Tipo Normal - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

15/07/2013

Tipo Normal


Pokémon tipo Normal (e alguns intrometidos)!

O tipo Normal surgiu logo na primeira geração, a qual criou 24 Pokémon normais. Esta foi, aliás, a geração que mais introduziu criaturas do tipo. Hoje, após o lançamento de centenas de novos Pokémon, podemos contar 97 monstrinhos normais, o que totaliza 14,95% de todas as criaturas. Isso faz de Normal o segundo tipo mais comum de todos, ficando apenas atrás de Water. Por outro lado, ao considerar as técnicas, Normal é o mais comum de todos, pois 167 delas pertencem ao tipo. E todas as que existiam até a terceira geração eram consideradas Físicas, o que significava que o Pokémon, ao utilizá-las, precisava fazer contato físico com seu oponente para lhe causar dano. Para finalizar é preciso dizer que Normal, no TCG, está incluído em Colorless.


Na batalha

O tipo Normal, no videogame:
É super efetivo contra: ---
É pouco efetivo contra: Rock, Steel
Não tem efeito contra: Ghost
Tem resistência a: ---
Tem fraqueza a: Fighting
É imune a: Ghost


O tipo Normal, no TCG, geralmente:
É super efetivo contra: ---
É pouco efetivo contra: Psychic
Tem resistência a: ---
Tem fraqueza a: Fighting

O tipo Normal com maior base stat total é Slaking, com esmagadores 670, valor comum a lendários poderosos, o que faz dele o Pokémon não lendário com maior base stat de todos. Porém, Slaking tem um grave defeito em batalha: sua habilidade, Truant, faz com que ele possa usar uma só técnica a cada dois turnos. Para acabar com esse problema e utilizar todo o potencial do Pokémon, é recomendável utilizar Gastro Acid sobre ele em batalhas duplas ou triplas, pois a técnica anulará o efeito de Truant. É possível usar também Skill Swap sobre ele, que trocará a habilidade Truant pela do usuário e vice-versa. O problema de Skill Swap é que o usuário da técnica ficará com Truant. Uma terceira alternativa é fazer Slaking atacar um Pokémon com a habilidade Mummy, que passará a ser a habilidade de Slaking também. Mas atenção: as técnicas Entrainment, Simple Beam e Worry Seed, cuja função é alterar a habilidade do alvo, não funcionarão em Slaking e em nenhum Pokémon com Truant. E, se Slaking possui a maior base stat total dos tipo Normal, do lado oposto está Smeargle, que, com base stat igual a 250, é o Pokémon normal totalmente evoluído com o menor valor nesse atributo.

Os stats dos normais são relativamente equilibrados, mas HP, Attack e Speed são, na média, levemente maiores que os outros. Normal também é um tipo bastante equilibrado ofensiva e defensiva-mente. Afinal, na defesa, apesar de ter fraqueza a Fighting, tem também imunidade a Ghost. Apesar disso, os lutadores têm cada vez mais técnicas poderosas, o que tem se tornado um problema aos normais. Já ofensivamente, mesmo que Normal seja pouco efetivo contra Rock e Steel e não tenha efeito sobre Ghost, os Pokémon normais têm a capacidade de aprender técnicas de vários tipos diferentes, o que os ajuda a lidar com esses problemas.


Aliás, Normal funciona como um tipo coringa, uma vez que seus Pokémon, além de aprenderem variadas técnicas, têm poderes especiais.
  Ditto, por exemplo, tem uma única técnica, Transform, mas que o permite transformar-se em seu oponente, copiando seu tipo, stats e técnicas. A habilidade Imposter, exclusiva a Ditto, tem o mesmo efeito de Transform, mas deixa o Pokémon igual a seu oponente logo no início da batalha.
  Já a família evolutiva de Porygon pode usar uma estratégia diferente, com suas duas técnicas exclusivas. Conversion pode alterar o tipo de Porygon para o de uma das técnicas do oponente, o que faz com que o dano que ela causaria em Porygon seja reduzido. E se usar Conversion 2, Porygon terá seu tipo alterado para um que resista à última técnica usada pelo oponente.
  Outro normal "coringa" é Smeargle, uma vez que sua técnica exclusiva, Sketch, copia a última técnica do oponente permanentemente. A cada dez níveis Smeargle reaprende Sketch, podendo logo copiar uma nova técnica.
  Há ainda o normal Castform que, com sua habilidade Forecast, muda de tipo de acordo com o clima: se há luz solar intensa, ele se transforma em Fire; se está chovendo, ele vira Water; e, se há chuva se granizo, ele fica Ice. Sua técnica exclusiva Weather Ball, que é naturalmente tipo Normal, também muda de tipo por ação climática, se tornando, ainda, Rock em uma tempestade de areia ou ??? sob Shadow Sky (condição climática existente apenas no jogo Pokémon XD: Gale of Darkness).
  Existe também Kecleon, cuja habilidade exclusiva, Color Change, muda seu tipo para o da técnica que o acertar. A cada vez que for atingido por uma técnica de tipo diferente, terá seu tipo alterado.
  Por fim, temos Arceus, que, com a habilidade exclusiva Multitype, troca seu tipo dependendo da placa que estiver segurando. Além disso, sua técnica Judgement terá seu tipo alterado também por causa da placa. Se não estiver segurando placa alguma, Arceus ficará sendo tipo Normal.
Além desses Pokémon "coringa", várias técnicas normais, além das já citadas, mudam também seu tipo e efeito, como Metronome (faz o Pokémon usar qualquer técnica, escolhida ao acaso), Secret Power (causa dano físico no oponente, mas seu tipo varia de acordo com o ambiente em que é usado) e Mimic (faz o usuário copiar a última técnica usada pelo oponente).


Algumas (outras) técnicas tipo Normal

Cut (Physical) - O alvo é cortado com uma foice ou garra. Pode também ser usado para cortar árvores pequenas.
Hyper Beam (Special) - O alvo é atacado com um raio poderoso. O usuário deve descansar no próximo turno para recuperar as energias.
Attract (Status) - Se for do gênero oposto ao do usuário, o alvo se apaixona e se torna menos propenso a atacar.
Protect (Status) - Permite ao usuário evadir todos os ataques. As chances de a técnica falhar aumentam se for usada em sucessão.
Retaliate (Physical) - O usuário se vinga por um aliado nocauteado. Se este foi nocauteado no turno anterior, o poder da técnica aumenta.


Especialistas do tipo Normal

Os Pokémon do tipo Normal podem apaixonar algumas pessoas. Aliás, entre estas estão Líderes de Ginásio bem famosos do Mundo Pokémon. Confira abaixo quem são eles e quais são as criaturinhas com quem trabalham nas batalhas oficiais:

Whitney (Johto) - Líder de Ginásio de Goldenrod City --> Clefairy, Miltank (utilizados na Batalha de Ginásio, em HeartGold & SoulSilver)
Norman (Hoenn) - Líder de Ginásio de Petalburg City --> Chansey, 2 Slaking, Spinda (utilizados na Batalha de Ginásio, em Emerald)
Whitney e Norman
Lenora (Unova) - Líder de Ginásio de Nacrene City --> Herdier, Watchog (utilizados na Batalha de Ginásio, em Black & White)
Cheren (Unova) - Líder de Ginásio de Aspertia City --> Patrat, Pidove, Lillipup (utilizados na Batalha de Ginásio, modo Challenge, em Black 2 & White 2)
Lenora e Cheren
Obs: O Líder de Ginásio Norman é também pai da personagem May, que acompanhou Ash em suas aventuras pela região de Hoenn.

Obs2: Em Black e White, Lenora é Líder de Ginásio de Nacrene City. Porém, entre os eventos desses jogos e os de Black 2 & White 2, entre os quais há dois anos de intervalo, Lenora renuncia como Líder de Ginásio para se dedicar ao Museu de Nacrene. Em seu lugar, ainda entregando a Basic Badge, mas agora em Aspertia City, assume Cheren, que é Líder de Ginásio em Black 2 & White 2.


Os Pokémon tipo Normal

As criaturas normais são os verdadeiros camaleões da natureza. Eles costumam ter preferência ou pela dieta carnívora ou pela herbívora, mas muitos se adaptam facilmente à onívora. No entanto, nem todos são assim, uma vez que alguns comem estritamente plantas, e outros, animais e até Pokémon. Da mesma maneira, parece funcionar o "jeito de morar" dos tipo Normal: uma mesma espécie geralmente habita vários tipos de locais diferentes (como florestas, pradarias, montanhas e ambientes urbanos, mas às vezes chegando a extremos como cavernas escuras e desertos).

A grande quantidade de Pokémon normais e suas variedades e adaptabilidades se devem, em parte, ao fato de que criaturas desse tipo são, em sua maioria, baseados em mamíferos. Existem ratos, gatos, cães, cangurus, ursos, suricatos, macacos, touros, vacas, búfalos, castores, coelhos, chinchilas, girafas, cervos... Aqueles baseados em gatos, que são também alguns dos que se adaptam à vida nas cidades, muitas vezes são transformados em pets. Meowth, Skitty e Glameow são comumente mimados por seus donos e se acostumam a viver dentro de casa, recebendo carícias enquanto dormem. Até mesmo pessoas famosas, como Giovanni, atual líder da Equipe Rocket (no anime) e ex-Líder de Ginásio, possui um Persian, forma evoluída de Meowth, que é muito bem tratado por seu "treinador".
Joy e Blissey

Porém, nem todos os tipo Normal urbanos têm a vida de animais de estimação. Alguns deles trabalham ao lado das pessoas exercendo importantes funções para a manutenção das cidades. Chansey e Blissey, por exemplo, juntamente com as enfermeiras Joy de Kanto, Johto, Hoenn e Sinnoh, ajudam a curar os Pokémon feridos levados pelos treinadores para o centro Pokémon. Já na região de Unova, o parceiro das Joy é Audino, igualmente habilidoso para tratar dos monstrinhos doentes. E fora dos hospitais, nas ruas de Unova, quem trabalha é Herdier. Ele é bastante útil nas investigações e prisões feitas pela polícia e, mais especificamente, pelas policiais Jenny.


Saindo das cidades, nas rotas que as conectam é possível encontrar diversos Pokémon normais também. Há visível predominância de um grupo de criaturas fáceis de se capturar, treinar e que logo chegam ao seu segundo e último estágio evolutivo. A cada geração, um monstrinho desses é lançado.

Normais e comuns!
O primeiro deles é Rattata, a ratazana de Kanto, que busca por comida o dia todo e tem presas que crescem constantemente. Evolui para Raticate.
O segundo é Sentret, o suricato de Johto, que fica apoiado sobre sua cauda para poder avistar possíveis inimigos e, então, alertar o seu bando. Evolui para Furret.
Zigzagoon, o guaxinim de Hoenn e o terceiro desta lista, se interessa por tudo o que encontra no chão e, ao ficar procurando objetos, anda em zigue-zague. Evolui para Linoone.
O quarto é Bidoof, o castor de Sinnoh, que mastiga pedras e árvores que ficam ao redor de seu ninho, que por sua vez é próximo ou mesmo dentro dos rios. Evolui para Bibarel (que tem a peculiaridade de ser dual-type Normal/Water).
Patrat, as tâmias de Unova e os quintos da lista, são também muito cautelosos ao colocar sempre algum para vigiar o ninho. Evolui para Watchog.


Eevee e sete de suas Eeveelutions
Como já falado, existem ainda, no meio dos normais, os Pokémon superadaptados a diversos tipos de ambientes e encontrados em quase qualquer lugar. Um deles é Ditto, que, com sua estrutura celular instável, pode se transformar em outras coisas ou Pokémon, adquirindo novos poderes que lhe permitem ficar em qualquer lugar. Outro é Castform, cujas moléculas, similares à água, mudam conforme a temperatura e a umidade dos diferentes climas, o que lhe possibilita enfrentá-los tranquilamente. Há também Smeargle, que habita os mais diferentes lugares, o que foi comprovado pelo encontro, em vários locais, das marcas que pinta com a cauda em seu território. Existe ainda Porygon e suas evoluções, programas de computador criados pela empresa Silph Co.: apesar de preferirem o cyberespaço, podem ir para todo lugar uma vez que não precisam de oxigênio para viver. Não menos destacado é Sawsbuck, que, como se adapta às mais severas estações do ano, suporta ambientes dos mais árduos. Por fim está Eevee, o Pokémon Evolução. Sua habilidade única de evolução tão amplamente ramificada torna possível sua sobrevivência em vários ambientes. Isso porque Eevee reage a diferentes estímulos do ambiente, evoluindo e mudando de tipo, adaptando-se.


Arceus: o criador (e Dialga, Palkia
 e Giratina: as criaturas)
Curiosamente, dois dos lendários do tipo Normal são também bastante adaptados às pluralidades: Regigigas e ArceusA resistência do primeiro fez possível a ele lidar com materiais bem "complicados" - gelo, pedra e magma - e, a partir deles, criar Regice, Regirock e Registeel, respectivamente. Todos, assim como seu criador, eram adorados pelos humanos centenas de anos atrás. Regigigas, diz a lenda, também teria sido responsável pela atual disposição dos continentes por tê-los movido usando cordas. O Pokémon apareceu no 11º filme da franquia. Arceus, por sua vez, pode alterar seu tipo simplesmente ao trocar a Placa que está segurando. Ele é, provavelmente, o criador do Mundo Pokémon, e também do Trio da Criação (Palkia, Dialga e Giratina) e dos Guardiões do Lago (Mesprit, Azelf e Uxie). Arceus protagonizou o 12º filme. Por fim, devemos lembrar do último lendário normal, Meloetta. Ele geralmente está na Forma Melodia (Normal/Psychic), mas pode mudar para a Forma Pirueta (Normal/Fighting). Com suas canções, Meloetta controla os sentimentos de seus ouvintes. Esse Pokémon teve participação especial em vários episódios da temporada "Pokémon Black and White: Rival Destinies".

Obs: Muitos Pokémon normais dual-type são baseados em pássaros. Para conhecê-los melhor, leia a matéria sobre o Tipo Flying clicando aqui.

Seja na batalha, no trabalho ou em casa, como pets, os Pokémon Normais têm sempre um lugar garantido em nossas vidas!

Referências: Bulbapedia, geegeet.deviantart.com, tumblr.com, zerochan.net, rp.eliteskills.com, hh-candy.com
  Para referências específicas de uma imagem, clique sobre ela.

Espero que tenham gostado ^^
(Leiam os comentários, o primeiro é sempre meu)


Matéria escrita por:

Post Top Ad