Pokémon Crystal

Pokémon Crystal

Pokémon Crystal é o jogo da terceira versão da 2ª Geração Pokémon. Ao contrário dos demais jogos, deixou de ser compatível com os Game Boy anteriores ao Color. Isso possibilitou que o jogo pudesse ter diversas diferenças em relação às versões Gold e Silver, como cores mais vibrantes, detalhes no cenário e Sprites animados. É o primeiro jogo da franquia em que existe a possibilidade de escolher uma personagem feminina (Marina) para realizar a sua jornada. Com algumas novidades, Crystal ainda foi relançado na eShop do Nintendo 3DS com um evento especial de brinde.

Enredo

Pokémon Crystal Intro

Sua aventura em Johto começa em New Bark Town, onde você receberá seu Pokémon inicial: Chikorita, Totodile ou Cyndaquil. Após ajudar os professores Elm e Oak e conhecer o seu rival em Cherrygrove, sua jornada receberá um norte principal: conquistar as 8 insígnias e a possibilidade de confrontar a Elite 4. 

Os vilões do jogo serão a Equipe Rocket que, após os eventos ocorridos em Pokémon Red e Blue, buscam desesperadamente contato com seu antigo chefe, Giovanni. Você e Lance, atual campeão da região, serão os responsáveis por desmantelar os planos deles.

Além do pós-game pela região de Kanto e o grande desafio contra Red, a história de Pokémon Crystal ganha o acréscimo dos encontros com o Lendário Suicune e o personagem Eusine.

Eusine e Suicune

Suicune é o Pokémon de capa do jogo e, portanto, recebe uma atenção especial. Junto com ele, será apresentado o curioso Eusine. Fascinado pelos Pokémon Lendários de Johto, ele aparecerá diversas vezes a partir da sua chegada em Ecruteak e sempre quando você encontrar com Suicune pelo mapa. Somente em Cianwood haverá um desafio contra ele.

Pokémon Crystal Suicune

Você conseguirá capturar o Pokémon após vencer a Equipe Rocket em Goldenrod. Vá para uma casa ao norte em Ecruteak. Após vencer uma luta com três monges, o caminho estará livre para a Tin Tower, onde enfrentará o desafio contra o cão lendário que estará no level 40.

Principais diferenças para Gold e Silver 

Várias mudanças podem ser notadas em Crystal quando comparado a Pokémon Gold e Silver. Logo ao iniciar o jogo, você terá a possibilidade de escolher uma personagem feminina. 

Pokémon Crystal Cris

Sendo um jogo feito para o Game Boy Color, Pokémon Crystal consegue oferecer mais detalhes nos cenários e mais cores nos Sprites. Nos exemplos abaixo, vê-se uma cor menos pálida no Dragonite, mais detalhes no Typhlosion, um roxo mais vivo em Heracross e mais detalhes em outras cores em Sneasel.

Pokémon Crystal Cores

Os Sprites também ganharam animação na entrada em campo. Pokémon Crystal foi o primeiro a incluir essa novidade na franquia de jogos. O Scizor, por exemplo, aparece pronto pra luta.


Existem diferenças de Pokédex, enquanto Crystal ganha alguns exclusivos das versões Gold ou Silver, perde outros como Vulpix, Mankey, Mareep, Remoraid e suas evoluções, além do Girafarig. O Odd Egg, por sua vez, é um novo ovo surpresa com 50% de chance de o Pokémon nascer Shiny, além de vir com o golpe Dizzy Punch. As opções disponíveis nesse ovo são: Elekid, Magby, Igglybuff, Cleffa, Pichu, Tyrogue ou Smoochum.

Além da inclusão do Move Tutor, que ensina Flamethrower, Ice Beam e Thunderbolt, Pokémon Crystal traz outra novidade: a Battle Tower em Olivine. Nela, as categorias estão divididas entre os Level 10, 20, até chegar em 100. Impedido de usar Mewtwo, Mew, Lugia, Ho-oh e Celebi, o treinador deve vencer os desafios em cada um dos andares e conseguir os prêmios após vencer diversos treinadores consecutivamente. É um ótimo desafio para o pós-game, testando suas habilidades e criatividade como treinador.

Pokémon Crystal Battle Tower

Lendários

Além do Pokémon Lendário Suicune que estampa a capa de Pokémon Crystal, o jogador poderá encontrar outros Pokémon lendários durante a sua jornada em Johto e Kanto.

Raikou e Entei 

Encontrados de forma aleatória nas rotas de Johto, os dois Lendários podem ser rastreados depois do primeiro encontro. Lembre-se de ter na sua equipe Pokémon com movimentos como Mean Look, Hypnosis e False Swipe.

Ho-Oh e Lugia 

Ambas as aves podem ser capturadas no pós-game e estarão nos mesmos lugares no nível 60. Para capturar Lugia, você precisará pegar a Silver Wing de um homem em Pewter; e para capturar Ho-oh, você precisará da Rainbow Wing, entregue por Eusine caso você tenha capturado os três cães Lendários.

Diferenças no Virtual Console

Em 2018, Pokémon Crystal foi adicionado no catálogo da eShop do Nintendo 3DS. Nessa versão, nota-se uma diferença significativa: a possibilidade de conexão via wireless com as demais versões de jogos disponibilizadas através do Virtual Console - Red, Blue, Green, Gold e Silver.

Pokémon Crystal Virtual Console 

A adição do evento para capturar Celebi é outra novidade do Virtual Console. Após vencer a Elite 4, você poderá ganhar a Poké Bola GS no Centro Pokémon de Goldenrod. Deixe ela por um dia com Kurt em Azalea e ele te levará ao local onde o Pokémon se encontra em Ilex Forest.

Ao contrário das versões para cartucho, os Pokémon que você capturar nesse jogo poderão ser transferidos a Pokémon Sword e Shield usando os aplicativos Pokémon Bank e Pokémon Home. Dessa forma, você poderá transferir o seu Celebi que acabou de capturar para outros jogos!

João Meireles

João Meireles (Johnny), tem 30 anos e mora em São Paulo. Formado em Administração na USP, e agora cursa Gestão de Políticas Públicas. Fã de Pokémon desde a Eliana na Record e Yellow no GameBoy, jogou TCG, e (quase) todos os principais jogos da franquia. Usa Pokémon GO para sair do sedentarismo e correr, mas dá aleluia quando o ovo é de 2km. Entusiasta de competições, sonha em ver um torneio no Brasil maior que o CBLOL.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال