Seguindo a ordem dos jogos
Desde o lançamento de Pokémon Adventures, ficou acordado que o enredo do mangá seguiria a ordem dos jogos lançados e suas respectivas gerações. Até aqui, tudo bem à dupla de roteirista/desenhista do mangá. Mas o que eles não contavam era com o relançamentos de jogos antigos, com nova engines gráficas e enredos complementares (até extras), trazendo antigos protagonistas e Pokémon à tona.Foi assim com Fire Red & Leaf Green, o primeiro relançamento dos jogos, que no mangá teve a participação da primeira geração de protagonistas, além da presença mais que especial de Silver, com revelações profundas para o universo da franquia. Mas depois de três arcos (Emerald, Diamond & Peal, Platinum), a dupla de criadores do mangá se deparou com mais um relançamento, agora da segunda geração de Pokémon.
Isso tudo para explicar porque esse arco é o mais curto em toda a história de Pokémon Adventures, contando com 2 volumes e meio. A história é curta, feita em um fôlego, com batalhas, revelações e muita evolução Pokémon.
A busca de Gold
Começamos com página dupla com o treinador Gold enfrentando o Pokémon Mítico Arceus. A batalha não está fácil e o treinador pede pela ajuda de Silver, que ainda não chegara no local. O suspense continua, pois aqui voltamos algumas semanas para entender como Gold acabou nessa enrascada.Ao lado da Líder de Ginásio Whitney, Gold segue para o Domo de Pokéathlon, uma espécie de olimpíada Pokémon, onde existem dez provas em que os treinadores competem juntos de seus Pokémon. Os Pokémon não se enfrentam em batalhas, mas sim competem em esportes de vários estilos. O que se almeja aqui é conquistar medalhas, divididas em cinco categorias: habilidade, resistência, velocidade, salto e força.
Depois de passar por algumas competições (e se sair vitorioso em todas) Gold encontra a Elite dos Quatro, que decidem enfrentar o treinador na próxima competição. Na prova final, de força, Gold enfrenta Bruno da Elite dos Quatro e ganha com uma virada usando muita habilidade e técnica Pokémon.
Então Bruno faz a pergunta que todos querem saber: por que Gold resolveu participar do Pokéathlon? E a resposta foi inesperada: Gold iria se encontrar com Lance, para que ele pudesse explicar tudo sobre o raro Pokémon Arceus.
Nesse instante, um Dragonite aparece e começa a destruir a cidade em volta do Domo de Pokéathlon. Bruno e Koga da Elite dos Quatro e Gold, com a ajuda de seu destemido Togepi, derrotam o Dragonite. Acontece que esse Dragonite é o principal Pokémon de Lance. Todos ficam sem saber o que aconteceu. Gold, sem muita paciência, decide voltar para casa, já que o antigo Líder da Elite dos Quatro de Kanto não apareceu.
A busca de Silver
Em Johto, nas ilhas Whirl, à leste da cidade de Cianwood, Silver vai até o esconderijo de Lance, mas não o encontra. O jovem treinador tem suspeitas de que a Equipe Rocket está tentando se reerguer e desejava encontrar Lance para saber melhor.Clair, a Líder de Ginásio da cidade de Blackthorn aparece, também procurando por Lance, mas logo a dupla é atacada por inúmeros Koffing. Ao usar o ataque Ladrão de seu Sneasel, Silver recebe uma placa sem saber para que ela serve.
A Líder diz que Lance havia mandado uma mensagem com as palavras: Zona Safari, Placas, Arceus. Sem pensar duas vezes o jovem treinador decide investigar a Zona Safari, enquanto seu Murkrow e Sneasel evoluem para Honchkrow e Weavile.
E aqui sabemos que as suspeitas de Silver eram verdadeiras. A Equipe Rocket está se erguendo novamente sob o comando dos quatro administradores: Ariana, Archer, Proton e Petrel. E cabe a Petrel enfrentar Silver dentro da Zona Safari.
Crystal encontra Silver na Zona Safari e decide seguir com ele para procurar pistas do paradeiro de Lance. O mistério das 16 placas perturba o jovem treinador, que jura derrotar a Equipe Rocket e seus quatro administradores a todo custo. A dupla decide procurar por Morty, o Líder da cidade de Ecruteak, pois ele tem o dom da clarividência. Mas quem acaba encontrando Morty é Gold, que faz o mesmo pedido que a dupla deseja.
Na rota 38, perto da Torre do Sino, Silver e Crystal são atacados por Ariana, uma das administradoras da Equipe Rocket. Enquanto Crystal a distrai, para que Silver possa continuar sua busca, o jovem percebe que as placas que tem em sua posse refletem tipos de Pokémon.
Gold, Silver e Crystal
Ao perceber isso, Silver joga a placa da terra para seu Rhyperior, que fica mais forte que o normal. Vendo que estava certo com relação às placas, ele decide partir com urgência na direção do Ginásio de Ecruteak. É lá que ele reencontra Gold, seu rival.Na batalha de Crystal contra Ariana, Arceus aparece. Ele é chamado de Pokémon Alpha, pois todos os tipos fazem parte dele. Mas muito tempo atrás, os humanos tiraram seu poder dividindo-o em 16 placas. Por isso Crystal sente uma enorme tristeza vindo do Pokémon. Ela tenta capturá-lo, mas Arceus foge.
Os Quatro Administradores da Equipe Rocket vão atrás de Arceus, pois estão procurando as Ruínas de Sinjoh. Localização que somente Arceus conhece.
Nesse meio tempo, Arceus aparece no Ginásio de Ecruteak, atacando o prédio do ginásio. Silver se separa de Gold, e cabe a este treinador enfrentar Arceus. Gold não tem chance, mas é salvo pelo próprio Pokémon mítico que resolve abandonar a batalha no meio. Ao perceber o olhar triste de Arceus, Gold decide ir atrás dele para ajudá-lo.
Silver aproveita o sossego com a partida de Arceus e Gold para pedir ajuda a Morty. Com sua clarividência, o Líder de Ginásio marca em um mapa a localização das 13 placas que faltavam. Silver parte com a missão de recolhê-las, com a ajuda de uma rede de informação formada por Sneasel e Weavile, por todo a região de Johto.
No caminho para as ruínas Alpha, Silver encontra Crystal e eles decidem partir juntos. Os Quatro Administradores da Equipe Rocket também se caminham para o local. E quando todos se reúnem, Arceus abre um portal que transporta todos para as Ruínas de Sinjoh. São ruínas, como o nome já diz, nem de Sinnoh, nem de Johto, o que corrobora a história de que muito tempo atrás uma grande migração ocorreu da região de Sinnoh para Johto. Nessas ruínas existe o Estrado Mystri, um local usado para focar no poder de "criação" de Arceus.
E é nessa hora que Giovanni aparece, ao lado de Lance e Pryce.
A batalha final contra Arceus
Por incrível que pareça, os três, que já foram vilões em arcos anteriores, se juntaram para salvar os protagonistas e as regiões de Johto e Sinnoh. Se os lendários se enfrentarem, como quase ocorreu em Sinnoh tem pouco tempo, por estarem em uma área especial que junta as duas regiões, tudo será destruído. Pryce diz que foi salvo por Celebi. Se existem Pokémon como Arceus, que perdeu a esperança nos seres humanos, também existem Pokémon como o Celebi, que acredita neles e está disposto a ajudá-los.Giovanni está sofrendo por uma doença incurável, por isso ele estava atrás de Celebi. Dizem que esse Pokémon pode curar qualquer doença. Mas o chefe da Equipe Rocket, pensando em Silver, preferiu ajudar Lance e Pryce. Mesmo com Gold explicando isso a Arceus, o Pokémon não se convenceu de que a humanidade vale a pena. Todos os Pokémon de Gold foram derrotados e tudo que restava era seu Togepi. E nessa hora ele une seu coração ao de seu Pokémon, que ataca Arceus sem pestanejar.
Vendo a verdade no coração de Gold e Togepi, Arceus se decide. Giratina, como no passado, cria um portal levando Dialga e Palkia embora das ruínas. Giovanni é curado por Celebi e decide reerguer a Equipe Rocket. Silver decide treinar para um dia derrotar seu próprio pai.
Ao final, cada um segue seu sonho, finalizando mais um arco em que os protagonistas salvam uma região da destruição graças a seus corações conectados com seus Pokémon. Mas o próximo arco vai questionar exatamente essa conexão.
Tags
Mangá