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26/05/2021

O Glossário de Pokémon TCG

Glossário Pokémon TCG

Atualmente, existem quase 900 Pokémon. Talvez você saiba o nome de todos eles, no entanto, com certeza, um novo aspirante a mestre Pokémon não irá lembrar o nome de cada um deles no começo da sua jornada. No mundo do Pokémon TCG, saber o nome de todos os Pokémon não é necessário, porém conhecer os principais termos que são utilizados nesta comunidade podem ser de grande ajuda, seja você estreante nesse mundo ou não.

A seguir você irá conhecer um glossário que será extremamente útil na sua nova jornada. Você irá conhecer termos oficiais da própria Play! Pokémon e também termos frequentemente utilizados por jogadores mais experientes.

Tipos de Jogo

Pokémon TCG

TCG:
Trading Card Game é o termo utilizado para se referir ao jogo de cartas de Pokémon de uma forma geral.

TCGO: Trading Card Game Online é o termo utilizado para se referir ao jogo de cartas de Pokémon no formato online e oficial lançada pela Pokémon Company. Para mais informações sobre download gratuito do software, você pode clicar aqui.

Formatos

Rotação Pokémon TCG

Rotação/Rotation:
A rotação acontece uma vez anualmente e este é o termo utilizado para sinalizar quais coleções serão válidas para utilizar no formato Padrão e Expandido naquele ano.

Formato Padrão/Standard: O formato Padrão/Standard é o mais utilizado para torneios sancionados oficialmente. Esse formato utiliza das coleções mais recentes, conforme as rotações. No Brasil, a responsável pela organização de torneios oficiais e lançamento das coleções traduzidas é a Copag.

Formato Expandido/Expanded: O formato Expandido/Expanded também é utilizado para torneios sancionados oficialmente. No Brasil não é comum vermos campeonatos sancionados nesse formato. O Expandido utiliza todas coleções lançadas a partir de Black & White 1.

Formato Ilimitado/Unlimited: Esse formato permite que os jogadores utilizem de quaisquer cartas oficiais para jogarem as partidas. Torneios com esse formato são raros.

Formato Legacy: No momento é um formato exclusivo do TCGO em que o deck deve ser construído somente com as coleções HeartGold & SoulSilver, Call of Legends e a série Black & White.

Conceitos básicos do jogo

Acessórios de Partida

Pokémon Card/Carta Pokémon:
São cartas que representam os Pokémon que podem ser utilizados.

Trainer Card/Carta de Treinador: São cartas que provêm algum benefício ou permitem executar algum tipo de ação.

Energy Card/Cartas de Energia: São cartas a serem ligadas nos Pokémon e que os permitem atacar.

Active Pokémon/Pokémon Ativo: refere-se ao Pokémon que fica à frente da linha de combate (que pode atacar, e que no geral é alvo dos ataques). Esse termo também pode ser referido como Pokémon Defensor/Defending Pokémon, ou Pokémon Atacante/Attacking Pokémon quando é do oponente.

Bench/Banco: É a área destinada a colocar até 5 Pokémon (a menos que outra carta diga o contrário). Todo o Pokémon que não é o ativo é chamado de Pokémon do Banco. Apesar de não poderem atacar ou recuar, esses Pokémon podem, no geral, utilizar Habilidades (Abilities), Poké-Powers e Poké-Bodies.

Coins/Moeda: Moedas permitidas são somente as reconhecidas como oficiais, praticamente todas que acompanham produtos relacionados a Pokémon TCG (metalizada e de plástico).

Dice/Dado: refere-se a um dado de seis lados (d6) que também é utilizado, e no geral preferível, como moeda (resultado de cara ou coroa). Todo o resultado cara é representado pelos números pares, enquanto todo o resultado coroa é representado pelos números ímpares. Nas competições oficiais e sancionadas, o dado deve obrigatoriamente ter cantos arredondados (para rolar melhor) e ser levemente transparente ou translúcido (para que oponente possa visualizar ambos os lados e não achar nenhum tipo de trapaça).

Damage/Dano: Quando o Pokémon Ativo ataca, geralmente, esse ataque gera alguma quantidade específica de dano, que são divisíveis por 10 para cada contador de dano.

Damage Counters/Contadores de Dano: São as representações de quanto dano o Pokémon em específico possui. São utilizados geralmente dados postos em cima das cartas, ou contadores oficiais presentes em produtos Pokémon TCG.

Discard Pile/Pilha de Descarte: É o local específico que fica abaixo do baralho/deck, onde as cartas utilizadas como Treinadores, Suportes, Pokémon Nocauteados são postos. A pilha de descarte deve obrigatoriamente ter as cartas viradas para cima e podem ser acessadas por ambos os jogadores a qualquer momento da partida.

Lost Zone/Zona Perdida: É considerada uma “pilha de descarte avançada”, onde, em tese, as cartas movidas para essa Lost Zone estão fora do jogo. No geral, cartas que utilizam ou enviam outras cartas para a Lost Zone encontram-se no formato ilimitado (anteriores a série Black & White) e Expandido.

Field/Campo: representa a área do jogo que engloba tanto o Pokémon ativo, quanto os Pokémon do Banco.

Hand/Mão: Refere-se à quantidade de cartas na mão do jogador ou do oponente com as quais cada um executa suas jogadas.

Hit Points (HP)/Pontos de Saúde (PS): representa a quantidade de contadores de dano que o Pokémon consegue suportar. A quantidade de dano igual ou maior ao número de HP/PS representa que o Pokémon foi nocauteado.

Knock Out/Nocautear: representa uma quantidade de contadores de dano igual ou maior ao número de HP/PS representado na carta do Pokémon. Após ser nocauteado, o Pokémon é colocado na pilha de descarte.

Match/Partida: refere-se a um jogo de Pokémon TCG entre dois jogadores. Em uma partida melhor de três, geralmente utilizamos match para uma partida específica dentre essas três.

Prize Card/Prêmio: refere-se as cartas que são puxadas quando algum Pokémon do oponente é nocauteado. No geral, são utilizadas 6 prêmios quando o deck possui 60 cartas, e 3 prêmios quando o deck possui 30 cartas. Em partidas de pré-lançamento, os decks possuem 40 cartas e 4 prêmios. Quando todas as Cartas Prêmio são puxadas, o jogador que as comprou ganha o jogo.

Rarity/Raridade: Refere-se ao símbolo no canto inferior direito e que reflete a sua tiragem e/ou o quão fácil é tirar a carta em um booster. As raridades são: comum (um círculo), a incomum (um losango em pé), e rara (uma estrela de cinco pontas). Cartas promocionais e energias básicas não costumam ter esses símbolos. Você pode se informar com mais detalhes sobre raridade de cartas aqui.


Reprinted card/Reprint/Reimpressão: São cartas que já foram impressas/produzidas/confeccionadas em coleções passadas de Pokémon. Quando a carta é reimpressa, a versão antiga da mesma carta pode ser utilizada no formato Padrão e Expandido desde que o nome da carta, tipo da carta, efeito, PS/HP, ataques, fraquezas, resistências, habilidades etc. se mantenham inalterado, ou em caso de errata, tenha-se uma carta de referência fora do deck (exemplo - Fisherman/Pescador). É comum ouvirmos alguém se referindo a esse tipo de carta como "foi reprintada".

Series/Séries: Refere-se ao grupo (ou bloco) de expansões de uma certa geração de cartas. Exemplo: Série Black & White, Série XY, Série Sol e Lua e assim por diante.

Shuffle/Embaralhar: Refere-se ao ato de juntar as cartas e embaralhá-las de forma aleatória.

Special Conditions/Condição Especial: São resultantes de alguns ataques, ou até mesmo do efeito de cartas Suportes ou Treinadores, que causam algum(ns) dos efeitos a seguir: Confuso, Dormindo, Envenenado, Queimado, e Paralisado.

Confused/Confuso: Refere-se à carta virada de ponta cabeça em relação ao dono da carta. Durante o ataque joga-se uma moeda. Em caso de cara, o ataque procede normalmente. Em caso de coroa, o Pokémon que tentou realizar o ataque falha e causa 30 de dano a si mesmo (3 contadores de dano).

Asleep/Dormindo: Refere-se à carta virada para a esquerda/sentido anti-horário. Durante a passagem de turnos jogua-se uma moeda. Em caso de cara, o Pokémon acorda e retorna à posição original (virado para frente). Em caso de coroa, ele continua dormindo até um resultado cara durante as passagens de turno, ou que se utilize outra carta com um efeito que diga o contrário. Enquanto estiver dormindo, o Pokémon não pode atacar nem recuar, a menos que alguma carta diga o contrário.

Poisoned/Envenenado: Refere-se à carta que possui um marcador de envenenado sobre ela. Durante a passagem de turnos, o Pokémon envenenado recebe 10 de dano (1 contador de dano), a menos que alguma carta diga o contrário (geralmente aumentando a quantidade de dano durante as passagens de turno).

Burned/Queimado: Refere-se à carta que possui um marcador de queimado sobre ela. Durante a passagem de turnos, joga-se uma moeda. Em caso de resultado cara, nada acontece; em caso de resultado coroa, o Pokémon queimado recebe 20 de dano (2 contadores de dano), a menos que alguma carta diga o contrário (geralmente aumentando a quantidade de dano durante as passagens de turno).

Paralyzed/Paralisado: refere-se a carta virada para a direita/sentido horário. O Pokémon paralisado não pode atacar ou recuar, e sua condição especial desaparece no final do turno.

*Lembrando que: Condições especiais não são necessariamente exclusivas, ou seja, é possível aplicar mais de uma condição especial em uma mesma vez (Ex: Confuso, envenenado e queimado).
**Lembrado que: evoluir um Pokémon, automaticamente, retira todas as condições especiais.

Turn/Turno: Consiste no período em que o jogador pode realizar suas jogadas.

Baby Pokémon/Pokémon Bebê: São cartas de Pokémon representando pré-evoluções de Pokémon que já possuem cartas no condição de Pokémon Básico. Por exemplo: Pichu, Magby, Elekid e assim por diante.
 
Obs.: Um termo comumente utilizado pelos jogadores, que não tem relação com o termo acima, é utilizar Baby para representar um "Pokémon menor", quando ele possui uma forma GX, V, VMax. Por exemplo, "Blace Baby" referindo-se ao Pokémon regular Blacephalon, e não à sua forma GX.

Basic Pokémon/Pokémon Básico: São cartas de Pokémon que podem ser colocadas diretamente como ativos no início do jogo e que, respeitando as cartas em campo, podem ser colocadas no banco a qualquer momento antes do encerramento do turno.

Stage 1 card/Estágio 1: Representam as cartas que são colocadas acima da respectiva carta de Pokémon Básico.

Stage 2 card/Estágio 2: Representam as cartas que são colocadas acima da respectiva carta de Pokémon Estágio 1.

BREAK card/Cartas Turbo: São cartas estilizadas com uma representação dourada do respectivo Pokémon e que funcionam semelhante a uma evolução na questão de regras para evoluir. Essas cartas são postas deitadas sobre a imagem do Pokémon correspondente e no geral, além de aumentarem o HP/PS, também fornecem novas habilidades ou ataques. Essas cartas mantêm os ataques, habilidade, fraqueza, resistência e custo de recuo de sua pré-evolução.

Pokémon-EX: São cartas de Pokémon Básico que possuem um HP/PS significativamente maior em relação a maioria de outros Pokémon Básicos. No geral, são cartas que possuem melhores ataques e habilidades. Em virtude disso, nocautear um Pokémon EX rende duas cartas prêmio ao invés de uma.

Mega Evolution card/Carta de Mega Evolução: São cartas Pokémon que são utilizadas como evolução para Pokémon EX. Ao megaevoluir o Pokémon, o seu turno imediatamente se encerra, a menos que outra carta diga ao contrário. Nocautear essas cartas também rendem duas cartas prêmio.

Fossil card/Carta Fóssil: são cartas de Treinadores utilizadas para procurar nas sete últimas cartas do baralho pelo Pokémon Restaurado correspondente.

Pokémon LEGEND/Pokémon Lenda: São cartas compostas por dois Pokémon e por duas cartas, que todavia ocupam o mesmo nome, e que devem ser baixadas juntas da mão. São representações de Pokémon lendários. Ambas as cartas contam apenas como uma única carta em jogo.

Resistance/Resistência: Representa quais tipos de Pokémon causam menos dano no Pokémon (no geral, menos 20 ou 30 de dano).

Retreat cost/Recuar/Custo de Recuo: Refere-se ao número de energias que o jogador deve descartar para recuar o Pokémon, quando ele for ativo.

Weakness/Fraqueza: Refere-se ao dano extra causado por Pokémon do tipo específico marcado na carta (No geral multiplicado por dois – x2).

Ability/Habilidade: Refere-se à habilidade especial que a carta Pokémon fornece. No geral, os efeitos de habilidades podem ser executados várias vezes durante o turno, ou mantêm efeitos constantes.

Poké-BODY: uma habilidade que é ativada enquanto o Pokémon está em jogo.

Poké-POWER: uma habilidade que o jogador poderia ativar durante o seu turno.

*Lembrando que: Tanto o Poké-BODY quanto o Poké-POWER, a partir da série Black & White, foram unidos numa única definição e renomeados para Ability/Habilidade.

Ace Spec: São cartas de Treinadores poderosas nas quais são permitidas apenas uma no Deck (não mais permitidas no formato padrão).

Item Card/Item: são as cartas de Treinadores que podem ser utilizadas à vontade e se possível.

Stadium card/Cartas Estádio: São cartas de Treinadores que possuem efeitos para ambos os jogadores e permanem em campo até que sejam descartadas por algum efeito ou por substituição de uma Carta Estádio com outro nome.

Supporter card/Suporte: São cartas de Treinadores baseados em personagens existentes no jogo, anime ou mangá. O jogador pode jogar apenas uma carta de Suporte por turno, a menos que algum efeito de outra carta diga o contrário.

Pokémon Tool/Ferramenta Pokémon: São cartas especiais de Treinadores, as quais provêm algum benefício ou maleficio para o Pokémon ao qual a carta é ligada. Cada Carta Pokémon pode ter apenas uma Ferramenta ligada a ela, a menos que exista uma carta ou uma habilidade que diga o contrário.

Prism Star Cards/Cartas Estrela Prisma: São cartas que possuem um símbolo em formato de Prisma ao lado de seu nome, podendo ser Pokémon, Energia Especial, Apoiador, Estádio ou Item. Você só pode ter uma cópia de cada carta Estrela Prisma em seu deck. Quando descartadas de jogo, essas cartas vão para a Lost Zone.

Pokémon GX: Os Pokémon GX são cartas semelhantes aos antigos EX. Estes podem ser básicos ou evolução. Quando um Pokémon GX é nocauteado, o oponente compra dois prêmios. Esse tipo de Pokémon tem um ataque especial chamado ataque GX, que só pode ser utilizado uma vez por partida. Quando o ataque GX é utilizado, o jogador precisa virar o seu marcador GX, sendo assim, nenhum outro Pokémon deste jogador pode usar um novo ataque GX.

Pokémon GX Tag Team/Pokémon GX União de Aliados: Os Pokémon Tag Team/União de Aliados são um tipo de Pokémon GX, porém com três particularidades: são sempre básicos, quando derrotados, o oponente comprará três prêmios, e como são uma união de 2 ou 3 Pokémon, possuem o ataque GX +. que geralmente conta com um efeito extra, de acordo com a quantidade de energia que possuem.

Pokémon V e Pokémon Vmax: Os Pokémon V e Vmax se assemelham mais aos Pokémon EX e Mega EX do que aos Pokémon GX. Os Pokémon V são sempre básicos e, caso sejam nocauteados, o oponente compra 2 prêmios. Os Pokémon Vmax são uma evolução dos Pokémon V, sendo sempre Estágio 1. Quando nocauteados, o oponente compra 3 prêmios.

Termos e gírias utilizados por jogadores dentro e fora do jogo

Linha X-X-X: esse termo refere-se a uma linha de evolução de algum Pokémon específico (Básico-Estágio 1-Estágio 2). É comum alguns jogadores citarem frases como “eu prefiro usar uma linha 4-3-2 de Garchomp” ou “Mude para uma linha 3-2-2 de Zubat”. A “linha” segue a ordem de evolução da esquerda para a direita. Ou seja, nos exemplos acimas os jogadores estariam sugerindo 3x Zubat’s , 2x Golbat’s, e 2x Crobat’s e assim por diante.

Arquétipo do deck/Deck Archetype: é referente a uma base utilizada para construção do deck. Geralmente envolve o nome de uma ou duas cartas principais. Ex: Magnebats, M-Rayquaza e dentre outros. As vezes também é utilizado o nome do ataque para definir o Arquétipo, exemplo: Night March, Round e dentre outros. Saiba mais sobre este assunto aqui.

Deck Meta/Metagame: São os decks ou cartas que, no geral, estão entre os primeiros lugares dos torneios. São as estratégias mais utilizadas e mais competitivas na rotação, conforme o formato escolhido.

Deck Rogue: São decks ou estratégias pouco convencionais ou ignoradas na rotação e formato determinado. Esses decks têm vantagem de pegar o oponente desprevenido, além de também serem mais baratos, em virtude de não utilizarem tantas cartas do metagame.

Tech: Alguma carta ou mudança pessoal que o jogador faz no deck para torná-lo diferente ou para que rode de uma maneira mais interessante. Também refere-se ao ato de colocar uma carta ou um grupo de cartas para counterar um Pokémon/carta ou um deck específico.

Rodar: A eficácia e rapidez em que o deck permite executar a estratégia planejada.

Over deck/Deck out: Quando as cartas do deck chegam a zero e é obrigatório comprar uma carta no início do turno.

Donk: Refere-se a uma expressão de quando o Pokémon ativo é nocauteado no primeiro turno e não há outros Pokémon no banco.

Sniping/Snipe: Quando um ataque causa dano em um Pokémon particular do banco.

Mulligan: Quando você compra 7 cartas da mão inicial e nenhuma delas é um Pokémon Básico. Quando isso acontece, você embaralha novamente o seu deck e compra, novamente, 7 cartas. Esse processo é repetido até que você tenha um Pokémon Básico para iniciar a partida. Após esse processo, o seu oponente pode comprar uma carta do topo do baralho dele para cada "mulligan que você deu".

Opening Hand: As 7 primeiras cartas compradas no início do jogo.

Catcher/Catchered: Uma abreviação para a utilização da carta Pokémon Catcher.

Gust/Gust Effect: É como podemos chamar todo o grupo de cartas que produzem o efeito de Gust no jogo, oriundo do antigo Gust of Wind. Algumas cartas que possuem este efeito são: Guzma, Lysandre, Ordem da Chefia, Pegador Pokémon ou habilidades como Olhos Impiedosos do Lycanroc-GX.

KO: Nocauteado.

OHKO: Nocauteado com apenas um ataque. Às vezes utilizado como a expressão "1 hit".

Revenge: Nocautear um Pokémon do oponente após um Pokémon seu ter sido nocauteado no turno anterior.

Mill/Milling/Millar: É um termo que representa mandar cartas diretamente do deck (geralmente, do oponente) para a pilha de descarte. Este é também um estilo específico de deck.

Counter: Refere-se a uma carta que é utilizada estrategicamente para lidar diretamente com alguma ameaça.

Failed search: Refere-se a quando algum jogador joga uma carta que o permite buscar outra do Deck, todavia ele não pega a carta para mão. Isso pode ser intencional ou não.

GG: É uma sigla para “Good game”. Algo como “Bom jogo”.

Bench Sitter: Refere-se a uma carta de Pokémon que permanece no banco apenas para usufruir da Habilidade/Ability (quase nunca atacando ou realizando outros tipos de ação).

Dead Draws: Comprar uma carta que seja inútil para situação.

Lock: Refere-se ao ato de travar o oponente, impedindo que ele realize certas jogadas. Essa expressão se estende em muitos níveis, podendo variar de cartas que travam tanto o player quanto o oponente, cartas que travam somente o oponente, e até mesmo situações em finais de jogo, em que o oponente utiliza cartas como Lysandre para colocar um Pokémon com custo de recuo elevado como Pokémon Ativo e passa o turno, esperando um Over Deck/Deck Out.

Bench Locked: É quando o jogador fica com o seu banco cheio e impossibilitado de colocar novos Pokémon (geralmente 5, quando não há um estádio ou habilidade que diga o contrário).

Misplay: Errar uma jogada (seja ligar energia no Pokémon errado, ou esquecer de ligar a energia do turno, usar o ataque errado, dentre outros).

Scoop/Concede/Conceder/Desistir: Desistir da partida enquanto se está jogando (geralmente por saber que não existe possibilidade de ganhar).

Setup: A formação de cartas principais do Deck no Banco para executar a estratégia.

Speed/Velocidade: A velocidade com que o deck monta o seu setup.

Spread: Refere-se ao dano em múltiplos Pokémon.

Stacking: É uma expressão que se refere a uma trapaça de ordenar as cartas do deck para que se tenha uma vantagem sobre o oponente. Evidentemente é ilegal.

Staple: Refere-se a uma carta que é essencial em vários decks.

Variants/Variantes: Refere-se aos diferentes decks baseados em algum tipo de carta.

Divisões Etárias de Campeonatos

Existem três divisões etárias nos torneios de Pokémon TCG e Pokémon VGC:

  • Júnior: Nascidos em 2009 ou depois.
  • Sênior: Nascidos entre 2005 e 2008.
  • Master: Nascidos em 2004 ou antes.

Tipos de Campeonatos / Ligas

Competições Pokémon TCG

Para conhecer com mais detalhes os tipos de competições oficiais que existem atualmente, você pode conferir aqui. A seguir, iremos apenas comentar rapidamente alguns tipos de campeonatos.

Championship Series/Campeonatos e Eventos Premier: Um evento Premier é um evento de alto nível como os Regionais, Internacionais ou Campeonato Mundial, em que jogadores de diferentes faixas etárias competem por um título para sua divisão de idade.

Pokémon League/Liga Pokémon: A Liga Pokémon, ou simplesmente “Liga”, é a reunião e jogo de Pokémon TCG e de Video Game periódico, geralmente semanal, entre treinadores de uma determinada região/cidade. Diferentemente dos torneios, as ligas são ambientes para jogos casuais, onde se “premia” os jogadores, apenas pelo fato de jogarem. As ligas oficiais brasileiras são gerenciadas pela Copag.

Tournament/Torneios: Há uma série de tipos de torneios que podem ser realizados oficialmente. Os torneios geralmente garantem a pontuação oficial e permitem, além da premiação, vagas para o mundial. Atualmente esses torneios são divididos em League Challenge, League Cup, Regionais, Internacionais, Special Events e Mundial.

World Championships (Worlds): Os jogadores ganham convites para este torneio por meio de sua qualificação dentro de uma temporada. Os jogadores competem em diferentes faixas etárias para se tornar o único campeão do mundo em suas faixas etárias. Como o próprio nome indica, ele é definitivamente o evento mais importante de Pokémon TCG mundial.

Sealed Deck Format/Baralho Selado: Trata-se de um formato de torneio limitado em que os jogadores recebem e abrem vários boosters e constroem seus baralhos a partir desses cards. Em geral, as regras permitem a construção de decks em 30 minutos podendo utilizar de energias básicas à vontade, criando um deck com um total de 40 cartas. Os jogadores não podem trocar cartas com outros jogadores.

Booster Draft Format: Um torneio em formato Limitado em que os jogadores são agrupados em pequenos grupos, geralmente compostos por oito jogadores. Cada jogador abre um booster, então secretamente seleciona e remove um único card dele, passando o restante do pacote para o próximo jogador no grupo, que, em seguida, faz a sua seleção. Jogadores abrem e selecionam a partir de vários pacotes desta forma, construindo seus decks para o evento a partir destes cards. Em geral, as regras, permitem a construção de decks em 30 minutos podendo utilizar de energias básicas à vontade, criando um deck com um total de 40 cartas. Os jogadores não podem trocar cartas com outros jogadores.

Pré-Releases: São torneios em que os jogadores têm acesso a cartas de uma futura expansão do Pokémon TCG, geralmente realizado uma ou duas semanas antes que a liberação esteja disponível para venda no varejo. Pré-lançamentos usam sempre o Formato Limitado.

Termos comumente utilizados em Campeonatos

Player ID: Para cada jogador é atribuído um Número de Identificação Play! Pokémon (ID do Jogador), que é usado para rastrear torneios desse jogador e participações em campeonatos, bem como para identificá-lo(a) no sistema. Os jogadores devem ter este número com eles sempre que forem a um Evento Play! Pokémon. Os jogadores que nunca jogaram em um evento Play! Pokémon, como torneio ou Liga, receberão um Player ID novo do organizador do evento. Alternativamente, você pode obter um Player ID on-line se você já tiver uma conta no Clube de Treinadores Pokémon.

Ranking: A posição de classificação de um jogador quando comparada a outros jogadores. A página de ranking publica seu estado, país ou ranking mundial.

Rating: Refere-se à classificação de um participante elegível em Play! Pokémon com base no número de pontos que o participante ganha por jogar em torneios sancionados. A classificação de um jogador flutua conforme ele ganha ou perde partidas em torneios sancionados. Só jogos disputados contra um adversário da mesma divisão de idade em eventos Premier contam para a classificação de um jogador.

ELO: Refere-se ao sistema de classificação utilizado para calcular a pontuação de um jogador. Ele baseia-se na fórmula desenvolvida pelo Prof. Arpad Elo. O sistema de ranking Play! Pokémon Elo é semelhante ao sistema usado originalmente em eventos de xadrez mais competitivos.

Tournament Organizer (TO)/Organizador de Torneios: Refere-se à pessoa encarregada de todos os aspectos da organização de um torneio e que normalmente lida com a equipe, programação e seleção do local. Esta pessoa é responsável por todos os aspectos da gestão de um torneio de sucesso.

Tournament Operations Manager (TOM): Refere-se ao software utilizado pelos organizadores para administrar os jogos sancionados durante os torneios. O software faz os emparceiramentos e registra as vitórias e derrotas dos jogadores a cada rodada.

Judge/Juiz: É um cargo ocupado por uma pessoa que é conhecedora das regras e estratégias do Pokémon TCG e que é responsável por administrar as regras (incluindo as Tournament Rules) do torneio.

Head Judge: É o juiz com autoridade máxima em um determinado torneio.

Professores: são fãs dedicados dos jogos de Pokémon que contribuem com seu tempo, a fim de organizar eventos e ensinar os novos jogadores do Pokémon TCG. Como muitos professores passam a ser juízes de eventos, eles devem demonstrar seu conhecimento de regras e sua habilidade para organizar eventos passando primeiro por um prova. Professores são terceiros independentes, isto é, eles não são funcionários, agentes ou contratados da Pokémon Company.

Organized Play (OP): refere-se à equipe de sancionamento de todos os Campeonatos oficiais e torneios de Pokémon. OP mantém todos os dados do jogador, dados dos eventos e regras para o uso em eventos oficialmente reconhecidos.

Kickers: Eventos receberão pontos de “Kickers” se atenderem a um certo limite (por divisão de idade). Os pontos de base não irão mudar, mas se o nível de “Kicker” for alcançado, os Championship Points serão premiados mais adiante nas posições finais. Por exemplo, se qualquer divisão por idade em um torneio City Championship alcançar 32 jogadores, o 5º ao 8º daquela divisão receberão 6 Championship Points. Se aquela divisão de idade não atingir 32 jogadores, o 5º ao 8º colocados não receberão Championship Points. Quanto mais jogadores em um torneio, maior a chance de ser premiado com Championship Points.

Emparceiramento Sistema Suíço: Como um ajuste ao Sistema Suíço de emparceiramento, jogadores são emparceirados tanto por ranking quanto por divisão de idade. Alguns jogadores podem ser emparceirados com jogadores de outras divisões de idade em algumas circunstâncias. Quando há pelo menos seis jogadores em cada divisão, o torneio é dividido em grupos. Cada grupo consiste em jogadores da mesma faixa etária e correm como torneios separados (apesar de os resultados dos três grupos serem reportados como um único torneio).

Round/Rodada: Refere-se às partidas sendo jogadas ao mesmo tempo durante um torneio. Cada jogador participa de uma partida durante cada rodada de um torneio. Um torneio é composto por um número de rodadas com base no número de jogadores no torneio.

Single Elimination/Eliminatório Simples: Refere-se ao sistema mata-mata, um método de emparceiramento em que os jogadores são eliminados quando perdem. Geralmente o método Suíço muda para eliminatório depois de um certo número de rodadas. O último invicto é o vencedor do torneio.

Swiss Pairing/Emparceiramento Suíço: Refere-se às rodadas criadas utilizando o método de emparceiramento Suíço. Neste método, todos os jogadores disputam cada rodada contra um adversário que tenha um número de vitórias ou derrotas similar. Os jogadores nunca são emparceirados contra adversários que já jogaram anteriormente em um mesmo torneio. A primeira rodada geralmente é feita através de sorteio, pois ainda não há histórico de vitórias ou derrotas no torneio.

Bye: Refere-se a uma vitória automática quando há um número ímpar de participantes em determinado torneio. O jogador aleatório com pior placar em determinada rodada não será emparceirado com um oponente, e portanto receberá a vitória automática.

Top-cut: Refere-se ao corte após conclusão de todas as rodadas do emparceiramento suíço, e definição dos jogadores que avançarão para o método eliminatório simples. A quantidade de jogadores no Top-Cut depende da quantidade de jogadores no torneio.

Up-pair: Refere-se ao ato de jogar contra um oponente que possui um record maior do que você no torneio. Exemplo: você tem um recorde de 3—1 (três vitórias e uma derrota) e enfrenta um oponente 4-0 (quatro vitórias).

Down-pair: Refere-se ao ato de jogar contra um oponente que possui um record menor do que você no torneio.

A partir de agora você tem um vocabulário competitivo bastante extenso e não irá se perder quando for conversar com seus adversários nos próximos torneios. Caso seus amigos ainda não conheçam alguns desses termos, convide-os para lerem nossa matéria.

Matéria escrita originalmente por Xoxim em 2016 e atualizada por Nikolas Sales.

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