Tipo Fantasma (Ghost Type)

Pokémon tipo Fantasma (Ghost)

Os Pokémon tipo Fantasma foram introduzidos na 1ª Geração, e se manifestavam em apenas três Pokémon: Gastly, Haunter e Gengar. A 2ª Geração incluiu um único Pokémon deste tipo: apenas Misdreavus. Foi a partir da 3ª Geração que os Pokémon Fantasma começaram a aparecer mais frequentemente, sendo que, na 5ª Geração, houve nove adições. O tipo Fantasma é, dentre os 18 tipos de Pokémon existentes, o que abrange a menor quantidade, com 63 representantes. Atualmente, há também 33 Movimentos Fantasma. No TCG, este tipo está incluído em Psíquico. Em inglês, é chamado de Ghost Type.

Vantagens e Desvantagens do Tipo Fantasma

  • É pouco efetivo contra: Sombrio
  • Não tem efeito contra: Normal
  • Tem resistência a: Inseto e Venenoso
  • Tem fraqueza a: Sombrio e Fantasma
  • É imune a: Lutador, Normal

Movimentos do Tipo Fantasma

Geração Movimento Categoria Poder Precisão PP Descrição
I Confuse Ray Status - 100% 10 O alvo é exposto a um raio sinistro que provoca confusão.
I Lick Físico 30 100% 30 O alvo é lambido com uma longa língua, causando danos. Isso também pode deixar o alvo paralisado.
I Night Shade Especial - 100% 15 O usuário faz com que o alvo veja uma miragem assustadora. Inflige danos iguais ao nível do usuário.
II Curse Status - - 10 Um movimento que funciona de maneira diferente para o tipo Fantasma do que para todos os outros tipos.
II Destiny Bond Status - - 5 Depois de usar esse movimento, se o usuário desmaiar, o Pokémon que acertou o nocaute também desmaia. Sua chance de falhar aumenta se for usado em sucessão.
II Nightmare Status - 100% 15 Um alvo adormecido vê um pesadelo que inflige algum dano a cada turno.
II Shadow Ball Especial 80 100% 15 O usuário arremessa uma bolha sombria no alvo. Isso também pode diminuir a estatística de Defesa especial do alvo.
II Spite Status - 100% 10 O usuário libera seu rancor no último movimento usado pelo alvo cortando 4 PP dele.
III Astonish Físico 30 100% 15 O usuário ataca o alvo enquanto grita de forma surpreendente. Isso também pode fazer o alvo recuar.
III Grudge Status - - 5 Se o usuário desmaiar, seu rancor esgota totalmente o PP do movimento do oponente que o nocauteou.
III Shadow Punch Físico 60 - 20 O usuário dá um soco das sombras. Este ataque nunca falha.
IV Ominous Wind Especial 60 100% 5 O usuário atinge o alvo com uma rajada de vento repulsivo. Isso também pode aumentar todas as estatísticas do usuário de uma vez.
IV Shadow Claw Físico 70 100% 15 O usuário corta com uma garra afiada feita de sombras. Ataques críticos acertam mais facilmente.
IV Shadow Force Físico 120 100% 5 O usuário desaparece e atinge o alvo no próximo turno. Este movimento acerta mesmo se o alvo se proteger.
IV Shadow Sneak Físico 40 100% 30 O usuário estende sua sombra e ataca o alvo por trás. Este movimento sempre vai primeiro.
V Hex Especial 65 100% 10 Este ataque implacável causa danos massivos a um alvo afetado por condições de status.
VI Phantom Force Físico 90 100% 10 O usuário desaparece para algum lugar e atinge o alvo no próximo turno. Este movimento acerta mesmo se o alvo se proteger.
VI Trick-or-Treat Status - 100% 20 O usuário pega o alvo pedindo doçuras ou travessuras. Isso adiciona o tipo de fantasma ao tipo do alvo.
VII Menacing Moonraze Maelstrom Especial 200 - 1 Após obter o Z-Power, o usuário, Lunala, ataca o alvo com força total. Este movimento pode ignorar o efeito da Habilidade do alvo.
VII Moongeist Beam Especial 100 100% 5 O usuário emite um raio sinistro para atacar o alvo. Este movimento pode ser usado no alvo independentemente de suas Habilidades.
VII Never-Ending Nightmare Físico - - 1 Rancores arraigados invocados pelo Z-Power do usuário prendem o alvo. O poder varia, dependendo do movimento original.
VII Never-Ending Nightmare Especial - - 1 Rancores arraigados invocados pelo Z-Power do usuário prendem o alvo. O poder varia, dependendo do movimento original.
VII Shadow Bone Físico 85 100% 10 O usuário ataca batendo no alvo com um osso que contém um espírito. Isso também pode diminuir a estatística de Defesa do alvo.
VII Sinister Arrow Raid Físico 180 - 1 O usuário, Decidueye, cria inúmeras flechas usando seu Z-Power e atira no alvo com força total.
VII Soul-Stealing 7-Star Strike Físico 195 - 1 Depois de obter o Z-Power, o usuário, Marshadow, dá socos e chutes no alvo consecutivamente com força total.
VII Spectral Thief Físico 90 100% 10 O usuário se esconde na sombra do alvo, rouba os aumentos de estatísticas do alvo e então ataca.
VII Spirit Shackle Físico 80 100% 10 O usuário ataca ao mesmo tempo em que costura a sombra do alvo no chão para evitar que o alvo escape.
VIII Astral Barrage Especial 120 100% 5 O usuário ataca enviando uma quantidade assustadora de pequenos fantasmas contra o Pokémon adversário.
VIII G-Max Terror Físico - - 3 Um ataque do tipo fantasma usado pelo Gengar Gigantamax. Este Pokémon pisa na sombra do Pokémon adversário para impedi-los de escapar.
VIII G-Max Terror Especial - - 3 Um ataque do tipo fantasma que o Gigantamax Gengar usa. Este Pokémon pisa na sombra do Pokémon adversário para impedi-los de escapar.
VIII Max Phantasm Físico - - 3 Este é um ataque do tipo fantasma usado pelos Pokémon Dynamax. Diminui a estatística de Defesa do alvo.
VIII Max Phantasm Especial - - 3 Este é um ataque do tipo fantasma usado pelos Pokémon Dynamax. Diminui a estatística de Defesa do alvo.
VIII Poltergeist Físico 110 90% 5 O usuário ataca o alvo controlando o item do alvo. O movimento falha se o alvo não tiver um item.

Os Pokémon Tipo Fantasma

Pokémon Tipo Fantasma Puro

# Ícone Nome
200 Misdreavus
222 Corsola Forma de Galar
353 Shuppet
354 Banette
354 Mega Banette
355 Duskull
356 Dusclops
429 Mismagius
477 Dusknoir
562 Yamask
563 Cofagrigus
854 Sinistea
855 Polteageist
864 Cursola
897 Spectrier

Pokémon Tipo Fantasma Primário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
92 Gastly
93 Haunter
94 Gengar
94 Mega Gengar
94 Gigantamax Gengar
425 Drifloon
426 Drifblim
442 Spiritomb
487 Giratina Forma Alterada
487 Giratina Forma Origem
607 Litwick
608 Lampent
609 Chandelure
708 Phantump
709 Trevenant
710 Pumpkaboo
711 Gourgeist
741 Oricorio Sensu Style
769 Sandygast
770 Palossand
778 Mimikyu
781 Dhelmise

Pokémon Tipo Fantasma Secundário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
105 Marowak Forma de Alola
292 Shedinja
302 Sableye
302 Mega Sableye
478 Froslass
479 Rotom
562 Yamask Forma de Galar
592 Frillish
593 Jellicent
622 Golett
623 Golurk
679 Honedge
680 Doublade
681 Aegislash Shield Forme
681 Aegislash Blade Forme
720 Hoopa Confined
724 Decidueye
792 Lunala
800 Dawn Wings Necrozma
802 Marshadow
806 Blacephalon
867 Runerigus
885 Dreepy
886 Drakloak
887 Dragapult
898 Shadow Rider Calyrex

Treinadores do Tipo Fantasma

Agatha



Agatha é uma Treinadora do tipo Fantasma. Nas Gerações I, III e VII, ela é uma idosa que representa o terceiro e mais velho membro da Elite 4 Indigo.

Morty

Morty Johto

Morty é o Líder do Ginásio da Cidade de Ecruteak, conhecido oficialmente como o Ginásio Ecruteak. Ele entrega a insígnia do nevoeiro aos Treinadores que o derrotam. Ele é especialista em Pokémon do tipo Fantasma.

Spectra

Phoebe Hoenn

Spectra é uma Treinadora do tipo Fantasma e membro da Elite 4 de Hoenn. Em inglês, seu nome é Phoebe. Atualmente, Spectra é o seu nome oficial em português brasileiro.

Fantina

Fantina Sinnoh

Fantina é uma elegante instrutora e coordenadora especializada em Pokémon tipo Fantasma. Ela é a Líder do Ginásio da Cidade de Hearthome, conhecido oficialmente como o Ginásio Hearthome, e entrega a insígnia da relíquia para aqueles que a derrotam. Além disso, ela é uma Especialista em Concursos Pokémon, e geralmente compete em Master Rank Super Contests e é membro do Ribbon Syndicate.

Shauntal

Shauntal Unova

Shauntal é uma Treinadora do tipo Fantasma e membro da Elite 4 de Unova.

Acerola

Acerola Alola

Acerola é o Trial Captain do Thrifty MegaMart's Abandoned Site na Ilha de Ula'ula. Ela também é uma Treinadora do tipo Fantasma e membro da Elite 4 de Alola.

Allister

Allister Galar

Allister é o Líder do Ginásio Stow-on-Side, conhecido oficialmente como Stow-on-Side Stadium, em Pokémon Shield. Ele é especialista em Pokémon do tipo Fantasma e dá a insígnia fantasma aos treinadores que o derrotam.

Habilidades do Tipo Fantasma

Habilidades que interagem com o tipo Fantasma

Geração Habilidade Descrição
IV Scrappy Habilita Movimentos do tipo Normal e Lutador para acertar Pokémon de tipo Fantasma
V Rattled Aumenta a velocidade em um estágio ao ser atingido por um Movimento de tipo Sombrio, Fantasma ou Inseto

Habilidades Exclusivas do tipo Fantasma

Geração Habilidade Descrição
VII Cursed Body Tem 30% de chance de desabilitar qualquer Movimento que atinja o Pokémon

Itens do Tipo Fantasma

Nome Descrição
Ghost Gem Uma joia com essência espectral. Quando segurada, fortalece o poder de um movimento do tipo fantasma uma vez.
Ghost Memory Um disco de memória que contém dados do tipo Ghost. Muda o tipo do usuário se for segurado por uma determinada espécie de Pokémon.
Ghostium Z Converte Z-Power em cristais que atualizam movimentos do tipo Fantasma para Z-Moves do tipo Fantasma.
Griseous Orb Um orbe brilhante a ser segurado por Giratina. Aumenta o poder dos movimentos do tipo Dragão e Fantasma quando é segurado.
Kasib Berry Se segurado por um Pokémon, esta Berry diminuirá os danos sofridos por um ataque super efetivo do tipo Fantasma.
Spell Tag Um item que deve ser segurado por um Pokémon. É uma etiqueta sinistra e misteriosa que aumenta o poder dos movimentos do tipo Fantasma.
Spooky Plate Um item que deve ser segurado por um Pokémon. É uma placa de pedra que aumenta o poder dos movimentos do tipo Fantasma.

Curiosidades do Tipo Fantasma

  • Embora o tipo Fantasma tenha imunidade a Movimentos de tipo Normal, vários Movimentos de dano que são exibidos como Normais podem afetá-los, incluindo Hidden Power e Struggle
  • O tipo Fantasma é o único imune a dois outros tipos: Lutador e Normal. Curiosamente, Fantasma e Normal são os únicos dois tipos ineficazes um contra o outro
  • Kalos é a única região sem um Especialista em Pokémon Fantasma
  • Os tipos Fantasma e Sombrio são supereficazes contra os mesmos tipos. Na Geração VI, a única diferença entre eles é que os Movimentos de tipo Sombrio não são muito eficazes em Lutador ou Fada, enquanto os Movimentos do tipo Fantasma não afetam Pokémon Normais.
  • Todos os Movimentos do tipo Fantasma podem ser usados nas Sky Battles
  • O tipo Fantasma foi o último tipo a ter pelo menos um Pokémon oficialmente pertencente a Ash no Anime, após a captura de Gengar em Jornadas Pokémon
  • Apesar de ter sido introduzido na Geração I, não havia nenhum Pokémon tipo Fantasma puro até a Geração II. Trata-se de Misdreavus.

23 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Espero que tenham gostado ^^

    Não deixem de comentar dando sugestões e informando caso algum erro de ortografia ou de conteúdo tenha passado despercebida.

    O próximo tipo sobre o qual vou falar é o Steel. Fiquem ligados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito boa a materia adoro pokemons fantasmas inclusive estou fazendo uma fanfic sobre pokemons fantasma

      Excluir
  2. muito boa a matéria! bem explicada e clara, muito legal ;D encontrei só um erro, abaixo dos especialistas nesse tipo de pokemon quando vc fala de yamask e spiritomb tá assim "sendo que alguns deles, como Yamask e Spiritomb, são nasceram de espíritos humanos." acho que a ideia era tirar aquele "são" dali, mas era só isso, flw parabéns ;D

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria! Adoro tipo Ghost! Mismagius e Litwick :D

    ResponderExcluir
  4. Meu type preferido *--*
    Otima materia

    ResponderExcluir
  5. Valeu! Eu também adoro, meu tipo preferido!

    Referências usadas na matéria:
    •nintendo3dscommunity.com
    •bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Main_Page
    •ultradownloads.com.br
    •onepiecefanfiction.wikia.com
    •pizzicatoh.deviantart.com
    •serebiiforums.com
    •pokemonverdeamarelo.blogspot.com
    •pkmnbwadventures.blogspot.com
    •iheartpokemon.tumblr.com
    •zeldemon.deviantart.com

    ResponderExcluir
  6. O_O Vei na boa...
    Na boa...
    Ficou muito show cara! Você realmente sabe fazer matérias!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Eu estava cogitando a ideia de Ninfia ser ghost já que ela é a mais leve das evoluçoes do eevee facilitando uma possível "levitação".

    ResponderExcluir
  8. Legal, adoro tipos fantasmas, principalmente Giratina!!!

    ResponderExcluir
  9. Você esqueceu de citar a phoebe, elite four de hoeen, ela tambêm é especialista em tipos fantasmas, e usa: 2 dusclops, 2 bannete e 1 sableye.

    ResponderExcluir
  10. Ótima postagem, parabéns, mas o pokemon fantasma com maior base stat é o Dusknoir com 525, e nao o Chandelure.

    ResponderExcluir
  11. Conferi e é verdade - Chandelure tem 520, mas Dusknoir tem 525.

    ResponderExcluir
  12. Ótima matéria, parabéns^^
    O meu pokemon tipo ghost preferido é o Giratina *-* Queria que lançassem uma eeveelution do tipo ghost =/ Vamos ver se Ninfia é ghost! (duvido muito)
    Estou esperando ansiosa pela matéria do tipo Dark, o meu preferido!! :D
    Até.

    ResponderExcluir
  13. Shauntal minha treinadora tipo fantasma favorita :D, demorou mil anos pra derrotar ela, mas com o Zoroark eu consegui

    ResponderExcluir
  14. Excelente!! Só queria que os Pokémon ghost fossem mais numerosos e tivessem mais combinações de tipos!! Vamos ver em XY.. Abraço

    ResponderExcluir
  15. Anônimo das 17:57 (10/jul) --> Valeu! Eu também esperava que fossem mais numerosos, pois Ghost é meu tipo preferido. Pelo menos, havendo poucos fantasmas, é mais fácil gostar de todos ^^ Aliás, o único que eu não gosto, pelo menos por enquanto, é o recém-lançado Honedge. E eu acho bem provável que haja novas combinações de Ghost com outros tipos em XY (começando por Ghost/Steel de Honedge). Abraço!

    ResponderExcluir
  16. meu ghost favorito é Yamask...adoro espiritos...

    ResponderExcluir
  17. Galera da Poke-Blast-News, me tirem uma dúvida: Na primeira geração, o tipo Psíquico não é imune à fantasma?

    ResponderExcluir
  18. Ohhh! Eu amo esse tipo parece que ele me completa! Eu amo fantasma e um dia quando eu não estiver entre vocês, eu serei fantasma, hehehe...

    ResponderExcluir
  19. Gengar, spiritomb, dusknoir e giratina são meus fantasmas preferidos tenho até uma pelúcia do Gengar! Durmo com ele todas as noites

    ResponderExcluir
  20. adorei cara adoro tipo fantasma inclusive Chandelure

    ResponderExcluir
  21. Eu gostei muito e eu estou em um server de pixelmon online o pokebrasil vai me ajudar muito pois lá quero ser líder de ginásio fantasma

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال