Pokémon Battle Revolution


Disponibilizado em 14 de dezembro de 2006 no Japão, Pokémon Battle Revolution é oficialmente o primeiro título da franquia lançado para o console Nintendo Wii. Você pode conferir o vídeo de divulgação do jogo a seguir:


Repetindo o que já vimos anteriormente nos jogos Pokémon Colosseum e Pokémon Stadium, Pokémon Battle Revolution é um spin-off totalmente voltado para as batalhas. A diferença é que neste novo lançamento era possível trazer todos os Pokémon até a 4ª Geração, através da comunicação com o console Nintendo DS

Inclusive, na capa oficial do jogo, é possível ver a forma final dos três iniciais de Sinnoh, bem como os lendários da região Dialga e Palkia.


A grande novidade fica por conta da animação em batalha, que ganha mais fluidez especialmente nos ataques físicos, em que os Pokémon de ambos os lados aparecem na tela, tanto o que ataca quanto o que está recebendo o ataque. Isso é diferente da versão que conhecemos em que o sprite do Pokémon que ataca faz um breve movimento e alguns segundos depois o adversário recebe o dano.


E quanto à falta de uma história principal, esta é compensada com os novos modos de batalha que aguardam o jogador no novíssimo continente de Pokétopia - vale a pena montar seu time e conferir!

Novos Desafios em Pokémon Battle Revolution

O objetivo principal do jogador é se tornar o novo Mestre de Pokétopia, região em formato de ilha e que lembra muito um parque temático Pokémon. Para isso, o jogador deve batalhar em todas as arenas chamadas aqui de Colosseum, e para cada um destes existirá um modo de batalha específico, como jogar com Pokémon emprestado, batalhas em dupla, entre outros. 


Em cada Coliseu, o jogador vai batalhar com uma quantidade que varia entre 4 a 6 treinadores e, após derrotar todos estes, vai enfrentar o líder local, que aqui podem ser chamados de Colosseum Leader ou Colosseum Master.

Após derrotá-los, o seu rank sobe e você pode repetir o desafio para obter recompensas melhores. Mas não se engane: o time do adversário vai sofrer pequenas alterações chegando a ter Pokémon Lendários em ranks mais altos. Quanto às recompensas, estas se dão em forma de Pokémon Coupons que podem ser trocadas na loja do próprio jogo por roupas, itens e Mystery Gifts que podiam ser transferidos para o seu DS.

Contudo, antes de partir para as batalhas, chegou a hora de customizar seu personagem, caso tenha o Custom Pass. É através deste passe que você pode transferir seus Pokémon com seus respectivos itens dos jogos Diamond, Pearl, Platinum e dos remakes Heart Gold e Soul Silver para esta versão.


Caso você não tenha nenhum dos jogos citados em seu console, você poderá usar o Rental Pass e este virá com um time de 6 Pokémon escolhidos de acordo com o gênero de seu personagem. Se optar pelo personagem masculino, seu time será formado por 6 Pokémon da região de Sinnoh; se optar pela personagem feminina, serão 6 Pokémon da região de Kanto.

Após a introdução do jogo (que é um tanto longa!), chega a hora de conhecermos os 10 Coliseus da região e verificarmos seus desafios. E para cada um destes existirão dois modos de batalha, Single Battles e Double Battles, com exceção do Waterfall Colosseum que é exclusivamente Double Battle. A ordem que cada um é desbloqueado é a seguinte:

Gateway Colosseum

  • Líder Local: Joe
  • Cargo: Colosseum Master
  • Modo de Batalha: Rental Battle/Trade Battle

O primeiro desafio do jogo é onde se encontra o primeiro dos 3 Colosseum Masters. Joe é quem nos dá as boas-vindas ao local e ele não possui afinidade com nenhum tipo específico, porém curiosamente possui em seu time os 3 iniciais da região de Hoenn

O desafio ao treinador é o Rental Battle, que nada mais é que jogar com um time emprestado. Você vai escolher entre o Red e Blue Passes, que te disponibiliza 6 Pokémon previamente selecionados. Um pouco mais adiante, após derrotar o Waterfall Colosseum e o Sunny Park Colosseum, mais duas opções de Rental Passes serão disponibilizadas para o jogador escolher, no caso os Gray e Yellow Passes.


E o fato de o Joe ser um Colosseum Master significa que outro modo de batalha será desbloqueado aqui depois de você vencer o desafio final. Neste caso, as Rental Battles vão ser substituídas pelas Trade Battles. A única diferença é que você terá a opção de trocar até três de seus Pokémon com o do adversário ao fim de cada round.

Main Street Colosseum

  •  Líder Local: Taylor
  •  Cargo: Colosseum Leader
  •  Modo de Batalha: Knockout Battle

Com um vestido nas cores azul e branco, é impossível não associar esta pequena garota chamada Taylor ao seu Pokémon favorito Pachirisu, sendo que o Main Street Colosseum fica ao lado de um grande balão deste Pokémon. 

O desafio de nossa primeira Colosseum Leader não é nada difícil. As Knockout Battles nada mais são que batalhas Pokémon casuais, em que o campeão é aquele que nocautear os 6 Pokémon do adversário. 

Waterfall Colosseum

  •   Líder Local: Marina
  •   Cargo: Colosseum Leader
  •   Modo de Batalha: Team Battle

Localizado entre o mar e as montanhas, o Waterfall Colosseum é chefiado por Marina, que possui um traje totalmente inspirado no lendário Pokémon Kyogre e maior afinidade com Pokémon do tipo Água.
 
Aqui as regras das Team Battles são claras: cada treinador escolherá três duplas de Pokémon para batalhar no estilo melhor de 3, onde vencendo duas você já se classifica para o próximo round.

Neon Colosseum

  • Líder Local: Rosie
  • Cargo: Colosseum Leader
  • Modo de Batalha: Fortune Battle

Inspirada em um grande cassino, esta é a arena sediada pela Colosseum Leader Rosie, que se utiliza da sorte em suas Fortune Battles


Em uma grande roleta é mostrada a imagem dos 12 Pokémon, no caso seu time e o de seu oponente. Você receberá 3 Poké Bolas (ou 4 no modo Double Battle) para lançar nesta, que girará. Assim que acertar uma das casas, você será obrigado a utilizar o tal Pokémon em seu time.

Crystal Colosseum

  •  Líder Local: Voldon
  •  Cargo: Colosseum Leader
  •  Modo de Batalha: Tournament Battle

Parecido com a Liga Pokémon, o Crystal Colosseum apresenta um mini torneio onde acontecerão as Tournament Battles, em que 16 treinadores (incluindo você) batalharão entre si no estilo mata-mata.


O vencedor do torneio ganha o direito de desafiar o líder Voldon na partida final. Este Colosseum Leader veste as cores preta e amarela de Electivire. 

Sunny Park Colosseum

  • Líder Local: Sashay
  • Cargo: Colosseum Master
  • Modo de Batalha: Knockout Battle/Little Battle

Sashay é a segunda dos três Colosseum Masters de Pokétopia e líder do Sunny Park Colosseum, o 6º da lista. 

Similar ao que acontece no Main Street Colosseum, aqui teremos simples batalhas 6x6 a princípio. Após o jogador vencer o desafio final, serão liberadas aqui as Little Battles, em que você só pode usar Pokémon abaixo do nível 5.

Magma Colosseum

  •  Líder Local: Terrell
  •  Cargo: Colosseum Leader
  •  Modo de Batalha: League Battle

Um dos melhores desafios desta versão sem dúvidas são as League Battles, em que sua pontuação é definida através dos Pokémon saudáveis que restarem após cada uma das 6 batalhas. Como todas serão 6x6, você pode acumular o máximo de 36 pontos caso jogue com cautela. 


Quando você conseguir terminar como primeiro colocado do ranking, poderá desafiar o Colosseum Leader para a batalha final. Neste caso, se trata de Terrell, que faz oposição a Marina, já que este usa uma roupa que lembra muito o Lendário Pokémon Groudon.

Sunset Colosseum

  •  Líder Local: Dusty
  •  Cargo: Colosseum Leader
  •  Modo de Batalha: Select Battle

Em um dos cenários mais bonitos do jogo é que serão realizadas as Select Battles, batalhas em que o jogador escolhe um time de 3 Pokémon (ou 4 no modo Double Battle) em uma lista de 12 que já estão pré-selecionados antes de cada batalha. 

Entretanto, apenas 3 batalhas serão necessárias para desafiarmos o último dos Colosseum Leaders, que é apresentado como Dusty. Seu Pokémon favorito é Lucario, o que fica bem evidente em suas roupas.

Cortyard Colosseum

  • Líder Local: Kruger
  • Cargo: Colosseum Master
  • Modo de Batalha: Knockout Battle/Survival Battle

O nosso último Colosseum Master é Kruger e ele toma conta do assustador Courtyard Colosseum. Este coliseu também pode ser chamado de Castle Colosseum dependendo da versão que você estiver jogando. 

Em nossa primeira visita, não teremos nada além de simples batalha 6x6 também. Porém, após o jogador se tornar o novo mestre de Pokétopia, é desbloqueado o modo mais insano em Pokémon Battle Revolution, neste caso chamado de Survival Battles, desafio que consiste em enfrentar 100 batalhas sucessivas em que Kruger vai sempre aparecer para batalhar a cada 9 vitórias.

No entanto, não se iluda: a cada batalha seus Pokémon não recuperarão HP, Status ou PP normalmente. Ao fim de cada batalha você vai lançar uma Pokébola em uma roleta, e dependendo de onde acertar é que será decidido qual ou quais Pokémon receberão ajuda e quais dos atributos serão recuperados. 


Para nossa sorte, nem todos os treinadores virão com um time de 6 Pokémon no início e você pode parar e resgatar seus Pokémon Cupouns a qualquer momento, mas o desafio só será finalizado após os 100 rounds.

Stargazer Colosseum

  • Líder Local: Mysterial
  • Cargo: Pokétopia Master
  • Modo de Batalha: Master Battle

Chegamos ao destino final, em que não haverá treinadores aleatórios para batalhar, mas sim os 6 Colosseum Leaders já apresentados. Depois de derrotá-los, você vai desafiar Mysterial, o atual mestre de Pokétopia e excelente ilusionista.

Após a vitória, Mysterial assume que você é o novo mestre da região. Sempre que você entrar em uma nova batalha, este título aparecerá na tela de início e seu personagem ganhará uma coroa. Além disso, você ganhará dois grandes prêmios: o primeiro é o Pokémon Pikachu, que possuirá os golpes Volt Tackle, Surf e Electro Ball, movimentos exclusivos na época. Já o segundo prêmio é o ingresso para as Master Battles que acontecerão aqui, série de batalhas mais difíceis porém com as melhores recompensas após as vitórias.

Lagoon Colosseum

  •  Modo de Batalha: Multiplayer Battles

Este é o único Colosseum não acessível in-game, pois sua única função é servir de arena para as batalhas online, que aqui podem acontecer de duas formas: através do DS Multiplayer, ou caso os treinadores compartilhassem da mesma rede Wi-Fi. 

Aqui também é disponibilizado o terceiro e último passe, o Friend Pass, cuja função é permitir as trocas Pokémon entre você e seu amigo. Infelizmente, neste jogo não há os Torneios personalizados que os fãs tanto esperavam encontrar neste último cenário.

Atualizações sobre Pokémon Battle Revolution

Com a falta de mini-games, jogabilidade repetitiva e o polêmico não banimento de Pokémon Lendários in-game, o jogo Pokémon Battle Revolution não foi bem aceito na época de seu lançamento, acumulando críticas negativas e baixa nas vendas.

Isso tudo acarretou o fim de futuros lançamentos de spin-offs focados exclusivamente em batalhas até o lançamento de Pokénn Tournament, em 2015. Contudo, o reconhecimento chegou e hoje muitos fãs da franquia classificam o título como subestimado, pois ele trouxe um melhor visual para as batalhas e sprites 3D muito bem trabalhados para sua época.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال