Pokémon Ruby e Sapphire - Estreia no Game Boy Advance

Pokémon Ruby e Sapphire

Marcando uma grande transição na história dos jogos, saindo do Game Boy para entrar na linha Game Boy Advance, Pokémon Ruby e Sapphire são as versões da série principal que estrearam no novo portátil. Nessas versões, foram criadas grandes inovações que estão presentes até hoje em jogos mais atuais: as batalhas em dupla, ícones individuais para cada Pokémon, os famosos Contests, e as Berries.

Essas versões trouxeram muitas melhorias nos gráficos, algo ansiosamente esperado dos primeiros jogos da série principal que se aproveitariam do poder do novo console. Agora também há efeitos climáticos, como chuva, cinzas, neblina e tempestades de areia, que interferem na hora de uma luta aumentando a velocidade do Pokémon ou até fazendo ele mudar de forma, como é o caso do Castform, que assume uma forma diferente dependendo do clima predominante na batalha. Todos esses efeitos de clima somados ao belo gráfico colorido do jogo conseguem criar lindos cenários.

Diversas novidades acompanhavam a chegada dos novos jogos. A mecânica que mais chamou a atenção foram as batalhas em dupla, em que cada treinador podia usar dois Pokémon de uma vez e fazer uma batalha entre quatro Pokémon. Essa é uma das mecânicas de jogabilidade que existem até hoje na série principal de jogos. Dessa forma, alguns Movimentos agora podem acertar os dois Pokémon adversários de uma vez ou, ainda, afetar o seu Pokémon aliado. O golpe Earthquake, por exemplo, acertava todos os Pokémon no campo, com exceção do usuário, Pokémon tipo Voador e Pokémon com a Habilidade Levitate.

Sim! A segunda grande novidade é a introdução das Habilidades. Cada Pokémon agora possui uma habilidade, um tipo de capacidade além dos ataques que os tornam mais poderosos e únicos - como é o caso da habilidade Levitate, citada acima, que torna o Pokémon imune a qualquer ataque do tipo Terrestre.

Além das habilidades, agora há também condições singulares dos Pokémon, conhecidas por Natures. As Natures influenciam diretamente os stats do Pokémon, deixando-o mais forte ou mais fraco em determinado stat. Um exemplo é a Adamant Nature, que adiciona pontos no ataque do Pokémon mas retira do Ataque Especial. As Natures são estrategicamente utilizadas pelos treinadores para deixar seus Pokémon mais fortes. Pokémon que não tem um valor alto de Ataque Especial, mas que, por outro lado, tem um alto potencial no Ataque, pode ser aprimorado com a Adamant Nature, que aumenta o seu ataque. Um ótimo caso é o Dragonite.

Enredo

Pokémon Ruby e Sapphire Intro

Após mudar-se de Johto para Hoenn, você é aconselhado por sua mãe a conhecer as pessoas da pequena cidade de Littleroot, enquanto sua mudança termina de ser feita por uma equipe de Machoke. Você conhece então o personagem que será um grande amigo durante sua jornada. Seguindo o que foi novidade em Pokémon Crystal, agora você continua podendo escolher o sexo do seu personagem. Se escolher ser um menino, conhecerá May, a filha do professor Birch, professor Pokémon da região de Hoenn. Se escolher ser uma menina, você será apresentado a Brendan, que toma o lugar de May como filho do professor e seu companheiro de jornada.

Após conversar com Brendan ou May, você escuta um pedido de socorro que vem da primeira rota do game. Infelizmente, esse já é um local de grama alta, em que Pokémon selvagens atacam treinadores - portanto, precisaria ter um Pokémon para atravessar. Contudo, você não se importa e se aventura na rota procurando a pessoa que estava pedindo ajuda.

Pokémon Ruby e Sapphire Inicial 
Mais tarde, você descobrirá que aquele é o próprio professor Birch, que está sendo perseguido por um Poochyena. Ele aponta para a bolsa que deixou cair e diz para você usar uma das Pokébolas que estão lá dentro. Você então precisa escolher entre os três Pokémon iniciais da região de Hoenn: Treecko, o pequeno réptil de planta; Mudkip, o anfíbio aquático; e Torchic, o representante do tipo fogo. Você escolhe o seu primeiro Pokémon ali, no calor da batalha, e logo enfrenta o Poochyena para ajudar o professor Birch. Depois disso, no laboratório, ele oficialmente entrega a você o Pokémon que escolheu para a luta anterior.

Com seu primeiro Pokémon, você consegue explorar a primeira rota e a primeira cidade depois de Littleroot: Oldale Town. Nesta cidade, você encontra o primeiro Pokémon Center e o primeiro Pokémon Mart. Seguindo adiante, você encontrará May ou Brendan e será desafiado para sua primeira batalha. Após essa batalha, você volta a Littleroot Town antes de partir de vez para sua Jornada Pokémon. A primeira coisa a fazer é coletar as insígnias dos Ginásios para então enfrentar a Elite 4 e o atual campeão da região, Steven, e se tornar o novo campeão de Hoenn.

Pokémon Ruby e Sapphire Líderes

O primeiro Ginásio fica na cidade de Petalburg e é liderado por Norman, seu próprio pai. No entanto, você não pode desafiá-lo para uma batalha por enquanto, já que ele pede que você colete quatro insígnias antes, para então desafiar seu Ginásio. Aqui você também conhece seu rival, Wally, um garotinho tímido que sonha em se tornar um grande treinador, mas ainda não possui seu próprio Pokémon. Você o ajuda a capturar o primeiro Pokémon enquanto o ensina as técnicas de captura. Ele usa um dos Pokémon de Norman para conseguir lutar e captura seu precioso Ralts.

Seu próximo destino é a cidade de Rustboro, primeira metrópole da região, onde você conseguirá sua primeira insígnia: a Stone Badge, derrotando a Líder do Ginásio de Pedra, Roxanne. É aqui que você tem o primeiro encontro com a equipe vilã do jogo. Em Ruby e Sapphire, há uma novidade no enredo: existem duas equipes vilãs, a Team Aqua, que você enfrenta enquanto joga Pokémon Sapphire, e a Team Magma, que você enfrenta ao jogar a versão Ruby. 

A Team Aqua tem como principal objetivo utilizar os poderes do Pokémon Lendário Kyogre para aumentar o território marítimo da região, enquanto a Team Magma procura o oposto: com os poderes do Lendário Groudon, ela pretende aumentar o território continental. Em Rustboro, você enfrenta um membro da equipe vilã que roubou partes importantes de um projeto da Devon Corporation, além de sequestrar o querido Pokémon do marinheiro, senhor Briney, um Wingull chamado Peeko. Você derrota o oponente e devolve as partes de um submarino para um cientista da Devon Corporation e também salva o pequeno Peeko, devolvendo-o ao seu treinador.

Depois disso, você recebe a missão de entregar uma carta a um homem chamado Steven, que deve ser encontrado na cidade de Dewford. Lá você também conseguirá sua segunda insígnia, a Knuckle Badge, derrotando o Líder do Ginásio Lutador, Brawly. De lá você partirá para a cidade de Slateport, a segunda metrópole de Hoenn. Não há ginásios por aqui, e você possui a missão de entregar as partes do submarino para o Capitão Stern. Feito isso, você finalmente encontrará o líder da equipe vilã: Archie, líder da Team Aqua em Pokémon Sapphire, e Maxie, líder da Team Magma em Pokémon Ruby. Você não enfrentará ele neste momento, apenas será advertido a não atrapalhar a equipe na busca pelos seus objetivos. Você parte de Slateport para a cidade de Mauville.

Pokémon Ruby e Sapphire Maxie Archie

Aqui você conquistará sua terceira insígnia, a Dynamo Badge, após derrotar Wattson, Líder do Ginásio Elétrico. Também terá um encontro com Wally, que desafiará você para uma batalha, tentando provar ao seu tio que ele tem potencial para desafiar o Ginásio. Ao perder a batalha, Wally se entristece e volta com seu tio para a cidade de Verdanturf. Seu próximo objetivo é seguir para o norte de Mauville, na busca pela sua quarta insígnia. No caminho você chegará na cidade de Fallabor, onde descobre que o Professor Cozmo, especialista em astronomia, foi capturado e sequestrado pela equipe vilã. Você e May/Brendan seguem então para a Meteor Falls, uma caverna onde encontrará com a equipe vilã, enfrentará seu líder pela primeira vez e finalmente fará o resgate do Professor Cozmo. Você descobre que a equipe vilã está seguindo para o Monte Chimney e, então, os persegue e frustra seus planos mais uma vez.

Você finalmente chega em Lavaridge Town, onde conseguirá sua quarta insígnia, a Heat Badge, com a Líder do Ginásio de Fogo, Flannery. Com quatro insígnias conquistadas você volta para Petalburg e finalmente enfrenta seu pai em batalha, conquistando a Balance Badge ao derrotar a equipe de Pokémon do tipo Normal de Norman.

Você segue agora para a cidade de Fortree, onde conseguirá mais uma insígnia. Sem muito o que fazer na cidade, você apenas derrota a líder usuária de Pokémon Voadores, Winona, e recebe a Feather Badge. Seguindo a jornada buscando se tornar o campeão de Hoenn, você parte sentido a cidade de Lilycove, a terceira e última metrópole da região. No caminho, encontra com a equipe vilã mais uma vez, em um plano mais ousado: roubar os Orbs que podem despertar Groudon e Kyogre - Red Orb e Blue Orb, respectivamente. Você segue os vilões para o Monte Pyre e enfrenta diversos membros, mas não consegue impedir o roubo do artefato.

Em Lilycove não existem Ginásios, apenas o grande shopping da cidade, onde você trava uma batalha contra May/Brendan. O importante aqui é seguir pelas rotas marítimas para chegar em Mossdeep City, uma grande ilha onde um ginásio espera. Antes disso, você tem mais um encontro com a equipe vilã, invadindo seu HQ. Você atravessa o labirinto até encontrar o líder, que foge em um submarino. Sem poder evitar, a única coisa a fazer é seguir para Mossdeep, onde você ganhará sua nova insígnia, a Mind Badge, depois de uma difícil batalha contra os irmãos paranormais, Tate e Liza.

Em seguida, você descobre também que a equipe vilã continua seguindo seu plano de despertar o Pokémon Lendário, e que finalmente encontraram o local em que este Pokémon permanece adormecido. Você então deve seguir para a Seaffloor Cave, uma caverna submersa em algum lugar nos mares de Hoenn. Chegando lá, enfrentará novamente a equipe vilã, mas não conseguirá impedir que eles finalmente despertem Groudon ou Kyogre. O Pokémon acorda de seu longo sono e escapa das mãos da equipe, deixando o clima na região caótico. Ao emergir da caverna, você encontra Steven e os líderes das duas equipes, Maxie e Archie, que decidiram unir forças para parar o Pokémon descontrolado. Steven observa que o Pokémon está se dirigindo para a cidade de Sootopolis e então todos se voltam para chegar ao lugar. Sootopolis é uma cidade submersa, onde você encontrará o oitavo e último ginásio.

Pokémon Ruby e Sapphire Kyogre 
O Pokémon Lendário conseguiu entrar na cidade e desceu para a Cave of Origin. Você encontra Steven, que lhe apresenta a Wallace, Líder do Ginásio da cidade e protetor da Cave of Origin. Ele permite que você entre na caverna para tentar parar o Pokémon Lendário, que estava nos fundos da caverna. Assim batalhando contra ele, terá a oportunidade de capturá-lo. Ao derrotá-lo ou capturá-lo, o clima volta ao normal em toda a região de Hoenn.

Quando você sai da Cave of Origin, encontra Steven, Wallace, os líderes das equipes vilãs e também May/Brendan. Todos lhe parabenizam, Archie e Maxie decidem recuar com seus planos e Wallace finalmente segue para o Ginásio, esperando sua visita. Derrotando seus Pokémon aquáticos, você receberá a última insígnia da região, a Rain Badge. Agora só falta o desafio contra a Liga Pokémon.

Pokémon Ruby e Sapphire Elite 4

Hora de seguir para a Ever Grande City. Após atravessar a complicada Victory Road, você finalmente chega na Liga. Nela, você enfrentará a Elite 4 de Hoenn: Sidney, especialista em Pokémon do tipo Sombrio; Phoebe, especialista em Pokémon do tipo Fantasma; Glacia, especialista em Pokémon do tipo Gelo, e Drake, especialista em Pokémon do tipo Dragão. Ao derrotar os quatro membros, encontrará Steven em seus aposentos. O campeão usuário de Pokémon de Aço aceita seu desafio. Ao derrotá-lo, ele guia você até o Hall of Fame de Hoenn, em que seu nome e seus Pokémon ficarão gravados para posteridade. Finalmente seu objetivo principal no jogo foi conquistado, e você é agora o atual Campeão de Hoenn. No entanto, ainda não terminou!

Após os créditos, seu pai, Norman, lhe entrega o S.S. Ticket para pegar o S.S. Tidal e partir para o grande desafio do jogo: a Battle Tower. Além disso, você pode se aventurar no labirinto de correntezas da rota 131 na busca pelo Sky Pillar e o Pokémon Lendário Rayquaza. Depois, também pode encontrar os Lendários Latios e Latias, que se movem aleatoriamente pela região. Você poderá encontrar Latios na versão Sapphire e Latias na versão Ruby.

Pokémon Ruby e Sapphire Rayquaza

Pokémon Ruby e Sapphire venderam juntos quase 1 milhão e 100 mil cópias só na primeira semana no Japão. Os jogos estão no top 10 dos 25 melhores jogos de todos os tempos para Game Boy Advance, no ranking da IGN.

Matéria atualizada por: Duds

1 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال