O tipo Sombrio foi criado na 2ª Geração, na qual foram introduzidos seis Pokémon deste tipo. Atualmente, esse número está em 74. Foi a 5ª Geração que incluiu mais Pokémon do tipo (16), embora tenha sido a 4ª Geração a que mais criou Movimentos Sombrios (11). Atualmente, há um total de 53 Movimentos. No TCG, este tipo está exclusivamente representado em Sombrio. Em inglês, o tipo Sombrio é chamado de Dark Type. Em português, embora a atual tradução oficial seja Sombrio, muitas vezes ele foi chamado de tipo Noturno.
Vantagens e Desvantagens do Tipo Sombrio
- É super efetivo contra: Fantasma e Psíquico
- É pouco efetivo contra: Sombrio, Lutador e Fada
- Não tem efeito contra: ---
- Tem resistência a: Sombrio e Fantasma
- Tem fraqueza a: Inseto, Lutador e Fada
- É imune a: Psíquico
Movimentos do Tipo Sombrio
Geração | Movimento | Categoria | Poder | Precisão | PP | Descrição |
---|---|---|---|---|---|---|
I | Bite | Físico | 60 | 100% | 25 | O alvo é mordido com presas cruelmente afiadas. Isso também pode fazer o alvo recuar. |
II | Beat Up | Físico | - | 100% | 10 | O usuário faz com que todos os Pokémon da equipe ataquem o alvo. Quanto mais Pokémon na equipe, maior o número de ataques. |
II | Crunch | Físico | 80 | 100% | 15 | O usuário esmaga o alvo com presas afiadas. Isso também pode diminuir a estatística de Defesa do alvo. |
II | Feint Attack | Físico | 60 | - | 20 | O usuário se aproxima do alvo de forma desarmante, em seguida, dá um golpe baixo. Este ataque nunca falha. |
II | Pursuit | Físico | 40 | 100% | 20 | O poder desse movimento de ataque é dobrado se for usado em um alvo que está saindo da batalha. |
II | Thief | Físico | 60 | 100% | 25 | O usuário ataca e rouba o item segurado pelo alvo simultaneamente. O usuário não pode roubar nada se já tiver um item. |
III | Fake Tears | Status | - | 100% | 20 | O usuário finge chorar para perturbar o alvo, reduzindo drasticamente sua estatística de Defesa especial. |
III | Flatter | Status | - | 100% | 15 | Adulação é usada para confundir o alvo. No entanto, isso também aumenta a estatística de Ataque especial do alvo. |
III | Knock Off | Físico | 65 | 100% | 20 | O usuário dá um tapa no item segurado pelo alvo, e o item não pode ser usado na batalha. O movimento causa mais dano se o alvo tiver segurando um item. |
III | Memento | Status | - | 100% | 10 | O usuário desmaia ao usar este movimento. Em troca, isso reduz drasticamente as estatísticas de Ataque e Ataque especial do alvo. |
III | Snatch | Status | - | - | 10 | O usuário rouba os efeitos de qualquer tentativa de usar um movimento de cura ou de alteração de estatísticas. |
III | Taunt | Status | - | 100% | 20 | O alvo é levado a uma fúria que lhe permite usar apenas movimentos de ataque por três turnos. |
III | Torment | Status | - | 1 | 15 | O usuário atormenta e enfurece o alvo, tornando-o incapaz de usar o mesmo movimento duas vezes seguidas. |
IV | Assurance | Físico | 60 | 100% | 10 | Se o alvo já sofreu algum dano no mesmo turno, o poder do ataque é dobrado. |
IV | Dark Pulse | Especial | 80 | 100% | 15 | O usuário libera uma aura horrível imbuída de pensamentos sombrios. Isso também pode fazer o alvo recuar. |
IV | Dark Void | Status | - | 50% | 10 | Pokémon oponentes são arrastados para um mundo de escuridão total que os faz dormir. |
IV | Embargo | Status | - | 100% | 15 | Este movimento evita que o alvo use seu item segurado por cinco turnos. Seu treinador também é impedido de usar itens nele. |
IV | Fling | Físico | - | 100% | 10 | O usuário arremessa seu item segurado no alvo para atacar. O poder e os efeitos desse movimento dependem do item. |
IV | Nasty Plot | Status | - | - | 20 | O usuário estimula seu cérebro pensando pensamentos ruins. Isso aumenta drasticamente a estatística de Ataque especial do usuário. |
IV | Night Slash | Físico | 70 | 100% | 15 | O usuário corta o alvo no instante em que surge uma oportunidade. Ataques críticos acertam mais facilmente. |
IV | Payback | Físico | 50 | 100% | 10 | O usuário armazena energia e, em seguida, ataca. Se o usuário atacar depois do alvo, o poder do ataque será duplicado. |
IV | Punishment | Físico | - | 100% | 5 | Quanto mais o alvo for energizado com mudanças de estatísticas, maior será o poder do movimento. |
IV | Sucker Punch | Físico | 70 | 100% | 5 | Este movimento permite que o usuário ataque primeiro. Este movimento falha se o alvo não estiver preparando um ataque. |
IV | Switcheroo | Status | - | 100% | 10 | O usuário troca itens segurados pelo alvo mais rápido do que o olho pode acompanhar. |
V | Foul Play | Físico | 95 | 100% | 15 | O usuário vira o poder do alvo contra ele. Quanto maior a estatística de Ataque do alvo, maior será o poder do movimento. |
V | Hone Claws | Status | - | - | 15 | O usuário afia suas garras para aumentar sua estatística de Ataque e precisão. |
V | Night Daze | Especial | 85 | 95% | 10 | O usuário libera uma onda de choque negra como breu em seu alvo. Isso também pode diminuir a precisão do alvo. |
V | Quash | Status | - | 100% | 15 | O usuário suprime o alvo e faz seu movimento ir por último. |
V | Snarl | Especial | 55 | 95% | 15 | O usuário grita como se estivesse reclamando de algo, o que diminui a estatística de Ataque especial do Pokémon adversário. |
VI | Hyperspace Fury | Físico | 100 | - | 5 | Usando suas várias armas, o usuário desencadeia uma enxurrada de ataques que ignoram os efeitos de movimentos como Protect e Detect. Mas a estatística de Defesa do usuário cai. |
VI | Parting Shot | Status | - | 100% | 20 | Com uma ameaça de separação, o usuário reduz a estatística de Ataque e Ataque especial do alvo. Em seguida, ele troca de lugar com um Pokémon da equipe. |
VI | Topsy-Turvy | Status | - | - | 20 | Todas as mudanças de estatísticas que afetam o alvo ficam de pernas para o ar e se tornam o oposto do que eram. |
VII | Baddy Bad | Especial | 90 | 100% | 15 | O usuário age mal e ataca o alvo. Uma surpreendente parede de luz é erguida para enfraquecer o poder dos movimentos físicos do Pokémon adversário. |
VII | Black Hole Eclipse | Físico | - | - | 1 | O usuário coleta energia escura usando seu Z-Power e suga o alvo para dentro dela. O poder varia, dependendo do movimento original. |
VII | Black Hole Eclipse | Especial | - | - | 1 | O usuário coleta energia escura usando seu Z-Power e suga o alvo para dentro dela. O poder varia, dependendo do movimento original. |
VII | Brutal Swing | Físico | 60 | 100% | 20 | O usuário gira seu corpo violentamente para infligir danos a tudo à sua volta. |
VII | Darkest Lariat | Físico | 85 | 100% | 10 | O usuário balança os dois braços e atinge o alvo. As mudanças nas estatísticas do alvo não afetam o dano deste ataque. |
VII | Malicious Moonsault | Físico | 180 | - | 1 | O usuário, Incineroar, fortalece seu corpo usando seu Z-Power e se choca contra o alvo com força total. |
VII | Power Trip | Físico | 20 | 100% | 10 | O usuário ostenta sua força e ataca o alvo. Quanto mais as estatísticas do usuário forem aumentadas, maior será o poder do movimento. |
VII | Throat Chop | Físico | 80 | 100% | 15 | O usuário ataca a garganta do alvo e o sofrimento resultante impede o alvo de usar movimentos que emitem som por dois turnos. |
VIII | Aura Wheel | Físico | 110 | 100% | 10 | Morpeko ataca e aumenta sua velocidade com a energia armazenada em suas bochechas. O tipo deste movimento muda dependendo da forma do usuário. |
VIII | False Surrender | Físico | 80 | - | 10 | O usuário finge abaixar a cabeça, mas então acerta o alvo com seu cabelo desgrenhado. Este ataque nunca falha. |
VIII | Fiery Wrath | Especial | 90 | 100% | 10 | O usuário transforma sua ira em uma aura de fogo para atacar. Isso também pode fazer o Pokémon adversário recuar. |
VIII | G-Max One Blow | Físico | - | - | 3 | Um ataque do tipo Sombrio usado pelo Urshifu Gigantamax. Este movimento de ataque único pode ignorar Max Guard. |
VIII | G-Max One Blow | Especial | - | - | 3 | Um ataque do tipo Sombrio usado pelo Urshifu Gigantamax. Este movimento de ataque único pode ignorar Max Guard. |
VIII | G-Max Snooze | Físico | - | - | 3 | Um ataque do tipo Sombrio usado pelo Grimmsnarl Gigantamax. O usuário solta um grande bocejo que induz os alvos a adormecerem no próximo turno. |
VIII | G-Max Snooze | Especial | - | - | 3 | Um ataque do tipo Sombrio usado pelo Grimmsnarl Gigantamax. O usuário solta um grande bocejo que induz os alvos a adormecerem no próximo turno. |
VIII | Jaw Lock | Físico | 80 | 100% | 10 | Este movimento evita que o usuário e o alvo sejam trocados até que um deles desmaie. O efeito desaparece se um dos Pokémon deixar o campo. |
VIII | Lash Out | Físico | 75 | 100% | 5 | O usuário ataca para desabafar sua frustração em relação ao alvo. Se suas estatísticas forem reduzidas durante o turno, o poder desse movimento é dobrado. |
VIII | Max Darkness | Físico | - | - | 3 | Este é um ataque do tipo Sombrio usado por Pokémon Dynamax. Diminui a estatística de Defesa especial do alvo. |
VIII | Max Darkness | Especial | - | - | 3 | Este é um ataque do tipo Sombrio usado por Pokémon Dynamax. Diminui a estatística de Defesa especial do alvo. |
VIII | Obstruct | Status | - | 100% | 10 | Essa movimento permite que o usuário se proteja de todos os ataques. Sua chance de falhar aumenta se for usado em sucessão. O contato direto reduz drasticamente o status de Defesa do atacante. |
VIII | Wicked Blow | Físico | 80 | 100% | 5 | O usuário, tendo dominado o estilo das Trevas, atinge o alvo com um golpe violento. Esse ataque sempre resulta em um acerto crítico. |
Pokémon Tipo Sombrio
Pokémon Sombrio Tipo Puro
# | Ícone | Nome |
---|---|---|
52 | Meowth Forma de Alola | |
53 | Persian Forma de Alola | |
197 | Umbreon | |
261 | Poochyena | |
262 | Mightyena | |
359 | Absol | |
359 | Mega Absol | |
491 | Darkrai | |
509 | Purrloin | |
510 | Liepard | |
570 | Zorua | |
571 | Zoroark | |
827 | Nickit | |
828 | Thievul |
Pokémon com Sombrio Tipo Primário
# | Ícone | Nome | Tipo 1 | Tipo 2 |
---|---|---|---|---|
19 | Rattata Forma de Alola | |||
20 | Raticate Forma de Alola | |||
146 | Moltres Forma de Galar | |||
198 | Murkrow | |||
215 | Sneasel | |||
228 | Houndour | |||
229 | Houndoom | |||
229 | Mega Houndoom | |||
263 | Zigzagoon Forma de Galar | |||
264 | Linoone Forma de Galar | |||
302 | Sableye | |||
302 | Mega Sableye | |||
430 | Honchkrow | |||
461 | Weavile | |||
559 | Scraggy | |||
560 | Scrafty | |||
624 | Pawniard | |||
625 | Bisharp | |||
629 | Vullaby | |||
630 | Mandibuzz | |||
633 | Deino | |||
634 | Zweilous | |||
635 | Hydreigon | |||
686 | Inkay | |||
687 | Malamar | |||
717 | Yveltal | |||
799 | Guzzlord | |||
859 | Impidimp | |||
860 | Morgrem | |||
861 | Grimmsnarl | |||
861 | Gigantamax Grimmsnarl | |||
862 | Obstagoon | |||
893 | Zarude |
Pokémon com Sombrio Tipo Secundário
# | Ícone | Nome | Tipo 1 | Tipo 2 |
---|---|---|---|---|
88 | Grimer Forma de Alola | |||
89 | Muk Forma de Alola | |||
130 | Mega Gyarados | |||
248 | Tyranitar | |||
248 | Mega Tyranitar | |||
274 | Nuzleaf | |||
275 | Shiftry | |||
318 | Carvanha | |||
319 | Sharpedo | |||
319 | Mega Sharpedo | |||
332 | Cacturne | |||
342 | Crawdaunt | |||
434 | Stunky | |||
435 | Skuntank | |||
442 | Spiritomb | |||
452 | Drapion | |||
551 | Sandile | |||
552 | Krokorok | |||
553 | Krookodile | |||
658 | Greninja | |||
658 | Ash-Greninja | |||
675 | Pangoro | |||
720 | Hoopa Unbound | |||
727 | Incineroar | |||
877 | Morpeko Full Belly Mode | |||
877 | Morpeko Hangry Mode | |||
892 | Urshifu Single Strike Style | |||
892 | Gigantamax Urshifu Single Strike Style |
Especialistas do Tipo Sombrio
Karen
Karen é uma Treinadora do tipo Sombrio e Membro da Elite 4 de Indigo.
Sidney
Sidney é um Treinador do tipo Sombrio e Membro da Elite 4 de Hoenn.
Grimsley
Grimsley é um Treinador do tipo Sombrio e Membro da Elite 4 de Unova.
Nanu
Nanu é um personagem introduzido em Pokémon Sun e Moon. Ele é o Kahuna da Ilha Ula'ula e especialista em Pokémon do tipo Sombrio. Ele também concede o selo Ula'ula aos treinadores que o derrotam.
Marnie
Marnie é um dos personagens rivais em Pokémon Sword e Shield, juntamente de Hop e Bede. Ela é especialista em Pokémon do tipo Sombrio e, eventualmente, substitui seu irmão mais velho, Piers, como Líder do Ginásio de sua cidade natal, Spikemuth. Como Líder de Ginásio de Spikemuth, ela dá a Insígnia Sombria para os treinadores que a derrotam.
Piers
Piers é o Líder do Ginásio de Spikemuth e o Capitão do Team Yell. Ele é especialista em Pokémon do tipo Sombrio e dá a Insígnia Sombria aos treinadores que o derrotam. Durante os eventos de Pokémon Sword e Shield, ele se aposenta de sua posição como Líder de Ginásio e passa o título para sua irmã mais nova, Marnie.
Habilidades do Tipo Sombrio
Habilidades que interagem com Tipo Sombrio
Geração | Habilidade | Descrição |
---|---|---|
V | Justified | Aumenta os Stats de Ataque quando é atingido por um Movimento de tipo Sombrio |
V | Rattled | Aumenta a Velocidade em um estágio ao ser atingido por um Movimento Sombrio, Fantasma ou Inseto |
VI | Dark Aura | Potencializa os Movimentos de tipo Sombrio de cada Pokémon |
Itens do Tipo Sombrio
Nome | Descrição | |
---|---|---|
Black Glasses | Um item que deve ser segurado por um Pokémon. É um par de óculos escuros que aumentam o poder dos movimentos do tipo Sombrio. | |
Colbur Berry | Se segurado por um Pokémon, esta Berry diminuirá o dano recebido de um ataque super efetivo do tipo Sombrio. | |
Dark Gem | Uma joia com essência de escuridão. Quando segurada, fortalece o poder de um movimento do tipo Sombrio uma vez. | |
Dark Memory | Um disco de memória que contém dados do tipo Sombrio. Muda o tipo do usuário se for segurado por uma determinada espécie de Pokémon. | |
Darkinium Z | Converte Z-Power em cristais que atualizam movimentos do tipo Sombrio para Z-Moves do tipo Sombrio. | |
Dread Plate | Um item que deve ser segurado por um Pokémon. É uma placa de pedra que aumenta o poder dos movimentos do tipo Sombrio. |
Curiosidades do Tipo Sombrio
- O tipo Inseto é o único que, até o presente momento, não foi pareado com Sombrio
- Todos os Movimentos tipo Sombrio podem ser usados nas Sky Battles
- O tipo Sombrio foi o último a receber um Líder de Ginásio, apenas na 8ª geração
- Todos os tipos que são supereficazes contra o tipo Sombrio são resistidos pelo tipo Venenoso
- Antes da Geração VI, os Pokémon Sombrio/Fantasma normalmente não tinham fraquezas, já que as resistências do tipo Sombrio cobrem as fraquezas de Fantasma e vice-versa. Introduzido na Geração VI, o tipo Fada é supereficaz contra Sombrio e não é resistido por Fantasma.
E esse foi o tipo Dark! E, como escolhido por vocês na matéria passada, o próximo tipo a ser retratado é WATER!
ResponderExcluirNão deixem de votar nos próximos tipos! Ah, uma coisa: eu só considero o primeiro voto dado em cada comentário (para votar mais, comente mais ^^). Lembrem-se de que, além dos 17 tipos, eu vou fazer uma matéria sobre o ???, então podem votar nele também.
Sobre as imagens: comentaram pedindo imagens boas como a do tipo Dragon em todas as matérias. Realmente, eu também queria que fosse assim, mas Dragon é amado pelos fãs, então tem muita coisa na net, enquanto que outros (como Dark) têm poucas imagens... Se quiserem, coloquem links de imagens que gostam para os próximos tipos! Comentem também para dar sugestões, críticas, apontar erros, etc, etc, etc!
Tipo voador, pf!!
ResponderExcluirRodrigo? Kkkkk. Tipo Poison \o/
ResponderExcluirDiego, tipo Poison já foi, tá aqui http://www.poke-blast-news.net/2013/02/tipo-poison-veneno.html kkkkk
ResponderExcluirToma Diego! kkkkkkkkkkk vai ser tipo voador mesmo!
ResponderExcluirNa explicação do ataque "Bite" está dizendo que esse ataque reduz a defesa. Esse ataque causa "flinch". "Crunch" que causa redução da defesa.
ResponderExcluirCaramba... Tipo Poison já foi? O.o
ResponderExcluirTipo Voador!!!!!, Por Favor
ResponderExcluirTenta colocar uma foto com todos os tipo voador q o Ash pegou no anime, por favor?....Não o Charizard e o Gliscor, mas sim os outros...Pidgeot, Noctowl, Swellow, Staraptor e Unfezant
Quero o tipo Voador!!!....Faz ele ai Nekko
Depois de water faça do tipo ice
ResponderExcluirAnônimo das 12:15 --> Valeu, a informação já foi alterada!
ResponderExcluirJuliano: Pode deixar que eu já tenho umas imagens bem legais pra usar na matéria tipo Flying! E fique à vontade para dar sugestões de alguma que tenha gostado (só comentar com o link ^^)
Ah finalmente a matéria do meu tipo preferido!! Amei essa matéria. ^^
ResponderExcluirMas bem que os tipos dark poderiam ter uma defesa maior né? Tomara que nessa proxima região criem pokemon do tipo dark/psychic *--* Eu ia capturar sem duvidas.
Já que tem muita gente pedindo tipo flying pra próxima, vou pedir tipo Flying tbm.
E que venha o tipo water!
Concordo com o anônimo das 10:43 faça tipo ice.
ResponderExcluirMuita gente pedindo ice.Também quero type ice!!!!
ResponderExcluirValeu Nekko :)
ResponderExcluirGosto mto dessas matérias dos tipos....Inclusive das 1ªs imagens q mostram vários pokemons do tipo juntos, mto loko.....Tomara q seja tipo Flying
Só porque eu ia pedir um monte de gente pediu ice e fliyng.Eu gosto de ice e de fliyng (sendo articuno então),mas meu voto vai para o tipo ice.
ResponderExcluirFaz o tipo Flying!!!!
ResponderExcluirComo tem um porre de gente escolhendo o tipo Voador...tb vou nele
ResponderExcluirTipo Voador(Flying)....Faz ele!!!
Ice pfv!!!!!!
ResponderExcluirtipo ice
ResponderExcluirnekko faz ai o tipo ice
ResponderExcluirFlying é um dos q eu mais gosto...faz ele pfv!!!
ResponderExcluirVoador Voador Voador!!!!! Faz ele pfv!!!!!!!!KKKKKK
ResponderExcluirFaz tipo Flying!!!!!!!!
ResponderExcluirtipo ice por favor nekko!!!!
ResponderExcluirSó estão votando para o próximo tipo ninguém elogia a matéria do nekko.Enfim nekko ficou muito legal.E meu voto vai para tipo ice:)(tenho que votar para meu tipo preferido né?)
ResponderExcluirfaz o tipo flying,nekko
ResponderExcluirtipo voador
ResponderExcluirFaz sobre tipo ice.Não que eu não goste de flying mas prefiro ice.Por favor nekko faça ice!!!!!!
ResponderExcluirice pfv!!!!!ice pfv!!!!!!ice pfv!!!!!
ResponderExcluirAqui nekko uma boa imagem tipo ice: http://www.pokelol.com/wp-content/uploads/2011/12/icewallpaper.jpg.Meu voto como podemos ver é ice
ResponderExcluirice pfv
ResponderExcluirflying!!!!
ResponderExcluirVoador por favor......É um dos meus preferidos!!!Faz flying pfv
ResponderExcluirVoador, voador ,faz tipo voadorrrr
ResponderExcluirnekko,faz o tipo voador por favor, deixa o ice pra próximo
ResponderExcluirFlying , pfv
ResponderExcluirÓTIMA suas matérias...gosto muito então pra depois do tipo Water, eu queria o tipo Flying, por favor
ResponderExcluirice por favor!
ResponderExcluirice nekko tem muitos pokés legais no tipo ice : beartic,mamoswine...
ResponderExcluirvocê vai fazer sobre ''???'' ?que legal,mas meu voto para o próximo vai pra tipo ice.
ResponderExcluirice meu voto é ice.
ResponderExcluirpor favor nekko quero ice
ResponderExcluirNekko já decidiu..........pfv faz ice
ResponderExcluirFaz flying!!!!
ResponderExcluirAss: Eduardo
Tipo Voador!!!!
ResponderExcluirTipo flying....tipo flying...faz ele...ele é o mais legal
ResponderExcluirfaz ice
ResponderExcluirice !!!
ResponderExcluirice nekko ice!!!flying também é muito legal mas da de esperar o flying
ResponderExcluiro houndor,o umbreon,e o mightyena na ultima imagem ficou muito fofo!!!!!!Tem uma guerra acontecendo entre ice e flying!!!!Meu voto é ice :)
ResponderExcluirmuito boa sua matéria nekko ficou otima!!!!!!!!!!!!!ice!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirfais ice tio nekko!!!
ResponderExcluirFAZ VOADOR NEKKO!!!!!!!!!!!!!!!! (TAMBEM GOSTO DE TODOS OS OUTROS).
ResponderExcluirVitinho --> Todos os tipos já possuem matérias respectivas. Para acessá-las, entre no site http://www.poke-blast-news.net/2013/02/tipos-de-pokemon.html
ResponderExcluirtipo sombrio e mt bom pois tem emunidade a psiquico que tem uns dos pokemons mais fortes tipo o alakazam e o hipno
ResponderExcluir