My Pokémon Ranch

My Pokémon Ranch Hayley

Lançado originalmente em 25 de março de 2008 no Japão e alguns meses depois no resto do mundo, My Pokémon Ranch é um aplicativo para Nintendo Wii comprado digitalmente pelo Wii Shop Channel por 1.000 (Mil) Wii Points. Nele, você pode transferir seus Pokémon dos jogos da 4ª Geração (Pokémon Diamond e Pearl) para um rancho, onde eles ficam sob os cuidados de Hayley, uma criadora Pokémon amiga de Bebe, a responsável pelo sistema de PCs de Sinnoh.

É importante ressaltar que My Pokémon Ranch em si não é um jogo da franquia, mas sim um aplicativo de interação, em que é possível transferir os Pokémon dos jogos base e interagir, praticar atividades e brincar com eles em um ambiente aberto e alegre em seu console Wii. O aplicativo recebe Pokémon de até oito cartuchos diferentes de Diamond e Pearl, porém é impossível enviar um Pokémon do rancho para um cartucho diferente do seu original, impedindo que jogadores “colecionem” diversos Pokémon exclusivos com outras versões dos jogos.

My Pokémon Ranch

Com a ajuda de Hayley, os Mii podem interagir com os Pokémon de diversas formas, além de ser possível completar algumas tarefas de captura requeridas pela própria fazendeira. Para isso, basta transferir sua primeira criatura para o rancho e Hayley te entregará um Pokédex. Depois disso, diariamente ela lhe dará uma missão: capturar (e transferir) um Pokémon específico até completar seu Pokédex - e, uma vez que isso é feito, novas missões de captura aparecerão diariamente.

Vale dizer que, nessa dinâmica, o Pokédex será de grande auxílio, mostrando as pré-evoluções dos Pokémon, formas de evoluir e onde encontrar as criaturas ou itens necessários para que eles evoluam. Quanto mais Pokémon houver no rancho, maior o nível do local!

My Pokémon Ranch

Diariamente, Hayley trará um novo Pokémon ao rancho, oferecendo-o em troca de algumas de suas criaturas que ela pede em suas “missões”. Esses Pokémon podem ser enviados para os jogos base, e eles geralmente vêm com Egg Moves ou ataques aprendidos por TMs, porém nunca poderão ser Shiny.

Contando com diferentes níveis, do 1 ao 25, é possível desbloquear novos eventos e brinquedos para interação com seus companheiros, além de também possibilitar a visita de outros Mii no seu rancho! O máximo de Pokémon que o rancho permite é de mil espécies e até 20 Mii podem visitar o rancho em seu nível máximo.

Os eventos e brinquedos que podem ser adquiridos variam de acordo com quais Pokémon estão no rancho, e cada um é especial para construir novas lembranças com eles, que podem ser registradas através de fotografias. Essas fotos servem para recordação em um cartão SD ou através das mensagens do Wii, e também para compartilhar com os amigos através do WiiConnect24.

My Pokémon Ranch

Existe um total de 23 brinquedos diferentes com os quais os Pokémon e os Mii podem interagir, porém, apenas 6 brinquedos podem ser utilizados ao mesmo tempo dependendo do nível de seu rancho, cada um possuindo um efeito diferente. Existem os balões, por exemplo, que permitem que os Mii e Pokémon flutuem, ou microfones, que permitem que os Pokémon “cantem” o seu cry, que pode ser ouvido pelo autofalante do controle do Wii.

Já os 16 eventos ocorrem aleatoriamente a cada quinze minutos - contudo, é necessário que eles sejam desbloqueados. Apesar de não ser necessário seguir uma ordem específica, cada evento tem uma numeração:

  • 1 - Attention (Atenção) - Depositar ao menos um Pokémon;
  • 2 - ZigZag Parade (Parada Ziguezague) - Depositar ao menos 25 Zigzagoon;
  • 3 - Dash (Corrida) - Depositar um Bulbasaur, um Pikachu, um Meowth, um Teddiursa, um Munchlax e um Torchic;
  • 4 - Sky Parade (Parada no Céu) - Depositar ao menos 11 Pokémon que podem levitar;
  • 5 - Totem Pole (Mastro em Totem) - Depositar ao menos 5 Pokémon;
  • 6 - Hop-Hop (Pula Pula) - Depositar ao menos 20 Cleffa;
  • 7 - Pikachu Party (Festa dos Pikachu) - Depositar ao menos 20 Pikachu;
  • 8 - Circle Dance (Círculo de Dança) - Depositar ao menos 20 Pokémon da mesma espécie;
  • 9 - Ring Dance (Roda de Dança) - Depositar ao menos 20 Pokémon do mesmo tipo;
  • 10 - ZigZag Dance (Dança em Ziguezague) - Depositar ao menos 20 Zigzagoon;
  • 11 - Slow Waltz (Valsa Lenta) - Depositar ao menos 10 Illumise e 10 Volbeat;
  • 12 - Do the Wave (Fazendo a Onda) - Depositar ao menos 8 Minun e 8 Plusle;
  • 13 - Chorus (Coral) - Depositar vários Igglybuff, Jigglypuff e Wigglytuff;
  • 14 - Carousel (Carrossel) - Depositar ao menos 40 Ponyta, Rapidash, Stantler e Girafarig;
  • 15 - Clock (Relógio) - Ocorre a cada hora;
  • 16 - Keyboard (Teclado) - Depositar todas as formas de Unown.

Além disso, também existe o Club Look-See (Olhe-Veja), um grupo de 37 Mii que possuem, cada um, um rancho especializado em algum tipo de Pokémon. Eles aparecerão aleatoriamente em seu rancho e você poderá visitar suas fazendas, observando os tipos de Pokémon que cada um tem. Cada Mii possui alguma semelhança com o tipo de Pokémon que cria, sendo bastante divertido tentar descobrir quais espécies são cuidadas por cada um. Após a aparição dos 37, eles voltarão a aparecer aleatoriamente.

Além desses, dois eventos especiais acontecem quando duas missões que Hayley lhe passa são completadas: ao atingir o nível 15, Hayley poderá pedir por um Leafeon. Ao depositá-lo, Hayley irá propor trocá-lo por um Phione! O segundo evento acontece ao atingir o nível 25, quando Hayley poderá pedir por qualquer ovo de Pokémon. Depositando um ovo, ela oferecerá em troca um Mew!

Com o lançamento de Platinum, houve uma atualização, tornando My Pokémon Ranch compatível com essa versão. No entanto, essa atualização foi lançada exclusivamente no Japão. Ela permite a expansão do rancho para comportar até 1.500 Pokémon, novos brinquedos e eventos para o rancho e mais três novos membros para o Club Look-See. 

My Pokémon Ranch Platinum Update

Infelizmente, com o Wii Shop Channel tendo sido descontinuado em 2019, não é mais possível obter o aplicativo. Mesmo assim, ele ainda é totalmente funcional caso já esteja em seu Wii, então sempre é possível visitar sua própria fazenda de Pokémon!

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال