Tipo Rock (Pedra) - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

10/07/2013

Tipo Rock (Pedra)



A primeira geração, na qual o tipo Rock foi introduzido, criou 11 Pokémon de Pedra. Porém, foi a terceira  geração a que mais adicionou criaturas ao tipo: 12. Isso ajudou bastante para que a soma das criaturas minerais chegasse hoje a 47, o equivalente a 7,24% dos monstrinhos. Contando agora as técnicas tipo Rock, alcançamos um total de 15 delas. E, destas, todas as que existiam antes de Diamond & Pearl eram classificadas como Físicas, pois exigiam que, para ferir o oponente, o Pokémon que as utilizasse fizesse contato físico com o primeiro. Para finalizar, é bom saber que Rock, no TCG, está incluído no tipo Fighting.

Obs: No Brasil, o tipo Rock pode ser chamado de Pedra, Rocha ou, ainda, Mineral.


Na batalha:

O tipo Rock, no videogame:
É super efetivo contra: Bug, Fire, Flying, Ice
É pouco efetivo contra: Fighting, Ground, Steel
Não tem efeito contra: ---
Tem resistência a: Normal, Fire, Flying, Poison
Tem fraqueza a: Fighting, Grass, Ground, Steel, Water
É imune a: ---


O tipo Fighting, no TCG, geralmente:
É super efetivo contra: Dark, Colorless
É pouco efetivo contra: Colorless (Flying, no videogame)
Tem resistência a: ---
Tem fraqueza a: Grass, Water

A criatura tipo Rock com maior base stat total, à exceção dos lendários, é Tyranitar, com 600. Isso o torna um pseudo-lendário, categoria criada pelos fãs para classificar Pokémon comuns com base stat igual a 600, valor geralmente encontrado em lendários. Já o monstrinho de pedra totalmente evoluído com menor base stat total é Corsola, com 380 nessa propriedade.

Uma informação bastante relevante dos tipo Pedra a se relatar é sua relação com as tempestades de areia (sandstorms). Eles são totalmente imunes a elas e, simultaneamente, podem gerá-las, o que causa dano em Pokémon cujos tipos não forem Rock, Ground e/ou Steel. Além disso, as sandstorms aumentam em 50% a Special Defense de Pokémon mineral. Da mesma forma, elas ativam as habilidades Sand Veil (aumenta a evasiva dos Pokémon em tempestades de areia), Sand Force (aumenta o poder ofensivo de técnicas dos tipos Rock, Steel e Ground em tempestades de areia) e Sand Rush (aumenta a Speed do Pokémon em tempestades de areia). Essas três habilidades são muito comuns a Pokémon de terra e, beneficiando-os, trazem problemas aos rochosos, que tem fraqueza a Ground. Por outro lado, há alguns tipo Rock que têm uma das duas primeiras habilidades citadas, sendo também auxiliados. De qualquer forma, é inegável o efeito muito positivo que as sandstorms têm ao diminuírem o efeito ofensivo da técnica Solar Beam e reduzirem a quantidade de HP recuperada pelo uso de Synthesis: as duas técnicas são tipo Grass, então costumam trazer problemas aos Pokémon de Pedra.

Falando agora sobre stats, é importante ressaltar que os dos rochosos são bastante desiguais, o que lhes confere excelente Defense, ótimo Attack, mas péssimos Special Attack e Speed. Porém, isso não significa que os tipo Rock são perfeitos na defesa, pois estão longe disso. Sim, é fato que sua resistência a Normal, Fire e Flying lhes seja fundamental. Por outro lado, Rock é o tipo com mais fraquezas (juntamente com Grass), apresentando cinco delas. Isso se torna ainda pior quando Pedra se combina a outros tipos, como Steel, Water e Ground, o que rende a ele várias fraquezas duplas. Vale lembrar ainda que muitos tipo Fire, uma resistência chave dos Minerais, aprendem técnicas Grass, como Solar Beam. É nessas horas que uma sandstorm vem bem a calhar!

Apesar disso, a tempestade de areia não vai ajudar muito quando o oponente for do tipo Ground ou Steel, que ainda resistem a Rock. Mas os Pokémon deste tipo não deixam a desejar no ataque, não. Afinal, lembrem-se de que pouquíssimos monstrinhos são duplamente resistentes a Rock, mas muitos são duplamente fracos a ele. Usando alguns dos inúmeros golpes físicos do tipo fica ainda mais tranquilo vencer a batalha.

Obs: Se houvesse um Pokémon pertencente aos 17 tipos (todos, menos Fairy), ele seria fraco apenas a Rock. Afinal, há mais tipos fracos a Rock do que resistentes a ele, e nenhum tipo é imune a ele. Com os outros tipos, isso não ocorre.

Obs2: Na primeira temporada do anime, a tipo Pedra era erroneamente considerado imune a ataques elétricos. Isso provavelmente ocorria porque muitos Pokémon tipo Rock da geração I são também tipo Ground, este sim imune a Electric.


Algumas técnicas do tipo Rock

Sandstorm (Status) - Provoca uma tempestade de areia que dura cinco turnos, ferindo todos em batalha exceto Pokémon dos tipo Rock, Ground ou Steel.
AncientPower (Special) - O usuário ataca com um poder pré-histórico. Pode também elevar todos os stats do usuário de uma vez.
Rock Blast (Physical) - O usuário arremessa rochas duras no alvo. Duas a cinco pedras são lançadas em rápida sucessão.
Rock Polish (Status) - O usuário pule seu corpo para aumentar nitidamente (sharply raise) seu Speed.
Smack Down (Physical) - O usuário atira uma pedra ou projétil para atacar o oponente. Um Pokémon que voa vai cair no chão quando atingido (tipo Flying e Pokémon com a habilidade Levitate ficam suscetíveis a técnicas Ground).


Especialistas do tipo pedra

No mundo Pokémon, há treinadores que adoram os tipo Rock e seu poder em batalha. Aliás, alguns desses treinadores são pessoas famosas e importantes - são Líderes de Ginásio. Verifique abaixo quem são eles e quais criaturas utilizam nas batalhas oficiais:

Brock (Kanto) - Líder de Ginásio de Pewter City --> Graveler, Rhyhorn, Omastar, Kabutops, Onix (utilizados na Batalha de Ginásio, em HeartGold & SoulSilver)
Roxanne (Hoenn) - Líder de Ginásio de Rustboro City --> Geodude, Nosepass (utilizados na Batalha de Ginásio, em Emerald)
Roark (Sinnoh) - Líder de Ginásio de Oreburgh City --> Geodude, Onix, Cranidos (utilizados na Batalha de Ginásio, em Platinum)
Brock, Roxanne e Roark
Obs: Todos os Líderes de Ginásio do tipo Rock são os primeiros da Liga de seus respectivos continentes.

Obs2: Os jogos da quinta geração são os únicos em que não há nenhum Líder de Ginásio de Pedra.

Obs 3: O Ginásio de Olivine City, em Johto, antes era especializado no tipo Rock. Contudo, depois se tornou um Ginásio de Pokémon Steel com a descoberta deste tipo.


Os Pokémon tipo Rock

Os Pokémon do tipo Rock são um verdadeiro símbolo de resistência. Afinal, alguns deles vivem absolutamente sem luz, no subsolo sob pressões grandíssimas (o que deve ajudar a mantê-los sólidos e rígidos), ou na lava, e até no fundo do oceano, mesmo que Pedra tenha fraqueza a Água. Muitos deles também gostam da vida que levam nas cavernas e nos túneis que cavam, ou no alto de montanhas. Há ainda registros de alguns poucos rochosos que vivem à beira de rios, ou em florestas, ou em desertos.

Na hora de se alimentar, os tipo Rock também se dividem. Alguns gostam de comer minerais, como rochas, ferro e solo. Um destes é Larvitar, que em poucas semanas devora a montanha em que vive. Há vários rochosos que preferem caçar, até mesmo outros Pokémon. Omastar, por exemplo, consegue abrir a concha de Shellder e devorar o Pokémon que se esconde ali dentro. Muitos outros se alimentam de frutas e da grama. Mas exitem também os que têm dieta bem equilibrada, comendo um pouco de tudo, assim como Carracosta, que come pedras, frutas e caça! Por outro lado, Regirock, Lunatone e Solrock têm dietas nada convencionais. O primeiro, como aparentemente não tem estômago, parece não precisar comer coisa alguma para sobreviver; o segundo e o terceiro, Pokémon extra-terrestres, sobrevivem à base da luz lunar e da solar, respectivamente.

Pokémon Fósseis...
O tipo Mineral também é o dos Fósseis do Mundo Pokémon. Isso provavelmente se deve ao fato de que, quando um fóssil rochoso vai sendo formado (no mundo real), o material orgânico vai sendo lenta e progressivamente substituído por minerais. Isso quer dizer que, provavelmente, alguns dos Pokémon Fósseis, quando andavam pelo planeta, há milhões de anos, não eram tipo Rock! Muitas dessas criaturas pré-históricas viviam no mar; outras, no ar. O mais curioso é que cada uma tem inspirações bastante claras em seres do nosso planeta, muitos deles já extintos. Compare a figura acima com a de baixo - você consegue descobrir qual ser vivo é a base de cada Pokémon? Descubra um pouco mais sobre estes logo abaixo:
  Omanyte e Omastar, revividos do Helix Fossil, provavelmente se extinguiram quando suas conchas, de tão pesadas, tornaram seus movimentos lentos.
  Kabuto, ressuscitado do Dome Fossil, ao evoluir para Kabutops, ganha pernas que o permitem viver em terra.
... e suas inspirações
(Clique para ampliar)
  Aerodactyl, originado hoje do Old Amber, era o rei dos céus quando habitava o planeta.
  Lileep e Cradily, obtidos atualmente através do Root Fossil, usam seus tentáculos para caçar e seu corpo como âncora, para ficarem fixos no fundo do mar.
  Anorith e Armaldo, que hoje renascem do Claw Fossil, têm oito "asinhas" que deram origem às asas dos Pokémon atuais.
  Shieldon e Bastiodon, revividos do Armor Fossil, antigamente viviam tranquilos: sua armadura os protegia de todos os ataques.
  Cranidos e Rampardos, renascidos a partir do Skull Fossil, tem um crânio duro, ótimo para o ataque, mas péssimo para o desenvolvimento do cérebro, que fica sem espaço para crescer.
  Tirtouga e Carracosta, originados atualmente pelo Cover Fossil, tinham patas fortes o bastante para nadar e atacar.
  Archen e Archeops, hoje obtidos pelo Plume Fossil, têm dificuldade para voar, por isso preferem correr ou planar por entre as árvores.

As criaturas rochosas que pisam hoje no Planeta Pokémon são igualmente interessantes. Uma delas, Nosepass, tem um nariz que fica sempre apontado para o norte, devido ao magnetismo nele presente. Quando está em perigo, ele usa essa força magnética para atrair objetos de ferro e criar uma espécie de escudo ao redor de si. Outro ser do tipo Mineral, também muito curioso, é Sudowoodo. Ele tem o corpo feito de pedra, mas simula ser uma árvore para se disfarçar no ambiente. Porém, mesmo no inverno, quando as folhas das árvores de verdade caem, esse Pokémon continua com as mãos verdes, o que o obriga a migrar para o hemisfério oposto (sul ou norte) para manter o disfarce.


Regirock
E é claro que não se pode deixar de falar dos lendários do tipo Rock, que atualmente são dois. Um deles, Regirock, é membro do Trio de Golens e foi moldado por Regigigas a partir de pedras. O trio de Regirock teve importante papel no oitavo filme de Pokémon. O outro lendário rochoso é Terrakion, um dos Espadachins Justiceiros. Ele é o membro com maior força do grupo, o que foi mencionado no 15º filme da franquia, protagonizado pelos Espadachins.

Obs: O Pokémon Relicanth muitas vezes é incluído junto aos Pokémon pré-históricos. Isso porque, além de ser do tipo Rock (e Water), existe há 100 milhões de anos e, até pouco tempo atrás, acreditava-se estar extinto. Contudo, ele não é considerado um Fóssil, pois, apesar de ser raro, pode ser encontrado na natureza.

Os Pokémon tipo Rock sabem mesmo dar um show dentro e fora da batalha!

Referências: Bulbapedia, produto.mercadolivre.com.br, ebolabear.deviantart.com, earthsciences.hku.hk, en.wikipedia.org, holtz.org, arcadiastreet.com, bbc.co.uk, rareresource.com, dinozaury.com, tumblr.com, horseshoe-crabs.com, pg.jifish.co.uk, pokemonrpgfp.forumeiros.com
  Para referências específicas de uma imagem, clique sobre ela.

Espero que tenham gostado ^^
(Leiam os comentários, o primeiro é sempre meu)


Matéria escrita por:

Post Top Ad