Tipo Planta (Grass Type)

Pokémon tipo Planta (Grass)

Introduzido na 1ª Geração, o tipo Planta abrange atualmente um total de 124 PokémonA 5ª Geração foi a que mais incluiu novos Pokémon de Planta, com 20 representantes. No total, há 61 Movimentos do tipo. Já no Trading Card Game (TCG), o tipo Planta está incluído em um tipo de mesmo nome. Em inglês, o tipo Planta é chamado de Grass Type. Embora a tradução oficial atual seja tipo Planta, muitas vezes ele já foi chamado de tipo grama ou tipo vegetal no passado.

Vantagens e Desvantagens do Tipo Planta

  • É super efetivo contra: Ground, Rock, Water
  • É pouco efetivo contra: Bug, Dragon, Fire, Flying, Grass, Poison, Steel
  • Não tem efeito contra: ---
  • Tem resistência a: Electric, Grass, Ground, Water
  • Tem fraqueza a: Bug, Fire, Flying, Ice, Poison
  • É imune a: ---

Movimentos do Tipo Planta

Geração Movimento Categoria Poder Precisão PP Descrição
I Absorb Especial 20 100% 25 Um ataque de drenagem de nutrientes. O HP do usuário é restaurado pela metade do dano recebido pelo alvo.
I Leech Seed Status - 90% 10 Uma semente é plantada no alvo. Rouba algum HP do alvo a cada turno.
I Mega Drain Especial 40 100% 15 Um ataque de drenagem de nutrientes. O HP do usuário é restaurado pela metade do dano recebido pelo alvo.
I Petal Dance Especial 120 100% 10 O usuário ataca o alvo espalhando pétalas por dois a três turnos. O usuário fica confuso.
I Razor Leaf Físico 55 95% 25 Folhas de gume afiado são lançadas para cortar o Pokémon adversário. Ataques críticos acertam mais facilmente.
I Sleep Powder Status - 75% 15 O usuário espalha uma grande nuvem de poeira indutora de sono ao redor do alvo.
I Solar Beam Especial 120 100% 10 Nesse ataque de dois turnos, o usuário reúne a luz e, no próximo turno, lança um feixe solar.
I Spore Status - 100% 15 O usuário espalha rajadas de esporos que induzem o sono.
I Stun Spore Status - 75% 30 O usuário espalha uma nuvem de pó entorpecente que paralisa o alvo.
I Vine Whip Físico 45 100% 25 O alvo é atingido com vinhas em forma de chicote para infligir danos.
II Cotton Spore Status - 100% 40 O usuário libera esporos parecidos com algodão que se agarram ao Pokémon adversário, o que reduz drasticamente sua estatística de velocidade.
II Giga Drain Especial 75 100% 10 Um ataque de drenagem de nutrientes. O HP do usuário é restaurado pela metade do dano recebido pelo alvo.
II Synthesis Status - - 5 O usuário restaura seu próprio HP. A quantidade de HP recuperada varia com o clima.
III Aromatherapy Status - - 5 O usuário libera um perfume suave que cura todas as condições de status que afetam seus aliados.
III Bullet Seed Físico 25 100% 30 O usuário atira sementes com força no alvo de duas a cinco vezes consecutivas.
III Frenzy Plant Especial 150 90% 5 O usuário bate no alvo com uma árvore enorme. O usuário não pode se mover no próximo turno.
III Grass Whistle Status - 55% 15 O usuário toca uma melodia agradável que embala o alvo em um sono profundo.
III Ingrain Status - - 20 O usuário cria raízes que restauram seu HP em cada turno. Por estar enraizado, o usuário não pode sair de campo.
III Leaf Blade Físico 90 100% 15 O usuário maneja uma folha afiada como uma espada e ataca cortando seu alvo. Ataques críticos acertam mais facilmente.
III Magical Leaf Especial 60 - 20 O usuário espalha folhas misteriosas que perseguem o alvo. Este ataque nunca falha.
III Needle Arm Físico 60 100% 15 O usuário ataca balançando descontroladamente seus braços espinhosos. Isso também pode fazer o alvo recuar.
IV Energy Ball Especial 90 100% 10 O usuário extrai energia da natureza e atira no alvo. Isso também pode diminuir a a estatística de Defesa especial do alvo.
IV Grass Knot Especial - 100% 20 O usuário cria uma aramadilha de planta na qual o alvo tropeça. Quanto mais pesado for o alvo, maior será a força do movimento.
IV Leaf Storm Especial 130 90% 5 O usuário provoca uma tempestade de folhas ao redor do alvo. O recuo do ataque reduz drasticamente a estatística de Ataque especial do usuário.
IV Power Whip Físico 120 85% 10 O usuário gira violentamente suas vinhas, tentáculos ou algo parecido para açoitar duramente o alvo.
IV Seed Bomb Físico 80 100% 15 O usuário joga, de cima, uma enxurrada de sementes de casca dura no alvo.
IV Seed Flare Especial 120 85% 5 O usuário emite uma onda de choque de seu corpo para atacar seu alvo. Isso também pode reduzir drasticamente a estatística de Defesa especial do alvo.
IV Wood Hammer Físico 120 100% 15 O usuário bate seu corpo robusto no alvo para atacar. Isso também prejudica bastante o usuário.
IV Worry Seed Status - 100% 10 Uma semente que causa preocupação é plantada no alvo. Impede o sono, tornando a Insônia de Habilidade do alvo.
V Cotton Guard Status - - 10 O usuário se protege envolvendo seu corpo em algodão macio, o que aumenta drasticamente a estatística de Defesa do usuário.
V Grass Pledge Especial 80 100% 10 Uma coluna de grama atinge o alvo. Quando usado com seu equivalente de água, seu poder aumenta e um vasto pântano aparece.
V Horn Leech Físico 75 100% 10 O usuário drena a energia do alvo com seus chifres. O HP do usuário é restaurado pela metade do dano recebido pelo alvo.
V Leaf Tornado Especial 65 90% 10 O usuário ataca seu alvo envolvendo-o em folhas afiadas. Este ataque também pode diminuir a precisão do alvo.
VI Forest's Curse Status - 100% 20 O usuário coloca uma maldição da floresta no alvo. O alvo agora também é do tipo Planta.
VI Grassy Terrain Status - - 10 O usuário transforma o solo em grama por cinco turnos. Isso restaura o HP dos Pokémon no chão um pouco a cada turno e aumenta o poder dos movimentos do tipo Planta.
VI Petal Blizzard Físico 90 100% 15 O usuário agita uma violenta nevasca de pétalas e ataca tudo ao seu redor.
VI Spiky Shield Status - - 10 Além de proteger o usuário de ataques, esse movimento também causa danos a qualquer invasor que faça contato direto.
VII Bloom Doom Físico - - 1 O usuário coleta energia das plantas usando seu Z-Power e ataca o alvo com força total. O poder varia, dependendo do movimento original.
VII Bloom Doom Especial - - 1 O usuário coleta energia das plantas usando seu Z-Power e ataca o alvo com força total. O poder varia, dependendo do movimento original.
VII Leafage Físico 40 100% 40 O usuário ataca atirando folhas no alvo.
VII Sappy Seed Físico 90 100% 15 O usuário cultiva um caule gigantesco que espalha sementes para atacar o alvo. As sementes drenam o HP do alvo a cada turno.
VII Solar Blade Físico 125 100% 10 Neste ataque de dois turnos, o usuário reúne luz e preenche uma lâmina com a energia, atacando o alvo no próximo turno.
VII Strength Sap Status - 100% 10 O usuário restaura seu HP pela mesma quantidade da estatística de Ataque do alvo. Também diminui a estatística de Ataque do alvo.
VII Trop Kick Físico 70 100% 15 O usuário dá um chute intenso de origens tropicais no alvo. Isso também diminui a estatística de Ataque do alvo.
VIII Apple Acid Especial 80 100% 10 O usuário ataca o alvo com um líquido ácido criado a partir de maçãs ácidas. Isso também diminui a estatística de Defesa especial do alvo.
VIII Branch Poke Físico 40 100% 40 O usuário ataca o alvo cutucando-o com um galho pontiagudo.
VIII Drum Beating Físico 80 100% 10 O usuário toca seu tambor, controlando as raízes do tambor para atacar o alvo. Isso também diminui a estatística de velocidade do alvo.
VIII G-Max Drum Solo Físico 160 - 3 Um ataque do tipo Planta usado pelo Rillaboom Gigantamax. Este movimento pode ser usado no alvo independentemente de suas Habilidades.
VIII G-Max Drum Solo Especial 160 - 3 Um ataque do tipo Planta usado pelo Rillaboom Gigantamax. Este movimento pode ser usado no alvo independentemente de suas Habilidades.
VIII G-Max Sweetness Físico - - 3 Um ataque do tipo Planta usado por Appletun Gigantamax. Este movimento cura as condições de status dos aliados.
VIII G-Max Sweetness Especial - - 3 Um ataque do tipo Planta usado por Appletun Gigantamax. Este movimento cura as condições de status dos aliados.
VIII G-Max Tartness Físico - - 3 Um ataque do tipo Planta usado pelo Flapple Gigantamax. Este movimento reduz a evasão dos oponentes.
VIII G-Max Tartness Especial - - 3 Um ataque do tipo Planta usado pelo Flapple Gigantamax. Este movimento reduz a evasão dos oponentes.
VIII G-Max Vine Lash Físico - - 3 Um ataque do tipo planta que o Venusaur Gigantamax usa. Este movimento continua a causar dano aos oponentes por quatro turnos.
VIII G-Max Vine Lash Especial - - 3 Um ataque do tipo planta que o Venusaur Gigantamax usa. Este movimento continua a causar dano aos oponentes por quatro turnos.
VIII Grassy Glide Físico 70 100% 20 Planando no solo, o usuário ataca o alvo. Este movimento sempre acontece primeiro em Terreno Gramado.
VIII Grav Apple Físico 80 100% 10 O usuário inflige danos ao deixar cair uma maçã de cima. Isso também diminui a estatística de Defesa do alvo.
VIII Jungle Healing Status - - 10 O usuário se torna um com a selva, restaurando HP e curando quaisquer condições de status de si mesmo e de seus Pokémon aliados na batalha.
VIII Max Overgrowth Físico - - 3 Este é um ataque do tipo Planta usado por um Pokémon Dynamax. O usuário transforma o terreno em terreno gramado por cinco turnos.
VIII Max Overgrowth Especial - - 3 Este é um ataque do tipo Planta usado por um Pokémon Dynamax. O usuário transforma o terreno em terreno gramado por cinco turnos.
VIII Snap Trap Físico 35 100% 15 O usuário captura o alvo em uma armadilha instantânea por quatro a cinco turnos.

Pokémon Tipo Planta

Pokémon Planta Tipo Puro

# Ícone Nome
114 Tangela
152 Chikorita
153 Bayleef
154 Meganium
182 Bellossom
191 Sunkern
192 Sunflora
252 Treecko
253 Grovyle
254 Sceptile
273 Seedot
285 Shroomish
331 Cacnea
387 Turtwig
388 Grotle
420 Cherubi
421 Cherrim Overcast Form
421 Cherrim Sunshine Form
455 Carnivine
465 Tangrowth
470 Leafeon
492 Shaymin Land Forme
495 Snivy
496 Servine
497 Serperior
511 Pansage
512 Simisage
548 Petilil
549 Lilligant
556 Maractus
650 Chespin
651 Quilladin
672 Skiddo
673 Gogoat
753 Fomantis
754 Lurantis
761 Bounsweet
762 Steenee
763 Tsareena
810 Grookey
811 Thwackey
812 Rillaboom
812 Gigantamax Rillaboom
829 Gossifleur
830 Eldegoss

Pokémon com Planta tipo Primário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
1 Bulbasaur
2 Ivysaur
3 Venusaur
3 Mega Venusaur
3 Gigantamax Venusaur
43 Oddish
44 Gloom
45 Vileplume
69 Bellsprout
70 Weepinbell
71 Victreebel
102 Exeggcute
103 Exeggutor
103 Exeggutor Forma de Alola
187 Hoppip
188 Skiploom
189 Jumpluff
254 Mega Sceptile
274 Nuzleaf
275 Shiftry
286 Breloom
315 Roselia
332 Cacturne
357 Tropius
389 Torterra
406 Budew
407 Roserade
459 Snover
460 Abomasnow
460 Mega Abomasnow
492 Shaymin Sky Forme
546 Cottonee
547 Whimsicott
590 Foongus
591 Amoonguss
597 Ferroseed
598 Ferrothorn
640 Virizion
652 Chesnaught
722 Rowlet
723 Dartrix
724 Decidueye
755 Morelull
756 Shiinotic
787 Tapu Bulu
798 Kartana
840 Applin
841 Flapple
841 Gigantamax Flapple
842 Appletun
842 Gigantamax Appletun

Pokémon com Planta Tipo Secundário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
46 Paras
47 Parasect
251 Celebi
270 Lotad
271 Lombre
272 Ludicolo
345 Lileep
346 Cradily
413 Wormadam Plant Cloak
479 Mow Rotom
540 Sewaddle
541 Swadloon
542 Leavanny
585 Deerling Spring Form
585 Deerling Summer Form
585 Deerling Autumn Form
585 Deerling Winter Form
586 Sawsbuck Spring Form
586 Sawsbuck Summer Form
586 Sawsbuck Autumn Form
586 Sawsbuck Winter Form
708 Phantump
709 Trevenant
710 Pumpkaboo
711 Gourgeist
781 Dhelmise
893 Zarude
893 Zarude Dada
898 Calyrex

Especialistas do Tipo Planta

Erika

Erika é a Líder do Ginásio da Cidade de Celadon, conhecido oficialmente como Ginásio Celadon. Ela entrega a insígnia do arco-íris aos treinadores que a derrotam. Ela é uma jovem especializada em Pokémon tipo Planta e está sempre vestida com um quimono, provavelmente em referência à cultura japonesa.

Gardenia

Gardenia é a Líder de Ginásio da Cidade de Eterna, conhecido oficialmente como Ginásio Eterna. Ela entrega a insígnia da floresta aos treinadores que a derrotam. Ela também é especialista em Pokémon do tipo Planta.

Cilan

Cilan é um dos três Líderes de Ginásio da Cidade de Striaton, oficialmente conhecido como Ginásio Striaton. Ele é especialista em Pokémon do tipo Planta e enfrenta o jogador que escolhe Oshawott como seu Pokémon inicial. Ele dá a insígnia do trio aos treinadores que o derrotam.

Ramos

Ramos é um jardineiro e Líder do Ginásio da Cidade Coumarine, oficialmente conhecido como Ginásio Coumarine. Ele é especialista em Pokémon do tipo Planta e dá a insígnia da planta aos treinadores que o derrotam.

Mallow

Mallow é a Captain Trial da Lush Jungle em Akala Island, nos jogos Pokémon Sun e Moon. Ela é especialista em Pokémon tipo Planta.

Milo

Milo é o Líder do Ginásio de Turffield, conhecido oficialmente como Turffield Stadium. Ele é especialista em Pokémon do tipo Planta e dá a insígnia da planta aos treinadores que o derrotam.

Habilidades do Tipo Planta

Habilidades que interagem com Tipo Planta

Geração Habilidade Descrição
III Overgrow Aumenta o poder de Movimentos do tipo Planta quando o Pokémon está em situação de perigo
V Sap Sipper Aumenta a estatística de Ataque quando atingido por um Movimento de tipo Planta
VI Flower Veil Impede a redução das estatísticas dos Pokémon tipo Planta aliados

Habilidades Exclusivas do Tipo Planta

Geração Habilidade Descrição
III Chlorophyll Aumenta as estatísticas de Velocidade do Pokémon quando sob a luz do sol
III Effect Spore O contato pode envenenar, causa pralisia ou sono
III Overgrow Aumenta o poder de Movimentos de tipo Planta quando o Pokémon está em situação de perigo
IV Leaf Guard Impede condições de Status em tempo ensolarado
V Harvest Pode criar outra Berry depois de ser usada
VII Grassy Surge Transforma o terreno em terreno gramado quando o Pokémon entra em batalha

Itens do Tipo Planta

Nome Descrição
Grass Gem Uma joia com essência da natureza. Quando segurada, fortalece o poder de um movimento do tipo Planta uma vez.
Grass Memory Um disco de memória que contém dados do tipo Planta. Muda o tipo do usuário se for segurado por uma determinada espécie de Pokémon.
Grassium Z Converte Z-Power em cristais que atualizam golpes do tipo Planta para Z-Moves do tipo Planta.
Meadow Plate Um item a ser segurado por um Pokémon. É uma placa de pedra que aumenta o poder dos movimentos do tipo Planta.
Miracle Seed Um item que deve ser segurado por um Pokémon. É uma semente imbuída de força vital que aumenta o poder dos movimentos do tipo Planta.
Rindo Berry Se segurado por um Pokémon, esta Berry diminuirá o dano recebido de um ataque super efetivo do tipo Planta.
Rose Incense Um item que deve ser segurado por um Pokémon. Este incenso de cheiro exótico aumenta o poder dos movimentos do tipo Planta.

Curiosidades do Tipo Planta

  • O tipo Planta tem a maior quantidade de Pokémon que evoluem por Pedras de Evolução, com um total de 11. Este tipo é também o que possui espécies que podem evoluir pela maior quantidade de Pedras (Leaf Stone, Sun Stone, Water Stone e Shiny Stone)
  • O tipo Planta é o que mais apresenta Movimentos de drenagem, com 5
  • Movimentos do tipo Planta são super eficazes contra os três tipos para os quais o tipo Fogo é fraco

11 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. E isso é tudo sobre o tipo Grass.

    O tipo da próxima matéria, escolhido por vcs por votação, será DRAGON! Não perca tempo, vote já no tipo a ser retratado depois!

    Comentem, sugiram, apontem erros, divirtam-se!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O especialista amigo do go em Pokémon jornadas supremas Oraci (não sei se é assim que escreve o nome) ele é especialista de tipo planta pois quer capturar todos os Pokémon de tipo planta e depois todos os de tipo psíquico pra poder capturar Celebi

      Excluir
  2. Os melhores <3 Tão injustiçados ;-; Quero correção dessas fraquezas nessa nova geração é U_U

    ResponderExcluir
  3. É interessante notar que todos os inicias tipo grass (sem contar o da 6ª geração) são repteis no nosso mundo.
    Venusaur, Meganium e Sceptile, eu associo a dinossauros; Torterra é uma tartaruga e Serperior é uma Cobra.
    Ótima matéria, continuem assim!

    ResponderExcluir
  4. quando vc escreveu sobre o GIGA DRIAN vc escreveu DADO, e o correto seria DANO, gostaria que o proximo fosse tipo eletrico ^^

    ResponderExcluir
  5. Tipo Grass *-----* valeu pela matéria! Excelente! (:

    ResponderExcluir
  6. depois do tipo dragon coloca sobre tipo noturno

    ResponderExcluir
  7. Primeiro anônimo --> eu também achei muita injustiça o tipo Grass ter tantos 'defeitos'...

    Menan --> Valeu pela correção, será ajeitado ^^

    ResponderExcluir
  8. Gostei da matéria. Apesar de eu adorar os pokemons do tipo grass eu dificilmente coloco um na minha equipe devido as fraquezas e a muitos pokemons terem resistência a eles, realmente, muita injustiça com o tipo grass =/
    Quero uma matéria do tipo noturno (dark) depois de dragon ^^

    ResponderExcluir
  9. quem sabe a 6ª Geração tenha tipos GRASS com menos fraquezas não é? (Espero) Depois eu quero o tipo DARK ou o tipo WATER

    ResponderExcluir
  10. Maicon --> realmente, vamos ficar no aguardo!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال