Astros Cintilantes - Conheça a Nova Coleção de Pokémon TCG

Astros Cintilantes - Banner Arceus

Nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, foi lançada a coleção Espada e Escudo 9 - Astros Cintilantes. Essa coleção trará uma nova nomenclatura de ultra rara, os Pokémon V-ASTRO, que serão evoluções dos Pokémon V. No entanto, eles terão um ataque ou habilidade V-ASTRO, que serão semelhantes aos ataques GX do bloco Sol e Lua. A coleção contará com um total de 216 cartas, sendo 14 cartas secretas e 30 cartas da Galeria de Treinadores.

No Brasil, a coleção atrasará duas semanas, chegando no dia 11 de março. Essa é a segunda vez consecutiva que isso ocorre desde que, no bloco Sol e Lua, a Copag passou a trazer as coleções de forma simultânea com o resto do mundo. Golpe Fusão, lançada em novembro de 2021 também atrasou duas semanas.

Top 5 Cartas mais Caras da Coleção

5 - Lumineon V (156/172)


Para quem jogou o início de Sol e Lua, deve se lembrar da Tapu Lele-GX e sua habilidade. O Lumineon V tem, basicamente, a mesma habilidade. Logo, é de se esperar que essa carta, com sua versão em arte especial, esteja entre as mais caras da coleção.

4 - Moltres de Galar (183/172)


Moltres de Galar é uma revisão da clássica ave lendária de Kanto, que foi lançada no TCG em Espada e Escudo 6 - Reinado Arrepiante. Agora, chegou uma versão dourada da carta, que pode ser bem versátil e jogar de diversas maneiras.

3 - Arceus V-ASTRO (184/172)


Arceus é o deus Pokémon, criador do Trio da Criação e do Trio dos Lagos, sendo assim o ancestral de todos os Pokémon. Arceus V-ASTRO também deverá ter espaço no competitivo, logo, sua versão dourada deve ser uma das cartas mais caras, além de poder valorizar com o tempo.

2 - Charizard V (154/172)


Qualquer carta do Charizard já lançada é cara. Não seria diferente com o novo Charizard V de arte especial. Esta é uma das cartas mais bonitas já lançadas do Charizard, além disso, também tem um Venusaur na arte.

1 - Charizard V-ASTRO (174/172)


Continuando com cartas do Charizard, agora temos o Charizard V-ASTRO rainbow. Essa cartas, assim com as outras cartas do Charizard já lançadas, tem uma grande chance de valorização com o tempo.

Além dessas cartas, outras cartas que podem valer muito (no lançamento ou com o tempo) são a Ultra Bola (186/172), Orgulho da Marine (171/172), Arceus V-ASTRO (176/172) e toda a Galeria de Treinadores.

Top 5 Cartas Competitivas da Coleção

5 - Cinturão da Escolha (135/172)


O Cinturão da Escolha traz um efeito parecido com a Faixa da Escolha de Sol e Lua Guardiões Ascendentes. Mas, dessa vez, o Cinturão da Escolha aplica 30 de dano a mais no Pokémon V ativo do oponente. Essa carta pode ser muito útil em decks que tenham alguma dificuldade em fechar dano, além de ser uma boa maneira de punir decks de 2 ou 3 prêmios.

4 - Lumineon V (40/172;155/172;156/172)


Lumineon V tem a mesma habilidade que Tapu Lele-GX tinha na época de Sol e Lua: ele entra no banco e busca por uma carta de apoiador no baralho. Pode salvar o jogo em alguns casos e deve estar nas mais diversas listas.

3 - Bibarel (121/172)


Continuando na onda de habilidades reaproveitadas, Bibarel vem quase como um reprint do Octillery de Evolução Turbo, que te permitia comprar cartas até ter 5 cartas na mão. Octillery era staple em sua época, então, talvez, o Bibarel pode ser uma carta muito interessante também.

2 - Ultra Bola (150/172;186/172)


Dessa lista, a única carta que realmente configura um reprint é essa, uma das melhores cartas de todos os tempos, a Ultra Bola estava fora do competitivo desde a rotação de 2019, onde tinha saído do formato padrão. Agora ela volta para o formato e deve voltar a jogar como antes, onde não existia deck sem Ultra Bola.

1 - Arceus V-ASTRO (123/172;176/172;184/172)


Para fechar a lista, temos outra carta com efeitos semelhantes a cartas antigas. O ataque do Arceus V-ASTRO é muito semelhante ao ataque do Arceus, Dialga e Palkia-GX Aliados. No entanto, o Arceus aplica 200 de dano e só te permite ligar energias em Pokémon V. Além disso, seu Poder V-ASTRO é uma habilidade que te permite buscar duas cartas no seu baralho e colocar em sua mão. Arceus V-ASTRO pode vir a jogar em diversos decks já que é extremamente versátil, atacando com energias incolores e com uma habilidade que é útil em qualquer deck.

Astros Cintilantes traz novas possibilidades para decks antigos mas também traz alguns novos decks, como o deck do Arceus V-ASTRO. Além das cartas listadas aqui, ainda temos o Manaphy, que tem uma habilidade semelhante ao Mew (de proteger o banco); o Entei V e Raikou V, com os mesmos efeitos do Suicune V de Céus em Evolução; Cuidado do Cheren, que pode vir a ser um grande parceiro do Arceus V-ASTRO e várias outras cartas que chegam para agregar o cenário competitivo.

Galeria de Treinadores

Galeria de Treinadores Astros Cintilantes

A Galeria de Treinadores é composta por 30 cartas, e quase todas as cartas tem artes com algum treinador, sendo 13 Pokémon V, 12 Pokémon (normal/"baby") e 5 cartas de apoiador. Entre essas cartas temos Urshifu VMAX Golpe Fluido e Golpe Decisivo dourados, temos Vaporeon, Jolteon e Flareon com o Green, Acerola e Mimikyu e diversas outras cartas lindas.

Buylist Recomendada

A seguir, teremos uma recomendação de buylist de cartas que você deve obter com foco no competitivo e suas quantidades.

  • 2 Lumineon V;
  • 2 Manaphy;
  • 3 Raichu V;
  • 2 Raikou V;
  • 2 Entei V;
  • 4 Ultra Bola;
  • 4 Bibarel;
  • 3 Arceus V;
  • 3 Arceus V-ASTRO;
  • 3 Liepard;
  • 4 Gloria;
  • 4 Cinturão da Escolha;
  • 2 Estádio Desmoronado;
  • 4 Cuidado do Cheren;
  • 4 Energia Turbo Dupla.

Novos Decks com a Coleção Astros Cintilantes

A seguir, traremos alguns esquemas de decks que nascem com Astros Cintilantes. Esses decks foram criados e compartilhados pela comunidade do jogo.

Raichu V

Arceus V-ASTRO com Inteleon

Boltund VMAX com Raichu V

Arceus V-ASTRO com Calyrex Cavaleiro Glacial VMAX


Como podemos notar, Arceus V-ASTRO realmente pode ser bem versátil, Lumineon V pode aparecer em várias listas e Raichu V deve se tornar indispensável nos decks elétricos. Por fim, a Ultra Bola demonstra que realmente voltou com tudo ao formato, se tornando novamente uma das maiores staples do jogo.

Caso você não tenha compreendido algum termo que foi utilizado nesta matéria, consulte nosso Glossário. Para ver outras matérias sobre o Pokémon TCG, dê uma olhada no nosso menu. Se gosta desse conteúdo mais competitivo e quer ver mais, diga pra nós nas redes sociais.

Thalys Caires

Estudante do Curso Técnico em Administração, gosta muito de escrever histórias e está sempre em busca de inspiração. É um fã de Pokémon desde os 12 anos e vê a PBN como uma forma de aprender ainda mais e compartilhar informações sobre o Pokémon TCG.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال