço. Isso também pode aumentar a estatística de defesa do usuário.
II Iron Tail Físico 100 75% 15 O alvo é atingido por uma cauda dura de aço. Isso também pode diminuir a estatística de Defesa do alvo.
II Metal Claw Físico 50 95% 35 O alvo é arranhado com garras de aço. Isso também pode aumentar a estatística de Ataque do usuário.
III Doom Desire Especial 140 100% 5 Dois turnos depois que esse movimento é usado, um feixe concentrado de luz atinge o alvo.
III Iron Defense Status - - 15 O usuário endurece a superfície de seu corpo como ferro, aumentando drasticamente sua estatística de Defesa.
III Metal Sound Status - 85% 40 Um som horrível, como metal raspando, diminui duramente a estatística de Defesa especial do alvo.
III Meteor Mash Físico 90 90% 10 O alvo é atingido com um soco forte disparado como um meteoro. Isso também pode aumentar a estatística de Ataque do usuário.
IV Bullet Punch Físico 40 100% 30 O usuário atinge o alvo com socos fortes tão rápidos quanto balas. Esse movimento sempre vai primeiro.
IV Flash Cannon Especial 80 100% 10 O usuário reúne toda a sua energia luminosa e a libera de uma vez. Isso também pode diminuir a estatística de Defesa especial do alvo.
IV Gyro Ball Físico - 100% 5 O usuário ataca o alvo com um giro de alta velocidade. Quanto mais lento o usuário em comparação com o alvo, maior será o poder do movimento.
IV Iron Head Físico 80 100% 15 O usuário bate no alvo com sua cabeça dura de aço. Isso também pode fazer o alvo recuar.
IV Magnet Bomb Físico 60 - 20 O usuário lança bombas de aço que se fixam no alvo. Este ataque nunca falha.
IV Metal Burst Físico - 100% 10 O usuário contra ataca com muito mais força contra o oponente que lhe causou dano por último.
IV Mirror Shot Especial 65 85% 10 O usuário libera um lampejo de energia no alvo de seu corpo polido. Isso também pode diminuir a precisão do alvo.
V Autotomize Status - - 15 O usuário tira parte de seu corpo para se tornar mais leve e aumentar drasticamente sua estatística de velocidade.
V Gear Grind Físico 50 85% 15 O usuário ataca lançando engrenagens de aço em seu alvo duas vezes.
V Heavy Slam Físico - 100% 10 O usuário bate no alvo com seu corpo pesado. Quanto mais pesado o usuário for em relação ao alvo, maior será o poder do movimento.
V Shift Gear Status - - 10 O usuário gira suas engrenagens, aumentando sua estatística de Ataque e aumentando drasticamente sua estatística de Velocidade.
VI King's Shield Status - - 10 O usuário assume uma postura defensiva enquanto se protege de danos. Também diminui a estatística de Ataque de qualquer atacante que faça contato direto.
VII Anchor Shot Físico 80 100% 20 O usuário emaranha o alvo com sua corrente de âncora enquanto ataca. O alvo fica impossibilitado de fugir.
VII Corkscrew Crash Físico - - 1 O usuário gira muito rápido e acerta o alvo com toda a força de seu Z-Power. O poder varia, dependendo do movimento original.
VII Corkscrew Crash Especial - - 1 O usuário gira muito rápido e acerta o alvo com toda a força de seu Z-Power. O poder varia, dependendo do movimento original.
VII Double Iron Bash Físico 60 100% 5 O usuário gira, centralizando a porca sextavada em seu peito e, em seguida, ataca com os braços duas vezes seguidas. Isso também pode fazer o alvo recuar.
VII Gear Up Status - - 20 O usuário engata suas engrenagens para aumentar as estatísticas de Ataque e Ataque especial dos Pokémon aliados com a habilidade Plus ou Minus.
VII Searing Sunraze Smash Físico 200 - 1 Após obter o Z-Power, o usuário Solgaleo ataca o alvo com força total. Este movimento pode ignorar o efeito da Habilidade do alvo.
VII Smart Strike Físico 70 - 10 O usuário acerta o alvo com um chifre afiado. Este ataque nunca falha.
VII Sunsteel Strike Físico 100 100% 5 O usuário bate no alvo com a força de um meteoro. Este movimento pode ser usado no alvo independentemente de suas Habilidades.
VIII Steel Beam Especial 140 95% 5 O usuário dispara uma viga de aço que coletou de todo o seu corpo. Isso também prejudica o usuário.
VIII Steel Roller Físico 130 100% 5 O usuário ataca enquanto destrói o terreno. Este movimento falha quando o solo não se transforma em terreno.
VIII Behemoth Bash Físico 100 100% 5 O usuário se torna um escudo gigantesco e bate no alvo. Este movimento causa o dobro do dano se o alvo estiver em sua forma Dynamax.
VIII Behemoth Blade Físico 100 100% 5 O usuário se torna um escudo gigantesco e bate no alvo. Este movimento causa o dobro do dano se o alvo estiver em sua forma Dynamax.
VIII G-Max Steelsurge Físico - - 3 Um ataque do tipo Aço usado pelo Copperajah Gigantamax. Este movimento espalha pontas afiadas pelo campo.
VIII G-Max Steelsurge Especial - - 3 Um ataque do tipo Aço usado pelo Copperajah Gigantamax. Este movimento espalha pontas afiadas pelo campo.
VIII G-Max Meltdown Físico - - 3 Um ataque do tipo Aço usado pelo Melmetal Gigantamax. Este movimento torna os oponentes incapazes de usar o mesmo movimento duas vezes seguidas.
VIII G-Max Meltdown Especial - - 3 Um ataque do tipo Aço usado pelo Melmetal Gigantamax. Este movimento torna os oponentes incapazes de usar o mesmo movimento duas vezes seguidas.
VIII Max Steelpike Físico - - 3 Este é um ataque do tipo Aço usado por Pokémon Dynamax. Aumenta as estatísticas de Defesa dos Pokémon aliados.
VIII Max Steelspike Especial - - 3 Este é um ataque do tipo Aço usado por Pokémon Dynamax. Aumenta as estatísticas de Defesa dos Pokémon aliados.

Pokémon Tipo Aço

Pokémon Aço Tipo Puro

# Ícone Nome
52 Meowth Forma de Galar
306 Mega Aggron
379 Registeel
599 Klink
600 Klang
601 Klinklang
808 Meltan
809 Melmetal
809 Gigantamax Melmetal
863 Perrserker
878 Cufant
879 Copperajah
879 Gigantamax Copperajah

Pokémon com Aço Tipo Primário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
208 Steelix
208 Mega Steelix
227 Skarmory
303 Mawile
303 Mega Mawile
304 Aron
305 Lairon
306 Aggron
374 Beldum
375 Metang
376 Metagross
376 Mega Metagross
385 Jirachi
436 Bronzor
437 Bronzong
483 Dialga
638 Cobalion
679 Honedge
680 Doublade
681 Aegislash Shield Forme
681 Aegislash Blade Forme
707 Klefki
797 Celesteela
801 Magearna
884 Duraludon
884 Gigantamax Duraludon

Pokémon com Aço Tipo Secundário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
27 Sandshrew Forma de Alola
28 Sandslash Forma de Alola
50 Diglett Forma de Alola
51 Dugtrio Forma de Alola
81 Magnemite
82 Magneton
205 Forretress
212 Scizor
212 Mega Scizor
395 Empoleon
410 Shieldon
411 Bastiodon
413 Wormadam Trash Cloak
448 Lucario
448 Mega Lucario
462 Magnezone
476 Probopass
485 Heatran
530 Excadrill
589 Escavalier
597 Ferroseed
598 Ferrothorn
618 Stunfisk Forma de Galar
624 Pawniard
625 Bisharp
632 Durant
649 Genesect
777 Togedemaru
791 Solgaleo
798 Kartana
800 Dusk Mane Necrozma
805 Stakataka
823 Corviknight
823 Gigantamax Corviknight
888 Zacian Crowned Sword
889 Zamazenta Crowned Shield

Especialistas do Tipo Aço

Jasmine

Jasmine é a Líder do Ginásio da Cidade de Olivine, conhecido oficialmente como Ginásio Olivine. Ela é especialista em Pokémon do tipo Aço e dá a Insígnia Mineral aos treinadores que a derrotam em batalha. Ela também aparece em Sinnoh para dar aos Trainers o HM07 (Waterfall) e para competir nos Pokémon Contests.

Steven Stone

Steven Stone é um hábil treinador que se especializa em Pokémon do tipo Aço. Ele é o Campeão da Liga Pokémon de Hoenn.

Byron

Byron é o Líder do Ginásio da Cidade de Canalave, conhecido oficialmente como Ginásio Canalave. Ele entrega a insígnia da mina aos treinadores que o derrotam. Ele também é especialista em Pokémon do tipo Aço e é pai de Roark.

Colress

Colress é um pesquisador Pokémon e o segundo chefe da Equipe Plasma, nomeado por Ghetsis. Seu objetivo é descobrir a verdadeira maneira de extrair a força do Pokémon. Ele é especialista em Pokémon do tipo Aço.

Wikstrom

Wikstrom é um treinador do tipo Aço e Membro da Elite 4 de Kalos.

Molayne

Molayne é um personagem não-jogável apresentado em Pokémon Sun e Moon. Ele é um Treinador Pokémon que se especializa em Pokémon tipo Aço. Ele também se torna um Membro do Elite 4 de Alola em Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon.

Rose

Rose é o presidente da Macro Cosmos e o presidente da Liga Pokémon de Galar. Ele foi a primeira pessoa a apoiar Leon como campeão, e também patrocina o Desafio de Ginásio de Bede. Ele também projetou e desenvolveu a metrópole de Wyndon, que abriga a sede da Liga Pokémon de Galar e do Macro Cosmos.

Peony

Peony é um personagem da DLC The Crown Tundra em Pokémon Sword e Shield.

Habilidades do Tipo Aço

Habilidades que interagem com o Tipo Aço

Geração Habilidade Descrição
III Magnet Pull Impede que Pokémon de tipo Aço escapem
V Sand Force Fortalece os Movimentos de Pedra, Terrestre e Aço para 1.3x seu poder durante uma Tempestade de Areia
VII Corrosion Permite que Pokémon de tipo Venenoso e Aço sejam envenenados
VII Steelworker Fortalece os Movimentos de Aço para 1.5x seu poder
VIII Steely Spirit Potencializa os Golpes de tipo Aço dos Pokémon aliados

Habilidades Exclusivas do Tipo Aço

Geração Habilidade Descrição
V Heavy Metal Dobra o peso do Pokémon
V Iron Barbs Causa dano ao atacante ao entrar em contato
V Light Metal Reduz o peso do Pokémon pela metade

Itens do Tipo Aço

Nome Descrição
Adamant Orb Um orbe reluzente a ser segurado por Dialga. Aumenta o poder dos movimentos do tipo Dragão e Aço quando é segurado.
Babiri Berry Se segurado por um Pokémon, esta Berry diminuirá o dano recebido de um ataque super efetivo do tipo Aço.
Iron Plate Um item a ser segurado por um Pokémon. É uma placa de pedra que aumenta o poder dos movimentos do tipo Aço.
Metal Coat Um item a ser segurado por um Pokémon. É uma película metálica especial que pode aumentar o poder dos movimentos do tipo Aço.
Steel Gem Uma joia com essência de aço. Quando segurada, fortalece o poder de um movimento do tipo Aço uma vez.
Steel Memory Um disco de memória que contém dados do tipo Aço. Muda o tipo do usuário se for segurado por uma determinada espécie de Pokémon.
Steelium Z Converte Z-Power em cristais que atualizam golpes do tipo Aço para Z-Moves do tipo Aço.

Curiosidades do Tipo Aço

  • Cada um dos três tipos de inicias regionais tem uma eficácia diferente ao atacar um Pokémon de tipo Aço puro (Planta causa 1/2x, Água causa 1x e Fogo causa 2x). Essa mesma característica vale para os Pokémon Inseto
  • Cada Geração, após a Geração I, introduziu pelo menos um especialista em tipo Aço
  • O tipo Aço é o único que resiste a Movimentos de tipo Dragão
  • Apesar de ter sido introduzido na Geração II, não havia Pokémon tipo Aço puro até a Geração III, com Mawile (na época) e Registeel

15 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. E é isso, espero que tenham gostado ^^

    Sobre a Pokédex: estamos tentando resolver os problemas com as imagens que não aparecem, então logo teremos uma Pokédex ilustrada direito.

    A próxima matéria dos tipos vai ser sobre Poison. E em seguida, que tipo vocês vão querer ver aqui na PBN? Comentem!

    E não deixem de dar outras sugestões, apontar problemas na matéria, etc!

    ResponderExcluir
  2. Referências usadas na matéria:
    •s730.photobucket.com
    •s70.photobucket.com
    •bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Main_Page
    •pokemonhgss.tumblr.com
    •wazzy88.deviantart.com
    •eyeofwana.deviantart.com

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria Nekko! Quero Grass! =D

    ResponderExcluir
  4. Adorei a matéria *-* (Faz de pokes Ground)

    ResponderExcluir
  5. A matéria foi ótima eu gostaria que o próximo tipo de Pokémon a ser comentado fosse o tipo dragon, eles são bem interessantes.

    ResponderExcluir
  6. depois da poison faça de tipos psiquicos.

    ResponderExcluir
  7. Também quero pedir o Grass e depois o Flying....por favor

    ResponderExcluir
  8. Ótima matéria!! Faça do tipo dark depois de poison, é o meu preferido!!
    Ah, vc não citou o meu pokemon preferido do tipo steel, o Lucario xD Ok, vc pode cita-ló na matéria do tipo fighting. ;)

    ResponderExcluir
  9. ^^ to gostnado muito das matérias nekko, espero que o próximo seja DARK

    ResponderExcluir
  10. o que diabos o mawile <(não sei se é assim que escreve)esta fazendo na boca do steelix na primeira imagem?

    ResponderExcluir
  11.  é membro do Trio de Golens e foi moldado por Regigigas a partir do magma.

    Magma?Não seria aço?

    ResponderExcluir
  12. Sou eu de novo. Achei mais um erro: "Em Ruby e Sapphire, Steven Stone é Champion de Hoenn, Porém, ele renuncia ao cargo e, em Platinum, Wallace já assumiu a posição de Champion." Platinum? Não seria Emerald?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال