Pokémon TCG - Team Challenge 4: O Que É e Como Jogar

Logo do Team Challenge 4

Durante a pandemia de COVID-19 e a consequente paralisação dos eventos presenciais de Pokémon Trading Card Game, algumas iniciativas foram tomadas para manter o competitivo vivo, vindas tanto da comunidade quanto da própria Play! Pokémon

O principal exemplo dessas medidas foi a Players Cup, competição que contou com outros jogos da franquia e milhares de participantes. A quarta edição, finalizada em setembro de 2021, foi a última até então, e não há sinais de que uma quinta está a caminho. Contudo, para o Pokémon TCG, o fim Players Cup não foi o fim dos torneios online oficiais.

Em setembro deste ano, teve início a quarta temporada do Pokémon Team Challenge, um evento muito especial, gratuito, com envolvimento direto das lojas, fases em equipe e individual, premiações físicas e online e sem necessidade de sair de casa! Para melhorar, ainda é possível participar da edição atual! Entenda como abaixo.

O que é o Pokémon Team Challenge?

A primeira edição do Play! Pokémon Team Challenge começou em dezembro de 2020 e, desde então, a essência é a mesma: após uma fase preliminar, totalmente individual, jogadores do mundo inteiro competem representando uma loja de seu país, por meio do Pokémon TCG Online.

Para a fase individual, lojistas registrados organizam quatro Qualifiers (qualificatórias) dentro de uma janela de tempo pré-determinada (na quarta edição, de setembro a dezembro de 2022). Os vencedores de cada Qualifier, além de já receber prêmios, formam o time que representará a loja na etapa seguinte - os playoffs

Team Challenge 4 - Qualifier playmat (Zoroark)

Nos playoffs, as equipes passam a disputar contra as demais num mata-mata, ou seja, os derrotados estão automaticamente eliminados. Nas primeiras rodadas, os adversários são locais, mas, mais adiante, enfrentar jogadores de outros países e até outros continentes é inevitável. 

Após cerca de 10 semanas e muita emoção, uma loja e seus representantes saem como campeões. Há transmissão oficial das semifinais e finais nos canais da The Pokémon Company International.

Como participar do Team Challenge?

Como mencionado anteriormente, embora a etapa preliminar já esteja em andamento, nada impede que jogadores aptos participem da edição atual, afinal muitas lojas reservaram Qualifiers para os próximos meses. O que é necessário, portanto, para ser apto a jogar?

Em primeiro lugar, se você vive no Brasil, é obrigatório ter mais de 18 anos. Além disso, é necessário ter ou criar um Player ID (tutorial aqui), identificação válida para todos os torneios oficiais. Naturalmente, também é necessário ter uma conta no PTCGO com pelo menos um baralho do formato Padrão, pois é nele que as partidas serão realizadas. 

Play! Pokémon logo

Cumpridos esses requisitos, basta buscar uma loja e aguardar a abertura das inscrições. Cada jogador tem quatro tentativas e pode usá-las, no máximo, em três lojas diferentes, mas só até se classificar por uma. Reforçamos que não há qualquer taxa de participação.

É importante ressaltar que, recentemente, organizadores ganharam a opção de substituir as Qualifiers online por Qualifiers presenciais, então fique atento a esses casos. 

Qual é a premiação do Team Challenge?

De acordo com o Tournament Center, agência responsável pelo gerenciamento do campeonato, a premiação para a quarta temporada é a seguinte: 

  • Todos os participantes: boosters + sleeve e deckbox digitais exclusivos;
  • Vencedor de cada Qualifier: playmat exclusivo do Zoroark de Hisui;
  • Top 256: playmat exclusivo para cada membro do time;
  • Top 64: mochilas de "mimos" da Ultra Pro;
  • Top 32: playmat exclusivo para cada membro do time;
  • Top 8: produtos físicos em inglês para os membros do time e para a loja;
  • Campeões: anúncio em breve.

Team Challenge - sleeve/deckbox

Em adição, o Tournament Center lista como atrativos:

  • A chance de jogar o jogo que você ama um evento global oficial;
  • A chance de representar sua loja no Team Challenge;
  • A oportunidade de interagir com a comunidade do Pokémon online.

Conclusão

Em suma, pode-se dizer que o Team Challenge é uma competição muito plural e receptiva, a qual promove a interação entre jogadores como nenhuma outra. Além da habilidade individual, são testadas a organização como equipe, a preparação para as rodadas e, claro, a capacidade de manter o foco até o fim. 

Esses fatores, aliados à inovação proposta, fazem desse, com certeza, um dos grandes espetáculos do Pokémon TCG, do qual com certeza recomendamos que o leitor participe. 

Tournament Center logo

Mais detalhes sobre todas as informações citadas encontram-se na página oficial do torneio. Sinta-se à vontade para deixar dúvidas nos comentários ou contatar diretamente os organizadores.

A Pokémon Blast News é parceira do Carteado Challenges, organização que realiza torneios semanais de Pokémon TCG Online de modo extraoficial. Jogue, treine, divirta-se e dispute prêmios!

Para mais conteúdo sobre a franquia Pokémon, fique ligado na PBN, em especial a nossa página dedicada ao TCG!

Matheus Gomes

Estudante de desenvolvimento web e programação, Matheus dedica parte de seu tempo livre ao Pokémon Trading Card Game, principalmente como organizador de torneios online. Na PBN, busca familiarizar os leitores ao incrível mundo do TCG competitivo.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال