Tipo Pedra (Rock Type)

Pokémon tipo Pedra (Rock)

A 1ª Geração, na qual o tipo Pedra foi introduzido, criou 11 Pokémon de Pedra. Porém, foi a 3ª Geração a que mais adicionou criaturas ao tipo (12). Isso ajudou bastante para que a soma das criaturas de Pedra chegasse atualmente a 76. Contando agora os Movimentos tipo Pedra, chega-se a um total de 26 deles. No TCG, Pedra está incluído no tipo Lutador. Em inglês, o tipo Pedra é chamado de Rock Type. No Brasil, a tradução oficial atual é tipo Pedra, mas ele também já foi chamado de tipo rocha ou tipo mineral no passado.

Vantagens e Desvantagens do Tipo Pedra

  • É super efetivo contra: Inseto, Fogo, Voador e Gelo
  • É pouco efetivo contra: Lutador, Terrestre e Aço
  • Não tem efeito contra: ---
  • Tem resistência a: Normal, Fogo, Voador e Venenoso
  • Tem fraqueza a: Lutador, Planta, Terrestre, Aço e Água
  • É imune a: ---

Movimentos do Tipo Pedra

Geração Movimento Categoria Poder Precisão PP Descrição
I Rock Slide Físico 75 90% 10 Pedras grandes são arremessadas contra o Pokémon adversário para infligir danos. Isso também pode fazer o Pokémon adversário recuar.
I Rock Throw Físico 50 90% 15 O usuário pega e joga uma pequena pedra no alvo para atacar.
II Ancient Power Especial 60 100% 5 O usuário ataca com um poder pré-histórico. Isso também pode aumentar todas as estatísticas do usuário de uma vez.
II Rollout Físico 30 90% 20 O usuário rola continuamente para o alvo ao longo de cinco turnos. Se torna mais poderoso a cada vez que acerta.
II Sandstorm Status - - 10 Uma tempestade de areia de cinco turnos é convocada para ferir todos os combatentes, exceto os tipos Pedra, Solo e Aço. Isso aumenta a estatística de Defesa especial dos tipo Pedra.
III Rock Blast Físico 25 90% 10 O usuário arremessa pedras duras no alvo. Duas a cinco pedras são lançadas em uma fileira.
III Rock Tomb Físico 60 95% 15 Pedras são arremessadas contra o alvo. Isso também diminui a estatística de velocidade do alvo, impedindo seu movimento.
IV Head Smash Físico 150 80% 5 O usuário ataca o alvo com uma cabeçada perigosa e com força total. Isso também prejudica terrivelmente o usuário.
IV Power Gem Especial 80 100% 20 O usuário ataca com um raio de luz que brilha como se fosse feito de pedras preciosas.
IV Rock Polish Status - - 20 O usuário lustra seu corpo para reduzir o arrasto. Isso pode aumentar drasticamente a estatística de velocidade.
IV Rock Wrecker Físico 150 90% 5 O usuário lança uma pedra enorme no alvo para atacar. O usuário não pode se mover no próximo turno.
IV Stealth Rock Status - - 20 O usuário coloca uma armadilha de pedras levitando ao redor da equipe adversária. A armadilha fere os Pokémon adversários que entram na batalha.
IV Stone Edge Físico 100 80% 5 O usuário apunhala o alvo por baixo com pedras afiadas. Ataques críticos acertam mais facilmente.
V Smack Down Físico 50 100% 15 O usuário joga uma pedra ou projétil semelhante para atacar um oponente. Um Pokémon voador cairá no chão ao ser atingido.
V Wide Guard Status - - 10 O usuário e seus aliados estão protegidos de ataques em área por um turno.
VI Diamond Storm Físico 100 95% 5 O usuário levanta uma tempestade de diamantes para causar dano ao Pokémon adversário. Isso também pode aumentar drasticamente a estatística de Defesa do usuário.
VII Accelerock Físico 40 100% 20 O usuário se choca contra o alvo em alta velocidade. Esse movimento sempre vai primeiro.
VII Continental Crush Físico - - 1 O usuário invoca uma enorme montanha rochosa usando seu Z-Power e a joga no alvo com força total. O poder varia, dependendo do movimento original.
VII Continental Crush Especial - - 1 O usuário invoca uma enorme montanha rochosa usando seu Z-Power e a joga no alvo com força total. O poder varia, dependendo do movimento original.
VII Splintered Stormshards Físico 190 - 1 Após obter Z-Power, o usuário, Lycanroc, ataca o alvo com força total. Este movimento anula o efeito no campo de batalha.
VIII G-Max Volcalith Físico - - 3 Um ataque do tipo Pedra usado pelo Coalossal Gigantamax. Este movimento continua a causar dano aos oponentes por quatro turnos.
VIII G-Max Volcalith Especial - - 3 Um ataque do tipo Pedra usado pelo Coalossal Gigantamax. Este movimento continua a causar dano aos oponentes por quatro turnos.
VIII Max Rockfall Físico - - 3 Este é um ataque do tipo Pedra usado por Pokémon Dynamax. O usuário invoca uma tempestade de areia com duração de cinco turnos.
VIII Max Rockfall Especial - - 3 Este é um ataque do tipo Pedra usado por Pokémon Dynamax. O usuário invoca uma tempestade de areia com duração de cinco turnos.
VIII Meteor Beam Especial 120 90% 10 Neste ataque de dois turnos, o usuário reúne poder espacial e aumenta sua estatística de Ataque especial, então ataca o alvo no próximo turno.
VIII Tar Shot Status - 100% 15 O usuário derrama alcatrão pegajoso sobre o alvo, diminuindo a estatística de velocidade do alvo. O alvo se torna mais fraco para movimentos do tipo Fogo.

Pokémon Tipo Pedra

Pokémon Pedra Tipo Puro

# Ícone Nome
185 Sudowoodo
299 Nosepass
377 Regirock
408 Cranidos
409 Rampardos
438 Bonsly
524 Roggenrola
525 Boldore
526 Gigalith
744 Rockruff
745 Lycanroc Midday Form
745 Lycanroc Midnight Form
745 Lycanroc Dusk Form
837 Rolycoly
874 Stonjourner

Pokémon com Pedra Tipo Primário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
74 Geodude
74 Geodude Forma de Alola
75 Graveler
75 Graveler Forma de Alola
76 Golem
76 Golem Forma de Alola
95 Onix
138 Omanyte
139 Omastar
140 Kabuto
141 Kabutops
142 Aerodactyl
142 Mega Aerodactyl
246 Larvitar
247 Pupitar
248 Tyranitar
248 Mega Tyranitar
337 Lunatone
338 Solrock
345 Lileep
346 Cradily
347 Anorith
348 Armaldo
410 Shieldon
411 Bastiodon
476 Probopass
566 Archen
567 Archeops
639 Terrakion
688 Binacle
689 Barbaracle
696 Tyrunt
697 Tyrantrum
698 Amaura
699 Aurorus
703 Carbink
719 Diancie
719 Mega Diancie
774 Minior Meteor Form
774 Minior Core
793 Nihilego
805 Stakataka
838 Carkol
839 Coalossal
839 Gigantamax Coalossal

Pokémon com Pedra Tipo Secundário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
111 Rhyhorn
112 Rhydon
213 Shuckle
219 Magcargo
222 Corsola
304 Aron
305 Lairon
306 Aggron
369 Relicanth
464 Rhyperior
557 Dwebble
558 Crustle
564 Tirtouga
565 Carracosta
834 Drednaw
834 Gigantamax Drednaw

Especialistas do Tipo Pedra

Brock

Brock é o Líder do Ginásio da Cidade de Pewter, conhecido oficialmente como Ginásio Pewter. Ele dá a insígnia aos treinadores que o derrotam. Ele também é especialista em Pokémon tipo Pedra.

Roxanne

Roxanne é a Líder do Ginásio da Cidade de Rustboro, conhecido oficialmente como Ginásio Rustboro. Os treinadores que a derrotam recebem a insígnia de Pedra. Ela é também uma estudiosa que se especializou em Pokémon tipo Pedra.

Roark

Roark é o Líder do Ginásio da Cidade de Oreburgh, conhecido oficialmente como Ginásio Oreburgh. Ele entrega a insígnia do carvão aos treinadores que o derrotam. Ele também é especialista em Pokémon tipo Pedra e filho de Byron.

Grant

Grant é o Líder do Ginásio da Cidade de Cyllage, conhecido oficialmente como Ginásio Cyllage. Ele é especialista em Pokémon tipo Pedra e dá a insígnia do penhasco aos treinadores que o derrotam.

Olivia

Olivia é uma personagem introduzida em Pokémon Sun e Moon. Ela é a Kahuna da Ilha de Akala e membro da Elite 4 de Alola. Ela também é especialista em Pokémon tipo Pedra e concede o selo Akala aos treinadores que a derrotam.

Gordie

Gordie é o Líder do Ginásio da Circhester, conhecido oficialmente como Circhester Stadium. Ele é especialista em Pokémon tipo Pedra e dá a insígnia de pedra aos treinadores que o derrotam. Em Pokémon Shield, sua mãe, Melony, assume seu lugar como Líder de Ginásio de Circhester.

Habilidades do Tipo Pedra

Habilidades que interagem com Tipo Pedra

Geração Habilidade Descrição
V Sand Force Fortalece os Movimentos de Pedra, Terrestre e Aço para 1.3x seu poder durante uma Tempestade de Areia

Itens do Tipo Pedra

Nome Descrição
Charti Berry Se segurado por um Pokémon, esta Berry diminuirá os danos sofridos por um ataque super efetivo do tipo Pedra.
Hard Stone Um item a ser segurado por um Pokémon. É uma pedra durável que aumenta o poder dos movimentos do tipo Pedra.
Rock Gem Uma joia com essência de rocha. Quando segurada, fortalece o poder de um movimento do tipo pedra uma vez.
Rock Incense Um item a ser segurado por um Pokémon. Este incenso de cheiro exótico aumenta o poder dos movimentos do tipo Pedra.
Rock Memory Um disco de memória que contém dados do tipo Pedra. Muda o tipo do usuário se for segurado por uma determinada espécie de Pokémon.
Rockium Z Converte Z-Power em cristais que atualizam movimentos do tipo Pedra para Z-Moves do tipo Pedra.
Stone Plate Um item a ser segurado por um Pokémon. É uma placa de pedra que aumenta o poder dos movimentos do tipo Pedra.

Curiosidades do Tipo Pedra

  • Na 1ª Temporada do Anime e durante grande parte da Geração I, o tipo pedra foi erroneamente considerado não afetado por Movimentos de tipo Elétrico. Isso provavelmente se deve ao fato de que, na época, a maioria dos Pokémon tipo Pedra eram parte do tipo Terrestre e, portanto, imunes aos Movimentos de tipo Elétrico.
  • No Anime e em outras diversas ocasiões, os Pokémon tipo Pedra e tipo Terrestre apresentam uma aversão à água. Rhydon é, usualmente, apresentado como uma exceção à esta regra, visto que ele é capaz de usar o Movimento Surf.
  • O tipo Pedra está empatado com o tipo Planta para o maior número de fraquezas: são cinco desvantagem de tipos
  • Os Movimentos de tipo Pedra são super eficazes contra quatro dos cinco tipos para os quais Planta é fraco, com Venenoso sendo a exceção
  • A maioria dos Pokémon Fósseis são parte ou apenas do tipo Pedra. Isso provavelmente se deve às formações rochosas da vida real, processo pelo qual os fósseis são comumente associados.
  • O Ginásio de Olivine, em Johto, era um Ginásio de tipo Pedra antes do tipo Aço ser descoberto
  • O tipo Pedra tem a menor quantidade de Movimentos Especiais entre todos os tipos, com apenas três
  • Apesar de ter sido introduzido na 1ª Geração, não havia nenhum Pokémon tipo Pedra puro até a Geração II, com o lançamento de Sudowoodo

17 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. E esse foi o tipo Rock!
    O próximo tipo a virar matéria na PBN é o curiosíssimo Tipo ???.
    Não deixem de comentar dando opiniões, sugestões, correções, etc. Sintam-se à vontade!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa Nekko! Ta de parabéns

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria, como sempre fazem, o problema é que ODEIO 90% dos tipo pedra, por mim não existiam.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, parabéns! Aguardando o tipo Ghost...

    ResponderExcluir
  5. O tipo ??? vai ser o ultimo ?

    ResponderExcluir
  6. Cara, vc não sabe como isso me ajuda nas batalhas, principalmente as vantagens e desvantagens.. kkk mas eu achei um pequeno erro, quando vc falou dos fósseis vc disse "instintos" e o certo é "extintos". Obrigado pelos bons posts !

    ResponderExcluir
  7. O Relicanth é um pokemon fóssil?

    Pra mim não é, mas espero uma resposta para confirmar se é verdade.
    Me respondam, pfv

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz essa pergunta, pois o Relicanth está em uma imagem junto com os pokemons fósseis

    ResponderExcluir
  9. Em "Rock Polish (Status) - O usuário pule seu corpo", o correto não seria "o usuário poli seu corpo".

    ResponderExcluir
  10. Galera, valeu pelos comentários!
    E mais uma vez: vocês podem conferir as outras matérias que fiz sobre os tipos Pokémon por esse link http://www.poke-blast-news.net/2013/02/tipos-de-pokemon.html Lá, inclusive, já tem sobre o tipo Ghost (e muitos outros). Faltam agora os tipos ???, Fairy e Normal, e é nessa ordem que as matérias serão postadas.

    Anônimo das 03:37 --> É, tem bastante gente que não gosta dos tipo Rock por eles serem todos meio robóticos ou artificiais (pedras com vida *-*). Mas eu gosto de quase todos, principalmente dos Fósseis. Um que não gosto muito é Terrakion (e nenhum dos outros Espadachins Justiceiros)...

    Kleber Bastos --> Fico feliz que as matérias têm te ajudado com as batalhas ^^ Se quiser mais dicas úteis, basta acessar as Análises de Pokémon da PBN, por esse link http://www.poke-blast-news.net/2010/09/analises-pbn.html

    ResponderExcluir
  11. Muito bom como sempre^^ Embora eu não goste muito dos tipos pedra =/

    Nekko se eu fosse vc esperava até o jogo de pokemon X/Y lançar ou até mais informações oficiais saírem para fazer a matéria do tipo Fairy ;)
    A não ser que vc pretenda atualizar conforme forem saírem notícias sobre o novo tipo...

    ResponderExcluir
  12. Kleber Bastos --> E obrigado pela correção, a palavra já foi substituída!
    Anônimo das 13:41 --> Não, Relicanth não é um Fóssil. Para mais informações sobre isso, releia a observação do tópico "Os Pokémon tipo Rock" dessa matéria.
    Anônimo das 14:03 --> Quando fui escrever a matéria fiquei com a mesma dúvida ^^ Mas consultei um site que conjuga os verbos e descobri que, na norma culta da língua, "pule" está correto.
    Fernanda --> Pois é, já ponderei essas duas opções... Resolvi fazer assim: escrever uma matéria bastante breve sobre Fairy, como um prólogo, e, depois do lançamento dos jogos, acrescentar informações sobre o tipo. Assim todo mundo pode saber um pouco mais sobre as fadas até outubro ^^

    ResponderExcluir
  13. Nekko você vai atualizar os tipos, com as novas informações dos jogos X e Y?

    Qual seu tipo favorito?

    Qual sua região favorita?

    Qual inicial e lendário que você mais gosta/

    ResponderExcluir
  14. Matheus --> Sim, com o lançamento dos jogos vou atualizar todas as páginas ^^
    Meu tipo favorito é Ghost. Minha região favorita é Unova (e deve mudar para Kalos em breve, pois eu costumo gostar da região mais 'atual', pois está sempre mais completa e divertida do que as anteriores). Meu inicial favorito é Chimchar e meu lendário favorito é Giratina (tudo isso escolhido agora ^^)

    ResponderExcluir
  15. Que maneiro, o meu é o water e um pouco grass. Eu gosto de Sinnoh, Turtwig e o lendário Celebi e a maioria do tipo água.

    ResponderExcluir
  16. Matheus --> Também gosto bastante dos tipo Water ^^

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال