PvP no Pokémon GO - As Ligas e a Otimização do Cálculo de IV e PC

Grande Liga, Ultra Liga & Master Liga

Você já deve ter reparado que em diversas Copas e Ligas de PvP diferentes do Pokémon GO, tanto nas da Liga de Batalha GO como nas organizadas de forma independente, sempre existem indicações de limites de PC para os Pokémon do seu time, não é mesmo? Mas como fazer para explorar esses limites ao máximo e obter o melhor desempenho do seu Pokémon? Por que nem sempre um Pokémon com IV 100% é considerado o melhor da sua espécie dentro do mundo do PvP? E como a introdução do nível 50 e dos doces GG mudou a forma como nos relacionamos com alguns Pokémon muito populares no PvP? Estes são alguns dos assuntos que serão abordados neste artigo, vem com a gente!

Como funcionam as Ligas de Batalha no Pokémon GO?

A primeira coisa que você talvez encontre quando começa a entrar no mundo do PvP do Pokémon GO é a distribuição dos Pokémon em Ligas diferentes com limites distintos aplicados a cada uma delas. As três Ligas principais são: a Grande Liga, com limite de PC máximo de 1500 para cada Pokémon participante; a Ultra Liga, com limite de PC máximo de 2500 para cada Pokémon; e a Liga Mestra, sem limite de PC máximo.

Além destas, pelo menos uma vez por ano podemos encontrar em situações especiais também a Copinha, com limite de PC máximo de apenas 500. Ainda, dentro dessas Ligas podemos encontrar também eventuais subdivisões, como a Ultra Liga Clássica e a Liga Mestra Clássica, nas quais, além das regras habituais, há também a proibição do uso de Pokémon fortalecidos acima do nível 40, ou seja, aqueles que receberam doces GG.

Essas divisões entre as Ligas principais e seus limites de PC máximo são a base das disputas no PvP e podem ser encontradas tanto na Liga de Batalha GO como em batalhas diretas contra amigos e até mesmo nos treinamentos contra os líderes das Equipes do jogo.

Teoricamente, como as regras base são focadas somente nos limites de PC dos Pokémon utilizados, qualquer Pokémon poderia ser utilizado em qualquer uma das Ligas, mas devido à forma como alguns Pokémon se tornam acessíveis no jogo, nem sempre isso é uma opção viável – como quando lendários são capturados em Reides já acima do PC máximo de determinada Liga, por exemplo. 

Lugia PvP vs Lugia Raid

Na foto, a comparação de uma Lugia capturada na caixa da Descoberta Extraordinária (nível 15) e depois trocada com um amigo com nível baixo de amizade para ficar abaixo do PC limite de 1500 e uma Lugia capturada diretamente em Reide (nível 20).

Como é feito o cálculo do PC dos meus Pokémon?

A fórmula por trás do cálculo do PC em Pokémon GO é o motivo pelo qual muitas das nossas escolhas são feitas, principalmente com relação a que tipo de IVs devemos priorizar na hora de montar os nossos Pokémon para as batalhas.

Essa fórmula leva em consideração os valores de Ataque, Defesa e PS (Pontos de Saúde) de cada Pokémon, porém dando um peso desproporcionalmente maior ao Ataque em relação aos outros valores. Assim, para cada ponto de IV de Ataque que um Pokémon recebe, seu PC sobe muito mais do que para cada ponto de Defesa ou de Saúde adicional.

Por conta disso, um Pokémon com maior Ataque vai acabar atingindo o PC limite daquela Liga (500, 1500 ou 2500) muito antes, em um nível menor, o que significa que a sua resistência aos ataques do adversário será também menor e ele será mais frágil.

Para tentar balancear isso e otimizar o seu desempenho geral, e também pelo fato de que o objetivo principal do PvP é sobreviver, opta-se geralmente pela utilização de Pokémon com mais Defesa e PS e menor Ataque, pois dessa forma ele poderá receber muito mais Fortalecimentos até atingir o PC desejado e assim será possível explorar ao máximo suas capacidades.

Muitas vezes os jogadores de Pokémon GO não entendem essa dinâmica por conta de como os status são mostrados no jogo (ou melhor dizendo, como eles não são mostrados).

Quem já jogou os jogos principais da franquia está acostumado a entrar na tela de status de qualquer Pokémon e imediatamente visualizar dados com números claros a respeito dos seus atributos atuais, como quanto aquele Pokémon possui em Ataque, Defesa, e assim por diante. Esses dados individuais dos atributos não estão visualmente disponíveis em Pokémon GO (mas eles ainda existem!). Apenas o dado relativo aos Pontos de Saúde está lá; os únicos dados disponíveis para consulta com relação aos atributos são os IVs, ou Individual Values (valores individuais), que representam o potencial daquele Pokémon em cada atributo em comparação a outros da mesma espécie, mas não o valor final do atributo específico para aquele Pokémon.

Para ajudar a visualizar melhor as coisas, vamos trabalhar com um exemplo: um Linoone com IVs 15/15/15 (popularmente conhecido como 100%, porque atinge 100% do seu potencial de desenvolvimento em cada atributo) atingirá o PC de 1496 no nível 33. Ele não deverá ser fortalecido além disso, ou não será mais elegível para a Grande Liga, a qual possui limite de PC 1500.

Inicialmente pode parecer uma boa escolha, porque você vai poder economizar nos Fortalecimentos e um 100% deve ser muito bom em batalha, certo? Mas aqui entram em questão os valores que você não vê: você nota que ele tem 150 de PS, mas o que o jogo não te mostra é que esse Pokémon possui atualmente 117 de Ataque e 107 de Defesa.

Por outro lado, um Linoone com 0/15/14 (0 de Ataque, 15 de Defesa e 14 de Saúde) só vai chegar perto do PC limite no nível 40 com 1499. Por mais que os PCs destes dois Linoone sejam semelhantes, isso não conta toda a história. O desempenho dos dois será radicalmente diferente por conta dos dados invisíveis que eles possuem.

Este segundo, por sua vez, terá 158 de PS, 112 de Ataque e 113 de Defesa; ou seja, ele abre mão de ter um pouco mais de Ataque (112 contra 117) pra poder alcançar uma resistência muito maior (113 em Defesa contra 107, e 158 em PS contra 150), o que inicialmente pode parecer muito pouco, mas causa um impacto significativo na partida porque ele ficará vivo por mais tempo e com isso conseguirá atacar mais vezes e causar um maior dano final acumulado, terminando por compensar o valor perdido inicialmente no IV de Ataque.

Linoone 100% vs Linoone Rank 2 PvP

Na foto, um Linoone 100% (15/15/15) e um Linoone ranque 2 do PvP (0/15/13) que ainda pode ser fortalecido mais um pouco.

Os Pokémon para PvP costumam ser ranqueados conforme o seu desempenho, do melhor para o pior. O Linoone com IVs de 0/15/14 que aqui utilizamos como exemplo hipotético terá o melhor desempenho dentre os Linoone do jogo, e portanto será referido como ranque 1.

O Linoone que chamamos de 100% por causa dos IVs 15/15/15, por outro lado, quando comparado com todos os outros Linoone possíveis ficará na 2227ª posição. A diferença é enorme, e vale a pena prestar atenção nisso na hora de montar o seu time para se aventurar no PvP.

Claro que é muito difícil encontrar Pokémon com IVs perfeitos para o PvP (e eles mudam de espécie para espécie), então não se preocupe em buscar sempre somente o ranque 1 – como regra geral, os Pokémon com rank até 100 ainda estão entre os melhores daquela espécie e têm desempenho muito similar nas batalhas.

O que os doces GG mudaram no jogo?

No final de 2020, o nível máximo para os treinadores foi aumentado de 40 para 50, e isso trouxe como consequência a possibilidade de fortalecer os Pokémon também até o nível 50. Para tanto, porém, é necessária a utilização de um doce diferente, o doce GG de cada espécie de Pokémon, que só pode ser obtido por treinadores acima do nível 40.

Enquanto os doces normais que já eram velhos conhecidos nos permitem fortalecer um Pokémon do nível 1 ao nível 40 e desbloquear o seu segundo Movimento Carregado, os doces GG (também chamados de XL por causa do seu nome em inglês) servem exclusivamente para fortalecer um Pokémon acima do nível 40 até o seu limite de poder no nível 50.

Para aqueles Pokémon que já ultrapassavam os limites de PC das Ligas (500, 1500, 2500) antes do nível 40, nada muda, pois as suas versões otimizadas com IVs para o PvP permanecem exatamente as mesmas. Para outros, contudo, abriram-se novas possibilidades. Muitos Pokémon que antes não atingiam o PC limite de determinada Liga até o nível 40 passaram a agora poder atingi-lo, após a introdução do nível 50.

Este é o caso, por exemplo, do Sableye. O Sableye anteriormente possuía como PC máximo o valor de 1476 no nível 40 (ou 1494 com o bônus de Melhor Companheiro). Como o seu PC máximo atingível era inferior ao limite de 1500 da Grande Liga mesmo considerando-se o IV de ataque, utilizava-se então o Sableye 100% (15/15/15), pois ele não ultrapassaria o limite desejável de qualquer forma.

Após a introdução do nível 50 no jogo, o PC máximo de um Sableye 100% saltou para 1599 no nível 50 (ou 1618 com o bônus de Melhor Companheiro), o que agora ultrapassa os limites desejados. Portanto, seu IV otimizado para o PvP mudou, pois agora precisamos levar em conta o cálculo que citamos anteriormente, no qual o Ataque pesa mais que o restante dos atributos.

Levando em consideração as possibilidades abertas pelo nível 50, o Sableye 100% (IVs 15/15/15, PC 1494) cai para o ranque 1641 geral com atributos de 124 de Ataque, 120 de Defesa e 120 de PS. Em contrapartida, o novo ranque 1 é o Sableye com IVs 0/15/15 (0 no IV de Ataque, 15 nos IVs de Defesa e PS), com atributos nos valores de 118 pontos de Ataque, 126 de Defesa e 127 de PS, o qual atinge o PC de 1499 somente no nível 49,5.

A diferença no desempenho em batalha é grande o suficiente para justificar a escolha pelo de menor Ataque e maior resistência.

Sableye 100% vs. Sableye XL PvP

Na foto, a comparação entre um Sableye 100% (15/15/15) e um ranque 17 no PvP (2/15/15). Note principalmente o quanto o aro de Fortalecimento do segundo Sableye vai mais longe do que o do primeiro.

Como faço pra saber o ranque de PvP dos meus Pokémon?

Existem algumas ferramentas interessantes e seguras que nós podemos utilizar para facilitar nossa vida e ajudar nos cálculos e nas escolhas dos Pokémon a serem utilizados no PvP. Algumas delas são aplicativos que podemos ter no celular mesmo, e outras são sites que podemos consultar para visualizar o que temos em mãos e comparar com os melhores disponíveis.

Como aplicativos para celular, podemos sugerir o PokéGenie (iOS, Android) e o Calcy IV (Android).
O PokéGenie não possui nenhuma interação direta com o jogo, então não traz nenhum risco para a sua conta. Ele funciona por meio de capturas de tela (prints) e analisa os dados contidos nelas, trazendo o IV% daquele Pokémon, o ranque dele no PvP em cada Liga, dentre muitas outras informações.

O Calcy IV, por outro lado, funciona por sobreposição de tela com o jogo, então você usa ele com o jogo aberto e ele calcula os valores e posições de cada Pokémon diretamente a partir da tela de avaliação deles.

Como site para consulta pelo navegador, sugerimos o Stadium Gaming, o qual possui diversas ferramentas de avaliação para ranques de PvP considerando múltiplos critérios, além de mostrar também os valores ocultos de cada Pokémon que aqui comentamos algumas vezes neste artigo. Nele você seleciona e preenche as informações sobre os seus Pokémon manualmente, mas os resultados apresentados são alguns dos mais completos e abrangentes que se pode encontrar.

Algumas considerações finais…

Falamos muito sobre limites de PC, ranque e otimização dos IVs para cada Pokémon, mas é importante enfatizar que isso só é válido para as ligas que possuem algum limite máximo de PC por Pokémon, como a Copinha (500), a Grande Liga (1500) e a Ultra Liga (2500).

Quando falamos da Liga Mestra, por outro lado, não há nenhum limite, e por conta disso o recomendado é que sejam utilizados os Pokémon com o maior IV (100% ou próximo) e fortalecidos ao máximo que você puder (nível 50 ou próximo com Melhor Companheiro, caso seja a Liga Mestra aberta, e nível 40 com Melhor Companheiro caso seja a Liga Mestra Clássica, a qual não permite a utilização dos doces GG). A Liga Mestra é onde os mais fortes dos mais fortes se enfrentam, então cada ponto de IV conta, assim como as escolhas de cada Pokémon a ser utilizado.

É importante salientar, também, que no eventual caso do lançamento de uma Grande Liga Clássica, assim como hoje existe com a Ultra Liga Clássica e a Liga Mestra Clássica, o uso de Pokémon fortalecidos com doces GG seria banido e somente os Pokémon até o nível 40 poderiam ser utilizados. Nessa situação, por exemplo, o ranque 1 dentro dela voltaria a ser do Sableye 100%, por desconsiderar todas as opções que necessitam fortalecê-lo acima do nível 40.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال