Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Sky


Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Sky é o sucessor dos jogos anteriores para a mesma plataforma, Explorers of Time & Explorers of Darkness. A sucessão não é apenas por ter mais funcionalidades, uma vez que a história continua após os acontecimentos dos jogos anteriores. No início do jogo, um menu se oferece para contar a história do que ocorreu nos jogos passados.

Lançado em 2009 para Nintendo DS, o jogo também pode ser adquirido e jogado no Virtual Console do Wii U usando cerca de 150Mb de memória. Além disso, foi disponibilizado um episódio da série exclusivamente em inglês no canal oficial da Pokémon Company no YouTube que mostra parte da história e ambienta o jogador dentro desse universo.


Além de expandir a história dos jogos anteriores e incluir mais desafios nas masmorras ao longo da aventura, o jogo conta com diversas histórias no pós-game. Você poderá ver 492 Pokémon disponíveis no jogo, inclusive lendários, inimigos ou não.

Pokémon Iniciais

O jogador realiza um teste com várias perguntas sobre sua personalidade. O resultado do teste identifica sua natureza, sendo que ela está ligada a um Pokémon inicial da sua aventura. Depois, você poderá escolher o seu parceiro, desde que ele não seja do mesmo tipo que o seu. Por exemplo, se o primeiro foi um Chimchar, o outro não poderá ser Charmander, Vulpix, Cyndaquil ou Torchic.

Resumo do jogo

Você é um humano que acorda em um banco de areia, na forma de um Pokémon após uma tempestade. Koffing e Zubat irão roubar um item do seu parceiro e a primeira missão do jogo é pegá-lo de volta. Nesse momento, você será introduzido às mecânicas de batalha, às masmorras e algumas outras funções próprias da série Mystery Dungeon.

Após esse prólogo, você e seu parceiro encontrarão Chatot, que irá introduzi-los na Equipe de Exploradores liderados por Wigglytuff. Após isso, você irá participar de diversas aventuras. Uma gameplay completa até terminar tudo do jogo exige, pelo menos, 20 horas na frente do console.


O principal vilão da história é Dialga que, cheio de raiva, ameaça o mundo com seu poder de controlar o tempo. Derrotá-lo parece um desafio muito grande para os protagonistas, mas serão eles que salvarão o mundo.


Episódios especiais

São cinco episódios especiais no jogo em que você joga com outros Pokémon diferentes dos que você escolheu.

O primeiro ocorre antes dos acontecimentos da história principal e é estrelado por Bidoof, que não era querido por todos na equipe de Wigglytuff inicialmente. Após algumas aventuras, o Pokémon castor encontra Jirachi, que realiza um desejo dele (sem mais spoilers!). Outros 4 episódios ocorrem antes e depois da aventura principal na linha temporal e possibilitam o encontro com Pokémon lendários e míticos.


Na cidade do tesouro, além dos já conhecidos estabelecimentos de compras de itens comandados pelos Kecleon, aprendizagem de golpes pelo Electivire e o banco de Duskull, há uma nova cafeteria do Spinda onde você pode produzir sucos através de ingredientes e acesso a novas áreas do jogo.


Este é mais um jogo da série Mystery Dungeon. Sua história tem tanto momentos de cortar o coração quanto momentos de alegria e tristeza proporcionados pela aventura. Nem tudo aqui terá um final feliz, então prepare seu lencinho ao longo e no final do jogo!

João Meireles

João Meireles (Johnny), tem 30 anos e mora em São Paulo. Formado em Administração na USP, e agora cursa Gestão de Políticas Públicas. Fã de Pokémon desde a Eliana na Record e Yellow no GameBoy, jogou TCG, e (quase) todos os principais jogos da franquia. Usa Pokémon GO para sair do sedentarismo e correr, mas dá aleluia quando o ovo é de 2km. Entusiasta de competições, sonha em ver um torneio no Brasil maior que o CBLOL.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال