Pokémon Sun e Moon - Seja Bem-Vindo a Alola

Pokémon Sun e Moon Box Art

Em comemoração ao 20º aniversário de lançamento dos primeiros jogos da franquia Pokémon - Pokémon Red e Pokémon Green - em 27 de fevereiro de 2016, durante a transmissão da Nintendo Direct, os jogos Pokémon Sun e Pokémon Moon foram revelados, exclusivos para o console Nintendo 3DS. O trailer de revelação dos jogos foi este que você pode ver a seguir:


Lançados no dia 18 de novembro de 2016 (exceto na Europa, em que só foram lançados no dia 23 de novembro do mesmo ano) e em nove idiomas diferentes, os jogos foram os primeiros títulos da 7ª Geração, que foi totalmente inspirada no Havaí. Os jogos apresentam 81 novos Pokémon nativos da região de Alola, e introduzem um conceito que já havia sido explorado de forma superficial no anime, os Pokémon com Variantes Regionais. Alguns Pokémon da 1ª geração passaram a ganhar formas diferentes e com tipagens totalmente variadas de suas formas padrão.

Pokémon Sun Moon Formas de Alola

Em ambas as versões, o jogo se inicia com a apresentação feita pelo professor local, neste caso o Professor Kukui, que entrega um passaporte para que o jogador viaje de Kanto até Alola, mais precisamente até a cidade Iki, onde receberá seu Pokémon inicial e Pokédex, que mais tarde será atualizada para uma Rotom Dex. Antes de chegar, você se deparará com a cena de uma garota sendo atacada por um Spearowe resolve ajudá-la, até a aparição de um Pokémon misterioso que resolve o problema e inicialmente é descrito como um dos Espíritos das Ilhas, guardiões de Alola. Após resolvido, a garota se apresenta como Lillie e mais tarde se descobre que ela é assistente do Professor Nogueira.

Pokémon Sun Moon Lillie

Os Pokémon Iniciais de Alola

Assim, finalmente o jogador poderá escolher um dos três Pokémon iniciais da região, sendo que todos já possuem um movimento do tipo que representam:

[#722] Rowlet

Rowlet é classificado como o Pokémon Pena de Grama e lembra bastante uma coruja. Ele possui o tipo Planta/Voador, evolui para Dartrix no nível 17 e para Decidueye no nível 34.

[#725] Litten

Litten é classificado como o Pokémon Gato de Fogo e ironicamente representa a constelação do Tigre no horóscopo japonês; possui unicamente o tipo Fogo. Ele evolui para Torracat no nível 17 e para Incineroar no nível 34.

[#728] Popplio

Popplio, na Pokédex, recebe o título de Pokémon Leão Marinho; representante do tipo Água na Geração, possuindo esse único tipo. Ele evolui para Brionne no nível 17 e para Primarina no nível 34.

Os Espíritos das Ilhas

Quanto aos Espíritos das Ilhas, é informado que existem outros três além daquele que ajudou durante a chegada na região de Alola. Todos aparecem em ambas as versões do jogo, e são eles:

Tapu Koko [#785] - é o guardião da Ilha Melemele e possui a combinação dos tipos Elétrico/Fada, possuindo a maior Velocidade base dentre os quatro.

Tapu Lele [#786] - protege a Ilha Akala com suas tipagens Psíquico/Fada; possui o maior Ataque Especial base.

Tapu Bulu [#787] - protetor da Ilha Ula'ula e sua combinação de tipos é Grama/Fada; maior atacante físico entre seus companheiros.

Tapu Fini [#788] - o último e não menos importante guardião é o defensor da Ilha Poni, que possui os tipos Água/Fada e a maior Defesa Especial. 

Além desses Lendários, ainda tem-se os misteriosos Solgaleo [#791], do Tipo Psíquico/Metal, que lembra um leão na cor dourada representando o Sol, e Lunala [#792], do Tipo Psíquico/Fantasma, que se assemelha a um morcego com asas no formato de Lua. Eles são a dupla de Pokémon que aparecem na capa dos jogos Sun e Moon, respectivamente, e os primeiros e únicos Pokémon Lendários (até a presente data) que possuem duas pré-evoluções, sendo que só é possível obter Solgaleo na versão Sun e Lunala na versão Moon. Falando sobre Lunala, uma "intervenção" dos poderes deste Pokémon é a mudança de fuso-horário na versão Moon, que adianta 12 horas no relógio 3DS do usuário, fazendo com que ele possua mais interações a noite dentro do jogo.

Pokémon Sun e Moon

As Ultra-Beasts

As Ultra Beasts são seres que viajam entre dimensões através dos conhecidos Buracos de Minhoca (Ultra-Wormholes). Sendo inseridas como espécies de Pokémon de outras dimensões, existem sete criaturas que foram apresentadas em Sun e Moon:

Nihilego [#793] - conhecido também como UB-01 Simbionte, Tipo Pedra/Venenoso.

Buzzwole [#794] - seu codinome é UB-02 Absorção e é exclusivo da versão Sun. Possui o tipo  Inseto/Lutador.

Pheromosa [#795]  - possui o codinome UB-02 Beleza e é exclusivo da versão Moon. Possui também a tipagem Inseto/Lutador.

Xurkitree [#796] - este é conhecido como UB-03 Relâmpago e possui o tipo Elétrico.

Celesteela [#797] - Pokémon exclusivo da versão Moon, possui o tipo Aço/Voador e seu codinome é UB-04 Detonador.

Kartana [#798] - seu codinome é UB-04 Espada e possui o tipo Grama/Voador. É exclusivo da versão Sun.

Guzzlord [#799]  - seu codinome condiz com sua aparência e personalidade: UB-05 Gula. Possui o tipo Noturno/Dragão.

Características de Pokémon Sun e Moon

Tratando-se de mais alguns personagens importantes da história do jogo, existe o simpático Hala, um velho senhor que oferece a opção de escolher seu Pokémon inicial. Ele é um dos Kahunas da região, equivalente a um Líder de Ginásio, e é necessário desafiá-lo, assim como os outros três Kahunas, para poder enfrentar a Elite dos Quatro e a Liga Pokémon local. Ele é especialista em Pokémon do tipo Lutador.

Pokémon Sun e Moon Kahunas

Os outros Kahunas apresentados mais tarde são Olívia, que utiliza Pokémon do Tipo Pedra; Nanu, especialista em Pokémon Sombrio e, por último, Hapu e seus Pokémon do Tipo Terrestre. Já na Elite 4, existem Acerola e Kahili, especialistas dos Tipo Fantasma e Voador respectivamente e, após derrotar todos, será revelado quem é o Campeão da Liga de Alola - o próprio professor Kukui.

O rival da região se chama Hau e ele é neto de Hala, que você conheceu anteriormente. Ele segue a  premissa de escolher o inicial que possui desvantagem ao seu. A equipe vilã local, por sua vez, é chamada de Team Skull, e é formada por delinquentes que não conseguiram a aprovação no Island Challenge e se vingam roubando Pokémon dos treinadores e vandalizando as cidades. Como seus principais representantes, são apresentados Plumeria, Guzma, Gladion, irmão de Lillie.

Pokémon Sun Moon Aether Paradise

Mas o mistério da série de jogos da Geração gira mesmo em torno da personagem de Lusamine, a mãe de Lillie e Gladion. Ela é apresentada como presidente da Aether Foundation, organização que foi criada para combater os crimes da Team Skull. No entanto, é revelado ao jogador mais novidades sobre o tema conforme a história se desenvolve.

Sobre as mecânicas, os jogos Pokémon Sun e Moon inovaram em alguns quesitos. Além dos Pokémon regionais e da Rotom Dex, existe também o citado Island Challenge, um desafio bem diferente da habitual conquista de insígnias. Os embates ficam mais intensos com os Z-Moves, golpes que podem ser usados apenas uma vez por batalha, mas que são extremamente poderosos.

Pokémon Sun Moon Z-Moves

Para aqueles que gostam de competir com os amigos, o Battle Royal permite que você entre em uma batalha contra três oponentes: um contra todos. E para desenvolver melhor o potencial dos seus Pokémon, há o Hyper Training, o qual permite elevar os IVs de um Pokémon. Já os Pokémon que não estão em sua equipe no momento podem se distrair no Poké Pelago, encontrando itens, berries, outros Pokémon ou até mesmo aumentar seus EVs. Como inovação extra no console, houve a adição da possibilidade da obtenção de Pokémon exclusivos via QR Code, a exemplo de Magearna (#801).

Por fim, tem-se também a liberação das aguardadas formas do Zygarde 10% [#718] como personagem jogável, bem como a saudosa forma de Greninja [#658], intitulada como Ash-Greninja. Ambos foram presentes vindos da região passada e que estavam em alta no momento do lançamento dos jogos.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال