Pokémon Scarlet e Violet - O Melhor e o Pior de Pokémon

Pokémon Scarlet e Violet

Pokémon Scarlet e Violet
são os novos jogos da franquia Pokémon que fazem a grande estreia da 9ª geração. Entre os grandes destaques do jogo, podemos evidenciar a gameplay de mundo aberto que pode ser aproveitada pelos jogadores e fãs de longa data pela primeira vez e a chegada ao Pokémon de número mil. Há muito o que explorar na região de Paldea!

Como um exclusivo de Nintendo Switch, Pokémon Scarlet e Violet foram lançados em 18 de novembro de 2022 e apenas nos três primeiros dias de lançamento quebraram recordes significativos, incluindo a maior estreia da história da Nintendo e o maior lançamento de um jogo já registrado no Japão. No mundo todo, os novos jogos registraram vendas superiores a 10 milhões de cópias apenas no primeiro fim de semana de lançamento.

É em clima de recordes e grande expectativas que começamos a falar de Pokémon Scarlet e Violet. A região que dá palco aos jogos é a região de Paldea, muito vasta e com biomas distintos, caracterizada por uma grande cratera misteriosa em seu centro. Os três Pokémon iniciais que os jogadores podem escolher no início da jornada são Sprigatito (tipo Planta), Fuecoco (tipo Fogo) ou Quaxly (tipo Água). Os Pokémon lendários em destaque na capa dos jogos, Koraidon se você escolheu a versão Scarlet ou Miraidon se você escolheu a versão Violet, não são originários de Paldea, mas acompanham o jogador ao longo de toda a sua aventura pela região.

Pokémon Scarlet e Violet

Desta vez, o jogador não captura o Pokémon Lendário apenas no fim do jogo, mas desde as primeiras horas passa a ter sua companhia. Mais que isso, é possível andar, planar, nadar e escalar com os lendários. Quem se lembra das montarias de Pokémon Legends: Arceus, por exemplo, aqui há uma concentração de todas as funções em um único Pokémon, o que facilita muito.

A história de Pokémon Scarlet e Violet nos leva a uma escola Pokémon, sendo a Academia Naranja em Pokémon Scarlet e a Academia Uva em Pokémon Violet. Como alunos da escola, descobrimos que a proposta pedagógica do ano letivo é uma "Caça ao Tesouro", de modo que cada jogador possa construir a sua própria história.

Pokémon Scarlet e Violet Victory Road

A Caça ao Tesouro é formada por três caminhos que podem ser percorridos de forma paralela ao longo da jornada. O primeiro caminho é o tradicional desafio dos ginásios, chamado de Victory Road, no qual o jogador deverá viajar pela região de Paldea para derrotar os oito líderes de ginásios. É a versão mais tradicional de todos os jogos principais da franquia Pokémon, e algo que os jogadores já estão habituados. O rival que nos acompanha ao longo deste desafio é Nemona, uma treinadora cativante que ama as batalhas Pokémon!

Pokémon Scarlet e Violet Titan

O segundo percurso é o Path of Legends, ou "Caminho das Lendas", guiado por Arven em busca dos Pokémon Titãs. Os Pokémon Titãs representam cinco espécies de Pokémon em tamanho gigante que protegem a Herba Mystica, uma planta capaz de curar imediatamente qualquer pessoa ou Pokémon que a consuma. Arven está buscando desvendar os segredos da Herba Mystica para ajudar um grande amigo...

Pokémon Scarlet e Violet Team Star Operation Starfall

Por fim, a "Operation Starfall" é o terceiro caminho que o jogador pode seguir para deter a Team Star, formada por cinco chefes que estão em diferentes bases do mapa de Paldea. Este caminho não é dado necessariamente pela escola, mas sim por Cassiopeia, que hackeou o sistema do Rotom Phone para se comunicar com o jogador e pedir sua ajuda para enfrentar os chefes e desmanchar a Team Star. Importante destacar que os chefes da Team Star já foram alunos da escola Pokémon, e Penny parece interessada no desenrolar desta história.

Com esse enredo, o jogador possui a maior liberdade entre todos os jogos Pokémon já lançados de explorar uma região inteira sem qualquer barreira ou rota definida. O jogador pode escolher a ordem de desafio dos ginásios, dos Titãs e dos chefes da Team Star. O jogador pode também concluir totalmente um dos caminhos antes de começar outro. Ou o jogador pode simplesmente se dedicar a outros recursos do jogo como completar o Pokédex ou participar de Tera Raid Battles sem qualquer impedimento.

Pokémon Scarlet e Violet Paths

A região de Paldea possui 103 novos Pokémon, e um total de 400 espécies que podem ser encontradas e capturadas. Apesar de não representar nem metade de todos os Pokémon que existem, o jogo não torna isso uma experiência repetitiva de encontrar e batalhar com os mesmos Pokémon. Além disso, pela primeira vez todos os Pokémon aparecem no mundo aberto e não é mais necessário entrar no matinho para treinar ou capturar. Isso torna a experiência de jogo muito mais interessante, pois o jogador não precisa mais perder tempo entrando em batalhas desnecessárias ou sendo incomodado por Pokémon selvagem em momento inoportunos.

Outra mudança importante, que também está associada à proposta do jogo em oferecer ao jogador a oportunidade de fazer sua jornada do seu próprio jeito, é que os NPCs que desafiam os jogadores para batalhas não mais interrompem o jogador no mapa. Eles estão dispostos ao longo de toda a região de Paldea, mas o jogador precisa interagir com os treinadores para iniciar uma batalha. 

Assim se desenha uma experiência de jogo em Pokémon Scarlet e Violet com grande foco na liberdade de objetivos a serem perseguidos, de formas de interagir com os Pokémon e com os treinadores, de explorar o mapa sem impedimentos. É algo que os fãs de longa data esperaram por muito tempo.

Pokémon Scarlet e Violet Terastal

Não podemos deixar de citar o grande fenômeno que envolve a região de Paldea em mistério: o fenômeno Terastal. Por meio de uma Tera Orb, criada pela Professora Sada ou pelo Professor Turo dependendo da sua versão, o jogador é capaz de terastalizar qualquer um dos Pokémon da sua equipe. Com isso, o Pokémon assume um aspecto cristalizado em todo o seu corpo e sustenta uma coroa temática que representa o seu tipo Tera.

Com isso, o Pokémon pode mudar de tipo e ganhar novas vantagens e desvantagens em batalha. Isso permite que todos os Pokémon possam ter qualquer um dos dezoito tipos existentes, embora um Pokémon possa ter apenas um tipo Tera por vez. Embora seja uma abordagem muito interessante pensando no ambiente competitivo do jogo, o fenômeno Terastal não é decisivo para a história do jogo. Deste modo, o jogador não precisa terastalizar seus Pokémon para, de fato, concluir os principais desafios. Mesmo assim, é sempre legal terastalizar seu Pokémon para finalizar uma batalha importante!

Conforme o jogo avança, descobrimos que o fenômeno Terastal está associado aos cristais encontrados na Área Zero, que fica na grande cratera de Paldea, o que também se relaciona à aparição dos Pokémon Paradoxo na região, bem como os lendários Koraidon e Miraidon. Respostas definitivas para estas questões não são encontradas no jogo, deixando vários mistérios no ar e sugerindo que um aprofundamento disso possa vir em uma futura DLC.

Pokémon Scarlet e Violet Area Zero

Ao falar dos personagens introduzidos em Paldea, eles possuem personalidades que são aprofundadas e bem desenvolvidas ao longo da história, sobretudo dos amigos que acompanham o jogador ao longo da sua jornada - Arven, Nemona e Penny. Este é um dos grandes acertos do jogo! Especialmente em Pokémon Scarlet e Violet, além dos três rivais e oito líderes de ginásios, contamos também com os cinco chefes da Team Star, os membros da Elite 4, além de todo o corpo docente da escola. Há mais interações entre os personagens quando comparamos a outros jogos principais, e podemos aprofundar nossas relações com eles de diferentes formas. O que pude sentir, ao explorar estes personagens, é que eles não estão ali apenas como suporte ao enredo principal, mas eles também possuem seus próprios dilemas, sonhos e desafios. 

Pokémon Scarlet e Violet Starters

Por fim, não podemos deixar de falar sobre os novos Pokémon. Ainda que seja sempre um debate na comunidade dos fãs a respeito do design das novas criaturas, particularmente eu fiquei encantado com os novos Pokémon descobertos na região de Paldea, sobretudo com os iniciais. Contamos com vários Pokémon que apresentam combinações de tipos inéditas, como Capsakid e Scovillain que são do tipo Fogo e Planta e representam uma pimenta super picante! A linha evolutiva de Smoliv, por sua vez, representa uma oliveira, e isso ficou estranhamente especial. E quem não se encantou com Maushold e Tandemaus, e sua família de ratinhos que são apenas um Pokémon? Ainda, a região de Paldea traz novas evoluções para antigos Pokémon conhecidos pelos fãs, como Girafarig, Dunsparce, Primeape e até Bisharp, o que agrada em cheio. Somado a isso, a região de Paldea traz espécies de Pokémon inspirados em animais do mundo real há muito tempo pedidas pelos fãs, como um Pokémon golfinho (Finizen e Palafin) e um Pokémon flamingo (Flamigo).

Há muitas outras coisas que poderíamos falar sobre Pokémon Scarlet e Violet, como o sistema de Picnic e seus sanduíches que facilitam o Shiny Hunting, ou ainda o sistema de crafting implementado para os TMs. As Tera Raid Battles, que representam um avanço em relação às Raid Battles de Pokémon Sword e Shield, também trazem seu brilho (literalmente) e permitem prolongar o tempo de jogo. Há ainda as possibilidades de jogar com outros jogadores pelo Union Circle e agilizar as batalhas Pokémon com o recurso Auto Battle. O jogo também permite a customização de diferentes elementos, como os objetos do Picnic, a case do Rotom Phone, bem como as roupas do jogador e todo o seu visual, que pela primeira vez na franquia não é segmentado por gênero. Você pode ser quem você quiser!

Mas, em meio a tantos acertos, infelizmente precisamos falar daquilo que mais entristeceu grande parte dos jogadores. Pokémon Scarlet e Violet acerta em muitas coisas e pode ser considerado por muitos jogadores como o melhor jogo de Pokémon já feito em termos daquilo que ele se propõe e daquilo que ele busca avançar na franquia. No entanto, ele também é visto de forma contrastante como o pior Pokémon de todos os tempos quando falamos da performance técnica. Aqui a lista de erros é bem grande.

Pokémon Scarlet e Violet Bugs

Apenas para dar "alguns" exemplos: queda constante de FPS, travamentos com direito a crash e reinicio do jogo, perda de save, poké bolas flutuantes ao tentar capturar Pokémon, Pokémon invisível em batalha, cenário piscando frequentemente enquanto o jogador se movimenta pelo mapa, jogador caindo infinitamente através da superfície do mapa, áreas de jogos com desnível em que é possível ver abaixo da superfície, sombras projetas pelas nuvens na superfície mal otimizadas, telas de carregamento em cutscenes excessivamente demoradas, erros variados nas Tera Raid Battles, NPCs atravessando batalhas, jogador posicionado do lado errado da batalha junto ao adversário, entre muitos outros erros. Seria possível fazer uma lista bem maior, uma vez que estou listando aqui apenas os erros que eu mesmo presenciei (a única exceção é a perda do save).

Assim, toda a experiência do jogo é notavelmente ofuscada pelos erros que os jogadores presenciam a todo momento. Não é algo que acontece de vez em quando, ou apenas em certas partes do jogo, ou ainda erros que podem ser notados apenas pelos jogadores mais exigentes. Pokémon Scarlet e Violet, infelizmente, entregam uma performance muito baixa que compromete demais o fator "diversão" do jogo. É um jogo que ainda carece de polimento técnico e de muitas melhorias, mas que mesmo após um mês de lançamento, recebeu apenas atualizações para corrigir os erros ainda mais críticos do que os mencionados aqui. 

Pokémon Scarlet e Violet são jogos que chegam quebrando recordes e animando os fãs por conta da sua história e das possibilidades que se abrem para a franquia. No entanto, os jogos deixam um gosto amargo profundo por estrearem uma nova geração em meio a tantas falhas técnicas que não podiam ser ignoradas. Deste modo, nós continuamos aguardando a tão esperada atualização que possa, se não corrigir todos os defeitos, oferecer uma experiência de jogo digna e que um fã de Pokémon merece.

Pokémon Scarlet e Violet

Aproveitamos para convidá-lo a ouvir o nosso episódio do PBN Cast sobre nossas impressões de Pokémon Scarlet e Violet. O episódio está disponível em todos os agregadores de podcast, incluindo o Spotify, bem como no nosso canal do Youtube:


Agradecemos gentilmente a Nintendo por ter disponibilizado uma cópia dos jogos para análise.

Danilo Andretta

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno e entrou na PBN com 14 anos com o sonho de construir o maior portal brasileiro de Pokémon. Fã do anime Pokémon e dos jogos principais da franquia, dedica as horas vagas produzindo conteúdo na PBN e interagindo com os leitores nas redes sociais.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال