Tipo Grass (Grama) - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

19/02/2013

Tipo Grass (Grama)



Introduzido na primeira geração, o tipo Grass abrange hoje um total de 74 Pokémon (incluindo Wormadam com Plant Cloak, capa de planta). No início da franquia com 14 representantes, Grass hoje é o quarto tipo mais comum de todos, alcançando 11,40% dos monstrinhos. A quinta geração foi a que mais incluiu novos Pokémon de grama, foram 20. No total, há, da mesma forma, 33 técnicas do tipo. Na classificação usada nas gerações um, dois e três, as técnicas Grass eram todas Especiais, ou seja, para atacar o oponente com elas, dispensava-se o contato físico. Já no Trading Card Game (TCG), Grass está incluído em um tipo homônimo, de mesmo nome.

Obs: Ao contar os Pokémon de grama, não foi considerado Mow Rotom, já que essa é uma forma alternativa desse Pokémon, forma que difere da natural.



Na batalha

O tipo Grass, no videogame:
É super efetivo contra: Ground, Rock, Water
É pouco efetivo contra: Bug, Dragon, Fire, Flying, Grass, Poison, Steel
Não tem efeito contra: ---
Tem resistência a: Electric, Grass, Ground, Water
Tem fraqueza a: Bug, Fire, Flying, Ice, Poison
É imune a: ---


O tipo Grass, no TCG, geralmente:
É super efetivo contra: Water, Fighting
É pouco efetivo contra: Metal
Tem resistência a: Water, Fighting
Tem fraqueza a: Fire

O Pokémon tipo Grass com maior base stat total é, fora lendários, Tangrowth, com 535. Já o com menor dentre os totalmente evoluídos do tipo é Parasect, com 405.

Uma característica bem peculiar do tipo grama em batalha é o efeito contraditório que Pokémon do tipo sofrem sob luz solar intensa (ativada pela técnica Sunny Day). 
Primeiramente, esta melhora efeitos de algumas técnicas Grass, fazendo com que o poderoso Solar Beam não precise carregar um turno antes de funcionar e aumentando a quantidade de HP recuperado ao ser usada a técnica Synthesis. Fora isso, ativa habilidades exclusivas a Pokémon do tipo, como Flower Gift (aumenta o poder dos Pokémon da party quando está ensolarado), Chlorophyll (aumenta a speed do Pokémon quando está ensolarado) e Leaf Guard (previne problemas de status quando está ensolarado), beneficiando-os. Por outro lado, Sunny Day aumenta em 50% o poder de técnicas Fire, que são super efetivas contra Pokémon tipo Grass. Outras condições climáticas também podem influenciar (e positivamente) monstrinhos de grama, como chuva forte em relação a Ludicolo, tempestades de areia em relação a Cacturne e chuva de granizo em relação a Abomasnow.

Pokémon tipo Grass muitas vezes possuem Attack ou Special Attack ótimos e Speed elevada. Analisando um pouco mais, é possível descobrir que muitos Pokémon têm dupla fraqueza a técnicas de grama, ao mesmo tempo em que há vários duplamente resistentes a elas. Esse tipo, todavia, têm vários problemas no que diz respeito ao ataque: além de ser pouco efetivo contra sete tipos, suas técnicas mais fortes geralmente trazem inconveniências ao usuário, como a redução de algum stat, aparecimento de confusão e necessidade de carregar antes ou após a execução da técnica. Há ainda o fato de que monstrinhos de grama costumam ser limitados na quantidade de técnicas que podem aprender, o que gera casos em que há apenas técnicas tipo Grass ou Normal que causam dano.


Vale lembrar também que Exeggcute, Celebi, Snover e suas famílias evolutivas têm sete fraquezas ao todo. A combinação entre tipo Grass e outros também pode deixar os Pokémon mais sensíveis a técnicas Poison, Bug ou Ground. Contudo, criaturas Grass puras são, da mesma forma, fracas a técnicas de vários tipos, num total de cinco. O pior é que não é muito bom confiar nas resistências de Pokémon de grama, uma vez que vários tipo Water aprendem Ice Beam e outros tipo Electric aprendem Signal Beam, técnicas super efetivas contra Grass.

No entanto, não há apenas defeitos. Monstrinhos de grama usam técnicas como Leech Seed, Absorb, Mega Drain e Giga Drain, que recuperam o HP do usuário retirando o do oponente. Outros deles usam PoisonPowder, Sleep Powder e Stun Spore, que alteram o status do oponente. Além disso, são do único tipo imune a Leech Seed. Portanto, Pokémon tipo Grass podem se tornar difíceis de serem derrotados, sendo de grande ajuda na party.




Algumas técnicas do tipo Grass

Leech Seed (Status) - Uma semente é plantada no alvo. Ela rouba um pouco de HP do alvo a cada turno.
Solar Beam (Special) - Um ataque de dois turnos. O usuário armazena luz então dispara um denso raio no segundo turno.
Giga Drain (Special) - Um ataque que drena nutrientes. Metade do dano causado ao alvo é usado para recuperar o HP do usuário.
Bullet Seed (Physical) - O usuário dispara sementes no alvo com força. Duas a cinco sementes são lançadas  em rápida sucessão.
Seed Bomb (Physical) - O usuário bate com uma barragem de sementes de caroço duro no alvo, de cima para baixo.


Especialistas do tipo grama

No mundo Pokémon, há aqueles Líderes de Ginásio que adoram usar monstrinhos do tipo Grass em suas batalhas. Descubra quem são essas pessoas e que Pokémon eles usam:

Erika (Kanto) - Líder do Ginásio de Celadon City --> Jumpluff, Tangela, Victreebel, Bellossom (utilizados na Batalha de Ginásio em HeartGold & SoulSilver)
Gardenia (Sinnoh) - Líder do Ginásio de Eterna City --> Turtwig, Cherrim, Roserade (utilizados na Batalha de Ginásio em Platinum)
Cilan (Unova) - Líder do Ginásio de Striaton City (em Black & White, apenas) --> Lillipup, Pansage (utilizados na Batalha de Ginásio em Black and White)
Erika, Gardenia e Cilan
Obs: Em Black & White, Cilan e seus irmãos Cress e Chilli são Líderes de Ginásio. Porém, eles decidem renunciar ao cargo para que pudessem treinar. Por isso, em Black 2 & White 2, cujos eventos ocorrem dois anos após os dos jogos antecessores, eles já não são mais Líderes de Ginásio de Striaton City


Os Pokémon tipo Grass

Assim como o Reino Plantae de nosso mundo (em que são baseadas essas criaturas), Pokémon tipo Grass habitam as mais diversas áreas. Apesar de a maioria viver em florestas e pradarias, há aqueles que moram em desertos, pântanos, selvas, campos, montanhas nevadas, à beira d'água, em cavernas e até no mar. Os que vivem em grutas são Paras, Ferroseed e as formas evoluídas de ambos. Isso acaba contradizendo as características da maioria das plantas, que precisam da luz do sol para sobreviver. Porém, Paras (assim como Shroomish e Foongus) são baseados em cogumelos, os quais não são plantas, mas fungos do Reino Funghi. Já Ferroseed é um Pokémon semente que absorve seus nutrientes de rochas, não necessitando, portanto, de realizar fotossíntese. Os tipo Grass que vivem no mar são Lileep e sua evolução, Pokémon pré-históricos extintos e que parecem ser inspirados em anêmonas do mar, que são, na verdade, animais!

Espécie de planta carnívora

Voltando à comparação com as nossas plantas, os monstrinhos de grama (que na grama apenas alguns vivem) geralmente sobrevivem à base de fotossíntese, o que exige, também, absorção de água e nutrientes do solo. Mas também existem alguns que são decompositores, existem aqueles que comem folhas e frutos, outros que comem berries e panquecas e ainda há uns que caçam. Nesses últimos estão incluídos Victreebel e Carnivine (dentre outros), baseados em plantas carnívoras. Tais plantas, além de fazerem fotossíntese, digerem insetos e até pequenos animais, como sapos.



E, entre tantos Pokémon, há aqueles tipo Grass que são lendários.
Celebi e Shaymin
 Celebi, da segunda geração, é um dos mais adorados pelos fãs, além de ter protagonizado o quarto filme da franquia. Capaz de viajar no tempo, essa criaturinha aparece apenas nos tempos de paz. Ou seja, se ele aparecer, é porque tempos bons estão por vir.
 Shaymin, o Pokémon da gratidão, é o penúltimo de Sinnoh na National Dex. No décimo primeiro filme de Pokémon, no qual apareceu, foi revelado que ele pode mudar de forma e adquirir um segundo tipo, Flying.
 Virizion, introduzido na quinta geração, é o membro mais veloz dos Espadachins Justiceiros. Apareceu junto dos outros membros no 15º filme da franquia.

É relevante também o fato de que o tipo Grass é um dos selecionados, ao lado de Fire e Water, para ser entregue a treinadores iniciantes. Em cada uma das gerações, um Pokémon inicial foi criado e para cada um há dois estágios evolutivos.

Iniciais de grama das
primeiras cinco gerações
 Bulbasaur, de Kanto, usa o bulbo de suas costas para adquirir energia. É dos tipos Grass/Poison.
 Chikorita, de Johto, tem uma folha na cabeça que mede a temperatura e umidade do ambiente. É Grass puro.
 Treecko, de Hoenn, possui minúsculos espinhos nas patas que o permitem andar nas paredes. É Grass puro.
 Turtwig, de Sinnoh, apresenta uma concha nas costas que é feita de terra. É Grass puro até atingir seu estágio final, no qual se torna Grass/Ground.
 Snivy, de Unova, utiliza suas vinhas mais habilmente que suas mãos. É Grass puro.

Pokémon tipo Grass são, muitas vezes, bastante calmos, mas com certeza não ficam apenas parados como plantas!

Os iniciais tipo Grass em suas formas finais

Referências: Bulbapedia, celadonprincess.tumblr.com, s665.photobucket.com,    trialtriangles.tumblr.com

Para referências de uma imagem específica, clique sobre ela.

Espero que tenham gostado ^^

(Leiam os comentários, o primeiro é sempre meu)
Matéria escrita por:

Post Top Ad