Pokémon Stadium - A Primeira Experiência de Pokémon em 3D

Pokémon Stadium

Pokémon Stadium, lançado na América do Norte em 29 de fevereiro de 2000, é um jogo de simulação de batalhas desenvolvido para Nintendo 64. Pokémon Stadium conecta-se com Pokémon Green, Red, Blue e Yellow, permitindo que o jogador utilize os 151 Pokémon da 1ª Geração em diferentes categorias de modos de batalha. 

Além das batalhas, o jogo disponibiliza aos jogadores o acesso a um Pokédex com a visualização dos modelos 3D dos Pokémon, permite a troca de criaturas via Transfer Packs, bem como possui um conjunto de 9 mini games. 

Pokémon Stadium é a sequência melhorada da exclusiva versão japonesa de Pokémon Stadium, lançada em 1 agosto de 1998.

Modos de Jogo

Battle Now

Um modo que permite batalhas contra outro jogador ou contra a CPU utilizando-se de uma seleção aleatória de Pokémon alugados. Não requer conexão com os jogos do GameBoy.

Event Battle

Um modo rápido de batalhas entre dois jogadores. É necessária a conexão com o GameBoy, tendo em vista que o time utilizado na batalha é o mesmo que o jogador possui no jogo. A batalha ocorre após a seleção de um conjunto de regras baseadas nas copas do modo Stadium. Além disso, pode-se também delimitar o tempo de batalha. 

Free Battle

Um modo que permite batalhar contra a CPU ou contra até outros 3 jogadores. As regras, aqui, são baseadas no modo Stadium, incluindo, em adição, a opção Anything Goes - que permite usar 6 Pokémon sem restrições. Pode-se utilizar Pokémon alugados ou seus próprios Pokémon advindos dos jogos da 1ª Geração. 

Pokémon Stadium - Batalhas

Stadium

O modo de jogo principal em que o jogador compete em 4 copas diferentes, cada uma com um conjunto de regras próprio.
  • Pika Cup: batalhas com Pokémon entre os níveis 15-20.
  • Petit Cup: batalhas com Pokémon entre os níveis 25-30.
  • PokéCup; batalhas com Pokémon entre os níveis 50-55.
  • Prime Cup: batalhas com Pokémon entre os níveis 1-100.

Pokémon Stadium - Stadium Mode

Cada copa, com exceção da Pika Cup e Petit Cup, possui 4 níveis de dificuldade, sendo: Poké Ball, Great Ball, Ultra Ball e Master Ball.  

Gym Leader Castle

Nesse modo, o objetivo é escalar até o topo do castelo, enfrentando, no processo, os 8 Gym Leaders e a Elite 4 de Kanto. Ao chegar ao topo, o desafio final é a batalha contra o rival dos jogos Pokémon Red, Blue, Green e Yellow.

Pokémon Stadium - Gym Leader Castle

Ao derrotar o rival, o jogador é recompensado, de forma aleatória, com um dentre 8 Pokémon que não podem ser encontrados de forma selvagem na 1ª Geração, sendo:

  • Bulbasaur lvl. 5.
  • Charmander lvl. 5.
  • Squirtle lvl. 5.
  • Hitmonlee lvl. 20.
  • Hitmonchan lvl. 20.
  • Omanyte lvl. 20.
  • Kabuto lvl. 20.
  • Eevee lvl. 25.

Vs. Mewtwo

Após vencer todas as copas do modo Stadium e completar o modo Gym Leader Tower, a silhueta de Mewtwo aparecerá acima do Stadium e desbloqueará uma batalha contra o Pokémon. Sob a regra Anything Goes, pode usar até 6 Pokémon - os do jogador ou alugados da Prime Cup. 

Pokémon Stadium Vs. Mewtwo

Ao vencer, desbloqueia-se o Round 2, uma opção que possibilita ao jogador enfrentar novamente os modos Gym Leader Castle e Stadium. Contudo, isso apresenta um nível de dificuldade maior e contra Pokémon mais poderosos. 

Vencer Mewtwo com a opção Round 2 ativada premia o jogador com stickers especiais que podem ser vistos no modo Gallery

Gallery

Uma função presente somente na versão norte-americana de Pokémon Stadium, aqui o jogador pode tirar fotos dos Pokémon - sejam eles alugados ou retirados dos jogos da 1ª Geração. Utiliza-se as diferentes arenas como plano de fundo, sendo possível, posteriormente, visualizar ou até mesmo imprimir as imagens por meio de uma máquina Sticker Station (as mesma usadas para Pokémon Snap).

Oak's Lab

Esse modo só pode ser utilizado caso Pokémon Stadium esteja conectado com uma versão de Pokémon Red, Blue ou Yellow. Aqui, o jogador pode acessar e organizar as boxes, depositar Pokémon e itens, realizar trocas entre cópias dos jogos da 1ª Geração, além de receber os prêmios conquistados em outros modos. 

GB Tower

Nesse modo, é possível jogar uma versão emulada de Pokémon Red, Blue ou Yellow. Diferentes bordas podem ser adicionadas ao jogo, algumas delas variando de acordo com a versão. Além disso, após vencer a Poké Cup ou a Prime Cup, a funcionalidade Doduo Game Boy Tower é habilitada, o que possibilita jogar com o dobro da velocidade. 

Ao vencer ambas as Poké Cup e Prime Cup, a função Dodrio Game Boy Tower se habilita, permitindo jogar com o quádruplo da velocidade. 

Kid's Club

Um modo com 9 mini-games. Cada um deles pode ser jogado contra a CPU ou outros jogadores com 4 níveis de dificuldades. Os mini-games são:

  • Clefairy Says - Uma Clefairy professora escreve padrões de flechas em uma lousa, sendo que em cada round a dificuldade aumenta. O jogador deve repetir os padrões. O ultimo jogador que sobrar, vence.
  • Dig! Dig! Dig! - Na figura de um Sandshrew, os jogadores devem escavar um túnel subterrâneo mais rápido que seus adversários. 
  • Ekans' Hoop Hurl - Dentro de 60 segundos, os jogadores devem acertar o maior número de Ekans em Digglet. Acertar Digglet dourados oferece 2 pontos.
  • Magikarp's Splash - Magikarp deve usar Splash para acerta um botão vermelho na parte superior da tela o maior número de vezes possível.
  • Rock Harden - Na figura de um Metapod ou Kakuna (escolhido aleatoriamente), o jogador deve usar Harden no momento certo para evitar sofrer dano. O ultimo jogador que sobrar, vence.
  • Run, Rattata, Run - Na figura de um Rattata, o jogador, que corre em um moinho, deve desviar de obstáculos.
  • Snore War - Na figura de um Drowzee, o jogador deve usar Hypnosis no momento que um pêndulo chega ao centro de seu movimento para deixar o Drowzee adversário dormindo. Vence o Drowzee que não adormecer.
  • Sushi-Go-Round - Na figura de um Lickitung, o jogador deve comer alimentos e aumentar o valor da dívida do restaurante. O Licktung que, ao final do tempo, tiver a maior dívida, vence.  
  • Thundering Dynamo - Na figura de um Pikachu ou um Voltorb (escolhido aleatoriamente), o jogador deve apertar o botão de cor correspondente à sua lâmpada elétrica. O primeiro jogador a carregar completamente sua lâmpada, vence.

Hall of Fame

Quando o jogador vence uma copa Stadium ou derrota o rival no modo Gym Leader Castle, todos os seus Pokémon são registrado no Hall of Fame. Cada espécie de Pokémon só pode ter um registro, uma vez que registrar um Pokémon da mesma espécie requer apagar o registro anterior.

Outras Funcionalidades

Mudanças de Gameplay

Pokémon Stadium possui atualizações em algumas mecânicas dos jogos da 1ª Geração, sendo:

  • Ambos os Pokémon - aliado e inimigo - mostram o número na barra de HP.
  • Itens não podem ser utilizados em batalha.
  • A duração do status sleep é reduzido para de 1 a 3 turnos.
  • Não é possível colocar um Pokémon em sleep caso seu aliado já tenha esse status.
  • Se um Pokémon derrota seu adversário com um movimento que causa recoil, ele não sofre o dano do movimento.
  • Um Pokémon imobilizado pode selecionar um movimento.
  • Movimentos de dano consecutivo - como Wrap -  deixam de causar dano caso o Pokémon atingido seja trocado em batalha.
  • Se um Pokémon é paralisado durante a invulnerabilidade de Dig ou Fly, o movimento é redefinido. 
  • Movimentos não possuem mais uma chance adicional de 1/256 chances de errar. 
  • Mudança no cálculo do Critical Hit Ratio.
  • Mudanças nos movimentos: Bide, Counter, Disable, Focus Energy, Haze, Hyper Beam, Mimic, Mirror Move, Psywave, Rrage, Rest, Struggle, Substitute, Swift e Transform.

Pokémon especiais

Após registrar as informações dos 151 Pokémon de Kanto, o jogador recebe um Psyduck especial com o movimento Amnesia. Além disso, é possível ensinar o movimento Surf para um Pikachu após usá-lo para vencer a divisão Master Ball da Prime Cup. Para que isso ocorra, o Pikachu deve vir de um dos jogos da 1ª Geração e o Pokémon Stadium não pode ser salvo diretamente após a vitória da Prime Cup.

Rafael Alziro

Cineasta, pesquisador e pai de ciberpets. No momento eu sou universitário, mas largaria tudo para brilhar como um grande mestre Pokémon.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال