O Glossário de Pokémon TCG

Glossário Pokémon TCG

Atualmente, existem quase 900 Pokémon. Talvez você saiba o nome de todos eles, no entanto, com certeza, um novo aspirante a mestre Pokémon não irá lembrar o nome de cada um deles no começo da sua jornada. No mundo do Pokémon TCG, saber o nome de todos os Pokémon não é necessário, porém conhecer os principais termos que são utilizados nesta comunidade podem ser de grande ajuda, seja você estreante nesse mundo ou não.

A seguir você irá conhecer um glossário que será extremamente útil na sua nova jornada. Você irá conhecer termos oficiais da própria Play! Pokémon e também termos frequentemente utilizados por jogadores mais experientes.

Você pode usar o comando "Ctrl + F (buscar na página)" para encontrar com mais rapidez um termo específico que tenha lido ou ouvido.

Tipos de Jogo

Pokémon TCG

PTCG:
Trading Card Game é o termo utilizado para se referir ao jogo de cartas de Pokémon de uma forma geral.

IRL: Em inglês, significa "in real life" (na vida real). Refere-se ao jogo de cartas físico, jogado sem meios virtuais.

PTCGO: Trading Card Game Online é o termo utilizado para se referir ao jogo de cartas de Pokémon no formato online e oficial lançada pela Pokémon Company. Para mais informações sobre download gratuito do software, você pode clicar aqui.

PTCGL: Trading Card Game Live. É o sucessor do PTCGO, com lançamento previsto para 2022.

Formatos

Rotação Pokémon TCG

Formats/Formatos: São diferentes formas de jogar Pokémon TCG. Cada formato possui regras próprias e permite o uso de certo conjunto de cartas/coleções nos baralhos. 

* Formato também é o termo utilizado quando queremos destacar quais coleções são/foram válidas por determinado período ou para determinados torneios. Exemplo: o formato do mundial de 2019 foi UPR-UNM (valeram as coleções Ultra Prisma, Sintonia Mental e todas as outras lançadas entre as duas).

Formato Padrão/Standard: O formato Padrão/Standard é o mais utilizado para torneios sancionados oficialmente. Esse formato utiliza das coleções mais recentes, conforme as rotações. No Brasil, a responsável pela organização de torneios oficiais e lançamento das coleções traduzidas é a Copag.

Formato Expandido/Expanded: O formato Expandido/Expanded também é utilizado para torneios sancionados oficialmente. No Brasil não é comum vermos campeonatos sancionados nesse formato. O Expandido utiliza todas coleções lançadas a partir de Black & White 1.

Formato Ilimitado/Unlimited: Esse formato permite que os jogadores utilizem de quaisquer cartas oficiais para jogarem as partidas. Torneios com esse formato são raros.

Formato Legado/Legacy: No momento, é um formato exclusivo do PTCGO, em que o deck deve ser construído somente com cartas das séries HeartGold & SoulSilver e Black & White.

Rotation/rotação: Evento anual que determina quais cartas continuarão válidas para os formatos Padrão e Expandido a partir da data determinada (normalmente em agosto ou setembro). Quando uma carta "rotaciona" de um formato , ela deixa de ser válida para ele (no Padrão, isso costuma ocorrer cerca de dois anos após o lançamento da carta).

Regulation mark/Marca regulatória: Letra situada no canto inferior esquerdo das cartas, com a função de indicar quais delas sofreram/sofrerão rotação ao mesmo tempo e determinar sua legalidade para determinado formato. Foram introduzidas pela TPCi a partir do bloco Espada e Escudo.

Conceitos básicos do jogo

Acessórios de Partida

Game/jogo: Refere-se a um embate de Pokémon TCG entre dois jogadores. Numa melhor de 3, por exemplo, há 3 games.

Match/Partida: Refere-se a um embate de Pokémon TCG entre dois jogadores. Contudo, numa melhor de 3, a match engloba os 3 games, ou seja, há apenas uma match numa melhor de 3.

Draw/Compra: Ato de puxar uma ou mais cartas do baralho ou dos Prêmios para a própria mão.

Shuffle/Embaralhar: Refere-se ao ato de juntar as cartas e embaralhá-las de forma aleatória.

Pokémon Card/Carta Pokémon: São cartas que representam os Pokémon que podem ser utilizados.

Trainer Card/Carta de Treinador: São cartas que provêm algum benefício ou permitem executar algum tipo de ação. São divididas em Item , Estádio e Apoiador.

Stadium/Estádio: São cartas Treinador que possuem efeitos para ambos os jogadores e permanecem em campo até que sejam descartadas por algum efeito ou quando um novo Estádio é baixado.

Supporter/Apoiador: São cartas Treinador baseados em personagens existentes no jogo, anime ou mangá. O jogador pode jogar apenas uma carta de de Apoiador por turno.

Item: São cartas Treinador que, ao contrário das Apoiador, podem ser utilizadas pelo jogador à vontade durante o seu turno.

Pokémon Tool/Ferramenta Pokémon: São cartas Item especiais, as quais provêm algum benefício ou maleficio para o Pokémon ao qual a carta é ligada. Cada Pokémon pode ter apenas uma Ferramenta ligada a ele.

Energy Card/Cartas de Energia: São cartas a serem ligadas nos Pokémon e que os permitem atacar.

Active Pokémon/Pokémon Ativo: refere-se ao Pokémon que fica à frente da linha de combate (que pode atacar, e que no geral é alvo dos ataques). Esse termo também pode ser referido como Pokémon Defensor/Defending Pokémon, ou Pokémon Atacante/Attacking Pokémon quando é do oponente.

Bench/Banco: É a área destinada a colocar até 5 Pokémon (a menos que outra carta diga o contrário). Todo o Pokémon que não é o Ativo é chamado de Pokémon do Banco. Apesar de não poderem atacar ou recuar, esses Pokémon podem, no geral, utilizar Habilidades (Abilities), Poké-Powers e Poké-Bodies.

Coins/Moeda: Moedas permitidas são somente as reconhecidas como oficiais, praticamente todas que acompanham produtos relacionados a Pokémon TCG (metalizada e de plástico).

Dice/Dado: refere-se a um dado de seis lados (d6) que também é utilizado, e no geral preferível, como moeda (resultado de cara ou coroa). Todo o resultado cara é representado pelos números pares, enquanto todo o resultado coroa é representado pelos números ímpares. Nas competições oficiais e sancionadas, o dado deve obrigatoriamente ter cantos arredondados (para rolar melhor) e ser levemente transparente ou translúcido (para que oponente possa visualizar ambos os lados e não achar nenhum tipo de trapaça).

Damage/Dano: Quando um Pokémon ataca, o ataque, geralmente, causa determinada quantidade de dano a um ou mais Pokémon do oponente, reduzindo seus Pontos de Saúde restantes.

Damage Counters/Contadores de Dano: São as representações de quanto dano o Pokémon em específico possui. São utilizados geralmente dados postos em cima das cartas, ou contadores oficiais presentes em produtos Pokémon TCG.

* Quando cartas mencionam "contadores de dano", cada contador equivale automaticamente a 10 de dano. Exemplo: quando um ataque diz "coloque 3 contadores de dano no Pokémon Ativo do oponente", aquele Pokémon receberá 30 de dano. No entanto, é importante fazer um distinção entre dano e contadores de dano, pois cartas que previnem dano não necessariamente previnem contadores de dano, e vice-versa.   

Discard Pile/Pilha de Descarte: É o local específico que fica abaixo do baralho/deck, onde as cartas utilizadas e Pokémon nocauteados são postos. A pilha de descarte deve obrigatoriamente ter as cartas viradas para cima e podem ser acessadas por ambos os jogadores a qualquer momento da partida.

Lost Zone/Zona Perdida: É considerada uma “pilha de descarte avançada”. Em teoria, não é possível recuperar ou reutilizar cartas movidas para a Lost Zone, ao contrário da pilha de descarte.

Field/Campo: representa a área do jogo que engloba tanto o Pokémon Ativo, quanto os Pokémon do Banco.

Hand/Mão: Refere-se à quantidade de cartas na mão do jogador ou do oponente com as quais cada um executa suas jogadas.

Hit Points (HP)/Pontos de Saúde (PS): representa a quantidade de contadores de dano que o Pokémon consegue suportar. A quantidade de dano igual ou maior ao número de HP/PS representa que o Pokémon foi nocauteado.

Knock Out/Nocautear: representa uma quantidade de contadores de dano igual ou maior ao número de HP/PS representado na carta do Pokémon. Após ser nocauteado, o Pokémon é colocado na pilha de descarte.

Prize Card/Prêmio: refere-se as cartas que são puxadas quando algum Pokémon do oponente é nocauteado. No geral, são utilizadas 6 prêmios quando o deck possui 60 cartas, e 3 prêmios quando o deck possui 30 cartas. Em partidas de pré-lançamento, os decks possuem 40 cartas e 4 prêmios. Quando todas as Cartas Prêmio são puxadas, o jogador que as comprou ganha o jogo.

Rarity/Raridade: Refere-se ao símbolo no canto inferior direito e que reflete a sua tiragem e/ou o quão fácil é tirar a carta em um booster. As raridades são: comum (um círculo), a incomum (um losango em pé), e rara (uma estrela de cinco pontas). Cartas promocionais e energias básicas não costumam ter esses símbolos. Você pode se informar com mais detalhes sobre raridade de cartas aqui.


Reprinted card/Reprint/Reimpressão: São cartas que já foram impressas/produzidas/confeccionadas em coleções passadas de Pokémon. Quando a carta é reimpressa, a versão antiga da mesma carta pode ser utilizada no formato Padrão e Expandido desde que o nome da carta, tipo da carta, efeito, PS/HP, ataques, Fraqueza, Resistência, Habilidade etc. se mantenham inalterado, ou em caso de errata, tenha-se uma carta de referência fora do deck (exemplo - Fisherman/Pescador). É comum ouvirmos alguém se referindo a esse tipo de carta como "foi reprintada".

Series/Séries: Refere-se ao grupo (ou bloco) de expansões de uma certa geração de cartas. Exemplo: Série Black & White, Série XY, Série Sol e Lua e assim por diante.

Special Conditions/Condição Especial: Condições que afetam o Pokémon Ativo e são resultantes de alguns ataques ou cartas Treinador, que causam algum(ns) dos efeitos a seguir: Confuso, Dormindo, Envenenado, Queimado, e Paralisado. Podem se acumular e são removidas quando do Pokémon afetado evolui ou é movido para a Banco.

Confused/Confuso: Refere-se à carta virada de ponta cabeça em relação ao dono da carta. Durante o ataque joga-se uma moeda. Em caso de cara, o ataque procede normalmente. Em caso de coroa, o Pokémon que tentou realizar o ataque falha e causa 30 de dano a si mesmo (3 contadores de dano).

Asleep/Dormindo: Refere-se à carta virada para a esquerda/sentido anti-horário. Durante a passagem de turnos jogua-se uma moeda. Em caso de cara, o Pokémon acorda e retorna à posição original (virado para frente). Em caso de coroa, ele continua dormindo até um resultado cara durante as passagens de turno, ou que se utilize outra carta com um efeito que diga o contrário. Enquanto estiver dormindo, o Pokémon não pode atacar nem recuar, a menos que alguma carta diga o contrário.

Poisoned/Envenenado: Refere-se à carta que possui um marcador de envenenado sobre ela. Durante a passagem de turnos, o Pokémon envenenado recebe 10 de dano (1 contador de dano), a menos que alguma carta diga o contrário (geralmente aumentando a quantidade de dano durante as passagens de turno).

Burned/Queimado: Refere-se à carta que possui um marcador de queimado sobre ela. Durante a passagem de turnos, joga-se uma moeda. Em caso de resultado cara, nada acontece; em caso de resultado coroa, o Pokémon queimado recebe 20 de dano (2 contadores de dano), a menos que alguma carta diga o contrário (geralmente aumentando a quantidade de dano durante as passagens de turno).

Paralyzed/Paralisado: Refere-se a carta virada para a direita/sentido horário. O Pokémon paralisado não pode atacar ou recuar, e sua condição especial desaparece no final do turno.

Turn/Turno: Consiste no período em que o jogador pode realizar suas jogadas.

Basic Pokémon/Pokémon Básico: São cartas de Pokémon que podem ser colocadas diretamente como Ativo no início do jogo e que, respeitando as cartas em campo, podem ser colocadas no banco a qualquer momento antes do encerramento do turno.

Evolution/Evolução: Termo usado para designar qualquer Pokémon que evolua de outro Pokémon. Quando esse é o caso, o Pokémon do qual a evolução evolui é indicado em seu canto superior esquerdo. Pokémon Estágio 1, Estágio 2, VMAX e MEGA são exemplos de evoluções.

* Pokémon que são evoluções nos jogos originais da franquia podem aparecer como Básicos no TCG. 

Stage 1 card/Estágio 1: Representam as cartas que são colocadas acima da respectiva carta de Pokémon Básico.

Stage 2 card/Estágio 2: Representam as cartas que são colocadas acima da respectiva carta de Pokémon Estágio 1.

Rule Box/Caixa de Regra: Termo usado para englobar todas as classes de cartas com regras próprias. Pokémon-V, GX, Estrela Prisma, EX etc. possuem Caixa de Regra.

Baby Pokémon/Pokémon Bebê: São cartas de Pokémon representando pré-evoluções de Pokémon que já possuem cartas no condição de Pokémon Básico. Por exemplo: Pichu, Magby, Elekid e assim por diante.

* No Pokémon TCG, baby é mais comumente utilizado para se referir à carta "mais simples" de um Pokémon, quando ele também possui uma forma GX, V, EX etc., ou seja, baby é a versão do Pokémon que não possui Caixa de Regra.

Resistance/Resistência: Representa quais tipos de Pokémon causam menos dano no Pokémon (no geral, menos 20 ou 30 de dano).

* Em torneios com sistema Suíço, a palavra "resistência" também é utilizada para se referir ao primeiro critério de desempate na classificação, determinado pela porcentagem de vitórias dos oponentes de cada jogador. Explicação: considere os jogadores A e B empatados em número de pontos. Se os oponentes do jogador A possuírem porcentagem de vitória superior aos do jogador B, o jogador A ficará acima na classificação, pois presume-se que ele enfrentou oponentes mais complicados, ou seja, oponentes que ofereceram mais "resistência".

Retreat cost/Recuar/Custo de Recuo: Refere-se ao número de energias que o jogador deve descartar para recuar o Pokémon, quando ele for Ativo.

Weakness/Fraqueza: Refere-se ao dano extra causado por Pokémon do tipo específico marcado na carta (No geral multiplicado por dois – x2).

Ability/Habilidade: Refere-se à Habilidade especial que a carta Pokémon fornece. No geral, os efeitos de Habilidades podem ser executados várias vezes durante o turno, ou mantêm efeitos constantes.

Termos e gírias utilizados por jogadores dentro e fora do jogo

Linha X-X-X: esse termo refere-se a uma linha de evolução de algum Pokémon específico (Básico-Estágio 1-Estágio 2). É comum alguns jogadores citarem frases como “eu prefiro usar uma linha 4-3-2 de Garchomp” ou “Mude para uma linha 3-2-2 de Zubat”. A “linha” segue a ordem de evolução da esquerda para a direita. Ou seja, nos exemplos acimas os jogadores estariam sugerindo 3x Zubat’s , 2x Golbat’s, e 2x Crobat’s e assim por diante.

Arquétipo do deck/Deck Archetype: é referente a uma base utilizada para construção do deck. Geralmente envolve o nome de uma ou duas cartas principais. Ex: Magnebats, M-Rayquaza e dentre outros. As vezes também é utilizado o nome do ataque para definir o Arquétipo, exemplo: Night March, Round e dentre outros. Saiba mais sobre este assunto aqui.

Deck Meta/Metagame: São os decks ou cartas que, no geral, estão entre os primeiros lugares dos torneios. São as estratégias mais utilizadas e mais competitivas na rotação, conforme o formato escolhido.

Deck Rogue: São decks ou estratégias pouco convencionais ou ignoradas na rotação e formato determinado. Esses decks têm vantagem de pegar o oponente desprevenido, além de também serem mais baratos, em virtude de não utilizarem tantas cartas do metagame.

Opening Hand: As 7 primeiras cartas compradas no início do jogo.

Recycle/Reciclar: Refere-se à ação de retornar uma ou mais cartas da pilha de descarte para o baralho ou para a própria mão.

Top deck: Carta do topo do baralho, comprada no início de cada turno.

Brick/Travar: Ocorre quando o estado de jogo de um jogador mantém-se estagnado, pois as cartas em sua mão não permitem que ele realize ações efetivas e desenvolva sua estratégia.

Bench out: Uma das possíveis condições de vitória/derrota, ocorre quando o Pokémon Ativo de um jogador é nocauteado ou removido de campo e esse jogador não tem nenhum Pokémon no Banco, ou seja, fica sem Pokémon em campo, sendo declarado o perdedor.

Deck out: Uma das condições de vitória/derrota, ocorre quando um jogador não possui nenhuma carta no deck para comprar no início de seu turno. Esse jogador é declarado o perdedor.

Disrupt: Termo utilizado para se referir a efeitos de cartas que têm como função atrapalhar o desenvolvimento de jogo do oponente. Exemplo: diminuir o número de cartas na mão do oponente ou remover suas Energias de campo.

Donk: Jogada que ocorre quando, no primeiro ou segundo turno, um jogador nocauteia o único Pokémon em campo do seu oponente, causando um bench out.

Mulligan: Quando você compra 7 cartas da mão inicial e nenhuma delas é um Pokémon Básico. Quando isso acontece, você embaralha novamente o seu deck e compra, novamente, 7 cartas. Esse processo é repetido até que você tenha um Pokémon Básico para iniciar a partida. Após esse processo, o seu oponente pode comprar uma carta do topo do baralho dele para cada "mulligan que você deu".

Gust/Gust Effect: Efeito de que permite que o usuário escolha um dos Pokémon no Banco do oponente para assumir a posição de Pokémon Ativo desse oponente. É um dos efeitos mais importantes do jogo e está presente em cartas como Guzma, Lysandre, Ordem da Chefia e Pegador Pokémon.

KO/Nocaute: Ocorre quando o dano sofrido por um Pokémon alcança ou ultrapassa seus Pontos de Saúde. Esse Pokémon e todas as cartas ligadas a ele são colocados na pilha de descarte, enquanto o jogador que realizou o nocaute compra o equivalente número de Prêmios.

OHKO: Nocauteado com apenas um ataque. Às vezes utilizado como a expressão "1 hit".

Revenge: Nocautear um Pokémon do oponente após um Pokémon seu ter sido nocauteado no turno anterior.

Matchup: Confronto entre dois decks específicos. Comumente utilizado para apontar um deck favorito em relação a outro. Exemplo: "o deck X tem uma matchup favorável contra o deck Y". 

Mill/Milling/Millar: É um termo que representa mandar cartas diretamente do deck (geralmente, do oponente) para a pilha de descarte. Este é também um estilo específico de deck.

Mirror: Partida em que os dois jogadores usam o mesmo deck (não necessariamente com decklists idênticas).

Misplay: Errar uma jogada (seja ligar energia no Pokémon errado, ou esquecer de ligar a energia do turno, usar o ataque errado, dentre outros).

Montar o setup: Ato de colocar em campo as cartas base para o desenvolvimento da estratégia nos turnos seguintes.

Scoop/Concede/Conceder/Desistir: Desistir da partida enquanto se está jogando (geralmente por saber que não existe possibilidade de ganhar).

Speed/Velocidade: A velocidade com que o deck monta o seu setup.

Sniping/Snipe: Quando um ataque causa dano em um Pokémon particular do banco. 

Spread: Refere-se ao dano em múltiplos Pokémon.

Stall: Termo utilizado para se referir a estratégias ou jogadas que têm como objetivo desacelerar o ritmo da partida ou ganhar tempo. Exemplo: mover um Pokémon sem Energias do oponente para Ativo para tentar evitar um ataque no próximo turno dele.

* As palavras stall/stalling também podem aparecer em situações em que um dos jogadores adota uma conduta antidesportiva para forçar o fim do tempo de partida, podendo se enquadrar como penalidade pela regras oficiais da Play! Pokémon.

Stacking: É uma expressão que se refere a uma trapaça de ordenar as cartas do deck para que se tenha uma vantagem sobre o oponente. Evidentemente, é contra as regras oficiais.

Staple: Refere-se a uma carta que é essencial em vários decks.

Timeout: Fim do tempo de um turno, de um jogo ou de uma rodada. Normalmente, quando o tempo de uma rodada acaba, os jogos incompletos continuam por mais 3 turnos antes que seja declarado um vencedor/empate por timeout.

Bench sitter/Pokémon-Habilidade: Refere-se a uma carta de Pokémon que permanece a maior parte da partida no banco, apenas para usufruir de sua Habilidade (quase nunca atacando).

Counter: Refere-se a uma carta que é utilizada estrategicamente para lidar diretamente com alguma ameaça.

GG: É uma sigla para “good game”. Algo como “bom jogo”.

Gust/Gust Effect: Efeito de que permite que o usuário escolha um dos Pokémon no Banco do oponente para assumir a posição de Pokémon Ativo desse oponente. É um dos efeitos mais importantes do jogo e está presente em cartas como Guzma, Lysandre, Ordem da Chefia e Pegador Pokémon.

Failed search/Busca falhada: Refere-se a quando algum jogador joga uma carta que o permite buscar outra do deck, todavia ele não pega a carta para mão. Isso pode ser intencional ou não

Lock: Ocorre quando um jogador utiliza uma carta que impede o oponente de usar parte de suas cartas ou efeitos. Exemplo: o ataque Raio Paralisante do Vikavolt V dá um lock de item/item lock no oponente.

Bench locked: É quando o jogador fica com o seu banco cheio e impossibilitado de colocar novos Pokémon (geralmente 5, quando não há um Estádio ou Habilidade que diga o contrário).

Variants/Variantes: Refere-se aos diferentes decks baseados numa certa carta ou estratégia.

Divisões Etárias de Campeonatos

Existem três divisões etárias nos torneios de Pokémon TCG e Pokémon VGC:

  • Júnior: Nascidos em 2009 ou depois.
  • Sênior: Nascidos entre 2005 e 2008.
  • Master: Nascidos em 2004 ou antes.

Tipos de Campeonatos / Ligas

Competições Pokémon TCG

Para conhecer com mais detalhes os tipos de competições oficiais que existem atualmente, você pode conferir aqui. A seguir, iremos apenas comentar rapidamente alguns tipos de campeonatos.

Championship Series/Campeonatos e Eventos Premier: Um evento Premier é um evento de alto nível como os Regionais, Internacionais ou Campeonato Mundial, em que jogadores de diferentes faixas etárias competem por um título para sua divisão de idade.

Pokémon League/Liga Pokémon: A Liga Pokémon, ou simplesmente “Liga”, é a reunião e jogo de Pokémon TCG e de Video Game periódico, geralmente semanal, entre treinadores de uma determinada região/cidade. Diferentemente dos torneios, as ligas são ambientes para jogos casuais, onde se “premia” os jogadores, apenas pelo fato de jogarem. As ligas oficiais brasileiras são gerenciadas pela Copag.

Tournament/Torneios: torneios são eventos em que diversos jogadores disputam entre si. Cada torneio possui suas próprias regras, estrutura e premiação, mas torneios oficiais seguem padrões determinados pela Play! Pokémon e são divididos em League Challenge, League Cup, Regional, Internacional, Special Event e Mundial.

World Championships (Worlds): Os jogadores ganham convites para este torneio por meio de sua qualificação dentro de uma temporada. Os jogadores competem em diferentes faixas etárias para se tornar o único campeão do mundo em suas faixas etárias. Como o próprio nome indica, ele é definitivamente o evento mais importante de Pokémon TCG mundial.

Sealed Deck/Baralho Selado: Trata-se de um formato de torneio limitado em que os jogadores recebem e abrem vários boosters e constroem seus baralhos a partir dessas cartas. Em geral, as regras permitem a construção de decks em 30 minutos podendo utilizar de energias básicas à vontade, criando um deck com um total de 40 cartas. Os jogadores não podem trocar cartas com outros jogadores.

Booster Draft Format: Um torneio em formato Limitado em que os jogadores são agrupados em pequenos grupos, geralmente compostos por oito jogadores. Cada jogador abre um booster, então secretamente seleciona e remove uma única carta dele, passando o restante do pacote para o próximo jogador no grupo, que, em seguida, faz a sua seleção. Jogadores abrem e selecionam a partir de vários pacotes desta forma, construindo seus decks para o evento a partir dessas cartas. Em geral, as regras, permitem a construção de decks em 30 minutos podendo utilizar de energias básicas à vontade, criando um deck com um total de 40 cartas. Os jogadores não podem trocar cartas com outros jogadores.

Pré-Releases: São torneios em que os jogadores têm acesso a cartas de uma futura expansão do Pokémon TCG, geralmente realizado uma ou duas semanas antes que a liberação esteja disponível para venda no varejo. Pré-lançamentos usam sempre o Formato Limitado.

Invitational: Torneio exclusivo para jogadores convidados. Normalmente ocorre como conclusão de uma série ou circuito de torneios, em que os jogadores com melhor desempenho ao longo da série recebem os convites e o direito de jogar. 

LCQ: Sigla para last chance qualifier. Trata-se de um torneio que antecede um invitational e dá uma ou mais vagas diretas para este, uma "última chance de se classificar".

Termos comumente utilizados em Campeonatos

Player ID: Para cada jogador é atribuído um Número de Identificação Play! Pokémon (ID do Jogador), que é usado para rastrear torneios desse jogador e participações em campeonatos, bem como para identificá-lo(a) no sistema. Os jogadores devem ter este número com eles sempre que forem a um Evento Play! Pokémon. Os jogadores que nunca jogaram em um evento Play! Pokémon, como torneio ou Liga, receberão um Player ID novo do organizador do evento. Alternativamente, você pode obter um Player ID on-line se você já tiver uma conta no Clube de Treinadores Pokémon.

Ranking: A posição de classificação de um jogador quando comparada a outros jogadores. A página de ranking publica seu estado, país ou ranking mundial.

Rating: Refere-se à classificação de um participante elegível em Play! Pokémon com base no número de pontos que o participante ganha por jogar em torneios sancionados. A classificação de um jogador flutua conforme ele ganha ou perde partidas em torneios sancionados. Só jogos disputados contra um adversário da mesma divisão de idade em eventos Premier contam para a classificação de um jogador.

ELO: Refere-se ao sistema de classificação utilizado para calcular a pontuação de um jogador. Ele baseia-se na fórmula desenvolvida pelo Prof. Arpad Elo. O sistema de ranking Play! Pokémon Elo é semelhante ao sistema usado originalmente em eventos de xadrez mais competitivos.

Tournament Organizer (TO)/Organizador de Torneios: Refere-se à pessoa encarregada de todos os aspectos da organização de um torneio e que normalmente lida com a equipe, programação e seleção do local. Esta pessoa é responsável por todos os aspectos da gestão de um torneio de sucesso.

Judge/Juiz: É um cargo ocupado por uma pessoa que é conhecedora das regras e estratégias do Pokémon TCG e que é responsável por administrar as regras (incluindo as Tournament Rules) do torneio.

Head Judge: É o juiz com autoridade máxima em um determinado torneio.

Pokémon Event Manager (PEM): Sucessor do Tournament Operations Manager, é o software utilizado pelos organizadores para administrar os jogos sancionados durante os torneios. O software faz os emparceiramentos e registra as vitórias e derrotas dos jogadores a cada rodada, além de outras funcionalidades.

Professores: São fãs dedicados dos jogos de Pokémon que contribuem com seu tempo, a fim de organizar eventos e ensinar os novos jogadores do Pokémon TCG. Como muitos professores passam a ser juízes de eventos, eles devem demonstrar seu conhecimento de regras e sua Habilidade para organizar eventos passando primeiro por um prova. Professores são terceiros independentes, isto é, eles não são funcionários, agentes ou contratados da Pokémon Company.

Play! Pokémon: Anteriormente chamada de Pokémon Organized Play, refere-se à divisão responsável pela sanção de todos os campeonatos e torneios oficiais de Pokémon TCG e outras modalidades. A Play! Pokémon organiza todos os dados do jogador, dados dos eventos e regras para o uso em eventos oficialmente reconhecidos.

Kickers: Meta de participantes para que mais jogadores recebam as recompensas de um torneio. Exemplo: os 16 melhores jogadores de um torneio receberão pontos caso o kicker de 48 participantes seja alcançado. Caso haja menos de 48 jogadores, apenas os 8 melhores receberão pontos.

Round/Rodada: Refere-se às partidas sendo jogadas ao mesmo tempo durante um torneio. Cada jogador participa de uma partida durante cada rodada de um torneio. Um torneio é composto por um número de rodadas com base no número de jogadores no torneio.

Phase/Fase: geralmente, torneios são divididos em fases, de modo que são realizadas rodadas numa fase inicial e os jogadores com melhor desempenho avançam à fase seguinte. Normalmente os torneios possuem duas ou três fases, usando o sistema Suíço para as primeiras e o sistema Single-Elimination para a última.

Single-Elimination/Eliminatória Simples: Sistema de pareamento e classificação popularmente conhecido como "mata-mata". Nele, os jogadores são distribuídos e se enfrentam numa chave/bracket, em que os vencedores avançam à rodada seguinte e os perdedores são eliminados, até que reste apenas um jogador invicto.

Double-Elimination: Sistema de pareamento e classificação que, ao contrário do Single-Elimination, permite que cada jogador sofra uma derrota antes de ser eliminado. Os jogadores invictos enfrentam outros jogadores invictos. numa chave chamada de "chave dos vencedores/winners bracket". Quando cada jogador invicto sofre sua primeira derrota, ele é enviado para a "chave dos perdedores/losers bracket", em que se enfrentam os jogadores que já sofreram uma derrota. Sofrer mais uma derrota na chave dos perdedores resulta na eliminação. Na final, o jogador que restar na chave dos vencedores enfrenta o jogador que restar na chave dos perdedores.

Swiss/Suíço: Sistema de pareamento e classificação mais utilizado em torneios. Nele, há um número predeterminado de rodadas de acordo com o número de jogadores. Em cada rodada, os jogadores são pareados com jogadores de pontuação similar e ganham pontos com base nos resultados, subindo na classificação. Num Suíço, jogadores não podem se enfrentar mais de uma vez na mesma fase. 

Bye: Refere-se a uma vitória automática quando não é possível determinar um oponente para um jogador em uma rodada de um torneio, geralmente devido a um número ímpar de participantes. Jogadores com pior pontuação e que não receberam um bye anteriormente têm a prioridade para o. bye seguinte.

Top-cut: Refere-se ao corte após conclusão de todas as rodadas do emparceiramento suíço, e definição dos jogadores que avançarão para o método eliminatório simples. A quantidade de jogadores no Top-Cut depende da quantidade de jogadores no torneio.

Up-pair: Refere-se ao ato de jogar contra um oponente que possui um record maior do que você no torneio. Exemplo: você tem um recorde de 3—1 (três vitórias e uma derrota) e enfrenta um oponente 4-0 (quatro vitórias).

Down-pair: Refere-se ao ato de jogar contra um oponente que possui um record menor do que você no torneio.

Ban/Banimento: Ocorre quando uma ou mais cartas são banidas de um formato ou torneio em que elas são vistas como uma ameaça à integridade ou competitividade das partidas. Jogadores também podem ser banidos como forma de punição a condutas extremamente graves.

Game loss: Punição que aplica uma derrota a um jogador em determinado game/jogo.

Double Game Loss: Punição que aplica uma derrota a ambos os jogadores em determinado jogo/game. Ocorre em situações em que os dois jogadores ferem uma ou mais regras a ponto de não ser possível declarar um vencedor/empate.

DC: Abreviatura de disconnect/desconexão. Ocorre em partidas online, quando o jogador perde a conexão com sua partida momentaneamente ou permanentemente. 

DQ: Abreviatura de disqualification/desclassificação. Punição que aplica a remoção forçada de um jogador de determinado torneio.

Drop: Abandono/desistência de um torneio por conta própria.

ID: Sigla para intentional draw (empate intencional). Trata-se de um recurso permitido pela maioria dos torneios que usam o sistema Suíço, através do qual os jogadores podem, em comum acordo, decidir empatar uma partida intencionalmente, sem que ela sequer seja jogada.

Limitless: equipe europeia de Pokémon TCG responsável pelo desenvolvimento e publicação de diversas aplicações utilizadas pela comunidade, como um site que coleta, organiza e disponibiliza dados de torneios oficiais e uma plataforma para torneios online, a Limitless Online Tournament Platform.

A partir de agora você tem um vocabulário competitivo bastante extenso e não irá se perder quando for conversar com seus adversários nos próximos torneios. Caso seus amigos ainda não conheçam alguns desses termos, convide-os para lerem nossa matéria.

Matéria escrita originalmente por Xoxim em 2016 e atualizada por Nikolas Sales e Matheus Gomes.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال