Mangá Pokémon Adventures - Arco Gold, Silver e Crystal

Pokémon Adventures Gold, Silver e Crystal

Por Johto ter sido meu primeiro contato com os jogos da franquia, tenho um apego muito grande e nostálgico. Por isso, é uma honra e um privilégio trazer o resumo dos sete volumes que compõe a saga Gold, Silver & Crystal do mangá Pokémon Adventures.

A adaptação dos jogos da segunda geração de Pokémon começa nos apresentando a região de Johto e a nosso novo protagonista, Gold: um garoto enérgico, impulsivo e de personalidade forte que vive rodeado por seus Pokémon. Depois de ter todas as suas Poké bolas roubadas enquanto ajudava a entregar alguns Pokémon para o professor Elm, Gold confronta um misterioso garoto que roubou um Totodile do professor acreditando que seria este o mesmo ladrão de seus Pokémon. Gold batalha o Sneasel do garoto com seu Aipom, e depois de perceber que o Cyndaquil estava agitado por seu amigo que havia sido levado, pega-o emprestado a fim de ajudar a conseguir reuni-los.

Pokémon Adventures Gold 
Gold

Gold consegue encurralar o ladrão com golpes de fogo, mas é derrotado ao levar pelas costas um golpe elétrico de um membro da Equipe Rocket, os reais responsáveis pelo roubo dos seus Pokémon e que planejavam surrupiar os Pokémon que estavam sendo levados para o professor. O garoto misterioso derrota os outros ladrões e, quando Gold acorda, todos já se foram e ele tem que prestar seu depoimento a polícia. Nosso protagonista então decide partir em busca desse garoto por conta própria para conseguir recuperar seus Pokémon roubados e reunir Cyndaquil com seu amigo Totodile.

O professor Carvalho se encontra com Gold depois de ouvir sobre o roubo pela polícia e revela pra Gold que este mesmo ladrão havia roubado uma das 3 Pokédex que ele havia criado, um menino chamado Silver. Depois de muita insistência por parte do garoto, Carvalho entrega ele um dos aparelhos restantes e também a mochila com os Pokémon de Gold que havia sido resgatada por ele, com apenas um Poliwag faltando. Depois de procurar pelo rio onde a mochila havia sido encontrada sem sucesso, Gold chega a Violet e, depois de conseguir informações sobre seu paradeiro, intercepta Silver na Torre Brotinho onde monges treinam com Bellsprout. A luta dos dois é interrompida por armadilhas e Silver foge com seu então evoluído Croconaw.

Seguindo sua jornada, Gold ajuda o aspirante a líder de ginásio Falkner, que foi o policial a quem prestou seu depoimento sobre o roubo do Totodile, a capturar um Skarmory; e o líder do ginásio e pesquisador Bugsy na luta contra a Equipe Rocket em sua expedição às ruínas de Alph e em sua descoberta do Pokémon símbolo Unown.

O garoto é reunido com Poliwag graças a um pescador e Gold recebe um ovo especial do professor Elm. Ele só se encontra com Silver novamente quando tenta provar seu valor a Kurt, produtor de Poké Bolas especiais de Azalea, ao capturar um Teddiursa para sua neta. Silver captura um Ursaring e acaba com as operações da equipe Rocket no Poço Slowpoke. Gold continua sua jornada passando pela Floresta Ilex, onde é atacado por uma figura misteriosa com máscara de metal que, apesar dos esforços do garoto, derrota-o e escapa.

Pokémon Adventures Silver
Silver

Depois de se meter em uma disputa com a líder de ginásio Whitney e capturar um Sudowoodo, o ovo do professor Elm choca, revelando Togepi que pegou os hábitos de Gold quando estava visitando o cassino da cidade de Goldenrod. Ainda na cidade, Gold passa por um treinamento com o casal da casa de criação Pokémon, fazendo com que Cyndaquil evolua para Quilava.

Em paralelo, um terremoto suspeito acontece na cidade de Ecruteak e Jasmine, uma das líderes de ginásio de Johto, fica entre os escombros. Gold é encarregado de ir procurá-la, mas quando chega às ruínas da cidade, Silver já resgatou a garota. Os dois fazem com ela fique em segurança, mas ficam presos em uma torre prestes a desabar, e Poliwag evolui duas vezes até o estágio de Politoad para ajudá-los a escapar. Os dois são então emboscados pela Equipe Rocket, os causadores do terremoto, e conseguem derrotá-los facilmente.

Gold desafia Silver para uma batalha e, depois de vencer, Silver revela que o plano da Equipe Rocket envolve o pássaro lendário Ho-Oh e que tem como objetivo impedi-los. Então, Gold decide ajudar nessa missão. Os dois seguem para o Lago da fúria, onde a Equipe Rocket está utilizando ondas de rádio para forçar a evolução dos Magikarp, e são atacados por um Gyarados vermelho que é capturado por Silver. O Mascarado misterioso faz uma outra aparição e os três batalham intensamente até o mascarado congelar os dois e jogá-los no lago.

Enquanto isso, em Kanto, Red passa por um teste de aprovação para se tornar o novo líder de ginásio de Viridian enquanto se recupera de suas feridas causadas pelo congelamento da Lorelei e, embora vença o desafio, decide que ainda não está pronto para assumir essa responsabilidade. Blue aparece para assistir e sozinho consegue parar uma debandada de Pokémon selvagens, capturando todos e conseguindo assim se provar capaz de assumir a posição no lugar de Red. Red deixa Pika com Yellow e parte no Charizard de Blue para a Montanha Prata onde encontra uma água especial que ajudaria com sua recuperação.

Uma nova perspectiva

De volta a Johto, o professor Carvalho pede a ajuda de uma especialista em captura de Pokémon para completar a Pokédex. Então somos introduzidos a Crystal, uma nova protagonista que utiliza de técnicas de chute para lançar seus diversos tipos de Poké bolas. Crys recebe sua Pokédex e parte capturando todos os tipos de Pokémon diferentes que encontra em cada rota com seu time composto por um Arcanine, Hitmonchan, Cubone, Parasect, Natu e Smoochum, esta última que é substituída por Chikorita, que estava junto dos outros iniciais no laboratório do professor Elm.

Pokémon Adventures Crys
Crys

Depois de a garota não conseguir utilizar o transportador no Centro Pokémon, Bill voa para entregar a ela um transportador portátil, mas é atacado por um horda de Staryu e tem que ser salvo por Crys. Ao seguir pelo túnel da caverna da união, a garota é atacada pelo Magneton do ex-membro da Equipe Rocket, Lt. Surge, e acaba caindo em seu submarino, onde ambos são atacados por Corsola, mas são salvos pelo pensamento rápido de Crystal e suas técnicas de captura.

Surge leva a garota até o navio SS. Aqua onde é comandante e a deixa na cidade de Olivine. Logo ao chegar, Crys tem que resolver uma crise com um Qwilfish envenenado por resíduos na água. A água é purificada pelo misterioso Suicune e a garota faz de sua missão capturar a fera lendária que emergiu após o terremoto na torre de Ecruteak.

Suicune peregrina pela região desafiando os líderes de ginásio em busca de um treinador habilidoso que o ajude a alcançar seu objetivo, batalhando contra eles, mas não se deixando capturar. Crys continua em sua perseguição pelo lendário e acaba caindo na armadinha de Eusine, um charlatão cheio de truques que tem como grande sonho na vida obter Suicune, tendo o perseguido por 10 anos. Os dois são atacados pelo que parece ser Suicune, mas na verdade era um Ditto usado pela equipe Rocket para ocupar os outros caçadores do lendário.

Eusine se separa de Crys para batalhar com a Equipe Rocket e impedir os vilões de colocarem as mãos em Suicune, enquanto Crys o persegue até a torre do sino de Ecruteak. A garota encontra Suicune esperando por ela, mas mesmo com suas melhores técnicas de captura não consegue pegá-lo, o que a faz entrar em uma crise e desacreditar se suas habilidades e desaprender como capturar Pokémon.

Somos então apresentados ao passado de Crys, onde a vemos desenvolver suas habilidades com chutes por necessidade quando quebrou os braços. De volta ao presente, depois de um encontro com sua mãe, Crys volta ao Monte Argamassa, onde aprendeu suas técnicas inicialmente, para recuperar sua forma relembrando seu treinamento.

Pokémon Adventures Raikou Entei Suicune

Suicune continua procurando por um treinador digno, mas vemos que Raikou e Entei também estão a procura de parceiros. Surge investiga atividades suspeitas da cidade de Mahogany e acaba encontrando uma base de treinamento da Equipe Rocket assim como o Misterioso mascarado, que assumiu controle de uma facção da equipe após a dissolução por Giovanni alguns anos atrás. Surge escapa de sua emboscada e foge para o Lago da Fúria, onde encontra o Gyarados vermelho e apenas um rastro dos garotos, que haviam sidos salvos e levados às ilhas redemoinho por Entei. Yellow chega a Olivine e se encontra com Crys para ajudá-la, enquanto Surge pede ajuda do líder de ginásio Morty e seus poderes sobrenaturais para encontrar onde estão Gold e Silver.

Whitney e o líder da Liga Pokémon vão visitar Pryce em seu ginásio e ficam impressionados por sua habilidade em batalha. Surge encontra os meninos, mas ao sair da caverna são atacados por Lugia e só conseguem se salvar graças a ajuda de Crystal e Yellow. Mas, ao tentar capturar o lendário para impedir que caía nas mãos erradas, percebem que na verdade já tinha um treinador que o possuía.

Silver se encontra com Lance, que era quem lhe enviava suas missões. Suicune finalmente encontra um treinador que o satisfaz na especialista em tipos água Misty, enquanto ela se direcionava a reunião de líderes de ginásio marcada pela liga. O Mascarado é mostrado confrontando Ho-Oh enquanto um campeonato de batalhas entre os líderes de ginásio das duas regiões está para acontecer.

Pokémon Adventures Masked Man 
Mascarado Misterioso

O clímax da história tem início quando o Mascarado aparece interrompendo o torneio em posse dos dois pássaros lendários da região, tirando de seu caminho os treinadores mais habilidosos de Kanto e Johto para que possa realizar seu plano sem interferência, e comandando sua facção de membros da Equipe Rocket para causar caos. Além do poder de Gold, Silver e Crystal aliados aos cães lendários de Johto, são necessários também o poder de Red, Green e Blue, juntamente com Articuno, Zapdos e Moltres para impedir que o homem da máscara alcance seu objetivo.

A trama se junta e complementa a história dos outros dois arcos de forma incrivelmente coesa, fazendo referências à estória dos jogos e expandindo seus acontecimentos de uma forma envolvente e divertida. Tentei evitar ao máximo contar pontos chaves da história e segredos dos personagens por acreditar que vale muito a pena ler por conta própria e descobri-los. Então, se você ainda não leu, corre que ainda tem muita coisa pra te surpreender!

Pokémon Adventures Pokedex Holders

João Pedro L. Bravo

Formado em Comunicação Social pela UnB, é fã da franquia desde pequeno, começando sua jornada no Crystal. Ávido colecionador de jogos, caçador de shiny e leitor do mangá.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال