Brock (Anime)

Blissey Brock

  • Nome Brasileiro: Brock
  • Nome Americano: Brock
  • Nome Japonês: Takeshi
  • Voz Brasileira: Alfredo Rollo (episódios 005 - 661); Sérgio Cantú (Sol e Lua)
  • Voz Americana: Eric Stuart (episódios 005 - 421); Bill Rodgers (422 - Recente)
  • Voz Original: Yūji Ueda

Brock é um aspirante a Médico Pokémon e ex-companheiro de viagem de Ash . Ele costumava ser o Líder do Ginásio Pewter, entregando a Insígnia de Pedra para os treinadores que o derrotavam. Brock viajou com Ash através das regiões de Kanto, Johto, Hoenn e Sinnoh em sua jornada para melhorar suas habilidades como Criador Pokémon. Eventualmente, ele decidiu voltar para casa e estudar para se tornar um Médico Pokémon. Sua primeira aparição foi no episódio 005 - Exibição na Cidade de Pewter!

Perfil

Brock é visivelmente maduro, sábio e equilibrado, muitas vezes agindo como um irmão mais velho e zelador dos outros personagens e uma voz da razão nas disputas. Ele geralmente colocará os outros antes de si mesmo e apoiará seus amigos mesmo contra seu melhor julgamento ou às suas próprias custas. Brock sempre carrega livros e mapas com ele e, portanto, geralmente é o personagem que sabe para onde o grupo está indo e o que eles podem fazer quando chegarem lá. No entanto, na série Rubi e Safira, esse papel foi assumido principalmente por Max, que possuía um PokéNav.

Ele é conhecido por suas habilidades domésticas como costurar, passar aspirador e, mais notavelmente, cozinhar - habilidade esta que Ash e os outros mais aproveitam. A capacidade da bolsa de Brock é infinita, como visto no episódio 009 - A Escola dos Golpes Duros!, em que é capaz de conter jogos de chá completos, mesas e utensílios de cozinha. Ele também carrega muitos outros suprimentos, como Poções e comida Pokémon, mas precisa fazer paradas nas cidades para que possa reabastecer os suprimentos do grupo.

Apesar disso, toda a sua maturidade e racionalidade o deixam completamente ao ver uma bela mulher. Ele é extremamente apaixonado pela perspectiva de encontrar a garota dos seus sonhos, embora normalmente nunca tenha sucesso em cortejar uma mulher. No entanto, algumas mulheres demonstraram interesse por ele, como Wilhomena, Temacu, Natalie, Lucy, Holly, Autumn, Narissa, Lizabeth e Olívia.

Apesar de seus fracassos, Brock continua determinado a encontrar uma garota para começar um relacionamento, e indicou várias vezes que ele pararia de viajar com Ash e ficaria com a garota se isso acontecesse. Esse comportamento tende a irritar os outros personagens, e Misty e Max costumam arrastar Brock para longe das mulheres puxando-o pela orelha. Além disso, alguns dos próprios Pokémon de Brock, mais notavelmente Croagunk, o atacaram por ficar flertando demais com as mulheres.

Brock Flertando com Enfermeira Joy

Sua obsessão pelas Oficiais Jenny e Enfermeiras Joy, em particular, pode parecer humilhante e embaraçoso para seus amigos. No entanto, graças a essa obsessão, Brock pode dizer quando elas são reais ou impostoras, bem como distinguir diferenças físicas sutis entre elas. Esta "habilidade" foi usada várias vezes na série.

Brock não costumava batalhar, apesar de sua experiência como ex-líder de Ginásio, embora aceitasse alegremente os desafios de garotas como Miki, Molly, Hale e Olívia. Em vez disso, ele tendia a aconselhar Ash sobre estratégias de batalha e assistia às partidas atentamente, vendo o conhecimento como valioso para entender um Pokémon em sua totalidade.

Brock Cuidando de Pokémon

Seus objetivos desempenharam um papel passivo em seu desenvolvimento, e a função geral de Brock foi geralmente de apoio para outros personagens principais, geralmente contribuindo mais em termos de sabedoria e travessuras cômicas do que a ação da série. Ao contrário de outros personagens, que aspiram alcançar e se destacar em campos competitivos como treinamento Pokémon e torneios Pokémon, seu objetivo inicial de se tornar um grande Criador Pokémon era silencioso e, portanto, não era exibido com frequência. A experiência de Brock com Vulpix lhe ensinou muito sobre condicionamento e nutrição, enquanto mais conhecimento veio da criação de Happiny e Bonsly. Ele questionou se estava realmente perseguindo seus sonhos como seus amigos perto do final da série Diamante e Pérola, e finalmente decidiu se tornar um Médico Pokémon.

História

Acompanhando Ash

Jovem Brock e Flint

Não se sabe muito sobre a infância de Brock. No episódio 310 - Cadê o Meu Torchic!, ele revelou que seu primeiro Pokémon foi Onix - que ele recebeu de seu pai (Flint) como presente de 10º aniversário. No episódio 125 - O Pequeno Grande Chifre!, foi revelado que Brock participou da Liga Júnior de Beisebol.

Flint deixou seus filhos para ir atrás de seus sonhos, deixando para Brock a responsabilidade de liderar o Ginásio de Pewter, além de cuidar de seus nove irmãos mais novos. Isso fez com que ele criasse um grande senso de responsabilidade ainda jovem, sem falar em sua seriedade e implacabilidade como Líder de Ginásio.

Ao final do episódio 005 - Exibição na cidade de Pewter!, depois que Brock concedeu à Ash a Insígnia de Pedra, Flint se apresentou e confessou quem ele era. Flint assumiu as responsabilidades do Pewter Gym e sua família, deixando Brock livre para viajar com Ash e Misty. Brock só se tornou o Líder do Ginásio porque sentiu que era sua responsabilidade, e ele admitiu para Ash que preferia cuidar dos Pokémon do que batalhar com eles. Era seu sonho se tornar um grande Criador Pokémon, e quando Flint retomou o controle do Ginásio, Brock pôde começar a seguir esse sonho.

Brock com Professora Ivy

Brock deixou a série brevemente durante a saga das Ilhas Laranja para trabalhar para a Professora Ivy na Ilha de Valência e por isso só é visto em algumas participações especiais no segundo filme. Enquanto estava lá, algo que permanecerá em segredo aconteceu, tendo em vista que Brock apenas se encolhe e diz "aquele nome" sempre que é questionado sobre a Professora Ivy. Após este incidente, Brock voltou para Kanto, onde foi encontrado por Delia Ketchum, que o ajudou a recuperar suas forças. Brock então se tornou um rival de Mimey até que ele se juntou a Ash e Misty enquanto os três viajavam para Johto.

Brock Flint Lola Pokémon

Ao final da jornada por Johto, Brock se separa de Ash e Misty, pois sua ajuda foi solicitada pelo seu pai. Ao voltar para casa, Brock ficou chocado ao descobrir que sua mãe havia retornado e confiscado o Ginásio, transformando o refúgio do Tipo Pedra em um covil do Tipo Água brilhantemente decorado. Brock lutou com ela pela honra dos tipos Pedra e venceu, encorajando seu irmão Forrest a treinar para um dia se tornar Líder do Ginásio.

Brock em Hoenn

Depois disso, Brock voltou a acompanhar Ash através de Hoenn, junto com seus novos amigos May e Max, e então através de Kanto novamente enquanto Ash enfrentava a Batalha da Fronteira. Ele saiu brevemente quando a série Rubi e Safira terminou para visitar sua casa, mas rapidamente voltou a viajar com Ash e Dawn em Sinnoh. Perto do final da saga Sinnoh, Brock começou a mostrar interesse em se tornar um Médico Pokémon, e então, ao invés de seguir Ash até Unova para aconselhá-lo, decidiu permanecer em Kanto para estudar.

Brock fez uma aparição no episódio 661 - A Maior Crise do Ginásio de Pewter!, em que foi revelado que, enquanto esperava para frequentar uma escola de medicina Pokémon, ele tinha estudado muito em casa e também ajudado no Centro Pokémon da Cidade de Pewter. No episódio, ele desempenhou um papel importante em ajudar Forrest a se tornar oficialmente o Líder do Ginásio de Pewter, quando é revelado que seu pai nunca informou à Liga Pokémon sobre a mudança de título.

Pokémon: Preto e Branco

Brock e Cilan

Brock foi mencionado em 748 - Expedição na Ilha Onix!, quando Dawn soube que Cilan cozinha para ele, Ash e Iris. Ela disse que era parecido com o jeito que Brock costumava fazer para ela e Ash antes de decidir se tornar um Médico Pokémon. Ele também apareceu em flashbacks nos episódios 749 - O Mistério do Cubchoo Desaparecido! e 777 - Uma Reunião Acalorada!. Além disso, ele apareceu em uma fantasia em 803 - O Sonho Continua!

Brock apareceu pessoalmente no episódio 804 - Cilan e Brock! A Fúria de Gyarados!, em que foi revelado que ele frequentou a Escola de Medicina Pokémon e foi enviado à Johto para ser aprendiz de um Médico Pokémon como parte de seu treinamento. Ao passar pela cidade, ele esbarrou no Especialista Pokémon Cilan brevemente, então o encontrou novamente quando Cilan levou seu Pansage para ser tratado no Centro Pokémon da cidade depois que ele foi ferido por um Gyarados. Enquanto esperavam que ele se recuperasse, os dois encontraram a treinadora Ayumi, que estava tendo problemas para ensinar seu Pikachu a usar o Choque do Trovão. Brock ficou muito impressionado com os talentos de Cilan, pois este ajudou Pikachu a dominar o movimento.

Mais tarde, quando Gyarados que Cilan encontrou anteriormente começou a se alastrar por ter sido ferido pelo caçador furtivo Amer, Brock percebeu que o Pokémon estava machucado. Então, depois que o Apito de Folha de Pansage o colocou para dormir, Brock foi capaz de tratá-lo rapidamente. Em seguida, os dois se despediram e continuaram suas viagens separados, nunca tendo sabido seus nomes ou que Ash era um amigo comum deles.

Pokemon: Sol e Lua

Ash Misty e Brock em Alola

Brock reapareceu em vários episódios da série Sol e Lua. Primeiro, no episódio 993 - Alola, Kanto!: Brock se reuniu com Ash quando ele e seus colegas chegaram ao aeroporto de Kanto, onde ele também usou sua experiência como um Médico Pokémon para diagnosticar o enjoo de Nevinha, a Vulpix de Lílian, como inofensivo. Brock e Misty então compararam os Pokémon em suas formas de Kanto e Alola com a classe no Laboratório do Professor Carvalho.

Mais tarde, Brock e o resto do grupo trabalharam juntos para derrotar a Equipe Rocket, a qual Brock ficou com raiva de encontrar ainda praticando suas velhas táticas de roubo de Pokémon. Depois, o grupo deu uma festa e soube com o professor Nogueira que a classe tinha planos de ir para a Cidade de Cerulean para uma batalha de Ginásio.

No episódio 994 - Quando Regiões se Enfrentam!, o grupo chegou à Cidade de Cerulean, onde Brock e Misty assistiram a palestra do Professor Nogueira sobre a mecânica das batalhas de Ginásio e a Liga Pokémon. Brock derrotou Lílian e Cris em uma Multi Batalha, então usou seu Mega Steelix para derrotar Kiawe e seu Turtonator. Ele e Misty então se despediram de Ash e seus colegas de classe e aceitaram a oferta de Ash de visitar Alola em algum momento no futuro.

No episódio 1053 - Alola, Alola!, Brock acompanhou Misty até Alola e se encontrou com Ash e seus colegas. Parando no Centro Pokémon, ele flertou com a enfermeira Joy apenas para ser interrompido por Misty. Ele ficou para trás para ajudar a enfermeira Joy enquanto ela tratava um Yungoos.

Brock e Olivia

No episódio 1054 - Coração de Fogo! Coração de pedra!, Brock e Misty acompanharam Ash e seus colegas de classe para a Ilha de Akala. Eles visitaram a Fazenda da família de Kiawe, onde um Kangaskhan estava ameaçando os Pokémon apenas para proteger seu filhote ferido. Usando um Comfey que a enfermeira Joy havia dado a ele para acalmar a mãe Kangaskhan, Brock foi capaz de tratar o ferimento do bebê.

Mais tarde, ao conhecer a Kahuna da Ilha Olívia, Brock imediatamente se apaixonou por ela e eles concordaram em batalhar. Brock usou Sudowoodo contra seu Lycanroc, mas a batalha foi interrompida quando a Equipe Rocket tentou roubar os Pokémon. Brock se juntou a Olívia na execução do Esmagamento Gigalítico de Lycanroc, transformando-o em um grande coração, derrotando assim a Equipe Rocket. No final do episódio, Brock voltou para Kanto ao lado de Misty.

Jornadas Pokémon

Brock Jornadas Pokémon

A silhueta de Brock apareceu no episódio 1115 - Destino, Coroação! ao lado dos outros Líderes de Ginásio de Kanto enquanto Ash se dirigia ao Ginásio de Vermilion para desafiar Violeta.

Brock foi brevemente referenciado por Dawn no episódio 1171 - O Sonho de uma Noite de Verão de Darkrai!, quando ela conversou sobre suas viagens com Chloe. No episódio seguinte, Brock aparece em um flashback quando Dawn diz que conseguiu experiência com Brock sobre tratamento de Pokémon feridos. Ash também falou de Brock quando ele e Dawn foram questionados sobre como eles se conheciam.

Brock apareceu, de fato, no episódio especial "Arceus - Aquele que é Chamado de Deus", que foi dividido em quatro partes e se passou na região de Sinnoh. Brock disse que estava trabalhando no Centro Pokémon da cidade de Oreburgh, com seus parceiros Pokémon Croagunk e Blissey, que havia evoluído. Brock se juntou a Ash, Dawn e Goh para impedir o plano da Equipe Galáctica de produzir uma ruptura no espaço-tempo para resgatar Cyrus. 

No episódio 1203 - Um Novo Show! A Rádio do Reino Secreto da Equipe Rocket!, Brock foi visto ouvindo o programa de rádio da Equipe Rocket enquanto acampava em uma floresta. Durante a transmissão do programa, uma carta que ele enviou foi lida por Jessie. Como Jessie estava usando um apelido, Brock não a reconheceu, em vez disso, sentiu-se feliz por quem cuja voz ele se apaixonou estava lendo sua mensagem.

Pokémon de Brock

Steelix

Mega Steelix de Brock

Geodude

Geodude de Brock

Crobat

Crobat de Brock

Forretress

Forretress de Brock

Ludicolo

Ludicolo de Brock

Marshtomp

Marshtomp de Brock

Sudowoodo

Sudowoodo de Brock

Croagunk

Croagunk de Brock

Blissey

Brock Blissey

Comfey

Comfey de Brock

Pokémon que Deixou a Equipe de Brock

Vulpix

Vulpix de Brock

Histórico Pokémon

#005 - Exibição na Cidade de Pewter!
Primeira aparição de Onix e Geodude.

#006 - Clefairy e a Pedra da Lua!
Brock captura Zubat.

#028 - Na Moda dos Pokémon!
Brock passa a tomar conta do Vulpix de Suzie.

#145 - Colhendo Pokébolas!
Brock captura Pineco.

#167 - Confusão no Castelo!
Zubat evolui para Golbat.

#171 - A Beleza Põe a Mesa!
Brock devolve Vulpix para Suzie.

#198 - Fanáticos Pelo Controle!
Golbat evolui para Crobat.

#261 - Entei, Eu Quero Você!
Pineco evolui para Foretress.

#288 - O Pequeno Lotad!
Brock captura Lotad.

#301 - Missão Mudkip!
Brock captura Mudkip.

#339 - Lombre, o Senhor da Água!
Lotad evolui para Lombre.

#381 - Uma Vez, Uma Mawile!
Lombre evolui para Ludicolo.

#424 - Uma Lasca do Velho Brock!
Mudkip evolui para Marshtomp.

#430 - Do Berço Para a Luta!
Brock captura Bonsly

#451 - Grades Espaciais!
É revelado que Onix, que ficou em casa para ajudar no treinamento de Forest, evoluiu para Steelix.

#476 - O Ginásio de Perna Curta!
Brock captura Croagunk.

#482 - Deixa com o Brock!
Bonsly evolui para Sudowoodo.

#501 - Vestido Para a Vitória!
Brock ganha o ovo de Happiny.

#504 - Com a Happiny Somos Uma Família Feliz!
O ovo de Happiny choca.

#658 - Deixa Comigo!
Happiny evolui para Chansey.

#993 - Alola, Kanto!
Brock revela possuir a Steelixnita, sendo capaz de megaevoluir Steelix.

#1054 - Coração de Fogo, Coração de Pedra!
Brock revela ter ganhado Comfey da Enfermeira Joy de Hau'oli.

#Especial - Arceus: Aquele que é Chamado de Deus (Parte 2)
Chansey de Brock há havia evoluído para Blissey.

Matéria atualizada por: Tom Santos

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال