Pokédex 3D, lançado no Japão em 17 de junho de 2011, foi um aplicativo de visualização tridimensional dos 153 Pokémon apresentados nos jogos Pokémon Black e Pokémon White. Podendo ser baixado de forma gratuita pela eShop do Nintendo 3DS, o Pokédex 3D tornou-se off-line a partir de 1 de outubro de 2012, sendo substituído pelo Pokédex 3D Pro.
O usuário inicia seu Pokédex 3D com 16 Pokémon - Snivy, Servine, Serperior, Tepig, Pignite, Emboar, Oshawott, Dewott, Samurott, Audino, Scraggy, Minccino, Emolga, Foongus, Axew e Hydreigon - sendo necessário utilizar uma série de métodos para completar as informações dos outros 137 Pokémon. Os Pokémon Míticos Keldeo, Meloetta e Genesect não foram inseridos no jogo, por isso Pokédex 3D conta com 153 espécies de Unova ao invés de 156.
Uma vez que o Nintendo 3DS é dividido em duas telas, o Pokédex 3D organiza-se de forma que, na tela superior, vê-se o modelo 3D dos Pokémon - modelo esse que pode ser rodado em até 360º em todas as direções.
Já tela inferior, por sua vez, vê-se as informações do Pokémon - habilidades, evoluções, egg groups, status base e movimentos que ele pode aprender.
Ao tocar em um movimento, o jogo mostra seus detalhes, além de outros Pokémon que o aprendem. Caso o movimento em questão seja um Egg move, o Pokédex 3D mostra possíveis candidatos que podem passar o golpe por meio de breeding.
Ferramentas de Busca
O Pokédex 3D possibilita ao usuário buscar por Pokémon a partir de 5 filtros diferentes - Name, Type, Egg Group, Ability e Moves.
Spot Pass e Trocas
A forma mais comum de obter outros Pokémon é através do Spot Pass. Diariamente, por meio do Nintendo WiFi Connection, são mandados automaticamente até 3 Pokémon para o Pokédex 3D. Outra forma de conseguir Pokémon é por meio de trocas. Diferente dos jogos da série principal, a troca, no Pokedéx 3D, é um compartilhamento simultâneo das informações dos Pokémon.
Para completar os dados de Pokémon com múltiplas formas - Unfezant, Frillish, Jellicent, Deerling e Sawsbuck - é necessário realizar trocas, tendo em vista que recebia-se via Spot Pass somente uma das formas. O mesmo aplica-se aos macacos elementais - Pansage, Pansear e Panpour.
AR Viewer e AR Markers
O Augmented Reality Viewer, ou AR Viewer, é o principal diferencial do Pokédex 3D. Por meio da leitura dos AR Markers (códigos bidimensionais semelhantes a QR Codes) pela câmera do Nintendo 3DS, é possível posicionar os Pokémon no mundo real.
Cada Pokémon possui um AR Marker único e que é disponibilizado no momento em que ele é obtido. Para utilizar o AR Maker é preciso imprimi-lo. Além de visualizar os Pokémon, com o AR Viewer é possível, também, interagir com os modelos 3D, seja fazendo-os se movimentar, emitir sons, entre outras possibilidades.
Apesar de muito versátil, o AR Viewer possui algumas limitações:
- É necessário uma quantidade de luz específica para ocorrer o tracking dos AR Markers;
- É relativamente fácil perder o tracking dos AR Marker na câmera do Nintendo 3DS;
- A câmera do Nintendo 3DS só lê um número limitado de AR Marker de uma única vez.
Sticker Book
Uma forma de catalogar os Pokémon vistos por meio de AR Viewer é o Sticker Book. Cada vez que o usuário visualiza um Pokémon pelo AR Viewer um AR Sticker é criado. Já na primeira vez que o usuário tirar uma fotografia do Pokémon pelo AR Viewer, ele ganha um Photo Sticker.
Somando Photo e AR Stickers, ao atingir um determinado número, o usuário habilita novas funcionalidades para o AR Viewer, sendo elas:
- 30 Stickers - Arremessa uma nota musical que faz os Pokémon usarem seu cry.
- 50 Stickers - O usuário pode usar uma foto como plano de fundo.
- 70 Stickers - 9 Pokémon podem aparecer simultaneamente.
- 100 Stickers - O usuário pode ajustar o tamanho dos modelos 3D.
- 150 Stickers - Pode-se usar a função Stopwatch.
- 200 Stickers - 10 Pokémon podem aparecer simultaneamente.
- 250 Stickers - 11 Pokémon podem aparecer simultaneamente.
- 328 Stickers - 12 Pokémon podem aparecer simultaneamente.
Tags
Jogos