Tipo Dark (Noturno) - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

22/02/2013

Tipo Dark (Noturno)



O tipo Dark foi criado na segunda geração, na qual foram introduzidos seis Pokémon noturnos. Atualmente, esse número está em 39, o que equivale a 6,01% de todos os monstrinhos. Foi a quinta geração que incluiu mais Pokémon do tipo, foram 16, embora tenha sido a quarta a que mais criou técnicas Dark, foram onze. Hoje há um total de 29 dessas técnicas. Na classificação de tipos abolida nos jogos Diamond & Pearl, técnicas Dark eram todos Especiais, uma vez que não era preciso fazem contato com o oponente para causar-lhe dano. No TCG, este tipo está exclusivamente representado em Darkness.

Obs: Apesar de ter sido incluído na segunda geração, há uma técnica tipo Dark na primeira, Bite. Isso porque antes ela era Normal, mas se tornou Dark com o lançamento de Gold & Silver.

Obs2: Todas as técnicas tipo Dark consideradas Especiais até a terceira geração foram mudadas para Físicas ou Status em Diamond & Pearl.

Obs3: No Brasil, "Dark" é oficialmente traduzido como "Noturno", mas às vezes também é chamado de "sombrio" ou "trevas".


Na batalha

O tipo Dark, no videogame:
É super efetivo contra: Ghost, Psychic
É pouco efetivo contra: Dark, Fighting, Fairy
Não tem efeito contra: ---
Tem resistência a: Dark, Ghost
Tem fraqueza a: Bug, Fighting, Fairy
É imune a: Psychic


O tipo Darkness, no TCG, geralmente:
É super efetivo contra: Psychic
É pouco efetivo contra: ---
Tem resistência a: Psychic
Tem fraqueza a: Fighting

Defensivamente falando, Pokémon tipo Dark não são muito bons. É claro que há algumas exceções, tais como Scrafty e Tyranitar, mas os noturnos se dão melhor no ataque; inclusive, seu stat mais alto costuma ser Attack. E, como muitas dessas técnicas são Físicas, há um bom uso do stat Attack de Pokémon do tipo. Além do mais, várias de suas técnicas têm efeitos secundários positivos ao usuário, como redução da Defense do oponente, provocação de hesitação (flinch) no oponente e furto do item do oponente. 

Dark também tem peculiaridades quando se une a outros tipos. Pokémon Dark/Ghost (ou vice-versa), por exemplo, não têm fraquezas, uma vez que as fraquezas de um tipo são compensadas pelas resistências e imunidades do outro. Essa é a combinação de Sableye e Spiritomb. Por outro lado, Dark/Psychic, que ainda não se manifesta em nenhum Pokémon, geraria monstrinhos sem resistências, uma única fraqueza (fraqueza dupla a técnicas Bug) e uma imunidade (ao tipo Psychic).

Os Pokémon com maior base stat total do tipo (empatados ao lendário Darkrai) são Tyranitar e Hydreigon, com 600. Isso faz deles criaturas pseudo-lendárias, uma classificação criada pelos fãs que designa Pokémon com esse base stat total. Já o monstrinho noturno com menor base stat total, dentre aqueles totalmente evoluídos, é Sableye, com 380.


Algumas técnicas do tipo Dark

Bite (Physical) - O alvo é mordido com presas perversamente afiadas. Pode também fazer o alvo hesitar (flinch).
Thief (Physical) - O usuário ataca e rouba o item segurado pelo oponente simultaneamente. É impossível roubar se o usuário também segura um item.
Torment (Status) - O usuário atormenta e enfurece o alvo, tornando-o incapaz de usar a mesma técnica duas vezes seguidas.
Snatch (Status) - O usuário rouba os efeitos de técnicas que o alvo tentou usar e que curam ou alteram stats .
Snarl (Special) - O usuário berra como se estivesse esbravejando sobre algo, fazendo o Special Attack do alvo ser reduzido.


Especialistas do tipo noturno

Embora não haja Líderes de Ginásio que prefiram o tipo Dark, há três membros de Elites dos 4 sempre usam Pokémon noturnos. Descubra quem são estes especialistas e que monstrinhos usam nas batalhas:

Karen (Kanto/Johto) - membro da Elite dos 4 (nas gerações II e IV, apenas) --> Weavile, Absol, Spiritomb, Houndoom, Honchkrow, Umbreon (utilizados na segunda batalha no Indigo Plateau, em HeartGold & SoulSilver)
Sidney (Hoenn) - membro da Elite dos 4 --> Mightyena, Cacturne, Shiftry, Crawdaunt, Absol (utilizados na batalha em Ever Grand City, em Emerald)
Grimsley (Unova) - membro da Elite dos 4 --> Honchkrow, Scrafty, Krookodile, Houndoom, Tyranitar, Bisharp (utilizados na segunda batalha, modo Challenge, na Pokémon League, em Black 2 & White 2)

Karen, Sidney e Grimsley

Obs: Karen, juntamente com Koga e Will, entra para a Elite dos 4 de Kanto/Johto nas gerações II e IV, cuja estória se passa dois anos após a das gerações I e III.

Equipes criminosas, tais como Team Aqua, Magma, Galactic e Plasma, têm o hábito de usar vários Pokémon tipo Dark para atacar. Os noturnos mais utilizados por elas são: Poochyena, Murkrow, Houndour, Stunky, Purrloin, Scraggy, Sandile, Sneasel, Drapion, Pawniard, Deino e as linhas evolutivas de todos eles.

Ghetsis, Líder da Team Plasma


Dark Dragonite
(clique para ampliar)



No TCG, muitos Pokémon podem ter Dark em seu nome e/ou em seu tipo por serem versões anormais desses Pokémon, geralmente treinados por equipes criminosas como Team Rocket, Aqua e Plasma. Na maioria das vezes estão em seu último estágio evolutivo e têm uma aparência mais maligna. A temática dos Pokémon Dark foi abordada no filme quatro da franquia, Celebi: Voice of the Forest, no qual Pokémon comum capturados pela Dark Ball se tornavam maus.





Os Pokémon tipo Dark

Como o próprio nome já diz, Pokémon tipo Dark preferem viver em locais escuros. Muitos deles habitam cavernas e florestas densas. No entanto, alguns vivem em desertos, montanhas, pradarias, cidades, mares, etc. Esses Pokémon também costumam caçar, enquanto uns poucos gostam mesmo é de berries. Há ainda os que comem qualquer coisa, como Murkrow e Deino, e os que comem ovos (de Pidgey!), como Sneasel.

Os noturnos, ou sombrios, são comumente associados a atos de crueldade, de roubo e de enganação. Alguns são relacionados ainda a poderes obscuros e malignos. Tudo isso tem base em lendas populares, dados oficiais de pesquisadores e na própria aparência desses Pokémon. Estes são ainda muito inteligentes e calculistas. Suas técnicas, inclusive, muitas vezes consistem no ato de tapear, furtar ou irritar o oponente, o que confirma todas essas características.

Sneasel, por exemplo, quando vai se alimentar, forma uma dupla: enquanto um deles chama a atenção de pássaros, o outro rouba seus ovos do ninho. Já Absol às vezes é mal visto (como retratado no episódio Absol-ute Disaster! do anime), pois alguns pensam que ele gera desastres e confusão por onde passa. Contudo, sabe-se que esse Pokémon desce das montanhas onde vive para avisar sobre perigos que estão por vir, os quais pressente, provavelmente, com seu chifre. Outro monstrinho bastante detestado é Purrloin, uma vez que ele se finge de bonzinho e engana as pessoas, furtando-as. Zoroark também engana os outros, mas por motivos diferentes: prende pessoas e Pokémon em ilusões para proteger seu bando.

Dupla Lunar: Darkrai e Cresselia
Dentre os tipo Dark há, inclusive, um Pokémon Lendário. Darkrai, que forma a Dupla Lunar com Cresselia (tipo Psychic), foi introduzido na quarta geração e protagonizou o filme de número 10 da franquia. Ele tem um poder incontrolável de fazer aqueles à sua volta terem pesadelos terríveis. Por essa razão, resolveu ir morar na Ilha Lua Nova para que ficasse isolado dos outros e não causasse pesadelos e, ao mesmo tempo, para que ficasse próximo da Ilha Lua Cheia, habitada por Cresselia. Isso porque, se Darkrai ainda gerasse algum pesadelo, Cresselia podia curar quem estivesse tendo esse sonho ruim.

Moral da história: não se engane com suas carinhas, Pokémon do tipo Dark podem estar só querendo enganar você!


Referências: Bulbapedia, s282.photobucket.com, solos1s.tumblr.com, pokemondeckideas.blogspot.com
Para referências de uma imagem específica, clique sobre ela.


Espero que tenham gostado ^^
(Leiam os comentários, o primeiro é sempre meu)

Matéria escrita por:

Post Top Ad