Mangá Pokémon Adventures - Arco Yellow

Pokémon Adventures Yellow

No final dos anos 90, Pokémon já era um fenômeno mundial. O sucesso da franquia se espalha, os jogos atingem cifras astronômicas e a popularidade do anime é tão alta que as telas do Game Boy recebem uma aventura inspirada nas aventuras de Ash e Pikachu - Pokémon Yellow é lançado.

Enquanto isso, nos quadrinhos, em maio de 1998, temos a finalização do arco Red, Blue e Green, obtendo um enorme sucesso e consolidando ainda mais a franquia. Devido a tudo isso, os autores recebem carta branca para expandir o universo e dar continuidade em uma nova aventura. Entramos em novos ares em Pokémon Adventures! Acredite no poder da telepatia e conecte-se comigo nesse segundo arco!

Pokémon Adventures: Yellow é o único arco lançado antes do jogo correspondente. O primeiro capítulo foi publicado em maio de 1998, enquanto a versão para Game Boy surgiu ao final daquele ano.

O início da jornada

Dois anos após vencer a Liga Pokémon e impedir os planos da equipe Rocket, Red se concentra apenas em fortalecer cada vez mais o seu time. Aceitando diversos desafios, ele se consolida como um dos mais fortes treinadores da região de Kanto. Podemos notar a evolução do personagem em poucos quadros. Aqui vemos um Red maduro e confiante, com total domínio dos seus Pokémon, e a calma em que ele recebe mais um pedido de duelo mostra o quanto ele cresceu e lapidou suas habilidades. Porém, esse excesso de confiança pode custar caro quando uma carta misteriosa assinada por um tal de Bruno aparece em suas mãos.
 
Um mês após sua saída para duelar com Bruno, Red não retorna a sua cidade natal. Fato, até então, despreocupante. Afinal, o que pode acontecer ao atual campeão? Tudo muda quando seu Pikachu (nomeado como Pika), surge diante do Professor Carvalho em um estado lastimável e o pior: sem o seu treinador.
 
Cria-se, portanto, o principal plot da história. Em um primeiro capítulo espetacular, a dupla de autores, Hidenori Kusaka e Mato, consegue desenvolver e dar continuidade a uma história que se aparentava fechada. Não apenas com diversos mistérios, mas também com a introdução de um fantástico personagem. Yellow da Floresta de Viridian entra em cena como um protagonista carismático e, ao mesmo tempo, repleto de enigmas, somando ainda mais para a fundamentação da trama.

Pokémon Adventures Yellow Pika
Pika retorna após a batalha contra Bruno. O que houve com Red?

Vendo Pika extensamente ferido, Professor Carvalho se assusta com a situação. Imediatamente, Yellow aparece em seu laboratório, abraça o Pikachu e calmamente sai com o objetivo de encontrar Red. O que traz uma surpresa não apenas para o pesquisador Pokémon, mas também para todos os leitores. Como aquele jovem personagem conhece Pika? Como Pika demonstra tanta tranquilidade com aquela pessoa? E para aumentar a gama de perguntas e mistérios, Yellow simplesmente cura todas as feridas do Pokémon.

Intrigado com tudo aquilo, Professor Carvalho desafia Yellow para uma batalha. Esse ponto é de extrema importância para toda a história, pois, fugindo do primeiro arco no qual vimos lutas intensas, presenciamos agora um protagonista que preza pela saúde e bem-estar dos seus companheiros. Tocado por essa atitude e acreditando na confiança demonstrada por Pika, o professor entrega a Pokédex de Red e deixa aquela pessoa misteriosa iniciar a sua jornada.

Yellow e seus mistérios

A parte central do arco se resume na busca de informações sobre o paradeiro de Red. Junto com sua equipe de Pokémon (todos em estágios iniciais), Yellow percorre Kanto juntando pistas para cumprir seu objetivo. Podemos ver características peculiares no novo personagem, uma vez que sua habilidade única de se comunicar com Pokémon através da telepatia é um ponto-chave na trama, atraindo não apenas aliados, mas também inimigos. Da mesma forma, seu poder de cura é bastante visto, nos intrigando cada vez mais sobre a fonte dele.
 
Ao decorrer dos capítulos, personagens importantes juntam-se à missão: Misty, Brock, Erika e Blaine, os líderes de ginásio que lutarem ao lado dos protagonistas no primeiro arco, reaparecem para ajudar. Destaque, também, para Blue e Green que retornam possuindo um papel de destaque ao longo da história. Além disso, descobrimos a mente maligna por trás do desaparecimento do nosso campeão, ou melhor, as mentes. A Elite dos 4 faz sua estreia nos mangás com uma intenção bem diferente dos jogos. Se na mídia digital o objetivo é testar o jogador e provar sua força, aqui esse grupo treinadores quer o caos. Liderados por Lance, eles pretendem eliminar os humanos e transformar a Terra em um lugar pacífico para os Pokémon. Para isso, é necessário reunir as oito insígnias da região de Kanto e convertê-las em poder. A história anda e uma grande batalha é iminente.

Pokémon Adventures Yellow Telepatia
Yellow e sua misteriosa telepatia. Um poder importante para o decorrer da obra.

Ao longo dos capítulos entendemos mais sobre o desaparecimento de Red. Usando seu poder peculiar, Yellow vê nas memórias de Pika o resultado da batalha contra Bruno. Em meio a um intenso confronto, Agatha e Lorelei subitamente surgem congelando Red, à procura da oitava insígnia - a enigmática insígnia da Terra do ginásio de Viridian. Entretanto, Pika consegue escapar e foge buscando ajuda.
Agora, com todos os pontos alinhados, entramos no trecho final da obra.

Ilha Cerise: o confronto final

As pistas nos levam a Ilha Cerise, um local à oeste de Cinnabar, que serve como base da Elite dos 4. Yellow, Blue, Green, Blaine e Bill avançam entre as cavernas e se deparam com Sabrina, Koga e Surge - os antigos líderes e leais a Equipe Rocket. Compartilhando objetivos em comum, forma-se então uma aliança inesperada na tentativa de deter os planos utópicos de Lance.
 
Koga junta-se ao neto do Professor Carvalho, Blue; Green faz par com Sabrina; Surge literalmente arrasta Bill e Yellow parte com Blaine. Aqui batalhas importantes são travadas: Lorelei duela com as garotas, Agatha aparece diante de Koga e Blue, Bruno desafia Surge e Bill, Lance encara Yellow e Blaine. Esse é o momento com mais ação de todo o arco, retomando as batalhas intensas e fervorosas que marcaram os volumes anteriores. O uso de estratégias e de elementos do terreno são ricos, interferindo no resultado das lutas, ponto marcante em Pokémon Adventures.

Pokémon Adventures Yellow Personagens
Antigos inimigos se juntam ao grupo!

No meio do conflito, Red reaparece! Usando suas habilidades, juntamente com Surge, a dupla consegue derrotar Bruno. Agatha e Lorelei também perdem seus duelos e, assim, o grupo parte para a área externa da ilha aonde Lance castiga Yellow e Blaine. Nesse momento, dois pontos importantes são mostrados; o primeiro é a revelação de que Lance possui o mesmo poder de Yellow, conectando-se e curando seus Pokémon dragões, além de possuir a mesma origem na Floresta de Viridian; o segundo é a volta de Giovanni, o antigo líder da equipe Rocket não apenas se junta à batalha decisiva, mas também é revelado que foi ele quem salvou Red da sua prisão de gelo.

A batalha se intensifica, a insígnia da terra é obtida e um misterioso poder surge da ilha Cerise. Um pássaro desconhecido aparece nos céus, Lance parte em busca de controlá-lo, Yellow o segue para impedi-lo. Red, Blue e Green se unem e um grande ataque combinado é realizado para impedir o líder da Elite dos 4. São páginas intensas para ilustrar o confronto final.

Pokémon Adventures Yellow Lugia
Um enorme pássaro misterioso surge nos céus de Kanto, emanando um grande poder.

O ataque dos protagonistas atinge Lance, que finalmente cai. A explosão, juntamente com a energia das insígnias, amplificam os poderes de Yellow, fazendo ressoar por todo o continente, curando e trazendo vida aos solos desgastados pela ação humana. A criatura misteriosa se vai e, com isso, a batalha é decidida.

O arco de Yellow é importantíssimo na construção de todo o universo do mangá, pois surge como uma ponte ligando duas gerações. Diversas referências ao primeiro arco aparecem ao longo dos capítulos, enquanto que, aos poucos, somos apresentados a elementos que estarão presentes nos próximos volumes.

Pokémon Adventures Yellow Johto
Última página de Pokémon Yellow: o universo de Johto é apresentado!

É importante notar que, assim como os jogos, a conexão entre Kanto e Johto também é muito presente no mangá. A ideia de dois continentes conectados é mostrada de maneira inteligente e lógica, além de instigar a continuidade da história. Em Pokémon Yellow, a dupla de autores constroem um enredo envolvente, servindo como base para a apresentação da próxima obra, cativando ainda mais os leitores e fãs. Uma excelente obra que mostra a derrota da Elite dos 4, sendo digna de ser gravada no Hall da Fama.

Vini

Natalense raiz, cresceu cantarolando aberturas de animes. Colecionador de mangás e apaixonado por pokémon! Frustrado por não ter completado o álbum de figurinhas, mas realizado por ter o pôster do primeiro filme.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال