Mangá Pokémon Adventures - Arco Red, Green e Blue

Pokémon Adventures Red

Exatamente por ser o primeiro volume do mangá de Pokémon Adventures, o arco Red, Green & Blue pode ser considerado o arco mais simples em termos de enredo e desenvolvimento dos personagens de todo os volumes. Mas uma história linear (mais fácil de acompanhar do que a do segundo arco, por exemplo) não quer dizer que seja uma experiência ruim de se ler, ou que o leitor deva pular esse arco, muito pelo contrário!

Imagine quem nunca jogou os jogos Pokémon e que só tenha visto um episódio ou outro do anime; imagine que essa pessoa consegue os três volumes que compõem todo o primeiro arco do mangá; agora imagine que essa pessoa resolva ler sem ter a mínima base do que é Pokémon (lembre que o mangá saiu em 1997!). É por isso que esse arco se torna obrigatório na lista de qualquer aficionado por Pokémon, pois temos uma apresentação perfeita do universo Pokémon ao não iniciado (e muito fan-service).

Pokémon Adventures Red

Red, o protagonista desse arco, logo aparece fazendo o que todo futuro Treinador Pokémon faz de melhor, capturando um Pokémon (neste caso um Nidorino) através de uma batalha (usando seu Poliwhirl). Além disso, ele encontra membros da Equipe Rocket, dá de cara com um Pokémon lendário (Mew), e ainda conhece Blue, seu futuro rival, que tentava capturar o lendário em uma batalha com seu Charmander (um dos iniciais de Kanto). E tudo isso no primeiro capítulo do mangá!

Então logo no início temos a apresentação do protagonista (Red), do que é uma captura, do que é uma batalha Pokémon, da Equipe Rocket, de que existem Pokémon lendários e a ideia de se ter um rival de batalha, tanto para crescimento pessoal, como para fortalecer os laços da amizade através da competição sadia. E a história dá sequência ao apresentar o Professor Carvalho, de que existem laboratórios onde se estudam os Pokémon, da Pokédex, a apresentação dos três Pokémon iniciais... eu poderia continuar essa lista por todo o texto! Agora você já sabe porque o primeiro arco é um clássico.

Pokémon Adventures Blue

Red escolhe (meio sem querer) o Bulbasaur como seu inicial. Em sua jornada, logo encontra e captura (captura não seria a palavra certa aqui) um Pikachu e, dando de cara mais uma vez com Blue, descobre que ele já conquistou uma insígnia. Perceberam? É exatamente a sequência de acontecimentos de qualquer jogo da franquia (além do Pikachu que aparece mais para quem via o anime em sua primeira temporada, também de 1997). Então até aqui, quem só conhecia os jogos ou quem só conhecia o anime estava bem servido com os aspectos que se conhecia do universo Pokémon.

Sem mais demoras, Red resolve que vai conquistar as oito insígnias de Kanto e se tornar o campeão da Liga Pokémon. Fazendo amizade com Misty (sim, ela mesma), conquistando a insígnia da Rocha (contra quem? Brock, claro!). E daqui em diante é uma sequência de conquistas, passando pela batalha no ginásio de Cerulean, batalha contra o Lt. Surge a bordo do Saint Ann, evolução Pokémon (Poliwhirl para Poliwrath) e mais um monte de coisas que você vai ter que ler para saber.

Pokémon Adventures Green

Logo ao ter seu caminho interrompido por causa de um Snorlax dorminhoco, Red conhece a última protagonista da história e que dá nome ao arco: Green. Ela também está atrás do Mew e os dois acabam batalhando contra membros da Equipe Rocket! Red continua em sua jornada, conquistando uma insígnia no Ginásio de Planta e capturando Pokémon na Zona de Safari (Safari Zone). É aqui que ocorre algo único no mangá, pois Red passa um tempo viajando na companhia de Giovanni (obviamente sem saber quem ele é). O líder da Equipe Rocket queria testar as habilidades de Red, já que ele havia derrotado dois membros poderosos de sua Equipe.

Pokémon Adventures Giovanni 

Em mais um encontro com Misty, Red aumenta seu time Pokémon com um inusitado Gyarados, um Pokémon fóssil Aerodactyl e o Snorlax dorminhoco. E aqui entram em cena os planos da Equipe Rocket, já que não conseguiram capturar o Mew, partiram para outra missão de captura para se fortalecerem, dominando os lendários Moltres, Articuno e Zapdos.

Depois de certos acontecimentos, Red, Blue e Green decidem invadir o QG da Equipe Rocket e acabar de uma vez com seus planos malignos. Uma barreira psíquica protegia o local, e assim cada protagonista acaba enfrentando a elite da Equipe Rocket (que é composta por três líderes de ginásio de Kanto)! Novamente uma diferença com os jogos e o anime.

Mesmo usando os lendários contra os protagonistas, a elite da Equipe Rocket acaba derrotada. E aqui começa a parte final do primeiro arco, onde Blaine perde o controle sobre a sua criação (Mewtwo!), e precisará da ajuda de Red, Blue e Green para capturá-lo (ou ao menos acalmá-lo).

Pokémon Adventures Red Insígnias 

Com tudo dando certo no fim e com sete insígnias conquistadas, Red se encaminha para o ginásio de Viridian. No caminho para o ginásio ele encontra uma criança que precisava de ajuda contra Pokémon selvagens. Mesmo se tratando do primeiro arco, essa criança seria a protagonista do próximo arco, já mostrando a ligação entre os arcos do mangá, sendo Pokémon Adventures um universo compartilhado muito antes dos filmes da Marvel.

No confronto pela última insígnia, Red tem uma revelação bombástica sobre o líder do ginásio e seus planos para a região de Kanto. Depois de batalhar e sair vitorioso (um confronto épico que vale a leitura), Red parte para o Platô Índigo, onde ocorrerá a Liga Pokémon. E é lá que ele, ao chegar na final do torneio, enfrenta seu rival de longa data e jornada, Blue. Um confronto para finalizar o primeiro arco com chave de ouro. Um confronto para nenhum admirador do universo Pokémon botar defeito. Um confronto com todas características e poderes únicos dos Pokémon.

Com tudo isso explicado será que já sabe quem venceu o torneio? Leia e descubra!

Pokémon Adventures Red Blue Green

Leonardo Lucena

Mestre em Ciências Sociais, professor de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio, faz parte da geração que teve a felicidade de conhecer Pokémon em seu lançamento, se apaixonando no instante em que escolheu o Bulbasauro como inicial. Continua escolhendo os iniciais até hoje.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال