Tipo Normal (Normal Type)

Pokémon tipo Normal

O tipo Normal surgiu logo na 1ª Geração, a qual criou 24 Pokémon deste tipo. Esta foi, aliás, a Geração que mais introduziu espécies de tipo Normal. Atualmente, pode-se contar 137 Pokémon Normais - isso faz de Normal o segundo tipo mais comum de todos, ficando apenas atrás de Água. Por outro lado, ao considerar os Movimentos, Normal é o mais comum de todos, pois 195 deles pertencem ao tipo. No TCG, está incluído em Colorless. Em inglês, o tipo Normal é chamado de Normal Type.

Vantagens e Desvantagens do Tipo Normal

  • É super efetivo contra: ---
  • É pouco efetivo contra: Pedra e Aço
  • Não tem efeito contra: Fantasma
  • Tem resistência a: ---
  • Tem fraqueza a: Lutador
  • É imune a: Fantasma

Movimentos do Tipo Normal

Geração Movimento Categoria Poder Precisão PP Descrição
I Barrage Físico 15 85% 20 Objetos redondos são arremessados no alvo para acertar duas a cinco vezes seguidas.
I Bide Físico - - 10 O usuário suporta ataques por dois turnos e, em seguida, ataca de volta para causar o dobro do dano recebido.
I Bind Físico 15 85% 20 Coisas como corpos longos ou tentáculos são usados para prender e apertar o alvo por quatro a cinco voltas.
I Body Slam Físico 85 100% 15 O usuário cai sobre o alvo com todo o peso de seu corpo. Isso também pode deixar o alvo paralisado.
I Comet Punch Físico 18 85% 15 O alvo é atingido com uma rajada de socos que acertam de duas a cinco vezes seguidas.
I Constrict Físico 10 100% 35 O alvo é atacado com tentáculos longos e rastejantes, cipós ou semelhantes.Isso também pode diminuir a estatística de velocidade do alvo.
I Conversion Status - - 30 O usuário muda seu tipo para se tornar o mesmo tipo que o movimento no topo da lista de movimentos que ele conhece.
I Cut Físico 50 95% 30 O alvo é cortado com uma lâmina ou garra.
I Defense Curl Status - % 40 O usuário se encolhe para ocultar os pontos fracos e aumentar sua estatística de Defesa.
I Disable Status - 100% 20 Por quatro turnos, esse movimento evita que o alvo use o último movimento usado.
I Dizzy Punch Físico 70 100% 10 O alvo é atingido com socos lançados ritmicamente.Isso também pode deixar o alvo confuso.
I Double Slap Físico 15 85% 10 O alvo é golpeado repetidamente, para frente e para trás, duas a cinco vezes seguidas.
I Double Team Status - - 15 Movendo-se rapidamente, o usuário faz cópias ilusórias de si mesmo para aumentar sua evasão.
I Double-Edge Físico 120 100% 15 Um ataque imprudente que põe em risco a vida.Isso também prejudica bastante o usuário.
I Egg Bomb Físico 100 75% 10 Um grande ovo é lançado no alvo com força máxima para infligir dano.
I Explosion Físico 250 100% 5 O usuário ataca tudo ao seu redor, causando uma explosão tremenda.O usuário desmaia ao usar este movimento.
I Flash Status - 100% 20 O usuário pisca uma luz brilhante que reduz a precisão do alvo.
I Focus Energy Status - - 30 O usuário respira fundo e se concentra para que acertos críticos acertem com mais facilidade.
I Fury Attack Físico 15 85% 20 O alvo é espetado repetidamente com um chifre ou bico duas a cinco vezes seguidas.
I Fury Swipes Físico 18 80% 15 O alvo é arranhado rapidamente por garras afiadas duas a cinco vezes seguidas.
I Glare Status - 100% 30 O usuário intimida o alvo com o padrão em sua barriga para causar paralisia.
I Growl Status - 100% 40 O usuário rosna de forma cativante, tornando o Pokémon adversário menos atento.Isso diminui a estatística de Ataque.
I Growth Status - - 20 O corpo do usuário cresce de uma só vez, aumentando as estatísticas de ataque e ataque especial.
I Guillotine Físico - 30% 5 Um ataque violento e dilacerante com grandes pinças.O alvo desmaia instantaneamente se o ataque acertar.
I Harden Status - - 30 O usuário enrijece todos os músculos de seu corpo para aumentar sua estatística de Defesa.
I Headbutt Físico 70 100% 15 O usuário estica a cabeça e ataca, investindo direto no alvo.Isso também pode fazer o alvo recuar.
I Horn Attack Físico 65 100% 25 O alvo é espetado com um chifre de ponta afiada para infligir danos.
I Horn Drill Físico - 30% 5 O usuário golpeia o alvo com um chifre que gira como uma broca.O alvo desmaia instantaneamente se o ataque acertar.
I Hyper Beam Especial 150 90% 5 O alvo é atacado com um poderoso feixe.O usuário não pode se mover no próximo turno.
I Hyper Fang Físico 80 90% 15 O usuário usa suas afiadas presas dianteiras para morder com força o alvo.Isso também pode fazer o alvo recuar.
I Leer Status - 100% 30 O usuário dá ao Pokémon oponente um olhar ameaçador e intimidante que diminui a estatística de Defesa.
I Lovely Kiss Status - 75% 10 Com uma cara assustadora, o usuário tenta forçar um beijo no alvo.Se tiver sucesso, o alvo adormece.
I Mega Kick Físico 120 75% 5 O alvo é atacado por um chute lançado com força muscular.
I Mega Punch Físico 80 85% 20 O alvo é golpeado por um soco desferido com força muscular.
I Metronome Status - - 10 O usuário balança um dedo e estimula seu cérebro a usar quase qualquer movimento aleatoriamente.
I Mimic Status - - 10 O usuário copia o último movimento do alvo.O movimento pode ser usado durante a batalha até que o Pokémon seja trocado.
I Minimize Status - - 10 O usuário comprime seu corpo para parecer menor, o que aumenta drasticamente sua evasão.
I Pay Day Físico 40 100% 20 Numerosas moedas são lançadas no alvo para infligir danos.O dinheiro é ganho após a batalha.
I Pound Físico 40 100% 35 O alvo é fisicamente golpeado com uma longa cauda, uma perna dianteira ou algo semelhante.
I Quick Attack Físico 40 100% 30 O usuário ataca o alvo a uma velocidade que o torna quase invisível.Esse movimento sempre vai primeiro.
I Rage Físico 20 100% 20 Enquanto este movimento estiver em uso, o poder da raiva aumenta a estatística de Ataque cada vez que o usuário é atingido em batalha.
I Razor Wind Especial 80 100% 10 Nesse ataque de dois turnos, lâminas de vento atingem o Pokémon adversário no segundo turno.Ataques críticos acertam mais facilmente.
I Recover Status - - 10 Restaurando suas próprias células, o usuário restaura seu próprio HP pela metade de seu HP máximo.
I Roar Status - - 20 O alvo é assustado e um Pokémon diferente entra em campo.Na natureza, isso termina uma batalha contra um único Pokémon.
I Scratch Físico 40 100% 35 Garras duras, pontiagudas e afiadas atacam o alvo para infligir danos.
I Screech Status - 85% 40 Um grito ensurdecedor reduz drasticamente a estatística de Defesa do alvo.
I Self-Destruct Físico 200 100% 5 O usuário ataca tudo ao seu redor causando uma explosão.O usuário desmaia ao usar este movimento.
I Sharpen Status - - 30 O usuário torna suas bordas mais recortadas, o que aumenta sua estatística de Ataque.
I Sing Status - 55% 15 Uma calmante canção de ninar é cantada em uma voz calmante que coloca o alvo em um sono profundo.
I Skull Bash Físico 130 100% 10 O usuário esconde sua cabeça para aumentar sua estatística de Defesa no primeiro turno, então bate no alvo no próximo turno.
I Slam Físico 80 75% 20 O alvo é atingido por uma longa cauda, trepadeira ou algo parecido para infligir danos.
I Slash Físico 70 100% 20 O alvo é atacado com um golpe de garras ou lâminas.Ataques críticos acertam mais facilmente.
I Smokescreen Status - 100% 20 O usuário libera uma nuvem obscura de fumaça ou tinta.Isso diminui a precisão do alvo.
I Soft-Boiled Status - - 10 O usuário restaura seu próprio HP em até metade do HP máximo.
I Sonic Boom Especial - 90% 20 O alvo é atingido por uma onda de choque destrutiva que sempre causa 20 HP de dano.
I Spike Cannon Físico 20 100% 15 Espinhos afiados são disparados no alvo em rápida sucessão.Eles acertaram duas a cinco vezes consecutivas.
I Splash Status - - 40 O usuário simplesmente dá um pulo e salta ao redor sem nenhum efeito...
I Stomp Físico 65 100% 20 O alvo é pisoteado com um pé grande.Isso também pode fazer o alvo recuar.
I Strength Físico 80 100% 15 O alvo é golpeado com um soco lançado com potência máxima.
I Struggle Físico 50 - 1 Este ataque é usado em desespero apenas se o usuário não tiver PP. Também prejudica um pouco o usuário.
I Substitute Status - - 10 O usuário faz uma cópia de si mesmo usando alguns de seus HP. A cópia serve como isca para o usuário.
I Super Fang Físico - 90% 10 O usuário mastiga com força o alvo com suas afiadas presas dianteiras. Isso corta o HP do alvo pela metade.
I Supersonic Status - 55% 20 O usuário gera ondas sonoras estranhas que confundem o alvo.
I Swift Especial 60 - 20 Raios em forma de estrela são disparados contra o Pokémon adversário.Este ataque nunca falha.
I Swords Dance Status - - 20 Uma dança frenetica para elevar o espirito de luta. Isso aumenta drasticamente a estatística de Ataque do usuário.
I Tackle Físico 40 100% 35 Um ataque físico no qual o usuário investe e bate no alvo com todo o corpo.
I Tail Whip Status - 100% 30 O usuário abana o rabo de forma fofa, tornando o Pokémon adversário menos cauteloso e diminuindo seu status de Defesa.
I Take Down Físico 90 85% 20 Um ataque imprudente de carga de corpo inteiro para atingir o alvo. Isso também prejudica um pouco o usuário.
I Thrash Físico 120 100% 10 O usuário agita-se e ataca por dois a três turnos. O usuário fica confuso.
I Transform Status - - 10 O usuário se transforma em uma cópia do alvo até ter o mesmo conjunto de movimentos.
I Tri Attack Especial 80 100% 10 O usuário ataca com um ataque simultâneo de três feixes. Também pode queimar, congelar ou paralisar o alvo.
I Vise Grip Físico 55 100% 30 O alvo é agarrado e espremido de ambos os lados para infligir danos.
I Whirlwind Status - - 20 O alvo é expuslo do campo e um Pokémon diferente é entra em campo. Na natureza, isso termina uma batalha contra um único Pokémon.
I Wrap Físico 15 90% 20 Um corpo longo, trepadeiras ou semelhantes são usados para envolver e apertar o alvo por quatro a cinco turnos.
II Attract Status - 100% 15 Se for do sexo oposto do usuário, o alvo fica apaixonado e menos propenso a atacar.
II Baton Pass Status - - 40 O usuário troca de lugar com um Pokémon do grupo em espera e repassa quaisquer alterações de estatísticas.
II Belly Drum Status - - 10 O usuário maximiza sua estatística de Ataque sacrificando metade de seu HP máximo.
II Conversion 2 Status - - 30 O usuário muda seu tipo para se tornar resistente ao último tipo de ataque que o oponente usou.
II Encore Status - 100% 5 O usuário pede bis e obriga o alvo a continuar usando o último movimento por três turnos.
II Endure Status - - 10 O usuário suporta qualquer ataque com pelo menos 1 HP. Sua chance de falhar aumenta se for usado em sucessão.
II Extreme Speed Físico 80 100% 5 O usuário carrega o alvo em uma velocidade ofuscante. Esse movimento sempre vai primeiro.
II False Swipe Físico 40 100% 40 Um ataque contido que impede o alvo de desmaiar. O alvo fica com pelo menos 1 HP.
II Flail Físico - 100% 15 O usuário se debate sem rumo para atacar. Quanto menos HP o usuário tiver, maior será o poder do movimento.
II Foresight Status - - 40 Permite que um alvo do tipo Fantasma seja atingido por ataques do tipo Normal e Lutador. Isso também permite que um alvo evasivo seja atingido.
II Frustration Físico - 100% 20 Este ataque de força total fica mais poderoso quanto menos o usuário gosta de seu treinador.
II Heal Bell Status - - 5 O usuário emite um som de sino suave para curar as condições de status de todos os Pokémon do grupo.
II Hidden Power Especial 60 100% 15 Um ataque único que varia em tipo dependendo do Pokémon que o usa.
II Lock-On Status - - 5 O usuário mira com precisão para o alvo. Isso garante que o próximo ataque não erre o alvo.
II Mean Look Status - - 5 O usuário fixa o alvo com um olhar sombrio e cativante. O alvo fica impossibilitado de fugir.
II Milk Drink Status - - 10 O usuário restaura seu próprio HP em até metade do HP máximo.
II Mind Reader Status - - 5 O usuário sente os movimentos do alvo com sua mente para garantir que seu próximo ataque não erre o alvo.
II Morning Sun Status - - 5 O usuário restaura seu próprio HP. A quantidade de HP recuperada varia com o clima.
II Pain Split Status - - 20 O usuário adiciona seu HP ao HP do alvo, então compartilha igualmente o HP combinado com o alvo.
II Perish Song Status - - 5 Qualquer Pokémon que ouvir essa música desmaia em três turnos, a menos que saia da batalha.
II Present Físico - 90% 15 O usuário ataca dando ao alvo um presente com uma armadilha escondida. Ele restaura HP às vezes, no entanto.
II Protect Status - - 10 Permite que o usuário evite todos os ataques. Sua chance de falhar aumenta se for usado em sucessão.
II Psych Up Status - - 10 O usuário se hipnotiza para copiar qualquer alteração de estatística feita pelo alvo.
II Rapid Spin Físico 20 100% 40 Um ataque giratório que também pode eliminar movimentos como Bind, Wrap, Leech Seed e Spikes.
II Return Físico - 100% 20 Este ataque de força total fica mais poderoso quanto mais o usuário gosta de seu treinador.
II Safeguard Status - - 25 O usuário cria um campo de proteção que evita as condições de status por cinco turnos.
II Scary Face Status - 100% 10 O usuário assusta o alvo com uma cara horripilante para reduzir drasticamente sua estatística de velocidade.
II Sketch Status - - 1 Permite que o usuário aprenda permanentemente o último movimento usado pelo alvo. Depois de usado, o Sketch desaparece.
II Sleep Talk Status - - 10 Enquanto está dormindo, o usuário usa aleatoriamente um dos movimentos que conhece.
II Snore Especial 50 100% 15 Este ataque pode ser usado apenas se o usuário estiver dormindo. O ruído forte também pode fazer o alvo recuar.
II Swagger Status - 85% 15 O usuário se irrita e confunde o alvo. No entanto, isso também aumenta drasticamente a estatística de Ataque do alvo.
II Sweet Scent Status - 100% 20 Um perfume doce que reduz drasticamente a evasão do Pokémon adversário.
III Assist Status - - 20 O usuário usa de forma rápida e aleatória um movimento entre aqueles conhecidos pelos Pokémon aliados.
III Block Status - - 5 O usuário bloqueia o caminho do alvo com os braços bem abertos para evitar a fuga.
III Camouflage Status - - 20 O tipo de usuário é alterado dependendo do ambiente, como na beira da água, na grama ou em uma caverna.
III Covet Físico 60 100% 25 O usuário se aproxima afetuosamente do alvo e, em seguida, rouba o item segurado pelo alvo.
III Crush Claw Físico 75 95% 10 O usuário corta o alvo com garras duras e afiadas. Isso também pode diminuir o status de Defesa do alvo.
III Endeavor Físico - 100% 5 Este movimento reduz o HP do alvo para igualar o HP do usuário.
III Facade Físico 70 100% 20 Este movimento dobra seu poder se o usuário for envenenado, queimado ou paralisado.
III Fake Out Físico 40 100% 10 Este ataque atinge primeiro e faz o alvo recuar. Só funciona no primeiro turno em que o usuário está na batalha.
III Follow Me Status - - 20 O usuário chama a atenção para si mesmo, fazendo com que todos os alvos apontem apenas para o usuário.
III Helping Hand Status - - 20 O usuário auxilia um aliado aumentando o poder de ataque desse aliado.
III Howl Status - - 40 O usuário uiva alto para aumentar seu espírito, o que aumenta sua estatística de Ataque.
III Hyper Voice Especial 90 100% 10 O usuário solta um grito horrivelmente ecoante com o poder de infligir danos.
III Nature Power Status - - 20 Este ataque faz uso do poder da natureza. Seus efeitos variam dependendo do ambiente do usuário.
III Odor Sleuth Status - - 40 Permite que um alvo do tipo Fantasma seja atingido por ataques do tipo Normal e Lutador. Isso também permite que um alvo evasivo seja atingido.
III Recycle Status - - 10 O usuário recicla um item segurado que foi usado na batalha para que possa ser usado novamente.
III Refresh Status - - 20 O usuário descansa para se curar de envenenamento, queimadura ou paralisia.
III Secret Power Físico 70 100% 20 Os efeitos adicionais desse ataque dependem de onde ele foi usado.
III Slack Off Status - - 10 O usuário relaxa, restaurando seu próprio HP em até metade do HP máximo.
III Smelling Salts Físico 70 100% 10 O poder deste ataque é dobrado quando usado em um alvo com paralisia. Isso também cura a paralisia do alvo, no entanto.
III Spit Up Especial - 100% 10 A energia armazenada usando o movimento Stockpile é liberada imediatamente em um ataque. Quanto mais energia for armazenada, maior será a potência do movimento.
III Stockpile Status - - 20 O usuário estoca energia e aumenta suas estatíticas de Defesa e Defesa especial. O movimento pode ser usado três vezes.
III Swallow Status - - 10 O poder armazenado usando o movimento Stockpile é absorvido pelo usuário para curar seu HP. Armazenar mais energia cura mais HP.
III Teeter Dance Status - 100% 20 O usuário executa uma dança cambaleante que confunde os Pokémon ao seu redor.
III Tickle Status - 100% 20 O usuário faz cócegas no alvo e o faz rir, reduzindo suas estatísticas de Ataque e Defesa.
III Uproar Especial 90 100% 10 O usuário ataca em alvoroço por três turnos. Durante esse tempo, nenhum Pokémon pode adormecer.
III Weather Ball Especial 50 100% 10 Este movimento de ataque varia em poder e tipo dependendo do clima.
III Wish Status - - 10 Uma vez depois que esse movimento é usado, o HP do usuário ou de seu substituto é restaurado pela metade do HP máximo do usuário.
III Yawn Status - - 10 O usuário solta um grande bocejo que faz o alvo adormecer no próximo turno.
IV Acupressure Status - - 30 O usuário aplica pressão aos pontos de estresse, aumentando drasticamente as estatísticas de um de seus aliados.
IV Captivate Status - 100% 20 Se qualquer Pokémon adversário for do sexo oposto do usuário, ele fica encantado, o que reduz drasticamente sua estatística de ataque especial.
IV Copycat Status - - 20 O usuário imita o movimento usado imediatamente antes dele. O movimento falha se nenhum outro movimento foi usado ainda.
IV Crush Grip Físico - 100% 5 O alvo é esmagado com grande força. Quanto mais HP o alvo tiver, maior será o poder desse movimento.
IV Double Hit Físico 35 90% 10 O usuário bate no alvo com uma cauda longa, trepadeiras ou um tentáculo. O alvo é atingido duas vezes seguidas.
IV Feint Físico 30 100% 10 Este ataque atinge um alvo usando um movimento como Protect ou Detect. Isso também elimina os efeitos desses movimentos.
IV Giga Impact Físico 150 90% 5 O usuário ataca o alvo usando todo o seu poder. O usuário não pode se mover no próximo turno.
IV Judgment Especial 100 100% 10 O usuário lança inúmeros tiros de luz no alvo. O tipo deste movimento varia dependendo do tipo de Plate que o usuário está segurando.
IV Last Resort Físico 140 100% 5 Este movimento pode ser usado somente após o usuário ter usado todos os outros movimentos que conhece na batalha.
IV Lucky Chant Status - - 30 O usuário entoa um encantamento em direção ao céu, evitando que o Pokémon adversário atinja acertos críticos por cinco turnos.
IV Me First Status - - 20 O usuário avança à frente do alvo para copiar e usar o movimento pretendido do alvo com maior poder. Este movimento falha se não for usado primeiro.
IV Natural Gift Físico - 100% 15 O usuário extrai poder de ataque usando a Berry que está segurando. A Berry determina o tipo e o poder do movimento.
IV Rock Climb Físico 90 85% 20 O usuário ataca o alvo colidindo com ele com uma força incrível. Isso também pode confundir o alvo.
IV Trump Card Especial - - 5 Quanto menos PP esse movimento tiver, maior será seu poder.
IV Wring Out Especial - 100% 5 O usuário torce o alvo com força. Quanto mais HP o alvo tiver, maior será o poder do movimento.
V After You Status - - 15 O usuário ajuda o alvo e o faz usar seu movimento logo após o usuário.
V Bestow Status - - 15 O usuário passa o item que está segurando para o alvo quando o alvo não está segurando um item.
V Chip Away Físico 70 100% 20 Procurando uma abertura, o usuário ataca de forma consistente. As mudanças nas estatísticas do alvo não afetam o dano deste ataque.
V Echoed Voice Especial 40 100% 15 O usuário ataca o alvo com uma voz ecoante. Se este movimento for usado a cada turno, seu poder será aumentado.
V Entrainment Status - 100% 15 O usuário dança com um ritmo estranho que obriga o alvo a imitá-lo, tornando a Habilidade do alvo igual à do usuário.
V Head Charge Físico 120 100% 15 O usuário ataca o alvo com a cabeça, usando seu poderoso cabelo protetor. Isso também prejudica um pouco o usuário.
V Reflect Type Status - - 15 O usuário reflete o tipo do alvo, tornando-o do mesmo tipo do alvo.
V Relic Song Especial 75 100% 10 O usuário canta uma canção antiga e ataca apelando para o coração do Pokémon oponente que está ouvindo. Isso também pode induzir o sono.
V Retaliate Físico 70 100% 5 O usuário se vinga de um aliado desmaiado. Se um aliado desmaiou no turno anterior, o poder deste movimento é aumentado.
V Round Especial 60 100% 15 O usuário ataca o alvo com uma canção. Outros podem se juntar para aumentar o poder do ataque.
V Shell Smash Status - - 15 O usuário quebra seu escudo, o que diminui as estatísticas de Defesa e Defesa Especial, mas aumenta drasticamente suas estatísticas de Ataque, Ataque Especial e Velocidade.
V Simple Beam Status - 100% 15 A misteriosa onda psíquica do usuário muda a habilidade do alvo para Simple.
V Tail Slap Físico 25 85% 10 O usuário ataca acertando o alvo com sua cauda dura. Atinge o alvo duas a cinco vezes seguidas.
V Techno Blast Especial 120 100% 5 O usuário dispara um feixe de luz em seu alvo. O tipo de movimento muda dependendo do Drive que o usuário segura.
V Work Up Status - - 30 O usuário é despertado, e suas estatística de Ataque e Ataque Especial aumentam.
VI Boomburst Especial 140 100% 10 O usuário ataca tudo ao seu redor com o poder destrutivo de um som terrível e explosivo.
VI Celebrate Status - - 40 O Pokémon dá os parabéns pelo seu dia especial!
VI Confide Status - - 20 O usuário conta um segredo ao alvo e o alvo perde a capacidade de concentração. Isso diminui a estatística de Ataque Especial do alvo.
VI Happy Hour Status - - 30 Usar o Happy Hour dobra o valor do prêmio em dinheiro recebido após a batalha.
VI Hold Back Físico 40 100% 40 O usuário se detém quando ataca e o alvo fica com pelo menos 1 HP.
VI Hold Hands Status - - 40 O usuário e um aliado estão de mãos dadas. Isso os deixa muito felizes.
VI Noble Roar Status - 100% 30 Soltando um rugido nobre, o usuário intimida o alvo e diminui suas estatísticas de Ataque e Ataque especial.
VI Play Nice Status - - 20 O usuário e o alvo tornam-se amigos e o alvo perde a vontade de lutar. Isso diminui a estatística de Ataque do alvo.
VII Breakneck Blitz Físico - - 1 O usuário se impulsiona usando seu Z-Power e se choca contra o alvo a toda velocidade. O poder varia, dependendo do movimento original.
VII Breakneck Blitz Especial - - 1 O usuário se impulsiona usando seu Z-Power e se choca contra o alvo a toda velocidade. O poder varia, dependendo do movimento original.
VII Extreme Evoboost Status - - 1 Depois de obter Z-Power, o usuário, Eevee, obtém energia de seus amigos evoluídos e aumenta suas estatísticas consideravelmente.
VII Laser Focus Status - - 30 O usuário se concentra intensamente. O ataque no próximo turno sempre resulta em um acerto crítico.
VII Multi-Attack Físico 120 100% 10 Envolvendo-se em alta energia, o usuário bate no alvo. A memória segurada pelo usuário determina o tipo do movimento.
VII Pulverizing Pancake Físico 210 - 1 Z-Power traz à tona as verdadeiras capacidades do usuário, Snorlax. O Pokémon move seu enorme corpo com energia e ataca o alvo com força total.
VII Revelation Dance Especial 90 100% 15 O usuário ataca o alvo dançando muito. O tipo do usuário determina o tipo desse movimento.
VII Spotlight Status - - 15 O usuário ilumina o alvo com um holofote para que apenas o alvo seja atacado durante o turno.
VII Tearful Look Status - - 20 O usuário fica com os olhos marejados para fazer o alvo perder o espírito combativo. Isso diminui as estatísticas de Ataque e Ataque especial do alvo.
VII Veevee Volley Físico - - 1 Quanto mais Eevee ama seu treinador, maior é o poder do movimento. Nunca falha.
VIII Court Change Status - 100% 10 Com seu poder misterioso, o usuário troca os efeitos em ambos os lados do campo.
VIII G-Max Cuddle Físico - - 3 Um ataque do tipo Normal usado pelo Eevee Gigantamax. Este movimento fascina os oponentes.
VIII G-Max Cuddle Especial - - 3 Um ataque do tipo Normal usado pelo Gigantamax Eevee. Este movimento fascina os oponentes.
VIII G-Max Gold Rush Físico - - 3 Um ataque do tipo Normal usado pelo Meowth Gigantamax. Este movimento confunde os oponentes e também ganha dinheiro extra.
VIII G-Max Gold Rush Especial - - 3 Um ataque do tipo Normal usado pelo Meowth Gigantamax. Este movimento confunde os oponentes e também ganha dinheiro extra.
VIII G-Max Replenish Físico - - 3 Um ataque do tipo Normal usado pelo Snorlax Gigantamax. Este movimento restaura Berries que foram comidas.
VIII G-Max Replenish Especial - - 3 Um ataque do tipo Normal usado pelo Snorlax Gigantamax. Este movimento restaura Berries que foram comidas.
VIII Max Guard Status - - 3 Essa mudança permite que o usuário se proteja de todos os ataques. Sua chance de falhar aumenta se for usado em sucessão.
VIII Max Strike Físico - - 3 Este é um ataque do tipo Normal usado por um Pokémon Dynamax. Isso diminui a estatística de velocidade do alvo.
VIII Max Strike Especial - - 3 Este é um ataque do tipo Normal usado por um Pokémon Dynamax. Isso diminui a estatística de velocidade do alvo.
VIII Stuff Cheeks Status - - 10 O usuário come a Berry que segura e, em seguida, aumenta drasticamente sua estatística de Defesa.
VIII Teatime Status - - 10 O usuário tem a hora do chá com todos os Pokémon da batalha. Cada Pokémon come a Berry que segura.
VIII Terrain Pulse Especial 50 100% 10 O usuário utiliza o poder do terreno para atacar. O tipo e o poder desse movimento mudam dependendo do terreno em que ele é usado.

Pokémon Tipo Normal

Pokémon Normal Tipo Puro

# Ícone Nome
19 Rattata
20 Raticate
52 Meowth
52 Gigantamax Meowth
53 Persian
108 Lickitung
113 Chansey
115 Kangaskhan
115 Mega Kangaskhan
128 Tauros
132 Ditto
133 Eevee
133 Gigantamax Eevee
137 Porygon
143 Snorlax
143 Gigantamax Snorlax
161 Sentret
162 Furret
190 Aipom
206 Dunsparce
216 Teddiursa
217 Ursaring
233 Porygon2
234 Stantler
235 Smeargle
241 Miltank
242 Blissey
263 Zigzagoon
264 Linoone
287 Slakoth
288 Vigoroth
289 Slaking
293 Whismur
294 Loudred
295 Exploud
300 Skitty
301 Delcatty
327 Spinda
335 Zangoose
351 Castform
352 Kecleon
399 Bidoof
424 Ambipom
427 Buneary
428 Lopunny
431 Glameow
432 Purugly
440 Happiny
446 Munchlax
463 Lickilicky
474 Porygon-Z
486 Regigigas
493 Arceus
504 Patrat
505 Watchog
506 Lillipup
507 Herdier
508 Stoutland
531 Audino
572 Minccino
573 Cinccino
626 Bouffalant
659 Bunnelby
676 Furfrou
734 Yungoos
735 Gumshoos
772 Type: Null
773 Silvally
775 Komala
819 Skwovet
820 Greedent
831 Wooloo
832 Dubwool

Pokémon com Normal Tipo Primário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
16 Pidgey
17 Pidgeotto
18 Pidgeot
18 Mega Pidgeot
21 Spearow
22 Fearow
39 Jigglypuff
40 Wigglytuff
83 Farfetch'd
84 Doduo
85 Dodrio
163 Hoothoot
164 Noctowl
174 Igglybuff
203 Girafarig
276 Taillow
277 Swellow
298 Azurill
333 Swablu
396 Starly
397 Staravia
398 Staraptor
400 Bibarel
428 Mega Lopunny
441 Chatot
519 Pidove
520 Tranquill
521 Unfezant Macho
521 Unfezant Fêmea
531 Mega Audino
585 Deerling Spring Form
585 Deerling Summer Form
585 Deerling Autumn Form
585 Deerling Winter Form
586 Sawsbuck Spring Form
586 Sawsbuck Summer Form
586 Sawsbuck Autumn Form
586 Sawsbuck Winter Form
627 Rufflet
628 Braviary
648 Meloetta Aria Forme
648 Meloetta Pirouette Forme
660 Diggersby
661 Fletchling
731 Pikipek
732 Trumbeak
733 Toucannon
759 Stufful
760 Bewear
765 Oranguru
780 Drampa

Pokémon com Normal Tipo Secundário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
19 Rattata Forma de Alola
20 Raticate Forma de Alola
263 Zigzagoon Forma de Galar
264 Linoone Forma de Galar
667 Litleo
668 Pyroar Macho
668 Pyroar Fêmea
694 Helioptile
695 Heliolisk
862 Obstagoon
876 Indeedee Macho
876 Indeedee Fêmea

Especialistas do Tipo Normal

Whitney

Whitney é a Líder do Ginásio da Cidade de Goldenrod, conhecido oficialmente como Ginásio Goldenrod. Ela entrega a insígnia da planície para os treinadores que a derrotam. Ela também é especialista em Pokémon do tipo Normal.

Norman

Norman é o pai do jogador e Líder do Ginásio da Cidade de Petalburg, conhecido oficialmente como Ginásio Petalburg, em Pokémon Ruby, Sapphire, Emerald, Omega Ruby e Alpha Sapphire. Ele é especialista em Pokémon tipo Normal e distribui a insígnia da balança aos treinadores que o derrotam.

Lenora

Lenora é uma arqueóloga e Líder do Ginásio da Cidade de Nacrene, conhecido oficialmente como Ginásio Nacrene. Ela é especialista em Pokémon tipo Normal e dá a insígnia básica aos treinadores que a derrotam. Além de ser Líder de Ginásio, Lenora também é a diretora do Museu Nacrene.

Cheren

Cheren é um personagem rival em Pokémon Black e White, e Líder do Ginásio da Cidade de Aspertia, oficialmente conhecido como Aspertia Gym, em Pokémon Black 2 e White 2. Como Líder de Ginásio, ele se especializou em Pokémon do tipo Normal. Ele também dá a insígnia básica para os treinadores que o derrotam.

Ilima

Ilima é o Trial Captain da Verdant Cavern na Ilha Melemele em Pokémon Sun e Moon. Ele é especialista em Pokémon tipo Normal.

Habilidades do Tipo Normal

Habilidades que interagem com Tipo Normal

Geração Habilidade Descrição
IV Normalize Todos os Movimentos do Pokémon se tornam Movimentos de tipo Normal
IV Scrappy Habilita Movimentos de tipo Normal e Lutador para acertar Pokémon de tipo Fantasma
VI Aerilate Os Movimentos de tipo Normal se tornam Movimentos de tipo Voador
VI Pixilate Os Movimentos de tipo Normal se tornam Movimentos de tipo Fada
VI Refrigerate Os Movimentos de tipo Normal se tornam Movimentos de tipo Gelo
VII Galvanize Os Movimentos de tipo Normal se tornam Movimentos de tipo Elétrico

Habilidades Exclusivas do Tipo Normal

Geração Habilidade Descrição
VII Fluffy Reduz pela metade o dano recebido de Movimentos que fazem contato direto, mas dobra o dano de Movimentos de tipo Fogo

Itens do Tipo Normal

Nome Descrição
Chilan Berry Se segurado por um Pokémon, esta Berry diminuirá o dano recebido de um ataque do tipo Normal.
Normal Gem Uma joia com uma essência comum. Quando segurada, fortalece o poder de um movimento do tipo Normal uma vez.
Normalium Z Converte Z-Power em cristais que atualizam golpes do tipo Normal para Z-Moves do tipo Normal.
- Pink Bow Aumenta o poder de movimentos do tipo normal. Disponível apenas nos jogos da 2ª geração.
- Polkadot Bow Aumenta o poder de movimentos do tipo normal. Disponível apenas nos jogos da 2ª geração.
Silk Scarf Um item a ser segurado por um Pokémon. É um lenço suntuoso que aumenta o poder dos movimentos do tipo Normal.

Curiosidades do Tipo Normal

  • O tipo Normal é o que possui a maior quantidade de Movimentos disponíveis
  • Os tipo Fantasma e Normal são os únicos que possuem imunidade um ao outro
  • Nenhum Pokémon ganha o tipo Normal ao evoluir. Ele compartilha esse fato com o tipo Inseto.
  • Movimentos tipo Normal são completamente sem resistência durante uma Batalha Inversa
  • Nenhum Pokémon ganha o tipo Normal ao mudar de forma

17 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Esse foi o tipo Normal!

    E, para encerrar as matérias sobre os tipos, teremos uma sobre Fairy! Como ele foi recém-revelado, a matéria será como um prólogo, cheio de especulações, deduções e análises, mais curta que as outras matérias.

    Não deixem de comentar: dê sugestões e/ou críticas, aponte erros, faça perguntas (só não pergunte onde estão as outras matérias sobre os tipos, pois você pode encontrá-las aqui http://www.poke-blast-news.net/2013/02/tipos-de-pokemon.html ^^)

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  2. Interessante a materio do tipo narmal ter vindo como a ultima antes do tipo fairy. Até pouco tempo havia o esteriotipo de que se um pokémon é rosa provavelmente ele é normal, mas agora com o tipo fairy se mostrando o verdadeiro "dono" do esteriotipo da cor rosa (com 4 dos 7 confirmados sendo fairy e rosa) eu fico com aquela crença de que grande parte dos nossos amiguinhos rosados monotype se tornarão nossos novos dragon killers dualtypes favoritos!

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  3. ameei a materia *----* mt boa

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  4. LEO: Adoro essas matérias que vcs fazem, melhor site de Pokemonever.

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  5. aeee té que enfim saiu

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  6. Muito boa a matéria cara, parabéns!!

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  7. antes eu nem lia essas paginas de tipos e sempre comentava que era muito bom. hoje eu resolvi ler essa, pra ver como você escreve e se organiza e tals. me decepcionei sinceramente.

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  8. Valeu pelos comentários, pessoal ˆˆ

    Anônimo (16 de julho de 2013 - 11:29) --> Se não leu as matérias, nem precisava ter comentado! E por que você se decepcionou tanto com essa? O que sugere de melhorias? Só com sugestões é que podemos melhorar nosso trabalho ˆˆ

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  9. achei bem legal pq adoro ter um tipo normal na minha equipe pelo fato de ensinar 4 tecnicas diferentes pra ele, isso ajuda e muito. show mesmo

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  10. Eu achava que o Sentret era um esquilo e o Furret um furão.

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  11. Anônimo (17 de julho, 10:26) --> Então, pelos hábitos do Sentret, ele se assemelha mais a um suricato (na verdade, ele deve ser uma mistura de vários animais diferentes ˆˆ). E Furret realmente é inspirado em um furão!

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  12. Duas coisas que eu não entento sobre o tipo Normal:
    -Porque Normal é inafetivo e imune a Ghost?
    -Porque os tipo Normal não se parecem com humanos se são normais?

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    1. normais sao uma referencia a coisas normais com seres humanos e animais e uma sombra nao pode atacar a gente e nem agente pode atacar a sombra

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  13. Tambem, o Hyper Beam é fisico? Se eu me lembro em G/S/C ja tinha esse ataque.

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  14. Luaninha --> Pesquisei sobre a razão da imunidade de Normal a Ghost e vice-versa, mas não encontrei nada...
    Porém, sei que os normais são geralmente baseados em animais porque são "normais", comuns, sem nada de especial que os torne de outros tipos. Além disso, Pokémon que parecem humanos geralmente são Fighting ^^
    E o Hyper Beam hoje é Especial. É que até a terceira geração, ele e todas as outras técnicas Normal eram Físicas, mas depois muitas delas ganharam nova classificação, como o próprio Hyper Beam!

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  15. adorei a matéria

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  16. Parabéns amei

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