Pokémon Ranger

Pokémon Ranger

Pokémon Ranger é um Spin-Off da série Pokémon que trouxe um novo conceito para aqueles que estavam cansados dos tradicionais modos de jogar Pokémon, capturando, treinando e batalhando. Em Pokémon Ranger, esse método é um pouco diferente - e há um bom motivo para isso.


O que é um Pokémon Ranger? Para responder a essa questão precisamos entender a origem dos Rangers. Para se tornar um Pokémon Ranger, o personagem precisa primeiro se graduar na academia de sua região. Após a graduação, ele se torna um Area Ranger. Enquanto os Student Rangers podem completar missões apenas dentro da Ranger Union onde estudam, os Area Rangers podem pegar missões mais perigosas e viajar pelo continente para completá-las.

Para isso, claro que é necessária a ajuda dos Pokémon. Por isso, os Rangers usam um dispositivo chamado Capture Styler, que acalma e controla, temporariamente, Pokémon selvagens. Isso funciona como meio de resolver problemas ecológicos, derrotar criminosos que usam os Pokémon para atingir seus objetivos ilegais e prender os conhecidos Caçadores de Pokémon.

Respondendo à pergunta no início do texto: Pokémon Rangers são guardas, e todas as regiões precisam de sua ajuda para manter a paz na natureza.


Logo no começo do jogo, você deve aprender como usar o seu Capture Styler, que funciona de forma simples. Usando a stylus do DS, você deve fazer círculos em volta do Pokémon que quer capturar. Faça isso até que a barra de captura esteja cheia e pronto, você já pode ter a ajuda daquele Pokémon.

Pokémon capturados com a Capture Styler podem te ajudar de diferentes formas, desde dar uma ajuda utilizando suas habilidades para capturar outro Pokémon, até destruir pedras ou apagar fogo em determinados momentos do jogo.


No primeiro jogo da série, você pode escolher entre ser um garoto e ter um Minun como parceiro, ou uma garota, com um Plusle. Capturando e emprestando o poder dos Pokémon, você deve se tornar um membro da Ranger Union, um tipo de quartel general que envia Pokémon Rangers para todas as regiões do mundo Pokémon que estejam precisando desse auxilio. Ao se formar na academia e se unir ao Ranger Union, você completa algumas missões, até ser apresentado à equipe vilã do jogo.

Os vilões de Pokémon Ranger

O Go-Rock Squad é a vilania na região de Fiore, liderada por Gordor, que um dia foi colega de turma do professor da região, o professor Hastings. Eles roubam Pokémon com um dispositivo parecido com a Capture Styler chamada de Power Styler, usada também para capturar Pokémon lendários, os quais em especial são procurados pela equipe, o trio de Cães Lendários de Johto: Entei, Raikou e Suicune.

A equipe tem planos de capturar as três bestas lendárias e utilizá-las para dominar e controlar toda a região de Fiore. Em determinado momento, o jogador invade a base secreta da Go Rock e, após derrotar todos os membros da equipe, é confrontado pelos membros Administradores e músicos, o Go Rock Quad, formado por: Tiffany, a violinista; Clyde, que toca o bumbo; Garret, o baixista; e Billy, o mais velho dos quatro, que toca guitarra.


Com a ajuda do Pokémon Ranger Spencer, o jogador derrota o quarteto, mas não antes de impedir que Gordor e o restante dos membros da equipe avance e consiga, finalmente, capturar as bestas lendárias usando uma Capture Styler mais forte em forma de Órgão de Tubo. Os dois parceiros do jogador e seu ou sua colega de turma destroem o órgão, enfurecendo as bestas, que começam a atacar o líder, Gordor, mas logo são libertadas pelo jogador.

Depois de falhar em tentar dominar Fiore, Gordor foge e o quarteto de músicos resolve se focar apenas em seus shows. No final, Hastings está a caminho para entregar um ovo para Spencer mas é surpreendido por membros do Go-Rock Squad, que roubam o ovo, mas são logo capturados pelo jogador e seu (sua) colega de turma. O ovo é devolvido para o professor e Gordor aparece novamente para impedir que os membros da equipe continuem a luta, dizendo que a Go-Rock Squad acabou.

O ovo é nada menos do que o ovo de Manaphy, que deve ser transferido para Pokémon Diamond e Pearl, pois não há como ser chocado em Fiore, precisando então ser transferido para Sinnoh. Lá, o jogador recebe o ovo e finalmente consegue chocar Manaphy.


Recepção de Pokémon Ranger

Pokémon Ranger conta com dois outros jogos que contam histórias diferentes, mas com a presença de personagens já conhecidos, como o Professor Hastings ou Gordor. O primeiro jogo da série vendeu 193.337 cópias no Japão em sua semana de lançamento. Em termos de análises de jogos, "Pokémon Ranger" recebeu uma reação bastante positiva. 

A IGN deu ao jogo uma pontuação total de 7.1, citando a apresentação, jogabilidade e gráficos como pontos fortes. O uso de seu som, por sua vez, foi entendido como uma grande desvantagem, sobretudo com relação aos sons de 8 bits dos jogos originais de Game Boy, como o choro dos Pokémon. A falta de um modo multiplayer também foi um ponto negativo na revisão da IGN.

Até 31 de março de 2008, Pokémon Ranger vendeu 2,70 milhões de cópias em todo o mundo.

Eduardo Galiani

Olá, meu nome é Eduardo, tenho 33 anos e sou um aquariano raiz! Sou formado em jornalismo e trabalho com assessoria de imprensa e como escritor, o que eu espero se tornar a minha principal fonte de renda um dia.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال