Tipo Fire (Fogo) - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

20/04/2013

Tipo Fire (Fogo)



O tipo Fire foi criado na primeira geração, quando existiam apenas doze Pokémon nele. Depois esse número cresceu, chegando hoje a 47, ou 7,2% das criaturas. A geração que mais contribuiu para o valor foi a quinta, que incluiu onze monstros do tipo. Quando se levam as técnicas em consideração, podemos encontrar entre elas 29 de fogo. Todas as técnicas Fire eram consideradas, nas três primeiras gerações, Especiais, uma vez que o alvo se feria sem que houvesse contato físico entre ele e o Pokémon atacante. No Trading Card Game (TCG), Fire está exclusivamente representado em um tipo de nome igual.

Obs: Na contagem de Pokémon, não foram considerados Rotom na Heat Form e Castform na Sunny Form, por serem formas alternativas dessas criaturas, formas que diferem da natural.


Na batalha

O tipo Fire, no videogame:
É super efetivo contra: Bug, Grass, Ice, Steel
É pouco efetivo contra: Dragon, Fire, Rock, Water
Não tem efeito contra: ---
Tem resistência a: Bug, Fire, Grass, Ice, Steel, Fairy
Tem fraqueza a: Ground, Rock, Water
É imune a: ---


O tipo Fire, no TCG, geralmente:
É super efetivo contra: Grass, Metal
É pouco efetivo contra: ---
Tem resistência a: ---
Tem fraqueza a: Water

O Pokémon de fogo com maior base stat total, descontando-se os lendários, é Arcanine, com 555. No lado oposto, aquele tipo Fire com menor base stat, dentre os totalmente evoluídos, é Magcargo, com 410.

Para falar de Fire em batalha, é fundamental analisar  os efeitos que a luz solar intensa tem sobre Pokémon do tipo. Em primeiro lugar, esta condição climática, ativada pela técnica Sunny Day ou pela habilidade Drought, aumenta em 50% o poder de técnicas de fogo, ao mesmo tempo em que reduz em 50% o poder das tipo Water, trazendo uma vantagem única para Pokémon Fire. Outro ponto excelente da luz solar intensa é que ela possibilita ao usuário da técnica Solar Beam não perder um turno absorvendo luminosidade: isso pode se tornar uma grande arma contra Ground, Rock e Water, as três fraquezas dos tipo fogo.

Um ponto igualmente importante de Pokémon Fire a ser relatado é a imunidade que têm à condição de queimadura (burn). E, no que se refere aos stats desse tipo, deve ser dito que são similares às características de uma chama da "vida real". Poderosa, rápida, mas relativamente frágil - os monstrinhos Fire possuem técnicas que causam grandes danos, em contrapartida têm pouca duração em uma batalha por serem facilmente nocauteados. Por outro lado, a vantagem que o tipo tem sobre Steel é de grande ajuda, pois este tipo é extremamente resistente. Ao mesmo tempo, para lidar com suas fraquezas, Fire pode aprender muitas técnicas Grass, incluindo o poderoso Solar Beam.

Por fim, há uma característica única aos tipo fogo, mas que serve mais como curiosidade do que como algo aplicável. Técnicas Fire são as únicas que podem causar um dano de 5x em um oponente. Isso porque Paras e Parasect, além de serem Grass/Bug, têm a habilidade Dry Skin, que os torna ainda mais vulneráveis às técnicas de fogo. Contudo, esses Pokémon não são comuns, nem na natureza nem nas equipes dos treinadores.


Algumas técnicas do tipo Fire

Flamethrower (Special) - O usuário é chamuscado com uma intensa explosão de fogo. Pode também deixar o alvo queimado (burn).
Sunny Day (Status) - O usuário intensifica o sol por cinco turnos, aumentando o poder de técnicas tipo Fogo.
Eruption (Special) - O usuário ataca o time adversário com uma fúria explosiva. Quanto mais baixo estiver o HP do usuário, menos poderosa essa técnica irá se tornar.
Fire Blitz (Physical) - O usuário fica envolto em chamas e se choca contra o alvo. O usuário causa grande dano e pode deixar o alvo queimado.
Flame Charge (Physical) - O usuário se envolve em chamas e ataca. Acumulando poder, a Speed do usuário é aumentada.

Obs: Para mais informações sobre a condição de queimadura e outros problemas de status, clique aqui.


Especialistas do tipo fogo

Existem alguns Líderes de Ginásio e membros da Elite dos 4 que têm Fire como seu tipo preferido. Descubra abaixo quem são estes especialistas em fogo e que Pokémon utilizam em suas batalhas oficiais:

Blaine (Kanto) - Líder de Ginásio de Cinnabar Island --> Magcargo, Magmar, Rapidash (utilizados na Batalha de Ginásio, em HeartGold e SoulSilver)
Flannery (Hoenn) - Líder de Ginásio de Lavaridge Town --> Numel, Slugma, Camerupt, Torkoal (utilizados na Batalha de Ginásio, em Emerald)
Chili (Unova) - Líder de Ginásio de Striaton City (em Black & White, apenas) --> Lillipup, Pansear (utilizados na Batalha de Ginásio, em Black & White)
Blaine, Flannery e Chili

Flint (Sinnoh) - membro da Elite dos 4 --> Houndoom, Flareon, Rapidash, Infernape, Magmortar (utilizados na segunda batalha na Pokémon League, em Platinum)
Flint

Obs: Em Black & White, Chili é um dos Líderes de Ginásio de Striaton City, ao lado de seus irmãos Cilan e Cress. Todavia, eles renunciam ao cargo para aprimorarem seus técnicas de batalha. Com isso, em Black 2 & White 2, cuja estória se passa dois anos após a dos jogos precurssores, eles já estão destituídos de seus cargos como Líderes de Ginásio.


Os Pokémon tipo Fire

De maneira igual ao fogo, os Pokémon tipo Fire são bastante agressivos. Contudo, as semelhanças não param por aí: a formação de fogo é propícia em locais secos e quentes. Assim são também os tipo Fire, que gostam de montanhas, desertos, vulcões e locais com intensas atividades geológicas, além de outros lugares abafados em geral. As exceções moram em pradarias ou nas cidades. Alguns deles, como Growlithe, são tão urbanos que se tornam animais de estimação de muita gente - e ajudantes da polícia em muitos casos.

O curioso é que, mesmo que a maioria dos Fire viva próximo a vulcões (e alguns tenham, inclusive, a habilidade de mergulhar em mares de lava e sair intactos), e as atividades geológicas mais enérgicas tenham ocorrido há milhões de anos, nenhum dos Pokémon pré-históricos, ressuscitados a partir de fósseis, é do tipo Fire.

Heatmor vs. Durant
No que diz respeito à alimentação, os tipo fogo gostam de comidas com alto valor energético, como doces e berries, justamente por proverem a energia necessária à combustão. Ironicamente, Vulpix, Numel e Growlithe parecem gostar de um tipo específico de berry, o Rawst, que cura nada mais, nada menos do que queimaduras! Alguns outros são herbívoros, onívoros ou carnívoros: os últimos, dentre os quais estão Houndoom e Heatmor, caçam outros Pokémon, sendo Durant o alvo preferido do Pokémon Tamanduá. Há ainda alguns tipo fogo com uma dieta única. De maneira parecida com motores de combustão interna, Torkoal e Slugma comem carvão e pedras, respectivamente, para queimar em seu interior e produzir energia.

Dentre os Pokémon tipo Fire há cinco lendários:
  Moltres é um dos três Pássaros Lendários de Kanto, que teve grande importância no segundo filme da franquia. Quando bate as asas, o pássaro do fogo cria brasas e ondas de calor.
Entei
  Entei, protagonista do terceiro filme Pokémon, nasce juntamente com vulcões. Dizem que pode fazê-los entrar em erupção quando ruge. É membro do Trio de Bestas Lendárias.
  Ho-oh, membro da Dupla da Torre, é o guardião dos céus. Ele vive voando continuamente pelo mundo, apesar de que se acredite que ele viva no fim do arco-íris. Suas penas tem poder de trazer a felicidade eterna a quem as possuir. É o criador do Trio de Bestas Lendárias.
  Heatran, o Pokémon Cúpula de Lava, tem o corpo composto por um metal bastante áspero. Contudo, ele é parcialmente derretido por seu próprio calor.
  Victini, o Pokémon Vitória, adora macarons e compartilha seu infinito poder com os outros assim que os toca. Foi o personagem mais importante do décimo quarto filme.
  Reshiram, membro do Tao Trio, tem traços leves e imprecisos. Por outro lado, ajudará aquele que quiser construir um mundo com a solidez da verdade. Foi protagonista do filme de número quatorze.

Da mesma forma, é fundamental falar que Fire, tal como Water e Grass, é um tipo dos Pokémon iniciais, a primeira criatura que um Treinador terá em mãos. Toda geração apresenta um novo inicial de fogo que pode vir a evoluir duas vezes.
Iniciais de fogo das
cinco primeiras gerações
  Charmander, de Kanto, tem uma cauda cuja chama mostra o quão saudável este Pokémon está. É Fire puro até atingir seu estágio final, no qual se torna Fire/Flying.
  Cyndaquil, de Johto, é bastante tímido, mas capaz de usar o fogo de suas costas como defesa. É Fire puro.
  Torchic, de Hoenn, possui um saco que queima constantemente em sua barriga, o que o torna quentinho. É Fire puro até atingir seu próximo estágio evolutivo, a partir do qual se torna Fire/Fighting.
  Chimchar, de Sinnoh, apaga o fogo de seu rabo antes de dormir para evitar possíveis incêndios. É Fire puro até atingir seu próximo estágio evolutivo, a partir do qual se torna Fire/Fighting.
  Tepig, de Unova, gosta de tostar berries com seu próprio fogo antes de consumi-los. É Fire puro até atingir seu próximo estágio evolutivo, a partir do qual se torna Fire/Fighting.

Pokémon tipo Fire não apenas queimam - também sabem brilhar e chamar a atenção!

Iniciais de fogo em suas formas finais

Referências: Bulbapedia, reddit.com, flameheadshero.deviantart.com
Para referências específicas de uma imagem, clique sobre ela.

Espero que tenham gostado ^^
(Leiam os comentários, o primeiro é sempre meu)


Matéria escrita por:

Post Top Ad