Pokémon Ranger: Shadows of Almia é um RPG de ação desenvolvido para Nintendo DS, sendo a sequência direta de Pokémon Ranger (2006). Lançado no Japão em 20 de março de 2008, o jogo é ambientado na região de Almia, onde o jogador é um dos estudantes da Ranger School.
Com 270 Pokémon que podem ser obtidos, muitos deles nativos da região de Sinnoh, Shadows of Almia desafia o jogador a interromper os plano da Team Dim Sun, um grupo que busca utilizar Darkrai para afundar o mundo em pesadelos.
Trama
Shadows of Almia acompanha a jornada de um jovem Pokémon Ranger que acabou de se formar na Ranger School. O protagonista masculino é Kellyn, enquanto a feminina é Kate.
Conforme o jogador completa missões - estas que envolvem usar Pokémon para ajudar cidadãos de Almia, entra-se em contato com a Team Din Sun, um misterioso grupo que utiliza-se de máquinas controladoras de mentes de Pokémon chamadas Gigaremos.
Com os Gigaremos, a Team Din Sun conspira, em conjunto com o líder da Altru Inc., Blake Hall, controlar todos os Pokémon da região de Almia e utilizá-los para seus interesses próprios.
Jogabilidade
Nos jogos da série Pokémon Ranger, o método de obtenção de Pokémon é diferenciado. Utiliza-se o Capture Styler, um equipamento que permite o controle temporário de Pokémon selvagem. Ele funciona ao lançar o Capture Disc, um aparelho semelhante a um peão que roda em volta do Pokémon.
Ao rodar, o Capture Styler cria uma trilha que libera friendship e aumenta a possibilidade do Pokémon selvagem querer ajudar o Ranger. Cada Pokémon requer um determinado número de rodadas para ser recrutado.
Apesar disso, cada Ranger possui um Partner Pokémon, uma criatura que o acompanha nas missões. Em Shadow of Almia, os Partner Pokémon que podem ser obtidos são, em ordem:
- Starly, Pachirisu ou Munchlax;
- Kricketot;
- Croagunk;
- Mime Jr.;
- Cranidos;
- Shieldon;
- Chimchar;
- Sneasel;
- Snover;
- Misdreavus;
- Starly (caso não tenha sido capturado no começo);
- Machop;
- Piplup;
- Tutwig;
- Hippopotas;
- Gible.
A maioria dos Partner Pokémon são obtidos após o cumprimento de missões. É possível trocar o Partner Pokémon a qualquer momento do jogo.
Além disso, ao concluir missões, obtêm-se Capture Cards, que são aprimoramentos para o Capture Styler. Existem dois tipos de Capture Card: as Attack Type Cards - que diminuem o dano de ataques de determinados tipos - e as Styler Enhacement Cards - que melhoram as funcionalidades do Capture Styler, como aumentando o dano infligido pelo Capture Disc.
O dano infligido pelo Capture Disc, em especial, decorre da nova mecânica introduzida. Em Shadow of Almia, cada Pokémon tem um número de Hit Points (HP) que cai conforme o Capture Disc circunda tal Pokémon.
Nesse sentido, no final de algumas missões, um Pokémon com uma barra de HP maior do que o normal pode aparecer. Eles são os Boss Pokémon, sendo:
- Tangrowth;
- Toxicroak;
- Rampardos;
- Drapion;
- Spiritomp;
- Froslass;
- Lucario;
- Infernape;
- Heatran;
- Kingdra;
- Gliscor;
- Cresselia;
- Magnezone;
- Electivire;
- Garchomp;
- Rhyperior;
- Magmortar;
- Gallade;
- Dusknoir;
- Darkrai;
- Regigigas.
Outra funcionalidade adicionada em Shadows of Almia foi a possibilidade de utilizar Pokémon para caminhar sobre terrenos, como lava e rios. Os Pokémon utilizados nesses contexto são Doduo, Torkoal, Empoleon, Staraptor e Floatzel.
Tags
Jogos