O Formato Competitivo de Astros Cintilantes e uma Breve Análise do Regional de Brisbane

Astros Cintilantes

Se você tem acompanhado nossos conteúdos de TCG nos últimos tempos, deve ter percebido que nós estamos preparando algumas matérias focadas no competitivo, no formato Padrão. Ao final deste texto, todas matérias sobre os decks atuais já postadas estarão linkadas.

Nos dias 2 e 3 de abril será realizado o regional de São Paulo, após dois anos com o formato paralisado por causa da pandemia. Neste último final de semana, nos dias 12 e 13 de março, tivemos o primeiro regional – em Brisbane, na Austrália, após a paralisação. Sendo assim, nosso formato competitivo retornou, apesar das várias restrições e apenas em Regionais e Intercontinentais.

Nossa equipe está preparando uma série de textos competitivos com o intuito de preparar você, leitor, para essa volta dos Regionais. Começando com este, que é uma breve análise do formato atual, passando por mais alguns decks competitivos, atualização de decks que já comentamos anteriormente, até, finalmente, próximo ao regional, uma matéria especial te preparando com dicas valiosas para seu primeiro Regional, evento físico ou para sua volta aos torneios presenciais.

Mew - Use-o ou Countere-o


O deck de Mew VMAX dita o formato e é o melhor deck desde que foi lançado, ainda no ano passado. Após o lançamento de Astros Cintilantes, o deck ganhou peças-chave como Energia Turbo Dupla, Cinturão da Escolha e Ultra Bola. O resultado foi que o deck ficou ainda mais forte e dominante, ganhando até mesmo de alguns counters que dificultavam sua vida.

O regional de Brisbane nos apresentou uma versão mais turbo do deck, rodando, justamente, três cópias da Energia Turbo Dupla, dominando o top do torneio, além de ter sido o deck campeão, pilotado pela experiente jogadora Natalie Millar. Durante a semana antecedente do torneio, Natalie ainda utilizou as redes sociais polemizando sobre o fato de que muitos jogadores estão jogando com decks ruins de um prize (de Pokémon baby) achando que vão vencer Mew VMAX, relembrando a época em que o mesmo ocorreu, porém, com os jogadores tentando counterar decks de Zoroark-GX.


Deck campeão do Regional de Brisbane, lista da Natalie Millar.
 
Possivelmente, Natalie estava correta, uma vez que nenhum deck focado em Pokémon Baby conseguiu alcançar o top 16 do torneio, que apesar de ter sido frequentado por diversos jogadores experientes, não teve a presença do atual campeão mundial Henry Brand.

 Top 16 do Regional de Brisbane. Para acessar as listas do torneio, clique aqui.

Se você tiver condições de desembolsar a quantia que, atualmente, está passando dos R$2.000,00 (sim, 2 MIL) para montar o deck de Mew VMAX ou, felizmente, já possui o deck, não há dúvidas de que é uma escolha segura para jogar o regional de São Paulo. Embora possa ser frustrante enfrentar um metagame baseado em mirror e counter, com bastante treino, sorte na moeda e seguindo os roteiros corretos – a famosa receita de bolo – para determinadas partidas, a chance de sucesso é grande.

Entretanto, cuidado ao montar sua lista! Algo que não é incomum de se ver é o formato se basear em counterar as listas mais vitoriosas de um grande torneio. Isso significa que, no Regional de Salt Lake City que irá ocorrer nesse final semana (19 e 20 de março) nos Estados Unidos (que será transmitido para o mundo todo no canal oficial da Pokémon na Twitch), poderemos ver novas listas de Mew VMAX se saindo melhor, assim como novos decks visando counterá-lo.

Algumas opções para quem quer escolher um deck que consiga enfrentar Mew VMAX (embora continuem sendo passíveis à derrota, atualmente) são:

  • Malamar Golpe Fluido
  • Dark Box
  • Gengar VMAX
  • Eternatus
  • Durant Control
  • Donphan/Moltres
  • Zoroark Box
  • Jolteon VMAX

Embora a presença de Manaphy no formato esteja crescendo, Jolteon ainda é um deck bom e foi o vencedor de um evento online, no mesmo dia do Regional de Brisbane, com mais de 350 participantes e 2 mil dólares de premiação.

Arceus - O Outro Lado do Formato


Arceus V e Arceus V-ASTRO são as principais cartas lançadas na coleção Astros Cintilantes. Com a exceção da mecânica de Golpe Fusão, todo o metagame estava bastante lento, e muitos Pokémon V estavam ficando cada vez mais irrelevantes no formato. Arceus V-ASTRO veio para mudar, ou pelo menos tentar mudar, o que anda acontecendo no Pokémon TCG Competitivo.

Embora não tenha nenhuma semelhança direta com Zoroark GX (e um pouco de semelhança com ADP), Arceus dá uma nova vida ao game, tornando-se parceiro de vários outros Pokémon que já estavam presentes no formato. Como o lançamento é recente, ainda estamos conhecendo seu verdadeiro potencial e, a cada torneio, novas listas vêm ganhando espaço e fazendo sucesso.

Atualmente, algumas listas de Arceus focam em counterar Mew VMAX, ou pelo menos ter uma partida mais amigável contra ele. No momento, as listas mais conhecidas com este intuito são a fusão do deck de Dark Box com Arceus, top 4 no Regional de Brisbane, e Arceus/Malamar VMAX. Outras listas que têm obtido sucesso nos torneios, não necessariamente focando em counterar fortemente Mew, são Arceus/Inteleon e Arceus/Duraludon VMAX.

Montar um deck de Arceus não está nem um pouco barato, mesmo que você já tenha todos os seus parceiros, mas, certamente, o investimento será metade do valor do deck de Mew VMAX. Alguns jogadores experientes estão se esforçando em criar novas listas de Arceus todos os dias, quem sabe não saia um novo melhor deck do formato.

Nós teremos uma matéria focada em decks de Arceus em breve. Contudo, se você deseja jogar com alguma variação do deck, treine bastante contra Mew VMAX, Malamar Golpe Fluido e Dark Box, que são decks que possuem bastante força no formato atual.

Galeria de Decks

A seguir algumas listas recentes para te inspirar:










Não deixe de dar uma passada em nosso Menu de Pokémon TCG para mais informações. Também não deixe de conferir nosso Glossário caso tenha ficado com alguma dúvida de vocabulário competitivo.

Nossas matérias mais recentes sobre Decks competitivos são:


Lembre-se que, próximo ao Regional de São Paulo, uma matéria atualizando esses decks será lançada no site. Nossa equipe irá noticiar no site assim que as inscrições do Regional forem abertas.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال