Pokédex 3D - Vendo Pokémon Com Uma Dimensão Adicional

Pokédex 3D

Pokédex 3D, lançado no Japão em 17 de junho de 2011, foi um aplicativo de visualização tridimensional dos 153 Pokémon apresentados nos jogos Pokémon Black e Pokémon White. Podendo ser baixado de forma gratuita pela eShop do Nintendo 3DS, o Pokédex 3D tornou-se off-line a partir de 1 de outubro de 2012, sendo substituído pelo Pokédex 3D Pro.

O usuário inicia seu Pokédex 3D com 16 Pokémon - Snivy, Servine, Serperior, Tepig, Pignite, Emboar, Oshawott, Dewott, Samurott, Audino, Scraggy, Minccino, Emolga, Foongus, Axew e Hydreigon - sendo necessário utilizar uma série de métodos para completar as informações dos outros 137 Pokémon. Os Pokémon Míticos Keldeo, Meloetta e Genesect não foram inseridos no jogo, por isso Pokédex 3D conta com 153 espécies de Unova ao invés de 156.

Uma vez que o Nintendo 3DS é dividido em duas telas, o Pokédex 3D organiza-se de forma que, na tela superior, vê-se o modelo 3D dos Pokémon - modelo esse que pode ser rodado em até 360º em todas as direções.

Pokédex 3D Iniciais de Unova

Já tela inferior, por sua vez, vê-se as informações do Pokémon - habilidades, evoluções, egg groups, status base e movimentos que ele pode aprender.

Ao tocar em um movimento, o jogo mostra seus detalhes, além de outros Pokémon que o aprendem. Caso o movimento em questão seja um Egg move, o Pokédex 3D mostra possíveis candidatos que podem passar o golpe por meio de breeding

Ferramentas de Busca

O Pokédex 3D possibilita ao usuário buscar por Pokémon a partir de 5 filtros diferentes - Name, Type, Egg Group, Ability e Moves. 

Spot Pass e Trocas

A forma mais comum de obter outros Pokémon é através do Spot Pass. Diariamente, por meio do Nintendo WiFi Connection, são mandados automaticamente até 3 Pokémon para o Pokédex 3D. Outra forma de conseguir Pokémon é por meio de trocas. Diferente dos jogos da série principal, a troca, no Pokedéx 3D, é um compartilhamento simultâneo das informações dos Pokémon.

Para completar os dados de Pokémon com múltiplas formas - Unfezant, Frillish, Jellicent, Deerling e Sawsbuck - é necessário realizar trocas, tendo em vista que recebia-se via Spot Pass somente uma das formas. O mesmo aplica-se aos macacos elementais - Pansage, Pansear e Panpour. 

AR Viewer e AR Markers

O Augmented Reality Viewer, ou AR Viewer, é o principal diferencial do Pokédex 3D. Por meio da leitura dos AR Markers (códigos bidimensionais semelhantes a QR Codes) pela câmera do Nintendo 3DS, é possível posicionar os Pokémon no mundo real.

Pokédex 3D AR Marker

Cada Pokémon possui um AR Marker único e que é disponibilizado no momento em que ele é obtido. Para utilizar o AR Maker é preciso imprimi-lo. Além de visualizar os Pokémon, com o AR Viewer é possível, também, interagir com os modelos 3D, seja fazendo-os se movimentar, emitir sons, entre outras possibilidades. 
Pokédex 3D AR View

Apesar de muito versátil, o AR Viewer possui algumas limitações:

  • É necessário uma quantidade de luz específica para ocorrer o tracking dos AR Markers;
  • É relativamente fácil perder o tracking dos AR Marker na câmera do Nintendo 3DS;
  • A câmera do Nintendo 3DS só lê um número limitado de AR Marker de uma única vez.

Sticker Book

Uma forma de catalogar os Pokémon vistos por meio de AR Viewer é o Sticker Book. Cada vez que o usuário visualiza um Pokémon pelo AR Viewer um AR Sticker é criado. Já na primeira vez que o usuário tirar uma fotografia do Pokémon pelo AR Viewer, ele ganha um Photo Sticker.

Somando Photo e AR Stickers, ao atingir um determinado número, o usuário habilita novas funcionalidades para o AR Viewer, sendo elas:

  • 30 Stickers - Arremessa uma nota musical que faz os Pokémon usarem seu cry.
  • 50 Stickers - O usuário pode usar uma foto como plano de fundo.
  • 70 Stickers - 9 Pokémon podem aparecer simultaneamente.
  • 100 Stickers - O usuário pode ajustar o tamanho dos modelos 3D.
  • 150 Stickers - Pode-se usar a função Stopwatch.
  • 200 Stickers - 10 Pokémon podem aparecer simultaneamente. 
  • 250 Stickers - 11 Pokémon podem aparecer simultaneamente. 
  • 328 Stickers - 12 Pokémon podem aparecer simultaneamente.

Rafael Alziro

Cineasta, pesquisador e pai de ciberpets. No momento eu sou universitário, mas largaria tudo para brilhar como um grande mestre Pokémon.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال