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13/11/2021

Pokémon Pinball

Pokémon Pinball

Pokémon Pinball é um jogo desenvolvido para Game Boy Color lançado em 1999 no Japão e América do Norte, sendo distribuído no resto do mundo nos anos 2000. É um jogo spin-off da 1ª Geração, tendo sido lançado alguns meses antes da segunda. Em 2003 o jogo ganhou uma sequência chamada Pokémon Pinball: Ruby & Sapphire.

Simulando um jogo clássico de pinball, em Pokémon Pinball você usa os botões do Game Boy para controlar as barras que fazem a bola, aqui uma Poké Ball, atingir diferentes partes do campo, ganhando pontos sem deixar a Poké Ball cair para fora do campo. Sendo um jogo Pokémon, os campos são estilizados com diferentes monstrinhos que servem o propósito do jogo ou estão ali apenas decorativamente.

Pokémon Pinball Capa

Existem dois campos diferentes em Pokémon Pinball, o Red Field e o Blue Field, cada um contendo três “áreas” com diferentes localizações de Kanto para que você possa encontrar Pokémon em cada um desses lugares. No entanto, o jogo se limita a ser um jogo de Pinball com mini-games, então essas áreas e os diferentes lugares de Kanto para qual você “viaja” resumem-se a um nome na tela, sendo úteis apenas para que você descubra novos Pokémon.

Destrinchando os campos

Cada um dos campos é dividido em duas partes, uma vez que a tela do Game Boy não permite mostrar o campo inteiro. Assim, quando a Poké Ball atinge um ponto da tela, ela muda de maneira intuitiva para que você saiba o que está acontecendo. Em cada um dos Fields existem Pokémon, luzes e setas que podem mudar a dinâmica do jogo. Vamos explorá-las abaixo:

Red Field

Red Field - Pokémon Pinball

O Red Field é o cenário mais comum de jogos de Pinball. Nele nós temos na região superior do campo três luzes acima dos três Voltorb, um Ditto impedindo a passagem para um buraco, um Bellsprout e um Staryu. Na parte inferior temos dois Diglett e dois Pikachu, além das setinhas coloridas (três à esquerda, três à direita e três ao centro) e as quatro luzes em cada uma das divisórias de por onde a Poké Ball pode cair.

  • Luzes superiores: Ao passar por elas, a Poké Ball as acende ou apaga. Quando as três estiverem acesas, a Poké Ball “evolui” para uma versão melhorada de si.
  • Luzes inferiores: Ao passar por elas, a Poké Ball as acende ou apaga. Quando as quatro estiverem acesas formando o termo CAVE, um buraco ao centro da tela se abre. Se a Poké Ball cair nesse buraco, libera um prêmio aleatório.
  • Setas à esquerda: Ao passar por elas, a Poké Ball as acende. Formam o termo EVO e liberam a passagem para evolução de Pokémon.
  • Setas à direita: Ao passar por elas, a Poké Ball as acende. Formam o termo GET e liberam a silhueta de um Pokémon que pode ser capturado.
  • Setas centrais: São meramente ilustrativas, mostrando para onde a Poké Ball pode ir.

  • Voltorb: Liberam partes da imagem de um Pokémon que pode ser capturado quando sua silhueta aparece em tela.
  • Ditto: Quando as três setas à esquerda estão acesas formando o termo EVO, ele libera a passagem para o buraco que permite selecionar um Pokémon para evoluir.
  • Bellsprout: Come e cospe a Poké Ball em alguns segundos. Se ao menos duas setas à direita estiverem acesas, a silhueta de um Pokémon aparece para ser capturado sem a necessidade de acender a terceira.
  • Staryu: Ao atingir o botão abaixo dele, as três luzes superiores ficam temporariamente bloqueadas.
  • Diglett: Ao acertar ao menos um dele três vezes, libera a viagem para outro local, permitindo encontrar novos Pokémon.

Blue Field

Blue Field - Pokémon Pinball

O Blue Field é uma versão simplificada do campo padrão, mas ainda com diversos elementos que podem mudar a dinâmica do jogo quando ativadas. Aqui temos as três luzes superiores e quatro inferiores, além das setas coloridas à esquerda, direita e centro com funções semelhantes à do campo vermelho. Além deles, temos três Shellder, um Cloyster, um Slowpoke, um Poliwag e um Psyduck (meio escondido).

  • Luzes superiores: Ao passar por elas, a Poké Ball as acende ou apaga. Quando as três estiverem acesas, a Poké Ball “evolui” para uma versão melhorada de si.
  • Luzes inferiores: Ao passar por elas, a Poké Ball as acende ou apaga. Quando as quatro estiverem acesas formando o termo CAVE, um buraco ao centro da tela se abre. Se a Poké Ball cair nesse buraco, libera um prêmio aleatório.
  • Setas à esquerda: Ao passar por elas, a Poké Ball as acende. Formam o termo EVO que pode permitir a evolução de Pokémon.
  • Setas à direita: Ao passar por elas, a Poké Ball as acende. Formam o termo GET e liberam a silhueta de um Pokémon que pode ser capturado.
  • Setas centrais: São meramente ilustrativas, mostrando para onde a Poké Ball pode ir.

  • Shellder: Liberam partes da imagem de um Pokémon que pode ser capturado quando sua silhueta aparece em tela.
  • Cloyster: Caso a Poké Ball entre no buraco abaixo dele e ao menos duas setas à direita estejam acesas, libera a silhueta de um Pokémon que pode ser capturado.
  • Slowpoke: Caso a Poké Ball entre no buraco abaixo dele e todas as três setas à esquerda estiverem acessas, libera o modo de evolução de um Pokémon já capturado.
  • Poliwag: Ao acertar o botão vermelho próximo a ele três vezes, libera a viagem para outro local, permitindo encontrar novos Pokémon.
  • Psyduck: Ao acertar sua cabeça três vezes, libera a viagem para outro local, permitindo encontrar novos Pokémon.

Ambos

Ambos os campos possui também um Pokémon especial, o Pikachu! Até dois Pikachu podem aparecer na parte inferior do campo, um em cada lado. Eles ficam posicionados em uma área onde não é possível salvar a Poké Ball de cair, e sua função é salvar a Poké Ball da queda usando um ThunderShock para lançá-la de volta ao campo. É possível liberar os Pikachu lançando a Poké Ball no canto superior direito do campo, preenchendo o pequeno raio no canto da tela. Caso haja apenas um Pikachu, sua posição muda de acordo com os direcionais, aparecendo ao lado do botão apertado.

Poké Ball

Como um dos objetivos principais do jogo é capturar Pokémon, a Poké Ball tem uma importante função no jogo e, portanto, também existem formas melhoradas dela.

Ao acender todas as três luzes da parte superior do campo, a Poké Ball “evolui” até três vezes para uma forma melhorada. Inicialmente para uma Great Ball, posteriormente para uma Ultra Ball e, finalmente, para Master Ball. As chances de capturar um Pokémon também aumentam, sendo multiplicadas em 2x, 3x e 5x respectivamente. Ao tentar evoluir a Master Ball acendendo as três luzes, você ganha 10 milhões (10.000.000) de pontos extras.

Modo Mapa

Em cada um dos campos existem algumas maneiras de acessar o Modo Mapa. Apesar de o jogo se restringir aos dois campos de Pinball, ele permite que você troque a localização de onde o campo estaria em Kanto, permitindo encontrar diferentes Pokémon em cada um dos lugares. Entretanto, a localização é sempre aleatória e, para poder mudar de local, é necessário acertar alguns alvos em campo durante um período de 30 segundos em que o modo Mapa fica ativo.

Cada campo possui três áreas diferentes com uma seleção de locais que podem ser acessados. A primeira área possui sete locais, a segunda área possui quatro e a terceira área é a mesma para ambos os campos: o Indigo Plateau.

A mudança de local ocorre automaticamente, onde os primeiros três locais sempre serão da primeira área, os próximos dois da segunda e o sexto local sempre será o Indigo Plateau.

Abaixo uma lista dos locais e Pokémon que podem ser capturados:

Red Field

Área 1
  • Pallet Town: Bulbasaur, Charmander, Rattata, Pidgey, Nidoran F, Nidoran M, Poliwag, Tentacool, Tangela
  • Viridian Forest: Caterpie, Weedle, Pidgey, Rattata, Pikachu
  • Pewter City: Pidgey, Spearow, Ekans, Jigglypuff, Magikarp
  • Cerulean City: Caterpie, Oddish, Meowth, Psyduck, Mankey, Abra, Bellsprout, Krabby, Goldeen, Jynx
  • Vermilion City Seaside: Pidgey, Ekans, Oddish, Farfetch’d, Shellder, Krabby
  • Rock Mountain: Ekans, Diglett, Machop, Geodude, Slowpoke, Onix, Voltorb, Mr. Mime
  • Lavander Town: Pidgey, Ekans, Mankey, Growlithe, Magnemite, Gastly, Cubone, Electabuzz, Zapdos

Área 2

  • Cycling Road: Spearow, Doduo, Lickitung, Snorlax
  • Safari Zone: Nidoran F, Nidoran M, Paras, Doduo, Grimer, Rhyhorn, Chansey, Scyther, Pinsir, Tauros
  • Seafoam Islands: Psyduck, Seel, Horsea, Staryu, Articuno
  • Cinnabar Island: Growlithe, Ponyta, Grimer, Koffing, Tangela, Magmar, Omanyte, Kabuto, Aerodactyl

Blue Field

Área 1
  • Viridian City: Bulbasaur, Squirtle, Nidoran F, Nidoran M, Poliwag, Tentacool
  • Viridian Forest: Caterpie, Weedle, Pidgey, Rattata, Pikachu
  • Mt. Moon: Rattata, Ekans, Clefairy, Zubat, Paras, Geodude
  • Cerulean City: Caterpie, Oddish, Meowth, Psyduck, Mankey, Abra, Bellsprout, Krabby, Goldeen, Jynx
  • Vermilion City Streets: Sandshrew, Farfetch’d, Shellder, Drowzee, Krabby, Pinsir
  • Rock Mountain: Ekans, Diglett, Machop, Geodude, Slowpoke, Onix, Voltorb, Mr. Mime
  • Celadon City: Vulpix, Meowth, Mankey, Scyther, Pinsir, Eevee, Porygon, Dratini

Área 2
  • Fuchsia City: Venonat, Exeggcute, Kangaskhan, Goldeen, Magikarp
  • Safari Zone: Nidoran F, Nidoran M, Paras, Doduo, Grimer, Rhyhorn, Chansey, Scyther, Pinsir, Tauros
  • Saffron City: Ekans, Sandshrew, Vulpix, Meowth, Growlithe, Hitmonlee, Hitmonchan, Lapras
  • Cinnabar Island: Growlithe, Ponyta, Grimer, Koffing, Tangela, Magmar, Omanyte, Kabuto, Aerodactyl

Indigo Plateau

Área comum para ambos os campos. Uma vez acessado, o modo mapa volta à Área 1 em um dos locais escolhido aleatoriamente.
  • Pokémon: Spearow, Sandshrew, Machop, Geodude, Onix, Pinsir, Ditto, Moltres, Mewtwo, Mew

Estágios Bônus

Além dos dois campos padrão de jogo, existem cinco estágios bônus que podem ser liberados ao longo da partida. Cada campo possui dois estágios bônus que sempre ocorrem em ordem e ambos dividem o mesmo terceiro estágio.

Diglett

Pokémon Pinball - Estágio Bônus Diglett

Primeiro estágio bônus do Red Field. Contando com apenas uma Poké Ball, você deve liberar o caminho entre todos os Diglett para que Dugtrio se levante. Uma vez em campo, você deve acertar Dugtrio três vezes para conseguir os pontos bônus. Caso a Poké Ball caia, você perde e volta ao campo normal.

Gengar

Pokémon Pinball - Estágio Bônus Gengar

Segundo estágio bônus do Red Field. Dentro de 1:30 minutos você deve derrotar o Gengar acertando a Poké Ball três vezes nele. Não há limite de Poké Ball, porém deixá-la cair o faz perder tempo. Acertando dez Gastly, os Haunter começam a aparecer; derrotando dez Haunter, o Gengar aparece. Acertando a Poké Ball três vezes nele, você consegue os pontos bônus. Excedendo o tempo, você perde e volta ao campo normal.

Meowth

Pokémon Pinball - Estágio Bônus Meowth

Primeiro estágio bônus do Blue Field. Um Meowth fica andando pelo campo. Acertá-lo faz um punhado de moedas cair. É possível ter até seis punhados de moedas em campo. Acertar o Meowth com os seis punhados não faz nada. Ao recolher os punhados de moedas, elas aparecem no topo da tela. Coletar punhados de moeda seguidos SEM acertar o Meowth multiplica o valor deles e dos pontos obtidos. Até 20 punhados podem ser coletados. Deixar a Poké Ball cair fora de campo lhe faz perder todos os punhados de moedas. O estágio bônus só termina quando o tempo esgota.

Seel

Pokémon Pinball - Estágio Bônus Seel

Segundo estágio bônus do Blue Field. Três Seel nadam submersos. Periodicamente um deles irá emergir e você poderá acertá-lo com a Poké Ball. Acertar os Seel diversas vezes antes de eles submergirem novamente garante multiplicador de pontos. Ao atingir um Seel, um ícone redondo aparecerá no canto superior da tela. Até 20 ícones podem aparecer. Uma vez que você tenha atingido os 20 ícones, o nível está concluído, porém só terminará ao final do tempo. Caso deixe a Poké Ball cair, os ícones desaparecerão, assim como o multiplicador de pontos será zerado.

Mewtwo

Pokémon Pinball - Estágio Bônus Mewtwo

Terceiro estágio bônus de ambos os campos. Um Mewtwo fica na área superior da tela cercado por círculos pretos que se movem. Acertar os círculos concede 1 milhão de pontos. Acertar Mewtwo concede 50 milhões de pontos. Quanto mais acertar Mewtwo, menos círculos pretos o rodearão. O estágio termina ao acertar Mewtwo 25 vezes ou ao esgotar os 2 minutos. Deixar a Poké Ball cair não causa ônus.

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