Tipo Ground (Terra) - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

03/07/2013

Tipo Ground (Terra)



Logo quando foi introduzido, na primeira geração, Ground já era o tipo de 14 diferentes espécies de Pokémon. Isso faz dessa geração a que mais introduziu monstrinhos do tipo. Com o passar dos anos e o lançamento de novas criaturas, a família dos Pokémon de terra foi crescendo, o que permite a contagem de um total de 59 terrestres atualmente, o que representa 9,09% de todos os monstros de bolso. Ground contabiliza também 17 técnicas diferentes. E todas as que existiam até a terceira geração eram enquadradas como Físicas, o que significa que o Pokémon atacante, ao utilizá-las, sempre fazia contato físico com seu alvo. Finalmente, checando o Trading Card Game (TCG), verifica-se que Ground está incluído em Fighting.


Na batalha

O tipo Ground, no videogame:
É super efetivo contra: Electric, Fire, Poison, Rock, Steel
É pouco efetivo contra: Bug, Grass
Não tem efeito contra: Flying
Tem resistência a: Poison, Rock
Tem fraqueza a: Ice, Grass, Water
É imune a: Electric


O tipo Fighting, no TCG, geralmente:
É super efetivo contra: Darkness, Colorless
É pouco efetivo contra: Colorless (Flying, no videogame)
Tem resistência a: Lighting
Tem fraqueza a: Grass, Water

O Pokémon de terra com maior base stat total é Garchomp, um Pokémon pseudo-lendário. Essa é uma designação criada pelos fãs para se referir a monstrinhos comuns que tem base stat total igual a 600, valor comum a Pokémon lendários. Do lado oposto, o tipo Ground de menor base stat, entre aqueles que já atingiram seu estágio final de evolução, é Dugtrio, com 405.

Com base stat total elevado ou não, todos os Pokémon de terra são imunes a técnicas Electric e também a sandstorm, podendo, muitas vezes, iniciá-la para ferir oponentes. Vale lembrar, no entanto, que os tipo Ground podem ser paralisados pela habilidade Static de Pokémon elétricos que ferirem com técnicas físicas. Da mesma maneira, os terrestres estão suscetíveis à condição de paralisia se forem atingidos por técnicas de tipos que não o Electric e que provoquem tal condição.

Os melhores stats dos tipo Ground costumam ser Attack e, logo atrás, Defense. Contudo, esse tipo não é muito recomendável defensivamente, uma vez que tem fraca Special Defense e suas fraquezas costumam atacar com técnicas especiais. Além disso, sua resistência a Poison pouco vale, uma vez que os venenosos não são muito usados para atacar. Por outro lado, a imunidade de Ground a Electric lhe confere vantagens exclusivas.

Se, de um lado, vemos que os terrestres têm essa imunidade tão benéfica, de outro se percebe que Ground é o tipo a que mais Pokémon são imunes. Afinal, além dos tipo Flying não sofrerem dano de técnicas de terra, também não o fazem os monstrinhos que têm a habilidade Levitate e aqueles que usam a técnica Magnet Rise. O bom é que a maioria dos Pokémon terrestres pode aprender técnicas tipo Rock, o que se torna uma arma contra os Flying. E mesmo barradas por tantas imunidades, as técnicas Ground, empatadas com as tipo Fighting, são excelentes no ataque. Isso porque Terra é super efetivo contra cinco diferentes tipos (sendo que três deles, Steel, Poison e Electric, apresentam resistência notável), bem como comumente apela ao poderosíssimo Earthquake, que afeta todos os Pokémon das redondezas. E, apesar de ser fraco contra Bug e Grass, os terrestres geralmente podem atacá-los sem problemas já que as combinações Bug/Poison e Grass/Poison são bem comuns.


Algumas técnicas do tipo Ground

Dig (Physical) - O usuário cava e se enterra, atacando no segundo turno. Pode também ser usado para sair de cavernas.
Earthquake (Physical) - O usuário desencadeia um terremoto que atinge todos os Pokémon ao seu redor.
Spikes (Status) - O usuário prepara uma armadilha aos pés do time oposto. A armadilha fere Pokémon que entram na batalha.
Mud Bomb (Special) - O usuário lança uma bola dura de lama para atacar. Pode também reduzir a precisão (accuracy) do alvo.
Drill Run (Physical) - O usuário choca-se contra o alvo enquanto rotaciona seu corpo como uma broca. Danos críticos (critical hits) acontecem mais facilmente.


Especialistas do tipo Terra

As peculiaridades dos Pokémon de terra chamam a atenção de grandes Líderes de Ginásio e até de um membro da Elite dos 4 ao redor do Mundo Pokémon. Logo abaixo você pode conferir quem são estes especialistas em tipo Ground e quais são as criaturas que eles usam em batalhas oficiais:

Giovanni (Kanto) - Líder de Ginásio de Viridian City --> Rhyhorn, Dugtrio, Nidoqueen, Nidoking (utilizados na Batalha de Ginásio, em FireRed & LeafGreen)
Clay (Unova) - Líder de Ginásio de Driftveil City --> Krokorok, Sandslash, Onix, Excadrill (utilizados na Batalha de Ginásio, Modo Challenge, em Black 2 & White 2)
Giovanni e Clay

Bertha (Sinnoh) - membro da Elite dos 4 --> Whiscash, Gliscor, Hippowdon, Golem, Rhyperior (utilizados na batalha na Pokémon League, em Platinum)
Bertha


Obs2: Giovanni, além de Líder de Ginásio, também é a mente por trás da Equipe Rocket. Porém, quando após ele perder, no Ginásio, uma batalha para o mesmo garoto que derrotou o grupo criminoso, ele desaparece, deixando a quadrilha e o cargo de Líder de Ginásio. Três anos depois (quando se passam os eventos de Gold, Silver, Crystal e seus remakes), alguns membros da Equipe Rocket tentam restaurar o grupo, inclusive contatando Giovanni, que então se escondia em Tojoh Falls.

Obs: O tipo Terra é o único que não é preferido por um Líder de Ginásio ou membro da Elite dos 4 nos jogos da segunda geração e seus remakes.

Team Magma, equipe criminosa atuante em Hoenn na terceira geração, tinha igual crença no elevado potencial dos Pokémon tipo Ground. Seu principal objetivo era despertar Groundon de seu sono profundo e usar seu poder para fazer os vulcões entrarem em erupção, aumentando, assim, as áreas continentais do mundo. Esse era o plano do grupo para dominar o planeta. Os Pokémon terrestres que eles mais utilizavam eram Numel, Camerupt e Baltoy.
Maxie, líder da Team Magma



Os Pokémon tipo Ground

Habitantes de locais arenosos e rochosos, quentes e escuros. Este é o perfil geral dos Pokémon de terra, quanto ao seu habitat. Obviamente que há exceções, pois Mamoswine, por exemplo, só vive em locais bastante frios. O que se percebe também é que há grande variação do local habitado quanto à sua umidade (alguns, como Sandshrew, vivem em locais secos; outros, como Phanpy, precisam de bastante umidade para viver) e à sua vegetação (há aqueles, como Excadrill, que habitam cavernas totalmente sem luz e sem plantas; já Dugtrio gosta de habitar o subsolo de grandes florestas). Os tipo Ground, quanto ao habitat, se dividem em quatro grupos principais mais específicos: moradores de montanhas (inclusive de vulcões ativos!) e cavernas, de praias, lagos e pântanos, de florestas e pradarias, e de desertos. Muitos deles, inclusive, gostam de cavar nesses locais e viver no subsolo. Isso faz dos tipo terra grandes contribuidores para a aeração do solo e manutenção de sua maciez, promovendo maior qualidade do desenvolvimento da vegetação da região.

Ao tratar da alimentação dos Pokémon terrestres, também é possível estabelecer três grupos principais: herbívoros, carnívoros e consumidores de minérios. Os primeiros comem frutas, cogumelos e raízes de plantas; exemplos deles são Nincada e Torterra. Os segundos, que são maioria, são caçadores violentos; um exemplo é Vibrava. Já os terceiros vivem à base do consumo de solo e rochas; exemplo: Steelix.

Dentre os tipo Ground, podemos encontrar também criaturas fantásticas e lendárias.
Groundon
  Groundon, do Trio do Clima, é capaz de controlar vulcões e o brilho do sol, cessando chuvas, secando mares e criando continentes. É rival de Kyogre e, desde que lutaram ferozmente um contra o outro e foram parados por Rayquaza, Groundon dorme profundamente no interior do planeta. Ele apareceu do sexto filme da franquia.
  Landorus, do Kami Trio, usa o poder dos ventos de Tornadus e o dos raios de Thundurus para deixar as terras férteis. Por isso, é cultuado pelos seres humanos, que constroem templos em sua homenagem. Landorus, assim como Tornadus e Thundurus, possuem uma forma alternativa cada, que são obtidas através do Reveal Glass.

E, além das lendas, há outros terrestres, que são bastante interessantes. Flygon e Sandile, por exemplo, compartilham uma característica além de serem tipo Ground e habitarem desertos: ambos possuem uma espécie de membrana nos olhos. Contudo, elas têm funções diferentes, que para Flygon é a proteção contra a areia e para Sandile, a proteção contra a luz solar. 
Torterra e seus habitantes
Não se pode esquecer de falar, da mesma maneira, de Swampert e Torterra, os tipo terra que fazem parte da família evolutiva de dois dos Pokémon iniciais. Swampert, último estágio evolutivo de Mudkid, tem uma sensibilidade incrível nas barbatanas. Com elas, pode pressentir tempestades e, então, utilizando sua velocidade e sua força desmedidas, amontoa pedras de centenas de quilos para se proteger. Já Torterra, que é o último estágio evolutivo de Turtwig, é interessante por outro motivo. A árvore que possui nas costas, mais do que simples abrigo, dá frutos regularmente, o que permite a Pokémon menores que façam ninhos ali - os filhotes que nascem depois costumam passar a vida toda nas costas de Torterra.

Pokémon tipo Ground fazem a Terra toda entrar em atividade!

Referências: Bulbapedia, pocketmonsters.net, deviantart.com, pokemon-i-choose-you.tumblr.com
  Para referências específicas de uma imagem, clique sobre ela.

Espero que tenham gostado ^^
(Leiam os comentários, o primeiro é sempre meu)

Matéria escrita por:

Post Top Ad