Pokémon TCG - Acessórios de Partida

Acessórios de Partida Pokémon TCG

Sem o acessórios adequado, os jogadores podem enfrentar contra-tempos em suas partidas de Pokémon Estampas Ilustradas. Nesta matéria você vai conhecer todos os itens necessários e opcionais para jogar uma partida de Pokémon TCG!

Itens necessários numa partida

Randomizador

Uma partida de TCG exige o uso de um randomizador para definir quem joga primeiro e o resultado de determinados ataques. Esse item pode ser tanto uma moeda ou um dado, e deve atender os requerimentos do TCG para conservar a aleatoriedade e, consequentemente, uma partida justa. Nenhum desses dados ou moedas podem ser viciados.

Randomizador TCG

O dado deve ter seis lados, cantos arredondados para que possa rolar sem problemas, e ser translúcido para evitar trapaça. A moeda deve ser leve e de um material que não marque as cartas caso caia em cima deles, e as faces devem ter o mesmo peso, para poder ter chances iguais de cair tanto cara ou coroa.

Marcadores de Dano

Marcadores de Dano TCG

Os marcadores são usados para marcar o dano que cada Pokémon em campo recebeu, de forma a sinalizar o quão perto estão de serem nocauteados. Podem ser usados qualquer item com marcador de dano, desde que ele não marque as cartas nem impeça os jogadores de visualizarem o texto da carta. 

Os marcadores mais comuns são os que vem em um deck pré-montado, e alguns jogadores optam por usar dados - esses não precisam ser translúcidos ou terem seis lados, mas devem ser diferentes do dado randomizador - ou fichas plásticas.

Material adicional

Ao comprar um deck pré-montando, além das 60 cartas necessárias para começar uma partida, também estão inclusos outros itens de forma a auxiliar o jogador que está começando.

Paperbox

Paperbox TCG

Uma caixinha de papel-cartão, ilustrada com a arte do deck. Pode guardar até 60 cartas sem protetores.

Papermat

Papermat TCG

Um folheto em papel que marca as áreas do campo. No verso, há um guia com as regras básicas do TCG. A partir da expansão Espada e Escudo, as regras passaram a vir em um livreto.

Marcadores de dano

Marcadores de Dano TCG

Uma cartela com marcadores de dano destacáveis, além de um marcador de veneno e outro de queimadura.

Marcador GX

Marcador GX TCG

Incluso na série Sol e Lua, é um indicador que vem junto na cartela dos marcadores de dano destacáveis. Serve para sinalizar que um Ataque GX já foi utilizado, uma vez que esses ataques só podem ser usados uma vez em toda a partida. Eles deixaram de vir nos decks de Espada e Escudo.

Moeda

Moeda TCG

Uma moeda plástica temática, podendo ter uma das faces com um aspecto metalizado.

Itens complementares

Esses itens são adquiridos à parte pelo jogador. Não são realmente necessários para jogar, mas ajudam a preservar a integridade das cartas e podem tornar as partidas mais práticas.

Sleeves / Shields / Protectors

Sleeves TCG

Envelopes plásticos (livre de PVC) de tamanho padronizado que servem para proteger suas cartas e dar uma imagem diferente para o deck. É um produto recomendado a todos os jogadores por proteger as cartas, evitando arranhados, rasgos, sujeiras e descolamentos. Alguns protectors são temáticos da franquia, e outros são mais básicos, de TCG em geral. Cabe lembrar que os protectors de Magic também podem ser usados para cartas de Pokémon, já que ambos possuem o mesmo tamanho.

Deckbox

Deckbox TCG

Uma caixinha de plástico (preferencialmente livre de PVC) para guardar o deck com protectors. Podem ser temáticas ou mais básicas, de TCG em geral.

Playmat

Playmat TCG

Uma superfície similar a um mousepad que serve para ser usada como campo de jogo. Seu material ajuda a evitar arranhados nas cartas decorrente do movimento pelo campo, e possuem uma textura que auxilia a manter as cartas no lugar, sem que eles fiquem deslizando pelo campo. As estampas de um playmat são bem variadas, podendo até ser encomendadas. Alguns playmats são distribuídos como prêmios em competições.

Pastas

Pastas TCG

São fichários que contém páginas com bolsos plásticos (livres de PVC) para guardar as cartas, com normalmente nove cartas em cada lado. Facilita o transporte e a organização da coleção. Podem ser temáticas ou de outras franquias.

Elite Trainer Box

Elite Trainer Box TCG

Trazendo um misto dos itens descritos abaixo, é uma caixa sólida e comprida que pode ser usada para guardar decks e cartas. No Brasil, ela vem com:

  • 20 Boosters
  • 65 Protectors
  • 1 Marcador de veneno em acrílico
  • 1 Marcador de queimadura em acrílico
  • 6 Dados de seis lados para serem usados como marcadores de dano
  • 1 Dado translúcido para ser utilizado no cara ou coroa
  •  1 Carta Promo

Latas

Latas TCG

Há dois modelos em metal: o primeiro deles é maior e octagonal, capaz de levar duas deckbox e os marcadores, além de vir com um card promocional e quatro boosters (existe um segundo modelo, hexagonal, que tem o mesmo conteúdo). 

O segundo, por sua vez, é mais estreito, serve para guardar o deck, e conta com um compartimento reservado para guardar marcadores de dano e dados, além de vir com dois boosters e 45 cartas de energia (5 de cada tipo).

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o Pokémon TCG, visite as outras páginas que estão em nosso menu.

Matéria original escrita por: Nanabs
Matéria atualizada por: Thalys Caires

Thalys Caires

Estudante do Curso Técnico em Administração, gosta muito de escrever histórias e está sempre em busca de inspiração. É um fã de Pokémon desde os 12 anos e vê a PBN como uma forma de aprender ainda mais e compartilhar informações sobre o Pokémon TCG.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال