Pokémon: As Crônicas de Arceus


Pokémon: as crônicas de Arceus é um especial lançado pela Pokémon Company em colaboração com a Netflix. É um especial lançado para celebrar o lançamento do jogo Pokémon Legends: Arceus, uma vez que nos foi apresentado novas formas regionais e uma história interessante que - sim - merecia um especial para nos mostrar como seria a região de Sinnoh em épocas passadas. O especial foi lançado mundialmente no dia 23 de setembro de 2022.

Pokémon: as crônicas de Arceus

A história começa com o narrador falando sobre o mundo Pokémon, assim como nos filmes lançados anteriormente. Esse em especial ele cita Arceus, o Deus Pokémon, e como ele cuida de todos os Pokémon existentes. Na sequência é mostrado Ash e Goh desembarcando na cidade de Canalave, local onde eles foram especialmente para estudar como as pessoas viviam antigamente e como a relação entre humanos e Pokémon evoluiu ao longo dos anos. Ao chegarem na cidade eles vão para uma espécie de exposição de como era a cidade na antiguidade. Barracas armadas, cenários construídos para simular e transportar as pessoas para uma época diferente.

No evento eles acabam encontrando Dawn, uma grande amiga de Ash, que está vestindo trajes usados pelas pessoas naquela época, e ela rapidamente pede que eles usem também para que assim eles possam explorar juntos aquele lugar. Dawn então os leva para uma tenda para que eles possam se trocar e chegando lá eles encontram a campeã Cynthia, também vestida com trajes históricos. Cynthia, como boa pesquisadora, mostra a eles objetos antigos com histórias interessantes por trás.


Na cena seguinte vemos os vilões que quase destruíram a região de Sinnoh no passado, a Equipe Galática. Sim, isso mesmo! Eles voltaram para aterrorizar a todos com seus planos. Na cena de seu retorno é mostrado um dos líderes, Saturno, com alguns membros indo atrás de Heatran. Saturno ordena que seu Toxicroak use o Cavar para atacar o lendário e assim conseguir capturá-lo. A cena acaba rapidamente e em seguida é mostrado Cynthia mostrando uma espécie de maquete de como era o Mt. Coronet antigamente. Ela fala que aquele lugar sempre possuiu um grande impacto em tudo que está ao seu redor, incluindo os Pokémon.

Em certo ponto Cynthia mostra a eles um quadro com alguns Pokémon daquela época e é ali que ela mostra formas regionais de Growlithe e Braviary além das formas evoluídas de Basculin (Basculegion), e de Stantler (Wyrdeer). Naquele momento chega um questionamento: como as pessoas da antiga Sinnoh capturavam os Pokémon? É nesse momento que Cynthia mostra a eles as Poké Bolas antigas. Elas eram simples, feitas de madeira e com um design diferente das Poké Bolas atuais.

Cynthia os leva para um habitat com alguns Pokémon e três deles chamam a atenção de Ash, Dawn e Goh. Trata-se de Rowlet, Cyndaquil e Oshawott. Esses iniciais de regiões distintas são ditos como os iniciais daquela época, ou seja, os três possuem formas regionais em seus últimos estágios evolutivos e é sobre isso que Cynthia está a procura.


Cynthia então lança um desafio de captura e convida Ash, Dawn e Goh. Eles terão que pegar um dos três Pokémon em menos tempo e quem conseguir esse feito primeiro ganhará um prêmio. No final das contas, depois de muita confusão, os três conseguem capturar os Pokémon no mesmo tempo fazendo com que Cynthia entregue o prêmio a todos eles: um livro feito pela campeã sobre o espaço-tempo de Sinnoh.

Na cena seguinte, os Galáticos aparecem de novo e desta vez também é mostrada as outras líderes, Marte e Jupiter, no quartel de comando da Equipe. Desta vez eles estão com um objeto chamado Placa da Chama. Este item, segundo eles, contém uma parte do poder de Arceus e é disso que eles precisam para a criação de um novo mundo. Saturno libera Heatran e ordena que o Pokémon use seu Tempestade de Magma para ativar o poder da Placa da Chama, fazendo com que todo aquele poder seja levado ao limite.


Após Heatran usar seu poder, uma onda vermelha toma conta de Sinnoh fazendo com que os Pokémon sintam algo, inclusive Arceus. Arceus sente o poder de Heatran enquanto é rodeado pelos Pokémon Uxie, Mesprit e Azelf. Nesse momento é revelado que a Equipe Galática usou esse poder para ultrapassar as barreiras para outra dimensão e assim abrir um portal para resgatar Cyrus.

Ash, Dawn e Goh vão em direção ao Mt. Coronet após Pikachu, Grookey e Piplup sentiram uma onda emanada pelo poder de Heatran. Chegando lá eles se deparam com um Bronzong e um grupo de Chingling batalhando de maneira estranha e agressiva. Dawn pede que Piplup use o Redemoinho para fazer com que todos parem. O movimento funciona e todos que pareciam estar confusos voltam ao seu estado normal, o que os deixa intrigados fazendo-os perceber que um dos Chingling está machucado. Nesse momento, ao se aproximarem do Pokémon, Uxie, Mesprit e Azelf aparecem agindo de forma agitada como se quisessem dizer alguma coisa.

Os lendários unem seu poder fazendo aparecer uma espécie de fenda com a imagem de Arceus para que todos vejam o Deus Pokémon, o que os deixam mais intrigados ainda. Nesse momento, Ash e Dawn contam para Goh sobre a experiência de ter lutado no passado ao lados dos lendários para salvar o mundo da destruição. Quem não se lembra de quando Ash, Dawn e Brock sentiram a presença dos três Pokémon e ajudaram a salvar Dialga e Palkia? Pois bem, isso explica um pouco do motivo deles terem aparecido mais uma vez.


Ash e os outros decidem levar o Chingling machucado para o Centro Pokémon mais próximo e teorizam que Uxie, Mesprit e Azelf queriam avisá-los de algum problema com Arceus e que vão fazer de tudo para ajudar. A cena seguinte mostra os membros da Equipe Galática colocando seu plano em ação. Eles revelam que seu maior desejo é trazer Cyrus de volta para o mundo atual e que isso será feito às 18 horas daquele dia. Nesse momento, um flashback é mostrado de quando Cyrus foi levado para o outro mundo criado por Dialga e Palkia e de como foi realizado o plano de fazer com que os lendários de Sinnoh abrissem um espaço-tempo.

No Centro Pokémon, um noticiário transmite imagens de Pokémon sendo atordoados por uma espécie de onda. Nesse momento, Brock aparece para a surpresa de todos. Isso mesmo! A equipe do Ash de Sinnoh ficou completa de novo. Liderado por Brock, todos partem para o Mt. Coronet para tentar descobrir o motivo que deixou Chingling machucado.


Enquanto isso, a Equipe Galática continua a todo vapor e começa a preparar seus equipamentos para abrir um novo portal. Agora que eles possuem o poder de Heatran e sabem que isso combinado com a Placa da Chama pode atingir proporções enormes que chegariam até Arceus. Saturno ordena que Heatran use mais uma vez o Tempestade de Magma, só que dessa vez de maneira mais intensa. Ash e os outros, que estão na aeronave de Brock, visualizam o raio lançado em direção ao céu e vão rapidamente em direção de onde está vindo. Nesse meio tempo, Dawn liga para Cynthia para que ela os ajude mais uma vez.

Saturno continua ordenando que Heatran use seu poder após perceber que um portal está sendo aberto, mas nesse momento Jupiter tenta convencê-los de que isso vai sobrecarregar os equipamentos e causar um estrago, o que não demora muito para acontecer. O raio que está sendo lançado ao céu sobrecarrega a máquina e, no mesmo instante, esse poder é lançado em direção a Heatran que recua e fica tomado pela raiva, fazendo com que seu poder destrua tudo em sua frente. Saturno tenta fazer com que ele volte para a Poké Bola, mas falha. Jupiter pede que todos recuem para se proteger, mas se torna inútil já que o poder de fogo de Heatran está em seu limite.


Heatran absorveu o poder da Placa e se tornou uma bola de fogo fazendo com que tudo em sua volta queime. Ele parte em direção ao Mt. Coronet, mas sua chama é tão poderosa que atinge a floresta por ali, fazendo com que os Pokémon corram em desespero. Ash e todos percebem a ação e tentam impedir o lendário de causar uma catástrofe. Eles vão rapidamente em direção ao Mt. Coronet e logo se dão conta de que aquilo é plano da Equipe Galática.

Após chegarem no local, os Galáticos chamam seus parceiros, Toxicroak, Purugly e Skuntank, para impedir Ash e os outros continuem avançando. Nesse instante, Uxie, Mesprit e Azelf aparecem e tentam impedir Heatran, mas o poder do lendário de Fogo e Aço é tão forte que foi capaz de criar uma armadura de lava que é expelida por todo lado.

Os três lendários lançam uma visão mostrando para Ash e os outros que Heatran está preso dentro do corpo em chamas controlado pela Placa da Chama. Essa placa, como dita antes, possui uma parte do poder de Arceus e é capaz de abrir um portal de espaço-tempo, que é exatamente o que a Equipe Galática quer. Brock pede que Ash e os outros se juntem aos três lendários para impedir Heatran enquanto ele sozinho luta contra a Equipe Galática. Brock chama seu Steelix e sua poderosa Blissey para impedir os vilões e, sim, Brock dá uma surra nos Pokémon da Equipe Galática.


Enquanto isso, Ash e os outros chamam seus Pokémon de tipo Água para tentar impedir Heatran. Brock continua lutando, mas ganha uma ajuda mais que necessária da campeã Cynthia. Cynthia pede que Brock vá com Garchomp ajudar os outros contra Heatran. Já Brock pede que Blissey e Croagunk fiquem e ajudem Cynthia, que chama sua poderosa Roserade. Ash e os outros percebem que a única maneira de impedir Heatran é fazendo-o afundar no solo e então começam a concentrar os ataques dos seus Pokémon no solo, próximo aos pés de Heatran. Dawn chama seu Mamoswine para ajudar e dá certo.

Heatran ganha uma forma colossal e o portal acaba por se abrir, fazendo todos ficarem sem entender o que de fato aconteceu. Nesse momento, Arceus aparece fazendo a força que controla Heatran parar. A Equipe Galática tenta fugir, mas são presos pelos chicotes poderosos de Roserade. Arceus fecha o portal e deixa todos incrédulos pelo seu poder.


Após destruir o portal, Arceus e os outros precisam salvar Heatran de uma explosão perigosa. Nesse momento, após pedidos, Arceus usa o poder de sua Placa de Água para criar um oceano e ajudar o Pokémon a se libertar, mas pra isso ele precisará da ajuda dos outros Pokémon para impulsionar os ataques. Ash, Dawn e Goh se juntam a Uxie, Mesprit e Azelf para combinar os poderes.

Arceus lança seu poder de água ao redor de Heatran e, junto com o Psíquico dos três lendários, Ash e os outros mergulham no oceano e começam a lançar ataques para conseguirem libertar Heatran daquele corpo em chamas. Ao conseguirem adentrar o corpo, eles percebem que a placa está fora de controle colocando em perigo até mesmo o Pokémon lendário. Com a ajuda de seus Pokémon, Ash e Goh envolvem Heatran numa camada que o protegerá dos danos da água, já que o Pokémon é de tipo Fogo. Uxie lança seu poder psíquico para levar o Pokémon para longe dali.


A camada criada pelos ataques é quebrada, mas Ash e os outros conseguem dar um jeito de salvar Heatran. Uxie, Mesprit e Azelf usam o Psíquico mais uma vez e assim que conseguem sair do oceano criado por Arceus. O Deus Pokémon destrói o oceano com seu poder, recuperando assim a sua Placa da Chama.

Arceus se prepara pra partir, mas antes disso os Galáticos, ainda presos, tentam desvendar o que aconteceu com Cyrus questionando ao Deus Pokémon a respeito disso, mas são ligeiramente ignorados. Arceus então parte para seu mundo juntamente de Uxie, Mesprit e Azelf.

Leandro Lemos

Graduado em Ciências Biológicas, Pós-graduando em Zoologia e especializado em Entomologia. Poke-fã desde que se entende por gente. Viciado nível hard e apaixonado por toda a franquia. Hoje, como bom fã, busco levar informação e aguçar a curiosidade daqueles que buscam informações sobre Pokémon, fazendo com que todos, assim como eu e toda equipe da PBN, tenham Pokémon em sua vida.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال