Tipo Terrestre (Ground Type)

Pokémon tipo Terrestre (Ground)

Logo quando foi introduzido, na 1ª Geração, Terrestre já era o tipo de 14 diferentes espécies de Pokémon. Isso faz dessa Geração a que mais introduziu Pokémon do tipo. Com o passar dos anos e o lançamento de novas criaturas, a família dos Pokémon de Terrestre foi crescendo, o que leva a um total de 82 Pokémon desse tipo atualmente. O tipo Terrestre contabiliza também 32 Movimentos diferentes. No Pokémon Trading Card Game (TCG), o tipo Terrestre está incluído no tipo Lutador. Em inglês, o tipo Terrestre é chamado de Ground Type. Embora a tradução oficial atual seja tipo Terrestre, ele já foi chamado de tipo terra ou tipo solo no passado.

Vantagens e Desvantagens do Tipo Terrestre

  • É super efetivo contra: Elétrico, Fogo, Venenoso, Pedra e Aço
  • É pouco efetivo contra: Inseto e Grama
  • Não tem efeito contra: Voador
  • Tem resistência a: Venenoso e Pedra
  • Tem fraqueza a: Gelo, Planta e Água
  • É imune a: Elétrico

Movimentos do Tipo Terrestre

Geração Movimento Categoria Poder Precisão PP Descrição
I Bone Club Físico 65 85% 20 O usuário golpeia o alvo com um osso. Isso também pode fazer o alvo recuar.
I Bonemerang Físico 50 90% 10 O usuário joga o osso que está segurando. O osso dá uma volta para atingir o alvo duas vezes - indo e vindo.
I Dig Físico 80 100% 10 O usuário se enterra e ataca no próximo turno.
I Earthquake Físico 100 100% 10 O usuário desencadeia um terremoto que atinge todos os Pokémon ao seu redor.
I Fissure Físico - 30% 5 O usuário abre uma fissura no solo e deixa o alvo cair. O alvo desmaia instantaneamente se o ataque acertar.
I Sand Attack Status - 100% 15 Areia é arremessada na cara do alvo, reduzindo sua precisão.
II Bone Rush Físico 25 90% 10 O usuário atinge o alvo com um osso duro de duas a cinco vezes consecutivas.
II Magnitude Físico - 100% 30 O usuário ataca tudo ao seu redor com um terremoto que sacode o solo. Seu poder varia.
II Mud-Slap Especial 20 100% 10 O usuário joga lama no rosto do alvo para infligir danos e diminuir sua precisão.
II Spikes Status - - 20 O usuário coloca uma armadilha de espinhos nos pés da equipe adversária. A armadilha fere os Pokémon que entram na batalha.
III Mud Shot Especial 55 95% 15 O usuário ataca lançando um pouco de lama no alvo. Isso também diminui a estatística de velocidade do alvo.
III Mud Sport Status - - 15 O usuário joga para cima lama no campo de batalha. Isso enfraquece movimentos do tipo elétrico por cinco turnos.
III Sand Tomb Físico 35 85% 15 O usuário aprisiona o alvo dentro de uma tempestade de areia violenta por quatro a cinco turnos.
IV Earth Power Especial 90 100% 10 O usuário faz o solo sob o alvo explodir com força. Isso também pode diminuir a estatística de Defesa especial do alvo.
IV Mud Bomb Especial 65 85% 10 O usuário lança uma bola de lama compacta para atacar. Isso também pode diminuir a precisão do alvo.
V Bulldoze Físico 60 100% 20 O usuário bate em tudo ao seu redor pisando no chão. Isso diminui a estatística de velocidade daqueles atingidos.
V Drill Run Físico 80 95% 10 O usuário colide com seu alvo enquanto gira seu corpo como uma broca. Ataques críticos acertam mais facilmente.
VI Land's Wrath Físico 90 100% 10 O usuário reúne a energia do terreno e concentra esse poder nos Pokémon adversários para causar danos.
VI Precipice Blades Físico 120 85% 10 O usuário ataca os Pokémon adversários manifestando o poder da terra em lâminas de pedra assustadoras.
VI Rototiller Status - - 10 Ao arar o solo, o usuário facilita o crescimento das plantas. Isso aumenta as estatísticas de Ataque e Ataque especial dos pokémon do tipo Planta.
VI Thousand Arrows Físico 90 100% 10 Este movimento também atinge os Pokémon adversários que estão no ar. Esses Pokémon são derrubados no chão.
VI Thousand Waves Físico 90 100% 10 O usuário ataca com uma onda que rasteja pelo solo. Aqueles atingidos não podem fugir da batalha.
VII High Horsepower Físico 95 95% 10 O usuário ataca ferozmente o alvo usando todo o seu corpo.
VII Shore Up Status - - 10 O usuário recupera até a metade de seu HP máximo. Ele restaura mais HP em uma tempestade de areia.
VII Stomping Tantrum Físico 75 100% 10 Motivado pela frustração, o usuário ataca o alvo. Se o movimento anterior do usuário falhou, o poder desse movimento dobra.
VII Tectonic Rage Físico - - 1 O usuário se enterra profundamente no solo e se choca contra o alvo com toda a força de seu Z-Power. O poder varia, dependendo do movimento original.
VII Tectonic Rage Especial - - 1 O usuário se enterra profundamente no solo e se choca contra o alvo com toda a força de seu Z-Power. O poder varia, dependendo do movimento original.
VIII G-Max Sandblast Físico - - 3 Um ataque do tipo terrestre que Sandaconda Gigantamax usa. Os oponentes ficam presos em uma violenta tempestade de areia por quatro a cinco turnos.
VIII G-Max Sandblast Especial - - 3 Um ataque do tipo terrestre que Sandaconda Gigantamax usa. Os oponentes ficam presos em uma violenta tempestade de areia por quatro a cinco turnos.
VIII Max Quake Físico - - 3 Este é um ataque do tipo terrestre que um Pokémon Dynamax usa. Isso aumenta a estatística de Defesa especial dos aliados.
VIII Max Quake Especial - - 3 Este é um ataque do tipo terrestre que um Pokémon Dynamax usa. Isso aumenta a estatística de Defesa especial dos aliados.
VIII Scorching Sands Especial 70 100% 10 O usuário joga areia escaldante no alvo para atacar. Isso também pode deixar o alvo com uma queimadura.

Pokémon Tipo Terrestre

Pokémon Terrestre Tipo Puro

# Ícone Nome
27 Sandshrew
28 Sandslash
50 Diglett
51 Dugtrio
104 Cubone
105 Marowak
231 Phanpy
232 Donphan
328 Trapinch
383 Groudon
449 Hipopotas
450 Hippowdon
529 Drilbur
749 Mudbray
750 Mudsdale
843 Silicobra
844 Sandaconda
844 Gigantamax Sandaconda

Pokémon com Terrestre Tipo Primário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
50 Diglett Forma de Alola
51 Dugtrio Forma de Alola
111 Rhyhorn
112 Rhydon
207 Gligar
329 Vibrava
330 Flygon
343 Baltoy
344 Claydol
383 Primal Groudon
464 Rhyperior
472 Gliscor
530 Excadrill
551 Sandile
552 Krokorok
553 Krookodile
562 Yamask Forma de Galar
618 Stunfisk
618 Stunfisk Forma de Galar
622 Golett
623 Golurk
645 Landorus Incarnate Forme
645 Landorus Therian Forme
867 Runerigus

Pokémon com Terrestre Tipo Secundário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
31 Nidoqueen
34 Nidoking
74 Geodude
75 Graveler
76 Golem
95 Onix
194 Wooper
195 Quagsire
208 Steelix
208 Mega Steelix
220 Swinub
221 Piloswine
246 Larvitar
247 Pupitar
259 Marshtomp
260 Swampert
260 Mega Swampert
290 Nincada
322 Numel
323 Camerupt
323 Mega Camerupt
339 Barboach
340 Whiscash
389 Torterra
413 Wormadam Sandy Cloak
423 West Sea Gastrodon
423 East Sea Gastrodon
443 Gible
444 Gabite
445 Garchomp
445 Mega Garchomp
473 Mamoswine
536 Palpitoad
537 Seismitoad
660 Diggersby
718 Zygarde Forma 10%
718 Zygarde Forma 50%
718 Zygarde Forma Completa
769 Sandygast
770 Palossand

Especialistas do Tipo Terrestre

Giovanni

Giovanni é o ex-chefe da Equipe Rocket, que serviu como Líder do Ginásio da Cidade de Viridian, conhecido oficialmente como Ginásio Viridian. Ele entregou a insígnia da terra aos treinadores que o derrotaram. Como Líder de Ginásio, ele se especializou em Pokémon do tipo Terrestre, mas seu plano principal consiste em roubar Pokémon raros de todos os tipos.

Bertha

Bertha é uma Treinadora do tipo Terrestre e Membro do Elite 4 de Sinnoh.

Clay

Clay é um homem de negócios na indústria de mineração e Líder do Ginásio de Driftveil, conhecido oficialmente como Ginásio Driftveil. Ele é especialista em Pokémon do tipo Terrestre e dá a insígnia do terremoto aos treinadores que o derrotam.

Hapu

Hapu é a Kahuna da Ilha Poni em Pokémon Sun e Moon. Ela é especialista em Pokémon tipo Terrestre e dá o selo "Poni" aos treinadores que a derrotam.

Habilidades do Tipo Terrestre

Habilidades que interagem com Tipo Terrestre

Geração Habilidade Descrição
III Levitate Dá imunidade total a todos os Movimentos de tipo Terrestre
V Sand Force Fortalece os Movimentos de tipo Pedra, Terrestre e Aço para 1.3x seu poder durante uma Tempestade de Areia

Habilidades Exclusivas do Tipo Terrestre

Geração Habilidade Descrição
III Arena Trap Impede que o Pokémon adversário fuja

Itens do Tipo Terrestre

Nome Descrição
Air Balloon Um item a ser segurado por um Pokémon. O usuário irá flutuar no ar até ser atingido. Assim que o usuário for atingido, este item irá estourar.
Earth Plate Um item que deve ser segurado por um Pokémon. É uma placa de pedra que aumenta o poder dos movimentos do tipo Terrestre.
Ground Gem Uma joia com essência de terra. Quando segurado, fortalece o poder de um movimento do tipo Terrestre uma vez.
Ground Memory Um disco de memória que contém dados do tipo Terrestre. Muda o tipo do usuário se for segurado por uma determinada espécie de Pokémon.
Groundium Z Converte Z-Power em cristais que atualizam movimentos do tipo Terrestre para Z-Moves do tipo Terrestre.
Iron Ball Um item que deve ser segurado por um Pokémon. Reduz a velocidade e permite que movimentos do tipo Terrestre atinjam tipos voadores e usuários que estão levitando.
Shuca Berry Se segurado por um Pokémon, esta Berry diminuirá o dano recebido de um ataque super efetivo do tipo Terrestre.
Soft Sand Um item que deve ser segurado por um Pokémon. É uma areia solta e sedosa que aumenta o poder dos movimentos do tipo Terrestre.

Curiosidades do Tipo Terrestre

  • A Geração VI é a única que não introduziu um Pokémon tipo Terrestre puro
  • Todos os tipos que resistem a Voador são fracos contra Terrestre e vice-versa
  • Mais Pokémon são imunes a Movimentos do tipo Terrestre do que qualquer outro tipo, já que tanto Pokémon tipo Voador quanto Pokémon que levitam são imunes a Terrestre
  • De todos os tipos, o Terrestre é o que tem a maior quantidade de Movimentos inelegíveis para Sky Battles (12)
  • Stunfisk é o único Pokémon do tipo Terrestre não-Lendário que não faz parte de uma linha evolutiva
  • No Anime e em outras diversas ocasiões, os Pokémon tipo Pedra e tipo Terrestre apresentam uma aversão à água. Rhydon é, usualmente, apresentado como uma exceção à esta regra, visto que ele é capaz de usar o Movimento Surf.
  • Terrestre e Voador estão empatados com o menor número de especialistas, com apenas quatro cada

16 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. E esse foi o tipo Ground!

    Tem sugestões, dicas ou críticas? Percebeu algum erro na matéria? Tem perguntas sobre o assunto? Então comente!

    Ah, o próximo tipo a virar matéria será FIGHTING!

    ResponderExcluir
  2. Cara me chamo Andrews sou d Caraguatatuba Litoral norte de São Paulo Você é foda AMO AS SUAS MATERIAS você é Foda Parabens continue assim que vc ira longe Abraço :)

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria, amo os tipo ground!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Mais uma excelente matéria, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. E ai galera aqui é o g7.vou dar uma noticia sendo fake ou não,na 6 geração havera um inicial que em sua ultima forma sera quadrupede,porque?em todas as gerações ha um inicial que é quadrupede são eles:venosaur,meganium,swamper,torterra e samurrot, e v6 repararam q apartir da segunda geração os quadrupedes variam entre planta e agua?pois bem,isso indica que o proximo quadrupede sera a ultima forma de chespin,so que ha uma gramde ipotese deque ele seje quadrupede/bipede como o typhlosiom. Por (g7)

    ResponderExcluir
  6. adoro os tipo terra otima materia \o/

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a materia, porem tem um equivoco ali.
    Earthquake é ataque tipo Physical e nao Special.

    Ah, se pudessem fazer um desse do tipo Steel, seria muito bom *-*

    Vlww

    ResponderExcluir
  8. Excelente matéria^^
    Adoro os tipos ground, são muito úteis nos games. Ah o próximo é fighting, um dos meus tipos preferidos *---*

    Anonimo das 10:00 já tem uma matéra dessa do tipo steel, aqui: http://www.poke-blast-news.net/2013/02/tipo-steel-metalico.html

    ResponderExcluir
  9. kkk tenho pena desse chimchar :P

    ResponderExcluir
  10. G7 Swampert é um pokémon bípede, olhe os sprites deles e vc verá. Consulte também o Body Style e vc vai ver que ele é bípede

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de suas matérias.. Parabéns.. continue com elas.. :):):)
    Só uma coisinha, você colocou la no inicio:
    O tipo Fighting, no TCG, geralmente: É super efetivo... Não seria tipo Ground??
    Mas valeu, é ótimo essas matérias.. =D

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelos comentários, galera!

    Anônimo das 10:00 --> Valeu, já corrigi a informação ^^

    Vocês podem conferir todas as matérias de tipos que já fiz por aqui http://www.poke-blast-news.net/2013/02/tipos-de-pokemon.html

    E vcs lembram daquela tabela que postei há alguns dias com as possíveis combinações de tipos? Ela já está fixada na matéria do link http://www.poke-blast-news.net/2013/06/pokemon-x-e-pokemon-y.html e será constantemente atualizada, então fiquem ligados!

    ResponderExcluir
  13. Matheus Mendes --> No início da matéria diz assim "Finalmente, checando o Trading Card Game (TCG), verifica-se que Ground está incluído em Fighting." Então não tinha porque dizer tipo Ground no TCG, se ele está dentro do tipo Fighting, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  14. Atah.. okk.. desculpa.. não sabia..kk, é q não lia aquele pedaço só o resto da matéria.. kkk' mas blz... :))) vou ler agora aquele lá..


    G7, o quadrúpede da geração VI, é Fennekin e suas evoluções eu acho..

    ResponderExcluir
  15. Anonimo 12:59 obrigado pela sua observação,assim como outros pokemons,o swamper em muitos momentos é visto sobre as suas 4 patas so que eu me preciptei ao não ver a body style dele.porem mesmo ele sendo ele bipede,é o unico inicial final de hoem que permanece sobre as 4 patas,portanto a minha teoria continua ja que fennequem É QUADRUPEDE tambem tendo a posibilidade de que a sua linha evolutiva vire bipede em outro caso é a linha evolutiva do oshawott(bipede) que na sua forma final é totalmente quadrupede havendo uma posibilidade de a evolução final do chespin(bipede) ou froacke (quadrupede/bipede) ser quadrupede.

    ResponderExcluir
  16. Matéria excelente, elogios não são suficientes para descrever como você é ótimo, continue assim!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال