Tipo Ghost (Fantasma) - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

13/02/2013

Tipo Ghost (Fantasma)



O tipo Ghost foi introduzido na primeira geração, e se manifestava em três Pokémon apenas: Gastly, Haunter e Gengar. A segunda geração também incluiu poucos fantasmas, só um, Misdreavus. Foi a partir da terceira que os fantasmas começaram a aparecer mais, sendo a quinta geração a que mais introduziu novos Pokémon do tipo, nove. Ghost é, dentre os 17 tipos, o que abrange menos Pokémon, com 27 representantes, ou 4,16% do total de Pokémon. Atualmente há também 16 técnicas fantasmas. Segundo a classificação de tipos usada nas três primeiras gerações, Ghost e suas técnicas são Físicas, ou seja, é necessário fazer contato com o oponente para atacá-lo. No TCG, este tipo está incluído em Psychic.


Na batalha


O tipo Ghost, no videogame:
É super efetivo contra: Ghost, Psychic
É pouco efetivo contra: Dark
Não tem efeito contra: Normal
Tem resistência a: Bug, Poison
Tem fraqueza a: Dark, Ghost
É imune a: Fighting, Normal

O tipo Psychic, no TCG, geralmente:
É super efetivo contra: Fighting, Psychic
É pouco efetivo contra: Darkness, Metal
Tem resistência a: ---
Tem fraqueza a: Darkness

Os Pokémon do tipo Ghost são muito bons para abaixar os stats, afetar a habilidade e causar problemas no status do oponente. Também têm, geralmente, um ótimo Special Attack, uma grande defesa (Defense e Special Defense), baixos HP e Speed. O Pokémon com maior base stat total desse tipo, além do lendário Giratina (680), é Dusknoir, com 525; a menor base stat total desse tipo é, dentre os Pokémon totalmente evoluídos, de Shedinja, com apenas 236. Isso faz dele o Pokémon com menor base stat total de todos os que estão em seu estágio final de evolução.

Vários Pokémon do tipo Ghost também têm combinações exclusivas de tipos, dando a eles possibilidades únicas em batalhas. Dois exemplos são o de Sableye e Spiritomb, de tipo Ghost/Dark (ou vice-versa). Eles são os dois únicos Pokémon que não têm fraquezas, pois as fraquezas de um de seus tipos são compensadas pelas vantagens e imunidades do outro. Além disso, eles são os Pokémon com maior número de imunidades (adquiridas devido a seus tipos, não suas habilidades) – são completamente imunes a técnicas de três tipos, característica que compartilham com Gollet, Golurk, Drifloon e Drifblim, todos fantasmas.

Outro Pokémon bastante estratégico do tipo Ghost é Shedinja que, apesar de ter apenas 1HP em qualquer nível que esteja, tem a habilidade que lhe dá uma vantagem singular. Sendo o único Pokémon com a habilidade Wonder Guard, Shedinja é imune a todas as técnicas a que não tem fraqueza, ou seja, só pode ser atacada por técnicas de 5 dos 17 tipos existentes.


Algumas técnicas do tipo Ghost

Confuse Ray (Status) – O alvo é exposto a um raio sinistro que o deixa confuso.
Curse (Status) – Uma técnica que funciona para Pokémon tipo Ghost de uma maneira diferente da que funciona para outros Pokémon (se o usuário não for Ghost, sua Speed diminui e seu Attack e Defense aumentam; se o usuário for Ghost, ele perde metade de seu HP total e coloca uma maldição no alvo, que passa a perder ¼ de seu HP total por turno).
Ominous Wind (Special) - O usuário acerta o alvo com uma rajada de um vento frio e repulsivo. Pode também elevar todos os stats do usuário de uma vez.
Shadow Claw (Physical) – O usuário arranha o alvo com uma garra afiada feita de sombras. Danos críticos (critical hits) ocorrem com maior facilidade.
Hex (Special) – Essa técnica severa causa grandes danos em alvos afetados por um problema de status.



Especialistas do tipo fantasma

Alguns Líderes de Ginásio e membros da Elite dos 4 preferem usar Pokémon tipo Ghost em suas batalhas. Confira abaixo uma lista desses especialistas em fantasmas e os Pokémon que utilizam nos jogos:

Morty (Johto) – Líder do Ginásio de Ecruteak City --> Gastly, 2 Haunter e Gengar (utilizados na Batalha de Ginásio em HeartGold & SoulSilver)
Fantina (Sinnoh) – Líder do Ginásio de Hearthome City --> Duskull, Haunter e Mismagius (utilizados na Batalha de Ginásio em Platinum)

Morty e Fantina

Agatha (Kanto) – Membro da Elite dos 4 (nas gerações I e III, apenas) --> 2 Gengar, Crobat, Misdreavus, Arbok (utilizados na segunda batalha no Indigo Plateau em FireRed & LeafGreen)
Phoebe (Hoenn) – Membro da Elite dos 4 --> 2 Dusclops, 2 Banette, Sableye (utilizados na batalha em Ever Grand City, em Pokémon Emerald)
Shauntal (Unova) – Membro da Elite dos 4 --> Cofagrigus, Gengar, Froslass, Drifblim, Golurk, Chandelure (utilizados na segunda batalha, modo Challenge, na Pokémon League em Black 2 & White 2) 


Agatha, Phoebe e Shauntal

Obs: Nas gerações I e III, Agatha é membro da Elite dos 4 de Kanto. Porém, três anos se passam na estória dos jogos até que, nas gerações II e IV, ela misteriosamente deixa de ser da Elite.


Os Pokémon tipo Ghost

Muitos Pokémon do tipo Ghost têm o poder de atravessar objetos sólidos e têm uma estreita relação com os espíritos e o mundo espiritual, sendo que alguns deles, como Yamask e Spiritomb, nasceram de espíritos humanos. Pokémon fantasmas geralmente vivem em locais escuros e isolados, como cavernas, ruínas, casas abandonadas e até cemitérios. Porém, alguns deles são urbanos, pois se alimentam da energia de vida das pessoas ou dos espíritos dos mortos. Alguns deles também devoram sonhos ou emoções negativas humanas. Há ainda aqueles que comem metais e pedras preciosas ou comida "comum", como berries, e alguns são carnívoros.

O único Pokémon lendário naturalmente pertencente ao tipo Ghost é Giratina (Arceus também é, apenas quando está segurando a Spooky Plate), introduzido na quarta geração. Ele faz parte do Trio da Criação, junto com Palkia e Dialga, e vive no Mundo da Distorção, em uma dimensão paralela à nossa. Foi banido para lá devido a seu comportamento violento. Giratina é mascote de Platinum, a terceira versão dos jogos da quarta geração.

Pokémon fantasma têm ainda muitos mistérios a serem revelados. Várias dessas criaturas têm uma origem particularmente diferente. Segundo a Pokédex, por exemplo, Golett e Golurk foram criados por uma ciência arcaica que os modelou na argila e lhes deu vida a partir de uma estranha energia. Já Shedinja tem uma maneira única de ser obtido nos jogos: se Nincada for evoluído quando houver um (ou mais) espaço vago na equipe do treinador e uma (ou mais) Pokébola em sua bolsa, Shedinja aparecerá em tal espaço, dentro de tal Pokébola. Afinal, esse Pokémon é como uma casca fantasmagórica deixada por Nincada quando este evolui para Ninjask. A aparência e o pouco que se sabe das criaturas tipo Ghost pode ser assustador!




Matéria escrita por:

Post Top Ad