Pokémon GO - O Jogo de Realidade Aumentada da Niantic

Pokémon GO Logo

Pokémon GO é o segundo jogo da produtora de Games Multiplayer de Realidade Aumentada (AR) para dispositivos mobile, a Niantic Inc. Elaborado em parceria com a The Pokémon Company e Nintendo, o jogo foi inicialmente anunciado numa conferência de imprensa no Japão, em 10 de setembro de 2015, e seus testes aconteceram de 29 de março de 2016 até 30 de junho de 2016. O seu lançamento oficial aconteceu no dia 6 de julho de 2016, apenas para a América do Norte e Austrália.

Confira o trailer de revelação de Pokémon GO, apresentado em 2015:


Jogabilidade

Por conta de sua relação com espaços e tempos reais, a forma de jogar Pokémon GO é muito diferente dos jogos da franquia original. Usando um Login que pode ser associado à seu Facebook, sua conta Google ou Pokémon Trainer Club (PTC), o jogador tem seu avanço salvo automaticamente nos servidores através dessas credenciais. Dentro do jogo, ele será constantemente estimulado a utilizar os recursos de AR, que quando habilitado, permitirá visualizar o Pokémon do encontro no espaço físico em que ele se encontra, tanto para novas capturas como também para interagir com Pokémon já capturados.

Os Personagens Não-Jogáveis (NPCs) mais importantes do título são o Professor Willow, que oferece um Pokédex ao treinador, dispositivo em que será registrado a captura de todos os Pokémon adquiridos, além de apresentar as informações de jogabilidade básica e seus principais desafios ao jogador, como Pesquisas de Campo e Pesquisas Especiais; Spark do Time Instinct, Candela do Time Valor e Blanche do Time Mystic, que acabam se tornando a referência ao avaliar Pokémon ou instruir batalhas de treinador após atingir nível 5; e os membros da Equipe Rocket, que são: Recrutas da Equipe Rocket, os Líderes da Equipe Rocket e Giovanni, o Chefe da Equipe Rocket, contra quem o treinador batalha em uma experiência PVE (Jogador contra Inimigos).

O jogador deverá capturar Pokémon em encontros selvagens ou disparados por ações como vitórias em Batalhas no PVP, Reides, recompensas de pesquisas ou mesmo chocando ovos. Sempre que um Pokémon novo é capturado ou chocado, sua espécie é registrada no Pokédex do treinador, e aquele exemplar é guardado em seu estoque. Caso o treinador resolva se desfazer de algum Pokémon para obter mais espaço, ele pode transferi-lo ao professor Willow, que em troca oferecerá doces daquela espécie específica.

Telas de Carregamento - Pokémon GO

A maioria dos Pokémon evoluem, assumindo formas mais poderosas que as anteriores. Para isso, é necessário o uso de recursos como Doces ,e em alguns casos, itens específicos de evolução ou algumas ações de jogabilidade, como é o caso do Pokémon Feebas, que exige que o treinador ande com ele como Companheiro por 20km antes de evoluí-lo.

Os treinadores também progridem através dos Pontos de Experiência (EXP), que podem ser conseguidos em ações variadas, e assim adquirem diferentes itens e recursos de jogabilidade, até o nível limite de 50. Como recurso cosmético, é possível customizar a aparência do treinador com roupas, poses e acessórios que podem ser adquiridos na loja do jogo ou em recompensas de pesquisas.

A quantidade de Pokémon capturados, o nível de completude do Pokédex de alguma região específica, quantidade de ovos chocados, quilômetros caminhados e diversas outras ações do jogador são premiadas com Medalhas de Bronze, Prata, Ouro e Platina em seu perfil. Algumas dessas insígnias podem influenciar na taxa de captura de Pokémon ou desbloquear a possibilidade de uso de roupas e poses específicas.

Tela de Colecionador - Pokémon GO

Sobre os recursos Multiplayer, atualmente os treinadores podem batalhar presencialmente utilizando seus próprios Pokémon, acessando batalhas randômicas geradas por um algoritmo de campeonato na Liga de Batalha GO (GBL); formar um grupo e unir forças em batalhas contra Pokémon de Reides em ginásios; ou ainda efetuar trocas locais com amigos.

Pontos de spawn e capturas

Dentro do Pokémon GO, o jogador verá um mapa detalhado, baseado no espaço real onde está. Ao redor do treinador, há um raio de visualização, que fará com que os Pokémon presentes naquele espaço apareçam ao jogador. Esses pontos de spawn são geralmente fixos, e determinados randomicamente pelo sistema do jogo, podendo inclusive ser influenciados pelos biomas reais daquela localização: Pokémon do tipo água costumam aparecer com mais frequência perto de corpos de água como rios e lagos, por exemplo.

O jogo capta essas informações do mundo real, assim como detalhamento de vias, áreas residenciais, rurais e todas as informações disponíveis do sistema do OpenStreetMap. Algumas localizações especiais, como parques ou grandes áreas verdes, também podem tornar-se ninhos, onde a frequência de uma espécie específica de Pokémon é bastante aumentada por um período de 14 dias.

Telas de Spawn - Pokémon GO

Ao selecionar um Pokémon selvagem, o encontro começa. Na parte inferior esquerda da tela, o jogador poderá oferecer uma fruta ao Pokémon selvagem, o que pode influenciar seu comportamento durante o encontro, facilitar sua captura ou ainda gerar mais doces se a captura for um sucesso. Na parte inferior direita, o treinador poderá escolher a poké bola que será arremessada para a captura. Atualmente, durante encontro com Pokémon selvagens, há a possibilidade de usar apenas três tipos de Pokébolas: as normais, a Grande bola e a Ultra bola, cada uma tendo um multiplicador de chance maior que a anterior para realizar a captura com sucesso.

Tela de Captura - Pokémon GO

Ao selecionar a Poké bola, o jogador poderá arremessá-la deslizando o dedo pela tela, de forma retilínea, ou com movimentos circulares, o que fará com que o arremesso faça uma curva no sentido do movimento, ao arremessar a bola. Enquanto o dedo estiver em contato com a tela, um círculo aparecerá em volta do Pokémon, demonstrando a dificuldade de sua captura. Quanto mais verde, é mais provável que aquele Pokémon seja capturado no arremesso; quanto mais vermelho, mais provável que o Pokémon escape. Esse círculo diminui e volta ao tamanho inicial conforme o tempo. 

Quanto menor for a área deste círculo, e mais precisamente o treinador conseguir arremessar a Poké bola em seu centro, maior também será a chance de captura. Ao arremessar a bola dentro de uma área grande, você receberá uma nota “Boa”; dentro de uma área média, uma nota “Ótimo”; e dentro de uma área pequena, uma nota “Excelente”. Quando o AR está ligado, o treinador pode encontrar o Pokémon no espaço e se aproximar dele com movimentos lentos. Fazendo isso, a área de arremesso ficará cada vez mais próxima, e assim será mais fácil acertar jogadas excelentes, pegando o Pokémon de surpresa.

A captura de um Pokémon também gera recursos: Doces específicos da espécie capturada (3 doces para Pokémon da evolução básica, 5 doces para Pokémon da primeira evolução e 10 doces para Pokémon da segunda evolução daquela família); Poeira Estelar, que pode variar de acordo com a espécie ou o clima em que foi feita a captura; e também Pontos de Experiência para o treinador, que variam de acordo com a técnica utilizada pelo jogador na captura. A seguir, tem-se uma tabela indicativa da quantidade de experiência que se ganha ao capturar Pokémon em Pokémon GO:

Atividade Quantidade de EXP
Capturar um Pokémon 100 EXP
Novo Registro na Pokédex 500 EXP
Capturar um Pokémon com Bola Curva 10 EXP
Capturar um Pokémon com uma Jogada Boa 20 EXP
Capturar um Pokémon com um Jogada Ótima 100 EXP
Capturar um Pokémon com uma Jogada Excelente 1000 EXP
Capturar um Pokémon na primeira tentativa 50 EXP
Capturar um Pokémon em Modo RA 300 EXP

Todos os Pokémon possuem formas Brilhantes (Shiny), mas nem todos estão disponíveis atualmente em Pokémon GO. O treinador que tiver sorte poderá encontrar essa forma especial, que não altera de forma alguma seu poder, mas dá uma aparência alternativa à forma original; e por sua raridade, costuma ser alvo de interesse de troca entre jogadores.

Pontos de interesse

Dentro do mapa do jogo, também é possível encontrar duas marcações diferentes:

As PokéParadas possuem um disco em seu topo, e quando os treinadores estão dentro do alcance, conseguem interagir com elas, girando o disco e obtendo itens diversos, como Poké bolas, poções, Ovos ou itens de evolução, além de uma nova pesquisa de campo por dia. É possível inserir um Módulo Isca na PokéParada, fazendo Pokémon aparecerem para todos os treinadores ao entorno por cerca de 30 minutos.

Poképarada - Pokémon GO

Os Ginásios, além de possuírem o mesmo disco, também permitem que os treinadores escolham um de seus Pokémon para proteger aquele domínio. Ginásios dominados por um treinador carregarão a cor de seu time (amarelo para Instinct, vermelho para Valor, azul para Mystic). Cada ginásio suporta até seis Pokémon defensores, de treinadores diferentes. É possível reverter o domínio do time daquele ginásio através de uma batalha, como será tratado a seguir. É nesse espaço que também ocorrem as Reides.

Ginásio - Pokémon GO

Dominar um ginásio garante algumas recompensas ao treinador: a cada 10 minutos, receberá 1 Poké Moeda, valor virtual para compra de itens na loja integrada do jogo, até o valor máximo de 50 Poké Moedas por dia, que dá cerca de 8 horas e 50 minutos de domínio. Os ginásios defendidos pelo time do treinador que rodar o disco oferecerão mais itens que uma PokéParada comum, além de Poké bolas bônus na captura de chefes de Reides. O jogador que interagir com um ginásio rodando o disco, defendendo o domínio, alimentando defensores, batalhando contra defensores ou Reides, aumentará sua insígnia daquele ginásio, que também influenciará no número de Pokébolas disponibilizadas no final de uma Reide.

Batalhas

A mecânica de batalha de Pokémon GO é estabelecida em dois tipos de ataques: os Ataques Rápidos e os Ataques Carregados. O Pokémon faz ataques rápidos ao tocar em qualquer local da tela, e isso, além de dar dano, também gera energia para que o ataque carregado seja, enfim, disparado. O jogador poderá acompanhar se o ataque carregado pode ser disparado ou não em um botão na parte inferior da tela durante a batalha.

Geralmente os ataques carregados são muito mais poderosos que os ataques rápidos, mas também variam no tempo de carregamento ou força, ou mesmo em efeitos secundários em batalhas contra inimigos ou outros jogadores. Os ataques no Pokémon GO também possuem 18 tipos diferentes como em toda a franquia Pokémon, o que influencia diretamente nas fraquezas e resistências dos oponentes.

Ao entrar no menu "batalhar", disponível ao clicar na Pokébola da tela principal, o jogador poderá montar times pré-definidos para batalhas de Reides, equipe Rocket e PVP, como será tratado adiante.

Níveis, PC e IV

Cada Pokémon tem seus próprios atributos básicos específicos em batalha: Ataque, que influencia sua capacidade de infringir dano; Defesa, que influencia sua capacidade de resistir a dano; e Pontos de Saúde (PS), que define quanto dano pode sofrer até ficar incapacitado. Todos Pokémon têm atributos diferentes, e a soma desses atributos resulta em seu Poder de Combate (PC).

Para que o Pokémon fique mais forte, suba de nível ou evolua para a sua próxima forma, o treinador deverá oferecer a ele Doces específicos daquela espécie, que geralmente são obtidos ao capturar exemplares da família evolutiva daquele mesmo Pokémon, e Poeira Estelar (PE), recurso mais genérico, que pode ser adquirido em diversas ações dentro do jogo. Fazendo isso, o PC do espécime  aumentará, assim como o arco abaixo desse número, que demonstra seu nível atual. Atualmente, é possível fortalecer um Pokémon até o nível 50.

Já os IVs são os valores iniciais de cada Pokémon como indivíduo, e definem o limite de fortalecimento desse Pokémon específico em seus atributos até o máximo de 15 pontos, e também influenciam no PC, principalmente em seus níveis mais altos. Isso quer dizer: todo Pikachu tem ataque 112, defesa 96 e PS 111, mas Pikachu com IVs de ataque 0, defesa 0 e PS 0 terão 816 de PC no nível 50, enquanto Pikachu de ataque 15, defesa 15 e PS 15 terão 1060 de PC no mesmo nível. Os IVs de um Pokémon são revelados com a função "Avaliar", no menu na tela de exibição do Pokémon.

Tela de Pokémon - Pokémon GO

Batalhas de Ginásios e Reides

A partir do nível 5, o treinador poderá escolher um time do qual fará parte, e assim participar de batalhas de ginásio, como tratadas anteriormente. Ao interagir com um ginásio defendido por um time adversário, o treinador pode enfrentar seus defensores, diminuindo seus PCs até o zero e retornando os Pokémon a seus treinadores. Nesse momento, o ginásio volta a ficar neutro, da cor cinza, e poderá ser ocupado pelo Pokémon defensor do treinador vitorioso. Para evitar que um Pokémon seja derrotado em um ginásio que esteja defendendo, seu treinador, ou um treinador do mesmo time dentro do espaço de interação com o ginásio, pode alimentá-lo com frutas, e assim restabelecer um pouco (ou totalmente, caso utilizar uma Frambo Dourada) o PC enfraquecido.

As Reides são batalhas coletivas, em que até 20 treinadores diferentes podem se unir utilizando um Passe de Reide em ginásios ocupados por um Chefe de Reide para enfrentá-lo. As batalhas são semelhantes às batalhas de ginásios, em que é possível utilizar ataques rápidos, carregados, ou ainda esquivar de ataques do Pokémon oponente ao deslizar para o lado no tempo certo. Ao vencer o Chefe de Reide, todos os participantes receberão itens de premiação, poeira estelar, experiência, e ainda terão oportunidade de capturar o Pokémon derrotado, utilizando Poké bolas especiais, chamadas de Bola Prêmio.

Reide - Pokémon GO

Batalhas de PVE e PVP

As batalhas de Jogador Contra Inimigo (PVE) podem acontecer em diversos cenários. A partir do nível 10, ao se aproximar de uma PokéParada escurecida, ou esporadicamente ao interagir com balões com o logo da Equipe GO Rocket, o treinador encontrará um Recruta da Equipe Rocket que o desafiará para uma Batalha Pokémon. Todos os Pokémon da Equipe Rocket possuem bônus de PC e, portanto, dão mais dano ao atacar.

O treinador deverá então escolher 3 Pokémon diferentes que enfrentarão esse adversário, e diferentemente das batalhas de ginásio e Reides, não será possível esquivar de ataques do oponente. Ao invés disso, o jogador poderá usar até dois Escudos durante a partida inteira, que neutralizam totalmente o dano de um ataque carregado.

Equipe GO Rocket - Pokémon GO

Ao sair vitorioso de uma batalha contra um Recruta da Equipe GO Rocket, ocorrerá um encontro para captura de um Pokémon Sombroso, e o treinador receberá um item chamado Componente Misterioso. Ao coletar 6 desses, ele montará um Radar Rocket, que é capaz de revelar a localização dos Líderes da Equipe GO Rocket entre as PokéParadas visíveis no mapa, contra quem o treinador pode batalhar e, se tiver espaço em sua mochila de ovos, conseguir um Ovo da Equipe GO Rocket. Durante alguns eventos, ao enfrentar Líderes da Equipe GO Rocket, é possível encontrar um Super-Radar Rocket, que poderá levar o jogador até o Chefe da Equipe GO Rocket, Giovanni.

Já as batalhas de Jogador Contra Jogador (PVP) acontecem quando há um convite direto: ou ambos se adicionam como amigos no jogo através do código de amizades no perfil dos treinadores e se desafiam mutualmente para uma batalha a menos de 100 metros um do outro; ou podem ser pareados automaticamente pelo sistema da Liga de Batalha GO, em que jogadores do mundo todo competem por colocações rankeadas em torneios com limitações temáticas e de PC, garantindo prêmios nas vitórias como itens, recursos como poeira estelar e pontos de experiência, encontro com Pokémon selecionados e poses exclusivas.

Loja integrada e itens do jogo

Além do estoque de Pokémon, o treinador carrega uma mochila de itens que pode ser expandida através do uso de Poké Moedas na loja integrada. Nessa mochila, ele carrega as diferentes Pokébolas, as frutas, incubadoras, adesivos, itens evolutivos e de batalha. Esses itens podem ser adquiridos, principalmente, rodando PokéParadas, mas também através de reides, batalhas na Liga, pesquisas especiais e de campo.

Dentro da loja integrada, o jogador pode comprar diversas atualizações cosméticas e de melhoria de jogabilidade, como passes de reide, itens que aumentam bônus de recursos, itens que fazem a aparição de Pokémon aumentarem, incubadoras, Poké bolas, poses específicas, vestimentas para o treinador, e expansões das mochilas de itens e estoque de Pokémon. Geralmente é oferecido, por temporada, caixas com ofertas de combos de itens, além de uma caixa gratuita diária com alguns itens de uso cotidiano.

Ovos, Sincroaventura e Pokémon Companheiros.

Ao rodar os discos de Poképaradas, ginásios, derrotar líderes da Equipe Rocket, abrir presentes de amigos ou completar o desafio de caminhada através da Sincroaventura, o treinador consegue Ovos de Pokémon, que podem ser chocados utilizando uma Incubadora. Por padrão, o jogo já oferece uma incubadora gratuita de uso infinito, mas o jogador também pode adquirir outras incubadoras para chocar mais de um ovo por vez, e até Super Incubadoras, que reduzem a distância necessária em 25%.

Os ovos são chocados ao caminhar, e possuem distâncias definidas: 2km, 5km, 7km (exclusivos ao abrir Presentes de amigos), 10km e 12km (exclusivos de vitórias contra líderes da Equipe GO Rocket). Os Pokémon disponíveis ao chocar os ovos rotacionam dependendo da temporada.

Para que as incubadoras funcionem, o jogador deverá andar a distância estabelecida pelo jogo. Através da Sincroaventura, é possível sincronizar suas atividades diárias pelo smartphone com aplicativos como Google Fit e Apple Health. Dessa forma, todo passo dado mesmo com o jogo fechado é computado pelo Pokémon GO, o que influencia não só nos ovos sendo chocados, mas também em interação para o Pokémon Companheiro.

O Pokémon Companheiro é uma função em que o treinador pode selecionar qualquer Pokémon capturado para acompanhá-lo no mapa, de forma que quanto mais interações acontecem, como andar alguns quilômetros, brincar, alimentar com frutas, tirar fotos, batalhar ou visitar Poképaradas novas, mais feliz o companheiro fica. Cada Pokémon possui uma distância definida para gerar recursos, e ao atingir essa distância caminhando juntamente com seu treinador, o Pokémon encontra doces e doces XL específicos de sua própria espécie.

Quando esse Pokémon em específico foi previamente megaevoluído, ele também encontra megaenergia ao caminhar. Dependendo do nível de estímulos que o treinador ofereça, um Pokémon companheiro pode ficar em estado “animado”, em que a distância para conseguir encontrar doces é encurtada pela metade e a capacidade de receber estímulos é duplicada para o período. Ao estimular um Pokémon companheiro, você ganha mais corações, o que libera novas funcionalidades para a jogabilidade.

Tela de Treinador - Pokémon GO

Pesquisas e desafios

Dentro do Pokémon GO, treinadores também serão desafiados a completar pesquisas e desafios que geram recursos adicionais no menu de pesquisas, na parte inferior direita da tela principal do jogo, representado por um binóculo.

Na aba “Campo”, é possível conferir as Pesquisas de Campo disponíveis. Elas são distribuídas espontaneamente uma por dia por jogador, mas outras também podem ser adquiridas ao rodar discos de Poképaradas, e apresentam desafios de jogabilidade, como capturar, evoluir, chocar ovos ou fortalecer Pokémon em troca de itens, recursos e encontros. Muitas pesquisas de campo são exclusivas de eventos e podem inclusive recompensar com objetivos muito raros, como Pokémon brilhantes.

Ao completar a primeira Pesquisa de Campo do dia, o treinador ganha um selo de pesquisa, e ao completar sete selos, pode abrir uma Caixa de Descoberta Extraordinária, que contém itens e recursos, além do encontro de um Pokémon específico do período.

No campo “Especial”, o jogador pode conferir as Pesquisas Especiais, que são diversos desafios ligados a uma narrativa definida por um NPC (geralmente o professor Willow), e são divididas em diversos passos, além de demandar um esforço acima do comum dos treinadores para serem completadas de maneira integral. Geralmente, Pokémon Míticos são distribuídos dessa forma.

O treinador pode conferir na aba “Hoje” de seu menu de pesquisas temporárias, que não são apresentadas dentro de uma narrativa, mas atreladas a um evento dentro do jogo, e precisam ser completadas dentro de um tempo limite. Passado esse prazo, elas desaparecem juntamente com as recompensas a serem desbloqueadas pelas ações do treinador.

Ainda na mesma aba, o treinador pode conferir a Captura diária de Pokémon, que aplica um multiplicador de bônus aos pontos de experiência e poeira estelar para cada primeiro Pokémon capturado no dia, até o máximo de sete dias em sequência; e o Giro diário de Poképaradas, que aplica um multiplicador de número de itens adquiridos ao rodar a primeira Poképarada do dia, até o máximo de sete dias em sequência. Falhar em completar a sequência desses desafios reiniciará a contagem e o multiplicador de ambas.

Como está Pokémon GO atualmente

Atualmente, Pokémon GO é um dos jogos mobile mais baixados do mundo, tanto na Google Play quanto na App Store, e já teve mais de 65,2 milhões de downloads no Brasil até 2020, ficando atrás apenas dos EUA em números totais. O jogo arrecadou em 2020 mais de U$ 1 bilhão em receitas, somando ao todo mais de U$ 4 bilhões desde seu lançamento.

Em dezembro de 2020, foram lançados os Pokémon Iniciais da 6ª Geração da franquia, os novos Níveis para os treinadores, assim como a promessa de eventos e mecânicas inovadoras ainda para 2021 com o GO Beyond. Semanalmente a Niantic informa através de seu blog, pokemongolive.com, a rotação de eventos, temáticas e mecânicas da temporada.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال