Pokémon Let's Go Pikachu e Eevee - Revisitando Kanto no Nintendo Switch

Pokémon Let's Go Pikachu & Eevee

Pokémon: Let’s Go, Pikachu! e Pokémon: Let’s Go, Eevee! (PLGPE) são os primeiros jogos da linha principal lançados para o Nintendo Switch. Esses jogos, lançados em 16 de novembro de 2018 no mundo todo, são um Remake da região de Kanto (mais focado em Pokémon Yellow) com pequenas alterações na história e uma mecânica de jogo que foca mais na captura dos Pokémon, ao estilo de Pokémon GO.

Confira o Trailer de anúncio dos jogos a seguir:


Estes jogos possuem os 151 Pokémon de Kanto com suas formas regionais de Alola, além de dois Pokémon completamente novos: Meltan e sua evolução, Melmetal, inicialmente obtidos apenas por interação com Pokémon GO. Os jogos possuem funcionalidades Online apenas de batalha e troca de Pokémon, que podem ser acessadas por quem possui uma inscrição no Nintendo Switch Online.  

MeltanMelmetal

Pokémon Iniciais

Em divergência do que é comum na linha principal dos jogos e mais próximo do apresentado em Pokémon Yellow, neste jogo você começará, obrigatoriamente, com uma versão especial do Pokémon que dá nome ao jogo – em Let’s Go: Pikachu! você terá como companheiro inicial um Pikachu, e em Let’s Go: Eevee!, você terá como companheiro inicial um Eevee.

Pikachu - Pokémon Let's Go Pikachu & EeveeEevee - Pokémon Let's Go Pikachu & Eevee

Estes Pokémon iniciais, além de terem atributos base mais fortes que as versões selvagens e não poderem evoluir, poderão aprender vários golpes diferenciados, além de poderem ser customizados com roupas diferentes. Ambos os iniciais possuem diferenças em relação às suas versões macho para fêmea - no caso de Eevee, essa é uma diferenciação exclusiva do inicial. Além disso, você poderá interagir a todo momento com seu inicial de várias formas: alimentando, brincando ou até utilizando-o como forma de cortar árvores, surfar na água e voar entre as cidades.

Os iniciais convencionais – Charmander, Squirtle e Bulbasaur – podem ser obtidos ao longo da história, além de serem encontrados como Pokémon selvagem em locais específicos de Kanto.

A História do Jogo

A história desse jogo segue a mesma linha da história apresentada em Pokémon Yellow, com algumas pequenas alterações. Nestes jogos, o destaque é o retorno da Equipe Rocket original do Anime: Jessie, James e Meowth.

Equipe Rocket - Pokémon PLGPE

A simplicidade vista nos jogos originais também retorna aqui: você começará uma aventura com seu Pokémon inicial e seguirá sua aventura para conquistar as insígnias dos Ginásios, enquanto passa pelas cidades já conhecidas dos jogos originais, enfrentando a ameaça da Equipe Rocket.

Estes jogos marcam a presença dos Líderes de Ginásio e da Elite 4 original dos jogos de Kanto: Brock, Misty, Lt. Surge, Erika, Koga, Sabrina, Blaine, Giovani, Lorelei, Bruno, Aghata e Lance.

Alguns treinadores foram substituídos por outras versões, como o protagonista, que agora pode ser feminino, assim como em Fire Red/Leaf Green, e passa a se chamar Chase (Masculino) ou Elaine (Feminino). O rival Blue (Green no Japão), por sua vez, foi substituído por Trace.

Novas Mecânicas

Pokémon: Let’s Go! traz algumas mecânicas novas à região de Kanto, diferenciando-se dos jogos originais em que foi baseado: além dos encontros aleatórios, que são ativados ao se aproximar de regiões onde há movimentação na grama, os Pokémon selvagens aparecem vagando no mundo e, para interagir com eles, basta que você se aproxime.

Pokémon Let's Go Pikachu e Eevee - Zapdos

Além disso, nestes jogos não há batalha com os Pokémon selvagem, exceto no caso dos Lendários e em algumas batalhas especiais. Ao interagir com um Pokémon vagando no mundo ou com uma grama em movimento, você terá a oportunidade de capturar o Pokémon apenas arremessando Pokébolas e, caso consiga, seu time inteiro receberá a experiência correspondente. A captura pode ser feita com o controle de movimento dos Joy-Cons ou da Poké Ball Plus do Nintendo Switch, com o controle de movimento no modo portátil ou apertando o botão “A” no modo portátil.

As batalhas de Ginásio e contra treinadores ao longo da aventura ocorrem normalmente. Para facilitar o manejo dos seus Pokémon, esse jogo também é o primeiro a trazer a possibilidade de acessar a Box direto pelo menu do jogo.

Tanto Pikachu quanto Eevee emitem sons correspondentes aos seus nomes, como no anime, no momento de iniciar uma batalha ou em interações. As proporções de tamanho dos Pokémon nestes jogos também são fiéis ao que consta no Pokédex.

Estes jogos trazem também a possibilidade de jogar com dois jogadores, cada um segurando um Joy-Con. Nesta forma os jogadores terão que ter sincronia na hora de capturar os Pokémon selvagem e as batalhas contra treinadores serão sempre com 2 contra 1 ou 2 contra 2, com os dois jogadores podendo utilizar qualquer um dos seis Pokémon do time.

Jogando Coop - Pokémon PLGPE

Por fim, estes jogos possuem um pós-game desafiador: ao terminar a Elite 4, o jogador terá a oportunidade de enfrentar 153 "Master Trainers", que são treinadores especialistas em cada um dos 153 Pokémon específicos. Geralmente o desafio será uma batalha espelhada, em que você deverá usar o mesmo Pokémon do treinador. Há algumas exceções, como o treinador de Ditto, que pede para apresentá-lo um Ditto forte (4.000 ou mais de poder de combate). Os Pokémon de Alola também podem ser usados para desafiar as suas contrapartes da região de Kanto, facilitando batalhas contra alguns Master Trainers.

Mecânicas que Retornam 

Ainda que seja o jogo da franquia principal com maior número de mudanças, Let’s Go! também traz algumas mecânicas antigas já utilizadas. Direto de Pokémon Yellow e Heart Gold/Soul Silver, volta a opção de escolher um Pokémon da sua equipe, além do seu Pikachu/Eevee inicial, para segui-lo durante a jornada – alguns deles sendo montáveis.

Mega Evolução Pokémon Let's GO Pikachu e Eevee

Outra mecânica que retorna em LGPE é a Mega Evolução. Apresentada na 6ª Geração, em Pokémon X/Y, essa mecânica permite aos seus Pokémon transcender a evolução em batalha. Os Pokémon que podem Mega-Evoluir nos jogos são Venusaur, Charizard, Blastoise, Beedrill, Pidgeot, Alakazam, Slowbro, Gengar, Kangaskhan, Pinsir, Gyarados, Aerodactyl e Mewtwo. Para evoluí-los, você precisará encontrar a Mega Stone correspondente.

Alterações Relevantes em Mecânicas do Jogo

Let’s Go foi recebido com um jogo mais simples do ponto de vista das batalhas, pois é nesse tópico que a maioria das mecânicas foram retiradas. Primeiramente, a retrocompatibilidade dos jogos com as versões antigas foram retiradas. A única forma de transferir Pokémon para Let’s Go! é através do Go Park, que substitui a antiga Safari Zone dos jogos originais, e recebe as espécies de Pokémon GO. Essa também é a única forma de conseguir Meltan e Melmetal nesses jogos.

A forma de calcular os atributos dos Pokémon nestes jogos também foi alterada, sendo uma combinação das Natures, Individual Values (IV), Awakening Values (AV, aumentado por doces dos Pokémon) e amizade.

Outras remoções pontuais foram:
  • Não há mais ciclos de Dia e Noite;
  • Vários movimentos foram removidos;
  • As habilidades dos Pokémon foram removidas;
  • Alguns itens foram removidos, e os Pokémon não podem mais segurar itens;
  • Não há mais sistema de reprodução (breeding), e consequentemente não há Ovos.

As HM (Hidden Machines) também foram removidas, dando lugar às chamadas Secret Techniques (Habilidades Secretas), que permitem que Pikachu/Eevee usem as mecânicas correspondentes às antigas HM’s: Fly, Surf e Cut. Os Pássaros Lendários, por sua vez, passaram a poder ser encontrados na natureza, após vencer a Elite 4 pela primeira vez.

Conclusão - Uma Mistura de Pokémon GO com a série Original

Jogo Finalizado - Pokémon PLGPE

Pokémon Let’s Go, Pikachu! e Let’s Go, Eevee! são jogos da franquia principal bastante diferentes, com mecânicas próximas às apresentadas no jogo mobile Pokémon GO, lançado pela Niantic em 2016. Apesar de parecerem um Spin-off, tratam-se de jogos da franquia principal, da 7ª Geração, e ganharam um foco maior na captura dos Pokémon em detrimento das batalhas.

Jorge Luz

Nintendista, Gamer e fã de pokémon desde sempre. Twitter - O que estou jogando: https://twitter.com/JorgeLucasSan13

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال